Disputou-se no passado fim de semana a 12.ª jornada da 1.ª Divisão do Futebol Popular, com o grande destaque a ir para o empate do Leocadenses em Pereira (1-1), num jogo em que a equipa esteve em desvantagem até perto dos 90 minutos. O ponto conquistado acabou por saber a pouco, já que a formação de Leocadenses atrasou-se ainda mais na luta pelo título, aproveitando o Remelhe, que não facilitou e goleou fora de portas o Bastuço S. João por 5-1.
O Remelhe segue invicto, apenas com vitórias, mantendo a liderança isolada, enquanto o Leocadenses, segundo classificado, conserva o 2.º lugar, mas vê agora a desvantagem para o líder aumentar para sete pontos.
Quem aproveitou para se aproximar do segundo posto foram os Leões da Serra, que venceram o Palme por 2-0, num encontro disputado em Carapeços, com o Palme na condição de visitado. A equipa de Airó soma agora 26 pontos, ocupa o 3.º lugar, está a apenas três pontos do Leocadenses, embora ainda a 10 do líder Remelhe.
O GDR Campo, a jogar como visitado, venceu o Silva por 3-0, já depois de ir para o intervalo a ganhar por 1-0. A formação do Campo mantém-se firme na perseguição aos Leões da Serra, ocupando o 4.º lugar com 25 pontos, apenas um ponto atrás do pódio.
Em 5.º lugar surge o Carapeços, em clara recuperação desde a chegada do novo treinador, Quim Zé. A equipa soma agora a quarta vitória consecutiva no campeonato e junta ainda uma vitória para a Taça, mantendo um registo 100% vitorioso com o novo técnico. O triunfo da jornada aconteceu em Paradela, por 4-0, com 2-0 ao intervalo. O Carapeços soma 20 pontos, os mesmos do Macieira, que venceu o Negreiros por 1-0 e ocupa o 6.º lugar.
Apesar da derrota frente aos Leões da Serra e de não vencer há duas jornadas, o Palme mantém-se no 7.º lugar, com 17 pontos. O Pereira, com o empate frente ao Leocadenses, segura o 8.º lugar, com 15 pontos.
Na luta pela manutenção, quem mais beneficiou foi o Perelhal, que venceu o Oliveira por 2-1 e subiu ao 10.º lugar, com 14 pontos, os mesmos do Silva, que ocupa o 9.º posto, apesar de somar a terceira derrota consecutiva. O Fonte Coberta também saiu vencedor da jornada, ao triunfar em Águas Santas, consolidando o 11.º lugar, com 13 pontos.
Na zona de despromoção, o Negreiros manteve-se no 14.º lugar, com 9 pontos, após a derrota frente ao Macieira. O Águas Santas soma 10 pontos e ocupa o 13.º lugar, também abaixo da linha de água, enquanto o Paradela está logo acima, com os mesmos pontos. O Bastuço S. João registou a quarta derrota consecutiva, ocupa o 15.º lugar, com 9 pontos, apenas mais um do que o Oliveira, que segue na última posição, com 8 pontos.
⚽ Números da jornada
Foram marcados 24 golos nesta 12.ª jornada. Não se registaram hat-tricks, mas houve jogadores a bisar: Petina (Remelhe) e Hugo Carvalho (Carapeços).
Na luta pelos melhores marcadores, Tino do Remelhe reforçou a liderança ao marcar nesta jornada, passando a somar 14 golos. Pombo (Leocadenses) mantém o 2.º lugar, com 11 golos, enquanto Petina, com os dois golos apontados, alcançou Nuno Simões, ambos com 10 golos, ocupando o 3.º e 4.º lugares. Hugo Carvalho (Carapeços) juntou-se a Alenitchev (Oliveira) e Joãozinho, todos com 6 golos, nos 5.º, 6.º e 7.º lugares da lista.
Perelhal 2-1 Oliveira
Campo do Perelhal
O Perelhal regressou às vitórias, não perde há quatro jogos, somou o segundo triunfo consecutivo e ocupa o 10.º lugar, com 14 pontos. O jogo não foi fácil. O Oliveira adiantou-se aos 23 minutos, por Alenitchev, e foi para o intervalo a vencer. Na segunda parte, um autogolo permitiu o empate aos 60 minutos, e Hélder Fernandes completou a reviravolta aos 75, fixando o 2-1.
