Se há campeonato que justifica plenamente o rótulo de mais emocionante do Popular de Barcelos, é esta Série A da 2ª Divisão. A luta pela subida está ao rubro e o equilíbrio é tal que, no totobola, nem com tripla se consegue adivinhar quem vai garantir a promoção.
Do 2º lugar, ocupado pelo Cristelo, ao 8º, onde surge o Sequeade, há apenas 6 pontos de diferença. São oito equipas ainda na corrida à Divisão de Honra, todas elas regulares ao longo da época, o que torna esta série verdadeiramente apaixonante.
O S. Martinho, líder da tabela, foi travado pelo Lijó, outro candidato à subida, com um empate a zero, depois de três vitórias consecutivas. Apesar disso, mantém-se no 1º lugar, com 32 pontos, mais dois do que o Cristelo.
O Cristelo regressou às vitórias em grande estilo, goleando o Estrelas por 7-1, num jogo que surpreendeu, tendo em conta os bons resultados recentes do adversário. A equipa segura o 2º lugar, com 30 pontos.
As Águias do Neiva reagiram à derrota caseira da jornada anterior e foram a Silveiros vencer de forma convincente por 6-2, confirmando o melhor ataque da Série A e o segundo melhor da 2ª Divisão, apenas atrás do Várzea, que soma 61 golos na Série B. Com este triunfo, as Águias ultrapassaram o Lijó e subiram ao 3º lugar, com 28 pontos, apenas a dois da zona de subida.
O Lijó, apesar de ter travado o líder, manteve o 4º lugar, com 27 pontos, a apenas três do 2º posto. Já o Grimancelos e o Sequeade empataram a 1-1, num resultado justo para duas equipas que lutam pelos mesmos objetivos. O Sequeade marcou primeiro, mas o Grimancelos respondeu e segurou o 5º lugar, com 26 pontos, os mesmos do Carvalhas, que surge logo atrás no 6º posto.
O Sequeade, com este empate, mantém-se na luta, ocupando o 8º lugar, com 24 pontos, tal como o Cossourado, que apesar da derrota frente ao Carvalhas, caiu para o 7º lugar, também com 24 pontos, ficando a 6 pontos do último lugar de subida. A partir daqui, apesar de algumas recuperações pontuais, as restantes equipas têm cada vez menos margem para sonhar com a promoção.
Destaque ainda para as vitórias do Carvalhal, por 2-0 frente ao Milhazes, em Pereira, e do Feitos, que venceu o Creixomil por 3-1. Os Andorinhas continuam no último lugar, com apenas 2 pontos e ainda sem qualquer vitória.
No total, marcaram-se 31 golos nesta jornada. Destaque para três hat-tricks: Lucas Abreu (Cristelo), Pedrinho (Águias do Neiva) e Vieira (Carvalhas). Bisaram ainda Daniel Pontes (Cristelo) e Tiago Barroso (Feitos).
Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria, do Várzea, continua na liderança. O avançado foi autor de um póker nesta jornada e soma agora 18 golos. Gil Rego, do Baluganense, é 2º com 15 golos, os mesmos de Tiago Bento, do Várzea, que ocupa o 3º lugar. Gatão, do Sequeade, surge em 4º com 14 golos, enquanto Tiago Silva, do Creixomil, com mais um golo, subiu ao 5º lugar, com 13 golos, ultrapassando Queirós.
Um campeonato vibrante, imprevisível e que promete emoções fortes até à última jornada.
Silveiros 2-6 Aguias do Neiva
Complexo Desportivo de Carreira
O Águias do Neiva foi outra das equipas a regressar às vitórias, depois da derrota caseira frente ao S. Martinho na jornada anterior, embora tenha sentido dificuldades sobretudo na primeira parte. Pedro Oliveira colocou os visitantes na frente (0-1), mas o Silveiros respondeu de imediato, com Hugo Silva a empatar aos 10 minutos. Aos 30, Pedro Oliveira bisou e fez o 1-2, mas aos 33, Tiago Silva voltou a empatar para o Silveiros (2-2), resultado ao intervalo. Na segunda parte, a equipa de Ricardo Ferreira foi demolidora. Pedro Oliveira completou o hat-trick aos 57 minutos (2-3), Queirós aumentou para 2-4 aos 65, Gala fez o 2-5 aos 67, e Dany Magalhães fechou o marcador em 2-6. Com esta vitória, o Águias do Neiva mantém o 3.º lugar, com 28 pontos, a apenas 2 do Cristelo. O Silveiros segue no 13.º lugar, com 9 pontos, praticamente condenado ao 3.º escalão na próxima época.
