A 10.ª jornada da Série B da 2.ª Divisão do Futebol Popular não trouxe alterações no que diz respeito aos cinco primeiros classificados, apesar de Santa Eugénia e Pedra Furada não terem conseguido vencer nesta ronda.
O Várzea, líder destacado e ainda invicto, voltou a cumprir, embora com dificuldades, ao vencer o Cambeses por 2-1, depois de ter estado em desvantagem ao intervalo (0-1). A equipa soma agora 28 pontos e continua a assumir-se como o principal candidato à subida. Na 2.ª posição, surge de forma isolada o Baluganense, com 21 pontos, após uma expressiva vitória fora de portas frente ao Necessidades por 4-0. Gil Rego esteve em grande destaque, confirmando-se como o principal artilheiro da equipa. Com o Várzea cada vez mais destacado, a luta pela segunda vaga de promoção promete ser intensa. O Fragoso mantém-se bem colocado nessa disputa, depois de vencer fora o Lírio do Neiva por 3-1. A equipa ocupa o 3.º lugar, com 20 pontos, e conta ainda com menos um jogo do que o 1.º, 2.º e 4.º classificados. O Pedra Furada, apesar da derrota em Aborim, conservou o 4.º lugar, com 16 pontos. Já o Santa Eugénia, também com menos um jogo, soma os mesmos 16 pontos, após o empate caseiro frente ao Chorente. A equipa do Chorente aproveitou o resultado para subir uma posição e ocupa agora o 6.º lugar, com 15 pontos, igualmente com menos um jogo realizado. O Cambeses, com a derrota frente ao líder, caiu para o 7.º lugar, com 15 pontos, mantendo ainda um jogo a menos. Os Estrelas venceram o S. Mamede por 3-0 e seguraram o 8.º lugar, com 12 pontos.
Na parte baixa da tabela, Estrelas, Aborim, Lírio do Neiva, Necessidades, MARCA e S. Mamede encontram-se na zona de maior risco de descida, mais próximos de integrar o 3.º escalão do Futebol Popular de Barcelos na próxima época.
⚽ Números da jornada
Foram apontados 16 golos nesta jornada da Série B. Não se registaram hat-tricks, mas houve jogadores a bisar: Gil Rego (Baluganense), Bruno Gomes (Estrelas) e Hélder Freitas (Fragoso).
Na lista dos melhores marcadores, Gil Rego (Baluganense) Juntou-se ao Rui Faria (Várzea) e Gatão ( Sequeade) todos eles agora com 11 golos a ocupar os três primeiros lugares. Hélder Freitas (Fragoso) subiu ao 5.º lugar, com 8 golos.
Aborim 2-0 Pedra Furada
Campo do Aborim
O Aborim regressou às vitórias depois de quatro jogos sem vencer, ao bater o Pedra Furada num encontro antecipado, realizado no sábado. Logo aos 4 minutos, Paulo Fernandes abriu o marcador (1-0). Ainda antes do intervalo, Joseph aumentou para 2-0, aos 42 minutos, resultado que se manteve até final. Com esta vitória, o Aborim subiu ao 9.º lugar, com 8 pontos, já longe da luta pela subida. O Pedra Furada desperdiçou uma boa oportunidade de se aproximar dos primeiros, mantendo o 4.º lugar, com 16 pontos, agora a 5 do Baluganense, segundo classificado.
Várzea 2-1 Cambeses
Campo do Várzea
Defrontaram-se duas boas equipas e isso ajuda a explicar porque o Várzea já não vence com goleadas como no início da época. As restantes equipas subiram de nível e os jogos tornaram-se mais equilibrados.
O Cambeses entrou melhor e adiantou-se no marcador por Sérgio Lopes, fazendo o 0-1, resultado que se manteve até ao intervalo. O descanso fez bem à equipa da casa e o Várzea empatou praticamente na primeira jogada da segunda parte, com Fabão a fazer o 1-1. Com cerca de 15 minutos ainda por jogar, contando já com os descontos, o Várzea completou a reviravolta aos 74 minutos, com Vilaça a marcar o 2-1. O Várzea segue invicto na liderança, com 28 pontos em 30 possíveis, mantendo o Baluganense a 7 pontos de distância. O Cambeses caiu para o 7.º lugar, com 15 pontos, ficando a 6 pontos da zona de promoção, distância que poderá reduzir quando os mais diretos adversários folgarem .
Várzea não enviou comentário para este jogo
Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses:
Entramos bem no jogo , fizemos o primeiro golo , mantivemos sempre a nossa entidade de jogo na primeira parte. Segunda parte adversário entrou mais forte e conseguiu o empate , nós tivemos algumas oportunidades de fazer o segundo e não conseguimos, adversário apenas consegue-o segundo golo no erro nosso. Mostra-mos que só depende de nós. Parabéns às três equipas ACDR
ND Sta. Eugénia 0-0 Chorente
Campo de Sta. Eugénia
Depois de ter dado muito trabalho ao Carapeços na Taça, onde só caiu nos penáltis, o Santa Eugénia voltou a mostrar qualidade, mas desta vez não conseguiu marcar frente a um Chorente que está a realizar um campeonato de elevado nível. O empate acabou por atrasar ambas as equipas na corrida pela subida, embora continuem bem posicionadas, até porque têm menos um jogo do que os dois primeiros classificados. O Santa Eugénia ocupa o 5.º lugar, com 16 pontos, menos cinco do que o Baluganense, que tem mais um jogo. O Chorente segue no 6.º lugar, com 15 pontos, também com menos um jogo.
Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia
Uma jogo que sabíamos da dificuldade que iríamos encontrar! Entremos bem na partida com ocasiões para chegar a vantagem mas o golo tem sido difícil ou melhor dizendo custa nos caro nestas últimas partidas!!
