A 12.ª jornada da 2.ª Divisão – Série B, disputada no domingo, 18 de janeiro, não trouxe grandes surpresas, com os principais candidatos a vencerem os seus jogos. A folga do líder Várzea, ainda invicto, foi bem aproveitada pelos perseguidores, que conseguiram encurtar distâncias na classificação.
O Fragoso, segundo classificado, não desperdiçou a oportunidade e venceu fora o Aborim por 2-1, reduzindo a desvantagem para o líder de oito para cinco pontos. Já o Baluganense, uma das equipas mais regulares da prova e a realizar uma das melhores épocas da última década, recebeu e venceu o Pedra Furada por 3-1, segurando o 3.º lugar com 24 pontos.
Também em bom plano está o Santa Eugénia, que goleou o Andorinhas, numa partida em que a equipa visitante até começou melhor, chegando à vantagem por 1-0. O Andorinhas, que nos dois jogos anteriores tinha mostrado grande solidez defensiva, acabou por dar um passo atrás, permitindo uma exibição dominadora do Santa Eugénia, que mantém o 4.º lugar com 22 pontos, a apenas quatro dos lugares de subida.
O Chorente, outra equipa que tem praticado bom futebol, foi derrotado pelos Estrelas de S. Pedro, formação que parece ter renascido com uma série de bons resultados. Esta derrota afastou o Chorente da luta pela subida, mantendo-se no 6.º lugar com 18 pontos, a oito do último posto de promoção.
O Cambeses também regressou às vitórias, ao bater o Lírio do Neiva por 5-3. Apesar do triunfo, mantém-se no 7.º lugar, tal como o Chorente, já algo distante da luta pelos primeiros lugares. Mais abaixo, nota-se a subida de rendimento dos Estrelas, agora no 8.º lugar com 15 pontos.
Destaque ainda para a segunda vitória do Águias de S. Mamede, que ao vencer o Necessidades deixou o último lugar da tabela e subiu ao 9.º posto.
No capítulo dos golos, foram apontados 22 golos nesta 12.ª jornada da Série B. O grande destaque individual vai para Zé Carlos, do Lírio do Neiva, e Marco Ferreira do Cambeses autores de hat-trick no mesmo jogo em Cambeses, Zé Carlos foi mesmo o responsável pelos três golos da sua equipa, apesar da derrota por 5-3.
Em bom plano estiveram também Tiago Janeira (Baluganense) Joel e André (Santa Eugénia) que bisaram . Apesar do destaque nesta jornada, nenhum destes nomes figura no Top 10 dos melhores marcadores, lista que continua a ser liderada por Gatão (Sequeade), com 13 golos, seguido de Gil Rego, com 12.
Baluganense 3-1 Pedra Furada
O Baluganense continua a não vacilar na sua caminhada rumo aos lugares de subida e venceu um adversário direto, o Pedra Furada, por 3-1. A equipa da forasteira apresentou-se desfalcada, sem os dois guarda-redes de raiz, tendo sido necessário adaptar um jogador de campo, habitualmente central, à baliza. O marcador foi inaugurado aos 14 minutos, com Tiaguinho a colocar o Baluganense em vantagem (1-0). Gil Sousa elevou para 2-0 aos 43 minutos, resultado ao intervalo . Na 2ª parte o resultado manteve-se inalterado até aos 70 minutos, altura em Hélder reduziu para 2-1 de grande penalidade. Aos 84 minutos, o Pedra Furada teve nos pés a oportunidade do empate, na marca da grande penalidade, mas André atirou por cima, desperdiçando uma ocasião flagrante para o 2-2. Dois minutos depois, aos 86 minutos, surgiu o golo da tranquilidade, apontado por Tiago Martins, que fixou o resultado final.
Com esta vitória, o Baluganense consolidou o 3.º lugar, com 24 pontos, ficando a 2 pontos do Fragoso, enquanto o líder se encontra a 7 pontos. Já o Pedra Furada caiu para o 5.º lugar, com 19 pontos, ficando igualmente a 7 pontos do seu principal objetivo.
Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
Sabíamos que seria um jogo complicado. Na primeira parte entrámos muito bem na partida, criámos várias situações de perigo, mas revelámos alguma falta de eficácia; ainda assim, conseguimos marcar dois golos. Na segunda parte tentamos controlar o jogo mas o adversário conseguiu marcar 1 golo que nos deixou algo intranquilos. Acabámos por fazer o 3-1 num lance de excelente execução, protagonizado por um jogador que regressava após uma lesão prolongada — um belo retorno. Deixo os meus parabéns à equipa adversária e aos meus jogadores, que demonstraram atitude e determinação. Não posso deixar de agradecer aos adeptos, que têm sido extremamente importante no apoio à equipa.
Aborim 1-2 Fragoso
Campo de Aborim
O Fragoso continua firme no objetivo de regressar à 1.ª Divisão. Venceu o Aborim por 2-1 e mantém intactas as suas ambições. André Carvalho abriu o marcador aos 32 minutos. A resposta do Aborim surgiu aos 40, com Vítor Magalhães a empatar, resultado com que se chegou ao intervalo (1-1). No início da segunda parte, aos 55 minutos, Pedro Fernandes voltou a colocar o Fragoso em vantagem, fixando o resultado final. O Fragoso segue no 2.º lugar, com 26 pontos, mantendo a perseguição ao líder Várzea, que folgou nesta jornada, estando agora a 5 pontos. O Aborim, já fora da corrida, ocupa o 9.º lugar, com 11 pontos.
Comentário de Bruno Dantas treinador do Fragoso:
Um jogo que sabíamos que teoricamente seria difícil devido às condições mínimas do terreno e um piso ao qual não estamos habituados e também à qualidade da equipa adversária. Na primeira parte, até ao golo, estivemos por cima do jogo. Depois de fazermos o golo pensamos que o mais difícil estava feito mas sofremos o golo numa transição do adversário e fomos com uma igualdade para o intervalo. Na segunda parte entramos bem, fizemos o golo, e até ao final controlamos o jogo. Parabéns ao meus meninos que foram extraordinários. E parabéns aos nossos adeptos que estão sempre a apoiar este grupo.
Estrelas S. Pedro 1-0 Chorente
Campo de Estrelas S. Pedro
Um único golo foi suficiente para os Estrelas vencerem o Chorente. Rafa marcou aos 25 minutos, garantindo os três pontos à equipa da casa. Com esta derrota, o Chorente perdeu terreno na luta pelos primeiros lugares e ocupa agora o 6.º lugar, com 18 pontos, a 8 pontos dos lugares de subida. Os Estrelas vivem um momento mais positivo, mas continuam no 8.º posto, com 15 pontos.
Comentário de Miguel Alves treinador do Estrelas S. Pedro:
Resultado muito importante para as nossas aspirações contra uma boa equipa que sofre pouquíssimos golos. Logo à partida teríamos essa montanha para escalar e fizêmo-lo com distinção (Grande golo do Rafa), mesmo com o contratempo da lesão do nosso Guarda Redes ainda nos primeiros 20min de jogo onde tivemos q colocar um jogador!!! na baliza. Foi um jogo difícil, bem disputado, com controlo de jogo dividido contra uma boa equipa, fomos mais cautelosos na 1ª parte onde atacávamos sempre pela certa nunca descurando o setor defensivo. Na 2ª parte mudamos a forma de jogar, corrigimos taticamente alguns setores dando mais segurança e conforto à equipa. Algumas quezílias na parte final, bem geridas pela arbitragem, o m2 do campo estava caro e ninguém o queria perder, disputas leais que só por si faz jus á raça e entregas das Equipas. Uma palavra para Daniel Moreira, Treinador do Chorente (parabéns, é assim que devemos estar no futebol e na vida). Armindo*****
Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Jogo complicado a todos os níveis, parabéns ao adversário que soube defender o resultado até ao fim com inteligência e raça.