Comentário de Silveiros:
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Tiago Silva treinador Adj do Aguias do Neiva:
Foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte!
Entramos muito fortes no jogo mas de uma lance fortuito o adversário teve uma grande penalidade a seu favor que nos colocou em desvantagem. Reagimos muito bem e continuamos a circular a bola de forma limpa e rápida e conseguimos inverter para 2-1 com naturalidade. Em mais um lance de confusão o Silveiros empata. Nas duas quase únicas aproximações do adversário a nossa área resultaram em golo e não podíamos permitir isso.
Falamos ao intervalo, ajustamos algumas coisas e foi uma segunda parte de grande qualidade com bola que conseguimos colocar o adversário a correr atrás da bola sem consegui ter a posse. Chegamos a vantagem, ganhamos ainda mais confiança, e fomos definindo melhor os últimos passes e o resultado avolumou. Vitória justa, e merecida destes rapazes que trabalham imenso.
Milhazes 0-2 Carvalhal
Campo de Pereira
O Carvalhal foi vencer a Pereira, casa emprestada do Milhazes, por 2-0. Um golo a terminar cada parte acabou por ditar a derrota do Milhazes. Bruno Fernandes abriu o marcador aos 45 minutos, e já aos 90, André Pereira fechou o resultado em 0-2. As duas equipas continuam no lote das que arriscam a descida ao 3.º escalão do Popular. Apesar da vitória, o Carvalhal soma 16 pontos, ocupa o 11.º lugar e está a 8 pontos da linha de água. O Milhazes está em situação mais delicada, no 12.º lugar, com 12 pontos, já a 12 da linha de água.
Comentário de Milhazes:
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Carvalhal:
Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.
Carvalhas 4-3 Cossourado
Campo de Carvalhas
Talvez o melhor jogo da jornada, com duas excelentes equipas ainda na luta pela subida. Um jogo de loucos, disputado até ao último minuto, sempre com parada e resposta no marcador. Aos 20 minutos, Vieira colocou o Carvalhas na frente (1-0). No mesmo minuto, Tampas empatou para o Cossourado (1-1). Aos 34, Ricardo Sousa voltou a dar vantagem ao Carvalhas (2-1), e aos 44, Vieira bisou, fixando o 3-1 ao intervalo. Na segunda parte, o Cossourado não baixou os braços. Reduziu aos 65 minutos, na sequência de um autogolo, e aos 80, Miguel Martins empatou a partida (3-3). Quando tudo apontava para o empate, aos 85 minutos, Vieira, inspirado, marcou um livre direto magistral, completando o hat-trick e selando o 4-3 final para a equipa orientada por Vítor Fernandes Alegria. Com esta vitória, o Carvalhas ultrapassou o seu adversário direto e subiu ao 6.º lugar, com 26 pontos. O Cossourado desceu para 7.º, com 24 pontos.
Comentário de "Alegria" treinador do Carvalhas:
Um jogo que sabíamos que iria ser difícil e a definição dos pormenores iriam ser importantes . Preparamos a semana sabendo onde podíamos enervar o adversário a errar fizemos isso na perfeição uma primeira parte muito intensa da minha equipa com variações interiores e exteriores sempre com muita intensidade, muito bem organizados quer no aspeto defensivo quer no aspeto ofensivo . Fomos para o intervalo com 3-1 inteiramente justo, Alertei para não baixarmos de intensidade mas também por mérito do Cossourado entramos muito afoitos sem reação muito relaxados e um azar de autogolo demos a gasolina que o Cossourado estava a procurar, chegaram ao empate, fomos atrás novamente atrás do prejuízo e fomos felizes . Vinha mos nos últimos 4 jogos com um total de 2 golos sofridos e domingo sofremos 3 é esse aspeto que temos ainda de melhorar muito mas estamos todos empenhados nisso . Obrigado aos nossos adeptos pelo grande apoio .
