Disputou-se a 17.ª jornada da 2.ª Divisão – Série A e o equilíbrio na frente está ao rubro. Do 1.º ao 7.º lugar há apenas sete pontos de diferença, sendo que o 8.º posto já pode significar despromoção ao 3.º escalão na próxima época, sinal claro da competitividade que marca esta fase da prova.

O jogo da jornada colocou frente a frente S. Martinho e Grimancelos, num autêntico festival de golos que terminou empatado 4-4. O Grimancelos esteve sempre na frente do marcador e chegou ao intervalo a vencer por 4-2, numa primeira parte verdadeiramente frenética. Na etapa complementar, o S. Martinho reagiu e conseguiu evitar a derrota, fixando o resultado final em 4-4.

Com este empate, o S. Martinho marcou passo na liderança e foi alcançado pelo Águias do Neiva, que venceu nas Carvalhas com um golo decisivo já nos minutos finais. Ambas as equipas somam agora 44 pontos no topo da tabela.

O Cristelo voltou a atrasar-se na luta pela subida ao somar a segunda derrota consecutiva frente a adversários diretos. Desta vez, perdeu em casa com o Lijó por 4-1, apesar de ter sido a primeira equipa a marcar. Ainda assim, mantém o 3.º lugar com 30 pontos, os mesmos do Grimancelos (4.º). Já o Lijó, com esta vitória expressiva, subiu do 7.º ao 5.º lugar, igualando também os 30 pontos, adensando ainda mais a luta no topo.

O Sequeade regressou às vitórias ao vencer o Silveiros por 2-1, com o golo decisivo a surgir já perto do final, na sequência de um autogolo. A equipa ocupa o 7.º lugar com 28 pontos e continua na corrida pela subida.

Quem sofreu um revés foi o Cossourado, derrotado por 2-0 no terreno do Carvalhal, com ambos os golos a surgirem na segunda parte. A equipa mantém o 8.º posto com 27 pontos, mas vê a distância para os lugares de promoção aumentar para sete pontos.

Do 8.º lugar para baixo, a luta centra-se na permanência. O Feitos é 9.º com 20 pontos, os mesmos do Carvalhal, que ocupa o 10.º posto.

O segundo grande destaque da jornada vai para a primeira vitória da época dos Andorinhas, que triunfaram de forma convincente em Feitos por 4-1. Um resultado que poderá dar novo ânimo à equipa de Arcozelo, que, apesar de continuar no último lugar com 5 pontos, ganha esperança na luta pela manutenção.

No total, marcaram-se 25 golos nesta jornada da Série A. Rafael Miranda (Lijó) esteve em evidência ao apontar um hat-trick em Cristelo. Luís (S. Martinho) e Edgelson (Grimancelos) também merecem destaque ao bisarem nas respetivas partidas.

Na tabela dos melhores marcadores, os jogadores do Várzea, Rui Faria e Tiago Bento, lideram com 19 golos cada. Gil Rego, do Baluganense, segue na 3.ª posição com 18 tentos, mantendo uma regularidade assinalável ao longo da época.

Cristelo 1-4 Lijó

Campo de Cristelo

O Cristelo foi surpreendido em casa pelo Lijó e perdeu terreno para os líderes S. Martinho e Águias do Neiva. A equipa da casa começou melhor, com Daniel Pontes a fazer o 1-0. No entanto, Rafael Miranda assumiu o protagonismo. Aos 27 minutos empatou de cabeça (1-1) e, aos 44, completou a reviravolta (1-2). No início da segunda parte, Rafael Miranda voltou a marcar, fazendo o 1-3 aos 50 minutos. Aos 70, Vithor fechou o resultado em 1-4.

Apesar da derrota, o Cristelo mantém o 3.º lugar com 30 pontos, mas agora com Grimancelos e Lijó logo atrás, ambos também com 30 pontos.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Um jogo mal conseguido da nossa parte, até o 1-0 estávamos bem no jogo depois do golo adormecemos. O Lijo teve mais querer e vontade de vencer o jogo. Quando assim é torna se mais complicado. Parabéns ao Lijo foi o justo vencedor.

Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Depois de uma derrota inesperada, este jogo era crucial para nos mantermos dentro do objectivo. Sabiamos das dificuldades que o adversário iriam causar, até começamos mal o jogo pois sofremos golo de canto direto logo no primeiro quarto de hora. Depois assumimos o jogo a partir daí. Dez minutos depois empatamos na mais bonita jogada do encontro, 9 passes e finalização á matador de Rafa. Continuamos a pressionar e fizemos o segundo golo novamente por Rafa, saindo para intervalo com vantagem de 1-2. Na segunda parte mantivemos a organização e após recuperação de bola rafa faz o terceiro. Não deixamos o Cristelo se aproximar muito da nossa baliza , fomos consistentes no nosso jogo, aquilo que não tinha acontecido na semana anterior. Vitor ainda faz o 4a1 e mata o jogo por completo. Fizemos um belo jogo coletivo e onde o individual também sobressaiu. Mais uma vez , obrigado aos nossos adeptos pelo apoio.

