Disputou-se a 10.ª jornada do Campeonato Popular da 2.ª Divisão, Série A, numa ronda em que a classificação não sofreu alterações profundas, mas onde alguns dos principais candidatos à subida acabaram por derrapar.
No topo da tabela, as atenções centraram-se na derrota do Sequeade e no empate do Lijó, duas equipas que integram o lote de candidatos à promoção. O Sequeade saiu derrotado de Cossourado por 1-0, resultado que fez a equipa cair do 3.º para o 5.º lugar, mantendo 18 pontos, menos três do que o líder. Já o Lijó não foi além de um empate a zero frente aos Andorinhas, naquele que acabou por ser o resultado-surpresa da jornada, já que os Andorinhas somaram assim o primeiro ponto da temporada, ao fim de dez jornadas. O Lijó desceu para o 7.º lugar, com 17 pontos, os mesmos do 6.º classificado, ficando agora a quatro pontos dos lugares de subida.
Na frente, o Cristelo venceu o Carvalhas por 3-2 e consolidou a liderança, somando 21 pontos, os mesmos do S. Martinho, que também cumpriu, ao vencer o Carvalhal por 3-1, seguindo no 2.º lugar.
O Águias do Neiva voltou a dar nas vistas, confirmou o estatuto de melhor ataque da série A, e assumiu-se como sério candidato à subida, após golear o Milhazes por 6-0. A equipa ocupa o 3.º lugar, com 20 pontos, apenas menos um do que os líderes.
Com os mesmos 20 pontos, surge o Grimancelos, que atravessa uma fase de clara recuperação. A equipa ocupa o 4.º lugar e venceu nesta jornada o Creixomil por 4-0, ficando igualmente a apenas um ponto da liderança.
O Cossourado segue atento no 6.º lugar, com 17 pontos, depois de vencer o Sequeade por 1-0. Já o Feitos, após quatro derrotas consecutivas, conseguiu um empate a 1-1 em Silveiros, mas continua sem vencer há cinco jogos. A equipa soma 16 pontos, ocupa o 8.º lugar e começa a ver os lugares de subida cada vez mais distantes.
Da 7.ª posição para baixo, ninguém venceu nesta jornada, o que deixa Andorinhas, Silveiros, Milhazes, Carvalhal, Creixomil, Carvalhas e Feitos numa zona perigosa, mais próxima de terminar a época no 3.º escalão do Futebol Popular de Barcelos.
⚽ Números da jornada
Foram apontados 22 golos nesta ronda da Série A da 2.ª Divisão. Destaque para os hat-tricks de Queirós (Águias do Neiva) e Luís Azevedo (S. Martinho). Não houve jogadores a bisar.
Na lista dos melhores marcadores, Queirós e Luís Azevedo subiram posições e ocupam agora os lugares do 5.º ao 8.º, todos com 8 golos. Apesar de não terem marcado nesta jornada, Gatão (Sequeade) e Rui Faria (Várzea) mantêm-se na liderança, ambos com 11 golos.
Grimancelos 4-0 Creixomil
Campo de Viatodos
O Grimancelos continua em clara recuperação e somou a quarta vitória consecutiva, desta vez frente ao Creixomil, num jogo que ficou também marcado pelo minuto de silêncio protagonizado pela equipa visitante em protesto contra as arbitragens. A equipa da casa entrou forte e Veiga abriu o marcador aos 10 minutos. Marco Ferreira ampliou para 2-0 aos 43, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, Jonas fez o 3-0 aos 62 minutos, e já aos 90, Nuno Teixeira fechou o marcador em 4-0. O Grimancelos ocupa o 4.º lugar, com 20 pontos, os mesmos do Águias do Neiva, e está apenas a um ponto da liderança, partilhada por Cristelo e S. Martinho. O Creixomil, que não vence há três jogos, segue no 10.º lugar, com 9 pontos, já fora da luta pela subida
Comentário de Miguel Gomes treinador do Grimancelos:
Resumindo os 90 minutos, foi um jogo bem jogado a espaços, conseguimos marcar cedo, criamos mais algumas situações de finalização durante os primeiros 20/25 minutos (pecamos na finalização, último passe), depois a equipa adversária teve um ascendente nos últimos minutos da 1 parte, onde nos criaram algumas dificuldades, e contra a corrente do jogo fizemos o segundo golo. Na 2 parte tentamos ter mais bola, circular e dar largura, conseguimos a espaços e isso traduziu se em mais 2 golos. Um jogo não muito bem conseguido, embora com um score de 4-0, mesmo assim a vitoria não merece contestação.