Comentário de David Sousa treinador do Cossourado:
Deslocámo-nos às Carvalhas e a primeira parte ficou muito aquém do que somos capazes. Faltou intensidade, agressividade nos duelos e lucidez, e acabámos por ser penalizados, chegando ao intervalo em desvantagem.
Na segunda parte a equipa reagiu com carácter e ambição. Subimos linhas, aumentámos o ritmo e conseguimos chegar ao empate, mostrando a nossa verdadeira identidade. Quando parecia que podíamos levar algo positivo, sofremos num lance de bola parada e, a partir daí, faltou-nos maturidade para manter o foco. Acabámos por entrar num jogo mais emocional, longe do que nos favorece.
Não foi o desfecho que queríamos, mas fica a reação e a entrega demonstradas após o intervalo. Agora é aprender com os erros e preparar já o próximo desafio.
Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio, mesmo nos momentos difíceis.
Cristelo 7-0 Andorinhas
Campo de Cristelo
O Cristelo reagiu da melhor forma à derrota da jornada anterior, em Cossourado, que lhe custou a liderança, e voltou às vitórias de forma categórica. Frente ao último classificado, a goleada por 7-0 não surpreendeu. Os primeiros minutos anunciaram facilidades: Daniel Pontes abriu o marcador aos 7 minutos, e aos 8, Bruno Pereira fez o 2-0. Roberto fechou as contas da primeira parte aos 40 minutos, com o 3-0. Na segunda parte, surgiram mais quatro golos. Daniel Pontes bisou aos 58 minutos (4-0). Aos 63, Lucas Abreu fez o 5-0, voltando a marcar aos 85 (6-0) e completando o hat-trick aos 87 minutos, fixando o 7-0 final. O Cristelo aproveitou o empate do S. Martinho para se aproximar da liderança e segue agora no 2.º lugar, com 30 pontos, apenas a 2 do líder.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Jogo de sentido único, o próprio resultado demonstra isso, é bom voltar as vitórias após 2 jornadas seguidas menos conseguidas. Agradecer os nossos adeptos mais uma vez pelo apoio. Vem aí mais uma semana de trabalho para preparar o próximo jogo.
Comentário de Andorinhas:
Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.
Grimancelos 1-1 Sequeade
Campo de Viatodos
Outro grande jogo teve lugar em Viatodos, com o Grimancelos a receber o Sequeade. A equipa visitante foi para o intervalo a vencer, com golo de Dener, aos 36 minutos (0-1). Na segunda parte, aos 55 minutos, Jonas empatou a partida (1-1) para o Grimancelos. Até final, o resultado não se alterou. Feitas as contas, ambas as equipas perderam terreno para os primeiros classificados. O Grimancelos manteve o 5.º lugar, com 26 pontos, mas viu o Carvalhas aproximar-se, com os mesmos pontos no 6.º lugar. O Sequeade segue no 8.º lugar, com 24 pontos, ainda a 6 da promoção e, ao mesmo tempo, em zona delicada da tabela.
Comentário de Miguel Gomes treinador do Grimancelos:
Boa tarde, Foi um jogo complicado como já perspectivamos, uma equipa adversária que aposta muito no jogo direto, forte nos primeiros duelos, que abordou o jogo em transições constantes, do nosso lado tentamos assumir o jogo de princípio a fim, com muita posse, chegando em construção ao último terço e criando diversas oportunidades para inaugurar o marcador, sofremos o 0-1 numa transição, continuamos com a mesma toada, chegamos ao empate no início da 2 parte, fomos criando situações de finalização para desbloquear o resultado, faltou acerto e qualidade na finalização.
Comentário de Sequeade:
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.