Feitos 1-4 Andorinhas

Campo de Feitos 

Foi um dia especial para o Andorinhas em Feitos. Fez precisamente um ano desde a última,  e única,  vitória da época passada, alcançada a 23 de fevereiro de 2025, frente ao Aborim, em Arcozelo. A equipa apresentou-se atrevida e foi uma justa vencedora. Duarte ainda colocou o Feitos na frente aos 12 minutos, mas a história do jogo mudou. Queirós empatou aos 35 (1-1) e, aos 45, Ivo Trilho consumou a reviravolta (1-2). Na segunda parte, Josias Mbuta fez o 1-3 aos 65 minutos e Luís Pereira fixou o 1-4 final. O Feitos, que chegou a liderar nas primeiras oito jornadas só com vitórias, atravessa agora uma queda acentuada e ocupa o 9.º lugar com 20 pontos, em zona de descida. O Andorinhas continua último, com 5 pontos.

Comentário de Dany treinador do  Feitos:
Jogo onde entramos bem primeiros 15 minutos todos nosso onde marcamos e podíamos meter feito mais um ou 2. Após esse período fomos simplesmente vergonhosos, equipa do andorinhas foi melhor que nos em toda a linha. Foram muito melhores que nos. Tiveram uma grande atitude competitiva que faltou a nossa equipa. Parabéns ao andorinhas justo vencedor. Pedir desculpa aos adeptos por esta exibição desastrosa. Não fomos dignos do símbolo que entregamos ao peito.

Comentário de Andorinhas:
Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.

Carvalhas 0-1 Aguias do Neiva

 Campo de Carvalhas

Frente a frente estiveram duas equipas com o mesmo objetivo: a subida. Num jogo equilibrado, a vitória podia cair para qualquer lado, mas o Águias foi mais eficaz. Flávio marcou aos 85 minutos, garantindo três pontos preciosos para a equipa de Ricardo Ferreira, que soma agora 34 pontos, os mesmos do S. Martinho no topo da tabela. A jornada não podia ter corrido melhor para o Águias do Neiva, já que o S. Martinho empatou com o Grimancelos. O Carvalhas desceu ao 6.º lugar, com 29 pontos, mas mantém-se na corrida, a cinco pontos dos lugares de promoção.

Comentário de "Alegria" treinador do  Carvalhas:
Um Grande jogo de futebol, muito trabalhado pelas 2 equipas, Muito intenso várias situações de golo para ambas as equipas inclusive aos postes e isolados com um grande espírito de sacrifício dos meus jogadores sempre muito organizados, perceberam o jogo na perfeição foram enormes e nestes jogos equilibrado quem marca ganha caiu para eles, no próximo vai cair para nós . Perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra ainda falta muito caminho pela frente . Obrigado aos nossos adeptos e as minhas desculpas por não conseguirmos os 3 pontos .

Comentário de Tiago Silva treinador Adj.  do Aguias do Neiva:
Sabíamos que íamos ter pela frente um jogo difícil, contra o adversário difícil e num campo tradicionalmente complicado para quem o visita.
Foi uma primeira parte de maior ascendente da nossa parte, com mais critério e aproximações a área, a ganhar as primeiras e segundas bolas, tivemos 2 ou 3 chances claras de golo onde infelizmente não conseguimos concretizar e por consequência disso fomos empatados a 0 ao intervalo.
Na segundo parte esse ascendente manteve-se mas com as Carvalhas a tentar explorar a profundidade conseguiu equilibrar um tudo nada as coisas. Mesmo assim e com alguns ajustes, tivemos duas finalizações na barra e algumas finalizações com o guarda redes adversário a levar a melhor. Já perto do fim, conseguimos chegar a vantagem colocando alguma justiça no resultado e conseguimos os 3 pontos que isso sim era o mais importante.
De realçar a atitude da equipa, a crença do primeiro ao último minuto e uma palavra também a equipa de arbitragem pelo excelente desempenho ao longo do jogo.

S. Martinho 4-4 Grimancelos

Campo de S.Martinho 

Era o jogo que ninguém queria perder e quem assistiu viu um grande espetáculo, com oito golos e emoção até ao fim. O Grimancelos entrou forte: Dida marcou de penálti aos 12 minutos (0-1). Luís Azevedo empatou aos 15, mas Edgelson fez o 1-2 aos 20 e Marco Ferreira ampliou para 1-3 aos 27. Luís Azevedo voltou a marcar, de penálti, reduzindo para 2-3. Ainda antes do intervalo, Edgelson fez o 2-4. Na segunda parte, o Grimancelos não conseguiu segurar a vantagem. Jota reduziu para 3-4 aos 75 minutos e, aos 85, Ribas fez o 4-4 final. O empate acabou por ser mais favorável ao S. Martinho, que se mantém na liderança, agora em igualdade com o Águias do Neiva, ambos com 34 pontos. O Grimancelos segue no 4.º lugar com 30 pontos, a quatro da frente, ainda plenamente na luta.