Comentário de Xanana treinador do Creixomil:
Jogo muito difícil para nós, entramos sem intensidade e com alguma apatia, algo que não é normal na nossa equipa e quando acordámos já estávamos a perder 2a0. A partir do meio da 1a parte ajustamos e conseguimos por o nosso adversário em sentido, criamos oportunidades mas não conseguimos marcar. No início da 2a parte mais do mesmo conseguimos jogar e encontrar o caminho da baliza mas quem não marca sofre e na 1a vez que o adversário remata faz o 3a0 e acaba com o jogo. Resultado muito pesado para a nossa equipa mas temos também que reconhecer o valor do adversário que mereceu vencer. Uma palavra para o nosso protesto do início do jogo, não foi contra ninguém.. Foi apenas por nós.. Hoje nada temos a apontar à arbitragem, perdemos bem, nos outros jogos infelizmente para nós, não podemos dizer o mesmo. Obrigado aos nossos adeptos mais uma vez não estivemos à altura deles e temos de mudar isso.
Silveiros 1-1 Feitos
Campo do Carvalhas
O Feitos atravessa um momento difícil. Depois de cinco vitórias nas primeiras cinco jornadas, segue agora há cinco jogos sem vencer. Em Silveiros, conseguiu evitar nova derrota com um golo tardio. O Silveiros marcou primeiro, por Pinto, aos 45 minutos. Já aos 82, Juca apontou o golo do empate para o Feitos. O Silveiros soma agora 6 pontos, ocupando o penúltimo lugar. O Feitos está no 8.º lugar, com 16 pontos, e vê a zona de promoção já a cinco pontos de distância.
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Jogo onde entramos bem com boas dinâmicas nos primeiros minutos. Após isso o jogo estava muito preso, contra a corrente do jogo sofremos um golo de um livre lateral mesmo a acabar a primeira parte. Resulto muito penalizador para o que até o momento tinha sido a produção do adversário que praticamente nula. Segunda parte equipa entrou com vontade mas adversário muito agressivo mesmo a roçar várias vezes os limites, dificultou nos muito o trabalho. Mas chegamos ao golo do empate forma natural e justa pois para o que produzimos merecíamos mais. Fica um resultado a meu ver injusto e ingrato mas faz parte do futebol. Só nos resta trabalhar e tentar inverter a situação a muito campeonato pela frente.
Cossourado 1-0 Sequeade
Campo de Cossourado
O Cossourado voltou a entrar na luta pelos lugares de subida ao vencer um adversário direto, o Sequeade, por 1-0. Bastou um golo de Gui, aos 15 minutos, para garantir os três pontos. Com este triunfo, o Cossourado ocupa agora o 6.º lugar, com 17 pontos, ficando a quatro pontos da zona de promoção. O Sequeade segue em 5.º, com 18 pontos, menos três do que os líderes Cristelo e S. Martinho.
Cossourado não enviou um comentário para este jogo.
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.
Aguias do Neiva 6-0 Milhazes
Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva)
O Águias do Neiva está demolidor e confirmou o seu momento de forma com uma goleada clara frente ao Milhazes. A equipa apresentou um ataque feroz, agora com um Queirós endiabrado, autor de um hat-trick, depois de algumas épocas afastado dos relvados. Foi o próprio Queirós quem desbloqueou o nulo aos 35 minutos (1-0). Seguiram-se 10 minutos arrasadores: aos 36, Gala fez o 2-0, e ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, Queirós bisou, levando o resultado para 3-0. Na segunda parte, Ruizinho aumentou para 4-0 aos 60 minutos, e três minutos depois (63’), Queirós completou o hat-trick (5-0). Brito fechou a contagem aos 85 minutos, fixando o 6-0 final.
Com esta terceira vitória consecutiva, o Águias soma 20 pontos, ocupa o 3.º lugar, os mesmos do Grimancelos, que segue em 4.º. À frente estão Cristelo e S. Martinho, ambos com mais um ponto. O Milhazes está no 12.º lugar, com 8 pontos.
Comentário de Tiago Silva treinador Adj do Aguias do Neiva:
Queríamos começar o ano igual ou melhor de como acabamos o 2025. Sabíamos da importância do jogo sobretudo pela paragem no campeonato e queríamos dar continuidade a fase em que estávamos antes da mesma.
O jogo começou meio agarrado, sem grandes oportunidades tanto de um lado como do outro, muitos duelos, e embora tivéssemos mais posse, não estávamos a ser objetivos.
Numa jogada individual conseguimos um rasgo na linha e um cruzamento para a área concretizado em golo e aí o jogo abriu. Ganhamos confiança, assumimos o jogo e voltamos a ser a equipa com qualidade e eficácia. Sobretudo não permitimos o adversário criar nada e mantivemos a baliza a zero que era um dos nossos grandes objetivos.
Mais uma exibição de qualidade destes rapazes que trabalham tanto. Reforçar a ideia que 21 golos em 3 jogos vem da qualidade é certo, mas vem muito do trabalho semanal da equipa que está motivada e com o objetivo claro nas suas cabeças !
Obrigado a todos os adeptos que nos tem dado muita força e domingo há mais uma final.
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.