Feitos 4-1 Creixomil
Campo de Feitos
O Feitos voltou finalmente às vitórias, algo que não acontecia desde a 5.ª jornada, e venceu um Creixomil por 4-1, equipa que vinha numa boa sequência de resultados. O Feitos marcou logo no 1.º minuto, por intermédio de Tiago Barroso (1-0). O Creixomil respondeu e chegou ao empate aos 37 minutos, por Tiago Silva, melhor marcador da equipa das Fontainhas, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, só deu Feitos. Aos 67 minutos, Lecas colocou novamente a equipa da casa em vantagem (2-1). Aos 79, Tiago Barroso bisou e fez o 3-1, e Tiago Batista fechou o marcador em 4-1, aos 85 minutos. Fora da luta pela promoção, ambas as equipas lutam agora por fugir à descida. O Feitos é 9.º, com 20 pontos, a 4 da linha de água. O Creixomil está em pior situação, no 10.º lugar, com 16 pontos, já a 8 da zona de despromoção.
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo onde entramos muito mal pois sofremos um golo no primeiro minuto numa bola parada. E após isso os 5 minutos seguidos sentimos peso do golo sofrido e ficamos nervosos onde equipa forasteira acabou por ter outra grande oportunidade de golo para ampliar resultado. Após isso amaramos no jogo e jogamos nosso futebol, secalhar como já não víamos a algum tempo. Unimo nos de forma brilhante e fizemos grandes jogadas coletivas, onde chegamos ao golo do empate forma natural. Segunda parte foi um jogo muito intenso 2 equipas a querer lutar pelo resultado onde fizemos o 2 golo num grande jogada coletiva. Após isso logo seguida fizemos o 3 de bola parada num grande cabeceamento do nosso capitão. Após esse momento Creixomil desligou e arriscou tudo onde acabou por sofrer mais 1 numa transição. E poderia ter sofrido mais se tivéssemos definido melhor. Agradecer o apoio dos nossos adeptos pela presença. E parabens aos meus jogadores interpretaram tudo que se treinou na perfeição.
Comentário de Xanana treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado ao contrário do que diz o resultado, entramos bem e concentrados e conseguimos diria o mais difícil que foi conseguir a vantagem. A partir daí poderiam ter acontecido mais golos nas duas balizas, com o adversário muito forte no jogo direto e nas bolas paradas e nós tentando um jogo mais associativo e esticando apenas a espaços e assim tivemos uma clara chance do 2a0 mas não conseguimos tendo o adversário chegado ao empate com mérito. Na 2a parte até ao golo do adversário dominamos o jogo em todos os aspectos mas não marcamos, temos de ser mais esclarecidos no último terço. A 10 min do fim o adversário através de um canto faz um golo muito consentido pela nossa equipa e a partir daí dominou.. O aspecto mental foi decisivo e o adversário nesse aspecto foi melhor e venceu. Trabalhamos muito e bem, tivemos o jogo na mão e deixamos fugir tudo numa bola parada.,temos de ser mais competentes. Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio fantástico. Continuaremos...
S. Martinho 0-0 Lijó
Campo de S.Martinho
Em S. Martinho disputou-se um jogo de alto nível entre duas equipas que lutam pela subida. O Lijó conquistou um ponto precioso, mas o S. Martinho também saiu a ganhar, pois manteve a liderança.
Ainda assim, viu a vantagem para o 2.º classificado, Cristelo, reduzir-se para apenas dois pontos. O Lijó desceu do 3.º para o 4.º lugar, com 27 pontos, mas continua apenas a 3 pontos do segundo lugar.
Declarações na Rádio Cávado de João pedro silva treinador do S. Martinho
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Sabíamos das dificuldades que iriamos encontrar jogando em casa do primeiro classificado. Num jogo muito tactico, o nosso adversário fazendo da sua arma o jogo direto e querendo aproveitar as bolas paradas para tentar chegar a vantagem. Nós fomos melhores com a bola no pé, tentando construir desde trás, sempre de pé para pé. Não criamos muitas situações de golo, mas as que criamos dariam para vencer. Coletivamente estivemos muito bem, organizados e concentrados, na melhor oportunidade do jogo, Cibrão com um remate fora da área, obriga o redes á defesa do jogo. Quero agradecer aos nossos adeptos pelo apoio e renovo o pedido já para domingo. Venham apoiar o Lijó, pois assim seremos mais fortes.