Comentário de Miguel Gomes treinador do S. Martinho:
Um jogo incomum pelo desenrolar e resultado. Espetáculo divertido para quem assistiu, nem tanto para nós enquanto equipa de trabalho. O jogo começou com muitos lances de bola parada, cantos e livres, pelo que nos primeiros 15/20 min acabaram por haver muitas incidências mas com pouca construção de ambos os lados. Verdade é que aos 20 min já perdiamos por 2-1, tentamos entrar no jogo e estabilizar mas chegamos ao intervalo a perder 4-2, num primeiro tempo em que tivemos sempre muita dificuldade de estar estáveis e confortáveis, algo que nos é caracteristico mas mérito também do adversário. Não desistimos, estes Homens tem uma alma muito grande e com recurso a qualidade e coragem dominamos a segunda parte. Demoramos a chegar aos golos mas empatamos o jogo e depois do 4-4, nos últimos 10 min acabamos por cima e com mais alguma clarividência poderiamos ter ganho o jogo. Uma palavra para os meus, que atitude, merecem muito! Ao trabalho!

Comentário de Grimancelos:
Grimancelos não enviou um comentário para este jogo.

Milhazes 1-0 Creixomil

Campo de Negreiros

Milhazes e Creixomil lutam não pela subida, mas pela permanência no 2.º escalão e por evitar a descida ao 3.º escalão na próxima época. Esta vitória dá algum alento ao Milhazes, embora ambas as equipas continuem em situação delicada. O Creixomil ocupa o 11.º lugar com 17 pontos, enquanto o Milhazes soma 15 no 12.º posto. A zona de permanência está nos 28 pontos. O único golo da partida foi apontado por João Marques, aos 44 minutos.

Comentário de Milhazes:
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de  Xanana treinador do Creixomil:
Jogo de sentido único com apenas uma equipa a jogar para vencer e com o controlo total do jogo com uma boa ideia de jogo e com o domínio do mesmo.  Uma primeira parte de sentido único com muitas oportunidades criadas mas fruto da ansiedade da classificação o nervosismo fez com que os meus jogadores não conseguissem marcar.  O adversário nas duas vezes que chegou à nossa baliza uma fez golo na última jogada antes do intervalo o que significou uma grande injustiça para os meus jogadores.  Na 2a parte continuamos a dominar e a jogar e o adversário a defender e mais uma vez sem conseguirmos marcar. O futebol por vezes dá nos estas coisas mas iremos continuar a trabalhar e a tentar, só é um fracassado quem desiste e os meus rapazes tentaram o jogo todo. Foi um pouco surreal o que se passou mas o resultado diz nos que perdemos. 

Obrigado aos nossos adeptos pelo fantástico apoio. 

Silveiros 1-2 Sequeade

Campo de Silveiros

O Sequeade mantém-se na luta pela subida após vencer o Silveiros por 2-1, beneficiando de um autogolo nos minutos finais. Alex deu vantagem ao Sequeade aos 35 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo. Aos 60, Rui Pinho empatou (1-1). Já aos 85 minutos, um autogolo garantiu a vitória ao Sequeade (1-2). O Sequeade soma 28 pontos no 7.º lugar, mantendo-se na luta, embora a margem não seja curta. O Silveiros ocupa o penúltimo lugar, com 12 pontos.

Comentário de Silveiros:
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Sequeade:
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.

Carvalhal 2-0 Cossourado

Campo de Carvalhal 

O Cossourado sofreu um duro golpe ao perder em Carvalhal por 2-0, numa altura em que ainda alimentava esperanças de subir à Divisão de Elite do Popular. O jogo chegou ao intervalo sem golos, mas a meio da segunda parte a equipa da casa resolveu. Aos 60 minutos, Melo fez o 1-0 para a formação orientada por Mister Piloto, e aos 75 Félix selou o resultado final em 2-0. Com esta vitória, o Carvalhal subiu ao 10.º lugar, com 20 pontos, embora ainda esteja a oito da linha de salvação. O Cossourado mantém-se no 8.º posto com 27 pontos, a sete dos lugares de subida, mas atualmente em posição de descida ao 3.º escalão.

Comentário de Carvalhal:
Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de David Sousa Treinador Adj. do Cossourado:
Deslocação a Carvalhal num jogo em que assumíamos responsabilidade, mas não estivemos ao nível exigido. A partir dos 30 minutos perdemos consistência, intensidade e ligação entre setores.
Ao intervalo sabíamos que tínhamos de reagir, mas voltámos a entrar mal. Ainda assim, tivemos oportunidades para nos colocarmos em vantagem. O primeiro golo do adversário surge num erro nosso e, pouco depois, novo lance infeliz acabou por fechar a partida.
Faltou-nos entrega, atitude e, acima de tudo, sermos verdadeiramente equipa durante os 90 minutos. 
Assumimos a responsabilidade. Agora é aproveitar estas duas semanas para trabalhar mais, corrigir erros e dar uma resposta já no próximo desafio.