Ao intervalo demos confiança a equipa para acreditarem que o golo chegaria mas não aconteceu!! Temos trabalhado imenso essa parte da finalização mas não estamos a conseguir transportar para o jogo o quanto repetidamente o fazemos durante a semana vamos continuar acreditar no nosso trabalho e passar isso para os jogos!!
Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Em primeiro dar os parabéns às 3 equipas em campo, começamos bem o jogo a dominar por completo com as linhas bastante juntas, estivemos sempre perto do golo com varias oportunidades desperdiçadas, ao intervalo corregi algumas más abordagens. O segundo tempo entramos melhor e dominamos por completo o jogo mas infelizmente falhamos várias oportunidades só com o redes de frente, o importante era continuarmos com a qualidade de jogo que tivemos contra o Várzea e contra os leões, mas jogar em campo de terra não é fácil para equipas como a nossa. Parabéns aos meus jogadores que tudo fizeram para ganhar o jogo.
FC Lírio do Neiva 1-3 Fragoso
Campo do Lírio do Neiva em Durrães
O Fragoso foi vencer a Durrães, mas não teve tarefa fácil frente ao estreante Lírio do Neiva. A equipa da casa chegou ao intervalo em vantagem, com Mikas a marcar o 1-0. Na segunda parte, o Fragoso, mais experiente e candidato à subida, deu a volta ao resultado. João Ribeiro empatou aos 46 minutos, Hélder Freitas fez o 2-1 aos 65, e voltou a marcar aos 85, bisando e fechando o resultado em 1-3. Perto do final, o encontro esteve interrompido devido a alguns desacatos. Apesar de surgirem informações contraditórias, da parte da AFPB confirmaram que o jogo terminou. O Fragoso ocupa o 3.º lugar, com 20 pontos, soma já nove jogos consecutivos sem perder e está a apenas um ponto do Baluganense, tendo ainda menos um jogo. O Lírio do Neiva segue no 10.º lugar, com 5 pontos.
FC Lírio do Neiva não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Bruno Dantas treinador do Fragoso:
Um jogo no qual na primeira parte foi um jogo muito físico por parte da equipa adversária, e nós estávamos e perder as segundas bolas mas sempre com critério a jogar e contra a corrente do jogo sofremos o golo, fomos a perder para o intervalo, corrigimos na segunda parte e aí fomos superiores em todos os sentidos. Parabéns aos meus meninos que foram uns guerreiros num jogo de derby e muito intenso. A vitória é mais que merecida. Obrigado aos Adeptos pelo o apoio.
Necessidades 0-4 Baluganense
Campo de Necessidades
O Baluganense confirmou o seu bom momento e foi vencer de forma clara ao terreno do Necessidades. Para além de um coletivo sólido, a equipa continua a contar com a veia goleadora de Gil Rego, que inaugurou o marcador aos 29 minutos (0-1) e bisou ainda antes do intervalo, aos 45 (0-2). Na segunda parte, Malheiro ampliou para 0-3, aos 48 minutos, e João Machado fechou a contagem aos 53, fixando o 0-4 final. O Baluganense segue no 2.º lugar, com 18 pontos, pressionado de perto pelos perseguidores. O Necessidades ocupa o penúltimo lugar, com 5 pontos.
Necessidades não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
Jogo bem disputado. Baluganense entrou de forma consistente na partida, conseguindo segurar a entrada forte do adversário, e gradualmente impor o nosso jogar. Marcamos 2 golos ainda na primeira parte o que nos deu alguma tranquilidade. Na segunda parte sabíamos que o adversário iria expor-se mais. Realizamos algumas alterações estratégicas que nos permitiram baixar o bloco e explorar transições rápidas. Essa abordagem resultou em mais 2 golos. Não posso deixar de dar os parabéns ao adversário pela entrega e, sobretudo aos meus jogadores. Agradecer também aos adeptos, incansáveis no apoio a equipa, que foram fundamentais para esta vitória.
Estrelas S. Pedro 3-0 S. Mamede
Campo de Estrelas S. Pedro
Os Estrelas receberam e venceram o S. Mamede por 3-0. Ao intervalo, a equipa da casa vencia por 1-0, com Bruno Gomes a marcar aos 25 minutos. Na segunda parte, logo na primeira jogada, Bruno Gomes bisou e fez o 2-0, aos 46 minutos. O 3-0 surgiu pouco depois, aos 56, por intermédio de Alberto Esteves. Com este triunfo, os Estrelas consolidaram o 8.º lugar, com 12 pontos. O S. Mamede continua no último lugar, com 4 pontos.
Comentário de Miguel Alves treinador do Estrelas S. Pedro:
Jogo bem conseguido alicerçado num resultado/vitória justa onde fomos superiores e mostramos bem cedo o que queríamos, nesta altura onde as pausas no campeonato, poderiam complicar de alguma maneira a forma das equipas, isso não aconteceu, estivemos muito coesos preenchendo bem as zonas mais interiores obrigando o adversário a jogar por fora, depois do 3-0 gerimos com o banco porque alguns elementos denotavam algum desgaste físico. Acho que podemos falar da arbitragem sem ser de uma forma negativa ou agressiva dando a nossa opinião sobre a mesma pois erros todos cometem, nós cometemos com as escolhas q fazemos, os atletas erram pois tb falham e nessas alturas ao invés de olharmos para dentro culpamos os árbitros que obviamente não são perfeitos, (parentes pobres pois não têm claques nem quem os dependam), arbitro este que deixou jogar até ao limite (forma que encontrou para controlar o jogo) e ao mesmo tempo permitiu um jogo corrido são grandes interrupções.
S. Mamede não enviou um comentário para este jogo.