O Oliveira segue isolado no último lugar, com 8 pontos.
Paradela 0-4 Carapeços
Campo de Paradela
O Carapeços vive um momento de clara recuperação. Em quatro jogos, somou 12 pontos, mais do que nos primeiros oito, onde tinha apenas 8. Desde a chegada de Quim Zé, a equipa venceu todos os jogos, incluindo mais um triunfo na Taça Cidade de Barcelos.
Em Paradela, o Carapeços entrou forte e adiantou-se aos 7 minutos, por Hugo Carvalho. Aos 15, um autogolo facilitou o 0-2, resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, o Paradela reagiu e criou perigo, mas Quim Zé mexeu na equipa e o Carapeços voltou a dominar. Hugo Carvalho bisou aos 72 minutos e Johnny fechou a goleada em 4-0.
Com uma equipa jovem, média de 21 anos, o treinador voltou a apostar na formação, chamando três juniores, dois dos quais se estrearam.
O Carapeços mantém o 5.º lugar, com 20 pontos, os mesmos do Macieira. O Paradela não vence há cinco jogos e ocupa o 12.º lugar, com 10 pontos, junto à linha de água.
Paradela não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Quim Zé treinador do Carapeços:
Foi um bom jogo, entramos muito fortes, a controlar o jogo no nosso meio-campo ofensivo, o que na minha opinião, ditou marcar muito cedo, tanto o primeiro golo como o segundo. Na segunda parte entramos muito apáticos nos primeiros 5/10 minutos, mas com algumas substituições voltamos a dominar o jogo. Depois, com o abrir do jogo, em 2 transições ofensivas acabamos por marcar os 2 últimos golos. Registar e salientar a estreia de 2 juniores. Uma palavra de agradecimento a todos os adeptos do Carapeços.
Silva 0-3 GDR Campo
Campo do GDR Campo
O GDR Campo confirmou a excelente fase e somou a quinta vitória consecutiva, depois das derrotas nas 6.ª e 7.ª jornadas frente a Remelhe e Leocadenses. A equipa ocupa agora o 4.º lugar, com 25 pontos, embora ainda a 11 do líder.
O encontro foi disputado no terreno do GDR Campo, com o Silva a assumir o papel de visitado. Santas abriu o marcador aos 29 minutos, levando o 1-0 para o intervalo. No arranque da segunda parte, Nuno Simões fez o 2-0, e Fábio Sousa fechou a contagem aos 73 minutos, em 3-0.
O Silva soma a terceira derrota consecutiva, não vence há quatro jogos e ocupa o 9.º lugar, com 14 pontos, os mesmos do Perelhal.
Comentário de António Carvalho treinador do Silva:
Um bom jogo de futebol em que o resultado é muito exagerado para o que se passou no jogo. Primeira parte, muito equilibrada com o adversário a enviar uma bola ao ferro, nós na resposta temos um bom remate junto ao poste. O adversário chega ao golo aos vinte e cinco minutos, um golo em que a minha defesa podia ter feito melhor. Fomos à procura do empate e podia ter acontecido por volta dos trinta e cinco minutos com o meu jogador isolado frente ao guarda redes, este a levar a melhor com uma excelente defesa. Na recarrega manda ao lado. Não temos andado muito felizes na finalização. Antes do intervalo, aos quarenta e seis, penalti para o adversário. Golo. Ir para o intervalo a perder por um é uma coisa, a perder por dois contra uma equipa que tem jogadores muito experientes torna muito mais difícil dar a volta. Segunda parte, continuou como a primeira. Equilibrada, mas com o adversário a conseguir controlar melhor o jogo. O adversário chega ao terceiro, aos setenta e cinco minutos com um bom remate fora da área. Se o jogo já estava praticamente decidido com o terceiro acabou com o jogo. Dar os parabéns ao adversário pela vitória. Dar os parabéns aos meus jogadores com esta atitude e com este espírito de equipa vamos dar a volta a estes resultados negativos. Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio pois nestes momentos momento difíceis é que precisamos mais de vocês.