Cristelo 3-2 Carvalhas
Campo de Cristelo
O Cristelo manteve a liderança num jogo exigente frente ao Carvalhas, equipa que ainda não desistiu da luta pela promoção. Preto abriu o marcador aos 35 minutos (1-0), e Kaskeira deu maior tranquilidade à equipa de David Carvalho ao fazer o 2-0, aos 44 minutos, resultado ao intervalo. Na segunda parte, Alex reduziu para 2-1, aos 70, reacendendo a esperança da equipa de Alegria. No entanto, Pistolas voltou a aumentar a vantagem para 3-1, aos 83 minutos. Já nos descontos, Dicas reduziu para 3-2, mas sem tempo para evitar a derrota. O Cristelo segue na liderança, com 21 pontos, os mesmos do S. Martinho. O Carvalhas mantém o 9.º lugar, com 13 pontos.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Jogo que já sabíamos que seria difícil e assim foi, no entanto, boa 1 parte da minha equipa em que podíamos chegar ao intervalo a vencer por mais de 2 golos. Entramos na 2 parte um pouco apáticos, mesmo assim temos uma grande oportunidade, para fazer o 3-0 com o meu jogador a falhar isolado. O Carvalhas chega ao 2-1 num lance de bola parada, a equipa reagiu e fizemos o 3-1. O 3-2 surge já no minuto final onde a equipa desligou completamente em antes do apito final. Valeram os 3 pontos na nossa caminhada. Dedicar esta vitória aos nossos adeptos maravilhosos , especialmente ao nosso presidente e ao Cabeças que perderam esta semana um ente querido.
Comentário de Alegria treinador do Carvalhas.
Um jogo em que fizemos das melhores exibições da época fizemos tudo o que trabalhamos mas 2 erros infantis e a expulsão da qual fiquei muito chateado com os meus jogadores temos vindo a sofrer golos pela falta desse equilíbrio emocional e enquanto não soubermos gerir isso será ainda mais difícil em todos os jogos . Disse aos meus jogadores que iríamos enfrentar o primeiro uma equipa com a moral e confiança em alta e tínhamos de ir lá e sermos muito competentes e esses erros com uma equipa que está com essa confiança pagamos com a derrota, parabéns ao Cristelo muito bem orientado pelo David mas neste jogo o Carvalhas não merecia este desfecho. Obrigado aos nossos adeptos
Lijó 0-0 Andorinhas
Campo de Lijó
Este encontro colocou frente a frente duas das equipas com maior longevidade no Popular: Lijó (81 anos) e Andorinhas (77 anos). O jogo terminou sem golos, mas com um significado especial. Foi o primeiro ponto conquistado pelos Andorinhas nesta época, frente a um adversário que luta pelo regresso ao escalão maior do Futebol Popular. Para a equipa de Carlos Gaiteiro, o Lijó, este empate significou um passo atrás nas ambições, descendo ao 7.º lugar, com 17 pontos. Ainda assim, a Série A está bastante equilibrada, e bastam dois resultados positivos para a equipa se aproximar da frente, que está a apenas quatro pontos de distância.
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Jogo pouco conseguido da nossa parte. com várias oportunidades nossas, mas com pouco futebol produzido. O adversário fez o trabalho deles, até poderia vencer o jogo na parte final, pois dispôs de 2 oportunidades para isso.
Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.
S. Martinho 3-1 Carvalhal
Campo de S.Martinho
O S. Martinho está muito bem lançado para regressar ao escalão maior do Popular e somou a terceira vitória consecutiva, desta vez frente ao histórico Carvalhal. Luís Azevedo esteve em plano de destaque ao apontar os três golos da equipa, assinando o seu primeiro hat-trick da época. Marcou o 1-0 aos 30 minutos, resultado ao intervalo. Na segunda parte, aumentou para 2-0 aos 65. O Carvalhal ainda reduziu para 2-1 aos 85, por P.I., mas Luís Azevedo selou o triunfo em 3-1, aos 90 minutos.
O S. Martinho soma 21 pontos, ocupa o 2.º lugar, com os mesmos pontos do líder Cristelo. O Carvalhal está afastado da luta pela subida, no 11.º lugar, com 9 pontos.
Comentário de João Pedro Silva treinador do S. Martinho:
No regresso à competição, a equipa sentiu alguma ansiedade natural, traduzida em muita posse de bola mas com circulação lenta nos primeiros minutos, perante um Carvalhal organizado num bloco médio-baixo. Com o decorrer do jogo, fomos ganhando confiança, a circulação aumentou de velocidade e começaram a surgir várias aproximações à área adversária, até que, após um bom passe, o Luís, num excelente e objetivo trabalho individual, inaugurou o marcador. Com o golo, a equipa soltou-se ainda mais e criou duas ou três oportunidades claras antes do intervalo. Na segunda parte, apesar de alguns ajustes do adversário, mantivemos o controlo do jogo e chegámos ao 2-0 na sequência de um canto. Já perto do fim sofremos um golo no primeiro remate enquadrado do Carvalhal, mas a equipa não abanou e, numa transição bem construída, o Luís selou o resultado final e o seu hat-trick. Parabéns aos jogadores pelo trabalho desenvolvido, muito orgulho neles! Continuamos com muito para crescer. Ao trabalho!
Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.