ND Sta. Eugénia 5-0 MARCA
Campo de Sta. Eugénia
O Santa Eugénia deu uma resposta convincente aos seus adeptos ao vencer o MARCA por 5-0, deixando claro que continua firme na luta pela subida. Apesar do resultado expressivo, o MARCA bateu-se bem na primeira parte, período em que a equipa da casa marcou apenas um golo. Joel inaugurou o marcador aos 20 minutos, levando o Santa Eugénia em vantagem mínima para o intervalo (1-0). Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se até perto da hora de jogo. Aos 60 minutos, Joel bisou e aumentou para 2-0, abrindo caminho para a goleada. Nos últimos minutos, em apenas cinco minutos, surgiram mais três golos: Filipe Amorim fez o 3-0 aos 80, André marcou aos 82 para o 4-0 e voltou a faturar, fechando o resultado em 5-0. Com esta vitória, o Santa Eugénia subiu ao 4.º lugar, com 22 pontos, ficando a 4 pontos dos lugares de subida.
Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia:
Um jogo onde o resultado foi mais do que justo! Entramos um pouco moles na partida os primeiros 45 minutos com pouca dinâmica de nossa parte a demorar a pensar rápido com bola!! Apesar de irmos com vantagem para o intervalo pedi a equipa mais critério com bola e serenidade a equipa percebeu e na segunda parte poderíamos ter feito um resultado ainda mais avolumado do que foi! Estamos numa boa fase vamos trabalhar para dar continuidade!
Necessidades 0-1 S. Mamede
Num jogo entre equipas da parte baixa da tabela, Necessidades e S. Mamede lutaram até ao fim pela vitória. O golo decisivo surgiu já muito perto do final, aos 90 minutos, por Gonçalo, dando os três pontos ao S. Mamede. Uma vitória de enorme importância, já que o S. Mamede saltou do último lugar para o 9.º, com 7 pontos. O Necessidades caiu para o penúltimo posto
Cambeses 5-3 FC Lírio do Neiva
Campo de Cambeses
O Lírio do Neiva, devido à interdição do seu recinto por uma jornada e à impossibilidade de encontrar um campo situado a mais de 10 quilómetros de Durrães, optou por disputar o encontro no campo do Cambeses, sem inversão de recinto em relação à 1.ª volta. Uma decisão compreensível, uma vez que a inversão acabaria por anular, na prática, o cumprimento do castigo. O jogo foi intenso e cheio de golos. O Lírio do Neiva adiantou-se no marcador aos 7 minutos, por Zé Carlos. Marco Ferreira empatou aos 22 minutos (1-1), mas o Lírio voltou à vantagem aos 27, novamente por Zé Carlos, que bisou (1-2). Dário restabeleceu a igualdade aos 32 minutos (2-2) e, aos 42, Marco Ferreira também bisou, colocando o Cambeses em vantagem ao intervalo (3-2). Na segunda parte, o Cambeses aproveitou melhor os espaços. Aos 57 minutos, Marco Ferreira completou o hat-trick e fez o 4-2. Aos 72, Dário também bisou, ampliando para 5-2. Ainda houve tempo para Zé Carlos completar o seu hat-trick, reduzindo para 5-3 aos 85 minutos. Apesar da vitória, o Cambeses mantém-se no 7º lugar, com 18 pontos, ainda distante dos 26 pontos que podem garantir a subida.
Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses
Entramos bem no jogo Adversário faz primeiro, nós fizemos o fizemos aos 11 minutos Marquinho faz o empate, adversário faz o segundo de penálti que só árbitro veio , logo de seguida fizemos o empate , aí sim mandamos no jogo fizemos o terceiro por Marquinho aos 40 minutos Segunda parte muitas provocações das duas partes mas mesmo assim fizemos o quarto golo por Marquinho aos 52 minutos e quinto golo aos aos 72 minutos Adormecemos e sofremos o terceiro golo adversário. Valeu pelo resultado e esforço ACDR