GDR Campo não enviou um comentário para este jogo.
Palme 0-2 Leões da Serra
Campo de Carapeços
Devido aos incidentes ocorridos no último jogo em casa, o Palme teve o seu recinto interdito e atuou em Carapeços, na condição de visitado, frente aos Leões da Serra.
Os Leões entraram melhor e chegaram cedo à vantagem, com Dias a marcar aos 12 minutos. O resultado manteve-se inalterado até perto do fim, quando, aos 84 minutos, os Leões da Serra fecharam a partida com o 0-2. Segundo informações, o Palme deu luta e criou oportunidades para empatar, mas voltou a não terminar o jogo com 11 jogadores, após a expulsão de um atleta por palavras dirigidas à arbitragem em que disse “Está tudo feito”.
O Palme soma a segunda derrota consecutiva e segue isolado no 6.º lugar, com 17 pontos.
Os Leões da Serra começa a fazer pressão ao Leocadenses ficando agora a 3 pontos destes no 3º lugar. O líder ainda está longe a 10 pontos.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme:
Basta! Um jogador que diz “ isto parece feito” leva vermelho direto porque a interpretação do árbitro foi “é como se estivéssemos a roubar” é caricato. Apenas falei da arbitragem na 1 jornada mas a verdade é neste jogo só nós é que fomos penalizados com cartões. Já contra o Oliveira disseram que no final do jogo houve uma batalha campal mas só nós é que fomos penalizados e que uma jovem foi agredida. É mentira! Tenho o vídeo desse jogo e a memória de outros jogos. Uma coisa garanto o Palme FC não vai descer de divisão! Como diz um programa televisivo Isto é gozar com quem trabalha…
Leões da Serra não enviou um comentário para este jogo.
Águas Santas 1-2 Fonte Coberta
Campo Dr.Teotónio da Fonseca (Águas Santas)
O Fonte Coberta, a jogar no recinto do Águas Santas enquanto decorrem as obras no seu campo, venceu o clube proprietário por 2-1. Nani deu vantagem ao Fonte Coberta ainda na primeira parte (0-1). Na segunda metade, Araújo ampliou para 0-2, aos 70 minutos. Já perto do fim, Filipe Pereira reduziu para 1-2, resultado final.
O Águas Santas soma a terceira derrota consecutiva e ocupa o 13.º lugar, com 10 pontos. O Fonte Coberta mantém o 12.º lugar, com 13 pontos.
Águas Santas e Fonte coberta não enviaram comentários para este jogo.
Pereira 1-1 Leocadenses
Campo de Pereira
O Leocadenses cedeu um empate em Pereira e começa a ficar mais distante do líder Remelhe, que aumentou a vantagem para sete pontos. Atrás, a pressão aumenta: os Leões da Serra estão a três pontos e o GDR Campo a apenas quatro. Feitas as contas, o Leocadenses está atualmente mais próximo do 3.º e 4.º lugares do que do 1.º. Nos últimos quatro jogos, o Leocadenses venceu dois, empatou um e ainda precisou de prolongamento para eliminar o Palme na Taça, evidenciando uma ligeira quebra de rendimento face aos rivais diretos.
Em Pereira, o empate foi arrancado “a ferros”. O Pereira adiantou-se aos 15 minutos, por Cabi, e segurou a vantagem até muito perto dos descontos. Só então surgiu Postiga, com um excelente remate de fora da área, a evitar a derrota.
O Pereira, orientado por Hélder Pereira, ocupa o 8.º lugar, com 15 pontos.
Comentário de Hélder Pereira treinador do Pereira:
Entrámos muito bem no jogo, confiantes, e isso refletiu-se num golo cedo. Sabíamos que o Leocadenses ia procurar muito os extremos por dentro para libertar os laterais e preparámos a equipa para isso. Pedi inteligência, sacrifício e compromisso coletivo, e os jogadores responderam de forma exemplar. Vínhamos de uma derrota injusta, onde tínhamos sido superiores, e era fundamental dar hoje uma boa resposta. Estou extremamente orgulhoso da equipa, porque começa a assimilar a minha ideia de jogo e a identidade que queremos construir. Ainda temos aspetos a melhorar, isso é claro, mas o caminho faz-se caminhando, sempre como equipa. Podíamos ter resolvido o jogo mais cedo, criámos várias oportunidades e faltou-nos ser mais eficazes e decidir melhor na finalização. Ainda assim, terminámos o jogo completamente por cima do adversário, o que mostra que estamos no caminho certo.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses:
Jogo incaracterístico. Conseguimos entrar bem no jogo, a circular com objetividade e a conseguir chegar a área adversária com perigo. Fomos desperdiçando algumas situações e numa saída nossa, uma pequena distração permite que o adversário chegue ao golo sem que nada, ou quase nada, tivesse feito para o merecer. Acabamos por a partir do golo adversário criar inúmeras situações para marcar mas a falta de eficácia e algumas boas defesas do GR adversário não o permitiram. Acabamos por chegar ao intervalo com o resultado ainda 1-0. Na segunda parte alteramos algumas coisas, mudamos o sistema e fomos a procura do golo mais afincadamente. Com isto o jogo acabou por ficar partido, e com o adversário a poder no contra golpe chegar ao golo. Acabamos por perto do final chegar ao golo e ainda podíamos ter chegado ao golo da vitória bem perto do final. Não foi um jogo bem conseguido da nossa parte.
Bastuço S. João 1-5 Remelhe
Campo de Bastuço S. João
O Remelhe continua absolutamente imparável e somou a 12.ª vitória consecutiva no campeonato, à qual junta ainda mais dois triunfos na Taça Cidade de Barcelos. A equipa lidera de forma destacada em todos os capítulos: 36 pontos, 36 golos marcados, apenas 6 sofridos e conta ainda com o melhor marcador da 1.ª Divisão, Tino, com 14 golos.
A grande novidade continua por acontecer: o primeiro jogo sem vencer. Olhando para o calendário, esse cenário não parece iminente, já que os cinco primeiros classificados já perderam pontos frente ao líder. Restam agora encontros frente ao Macieira (6.º), Palme (7.º) e Silva (9.º) para fechar a primeira volta.
Em Bastuço S. João, o jogo ficou praticamente resolvido ainda na primeira parte. González abriu o marcador logo aos 5 minutos (0-1). Aos 25, Tino fez o 0-2, Petina aumentou para 0-3 aos 29, e João Rodrigues fechou uma primeira parte avassaladora com o 0-4, aos 35 minutos.
Na segunda parte, o Bastuço reduziu aos 50 minutos por Joãozinho, mas Petina, a bisar, fez o 1-5 aos 59, resultado que já não se alterou. O Bastuço S. João soma a quarta derrota consecutiva, não vence há cinco jogos e ocupa o penúltimo lugar, com 9 pontos. Ainda assim, a linha de água está a apenas um ponto, mantendo tudo em aberto.
Comentário de César Faria treinador do Bastuço S. João:
Uma vitória justa da equipa do Remelhe. Foram eficazes e com maturidade para gerir todos os momentos do jogo. Iremos trabalhar e procurar evoluir para dar a volta à situação em que nos encontramos.
Comentário (em Vídeo) de Zé Pedro jogador do Remelhe:
Remelhe não enviou um comentário para este jogo.
Macieira 1-0 Negreiros
Campo de Macieira
Num dérbi entre vizinhos, bastou um golo de Nuno Sousa, aos 10 minutos, para que o Macieira levasse de vencido o Negreiros. Com este triunfo, o Macieira regressou às vitórias, depois da derrota sofrida na jornada anterior frente ao GDR Campo, e mantém o 6.º lugar da classificação, com 20 pontos, os mesmos do Carapeços, que segue em 5.º. Já o Negreiros viu quebrada uma série de duas vitórias consecutivas e continua numa posição desconfortável, ocupando o 14.º lugar, com 9 pontos. Ainda assim, a linha de água está a apenas um ponto, mantendo a luta pela manutenção totalmente em aberto.
Macieira e Negreiros não enviaram comentários para este jogo.