A 12.ª jornada da 2.ª Divisão – Série A, disputada no passado domingo, 18 de janeiro, voltou a demonstrar que a luta pela subida está longe de estar decidida. São várias as equipas candidatas, embora os dois primeiros classificados não tenham vacilado, com vitórias de Cristelo e Juventude de S. Martinho. O Cristelo continua no comando da tabela após vencer o Carvalhal por 3-1, num jogo em que começou em desvantagem, mas conseguiu uma reviravolta segura, mantendo dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O Juventude de S. Martinho alcançou precisamente o 2.º lugar, ao vencer o Cossourado por 3-2, numa partida épica onde chegou a estar a perder por 2-0. Este triunfo permitiu ultrapassar o Águias do Neiva, que empatou em Sequeade (3-3). Nesse encontro, o Águias do Neiva esteve em clara desvantagem ao perder por 3-1, mas um penálti e a expulsão do guarda-redes do Sequeade mudaram o rumo do jogo, permitindo à equipa visitante chegar ao empate já em superioridade numérica. O Grimancelos continua em grande forma e afirma-se como uma das equipas mais fortes do campeonato. A par de Cristelo, S. Martinho e Águias do Neiva, forma o quarteto que assume claramente a candidatura à subida. Logo atrás surgem Sequeade e Lijó, em 5.º e 6.º lugares, respetivamente, ambos a cinco pontos dos lugares de promoção.
O Lijó regressou às vitórias ao vencer fora o Milhazes por 1-0, resultado que lhe permite reentrar na luta pela subida, somando agora 20 pontos no 6.º posto. Já o Cossourado caiu para o 7.º lugar, com 18 pontos, ficando cada vez mais afastado dos lugares cimeiros. O Carvalhas também esteve em destaque, ao vencer o Feitos por 1-0, subindo ao 8.º lugar da classificação. Estes foram os principais destaques da 12.ª jornada da Série A.
No capítulo dos golos, foi uma jornada particularmente produtiva, com 30 golos marcados. O grande destaque vai para Tiago Silva, do Creixomil, autor de um hat-trick na expressiva vitória da sua equipa sobre o Silveiros por 6-0.
Bisaram ainda Jorginho (Cristelo), Dany Magalhães (Águias do Neiva), Rui Ferreira (Grimancelos) e Luís Azevedo (S. Martinho).
Na lista dos melhores marcadores, Gatão (Sequeade) manteve a liderança ao apontar mais um golo, somando agora 13 golos. Logo atrás surge Gil Rego (Baluganense), que continua a pressionar com 12 golos.
Queirós (Águias do Neiva) e Luís Azevedo (S. Martinho) continuam a subir na tabela de goleadores, ocupando atualmente o 5.º e 6.º lugares. Em sentido inverso, Rui Faria e Tiago Bento, do Várzea, têm vindo a perder posições, fruto de alguma rotação no plantel. Rui Faria foi mesmo alcançado por Tiago Silva (Creixomil), com ambos a somarem 11 golos, repartindo o 3.º e 4.º lugares da classificação dos melhores marcadores.
Grimancelos 6-1 Andorinhas
Campo de Viatodos
O Grimancelos goleou os Andorinhas por 6-1, num jogo que começou de forma surpreendente. Rodry deu vantagem aos visitantes aos 10 minutos, mas a resposta foi rápida. Aos 15 minutos, Nuno Teixeira empatou, e a partir daí o jogo mudou completamente. Rui Ferreira fez o 2-1 aos 30 minutos, Diogo Miranda ampliou para 3-1 aos 33, e ainda antes do intervalo Jonas fez o 4-1. Na segunda parte, Guilherme Veiga elevou para 5-1 aos 75 minutos, e Rui Ferreira bisou, fechando o marcador em 6-1. O Grimancelos mantém-se no 4.º lugar, agora com 24 pontos, os mesmos do Águias do Neiva (3.º), a apenas 1 ponto do S. Martinho, segundo classificado. Os Andorinhas, que vinham motivados por dois empates, deram um passo atrás e continuam no último lugar, com 2 pontos.
S. Martinho 3-2 Cossourado
Campo de S.Martinho
O S. Martinho conquistou uma vitória sofrida, depois de ter estado perto de um desaire caseiro frente ao Cossourado. A equipa visitante entrou forte e chegou ao 0-2 com golos de Zeca aos 12 minutos e Simão aos 20, levando essa vantagem para o intervalo. No entanto, a segunda parte trouxe uma reviravolta completa. Cláudio reduziu para 1-2 aos 50 minutos, e apenas três minutos depois Luís Azevedo empatou. A reviravolta consumou-se aos 80 minutos, novamente por Luís Azevedo, que bisou e selou uma vitória muito difícil. O S. Martinho segue firme no 2.º lugar, a apenas 1 ponto do líder Cristelo. O Cossourado perdeu terreno e caiu para o 7.º posto, com 18 pontos.
Comentário de João Pedro Silva treinador do S. Martinho:
Entrámos bem no jogo, com domínio da posse e conforto na circulação, mas acabámos por consentir dois golos seguidos ainda numa fase inicial, um de bola parada e outro após uma desatenção posicional. A partir daí, tivemos que fazer ainda mais pela vida: controlo com bola, alternando momentos de maior velocidade com outros de paciência, acumulando oportunidades de várias formas, sobretudo na primeira parte, onde fizemos quase tudo bem até à finalização, que pouco enquadramos na baliza adversária. Após o intervalo mantivemos a confiança e a convicção de que merecíamos mais. Chegámos ao empate cedo na segunda parte, primeiro numa jogada de insistência e logo depois num livre lateral. Continuámos a dominar e a procurar o golo da vitória, que acabou por surgir. O adversário tentou ferir-nos em transições com homens rápidos, mas fomos controlando e, depois da reviravolta, soubemos segurar o resultado até ao fim. Vitória suada, mas justa! Juntos, ao trabalho!
Comentário de David Sousa treinador adju. do Cossourado:
Defrontámos o segundo classificado e fizemos uma primeira parte muito competente, mesmo com pouca bola. Fomos eficazes, muito pragmáticos, e chegámos ao intervalo a vencer por 2-0.
Na segunda parte o jogo ganhou outra dimensão. O adversário passou a jogar muito mais no nosso meio-campo e os golos surgiram todos em lances de bola parada, onde já sabíamos que são muito fortes e onde o jogo acabou por ser decidido.
Foi um jogo intenso, cheio de momentos marcantes, em que todos os intervenientes em campo tiveram influência no rumo do encontro e estiveram ao mais alto nível de exigência. Saímos frustrados com o resultado, mas conscientes de que fizemos muito para sair de lá com algo mais. Agora é seguir em frente, trabalhar e continuar focados no que controlamos. Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio constante.
Sequeade 3-3 Aguias do Neiva
Complexo Desportivo de Carreira
Num duelo entre equipas com ambições semelhantes, Sequeade e Águias do Neiva empataram 3-3, no Campo de São Miguel da Carreira, num jogo em que os locais estiveram mais perto da vitória. O Sequeade inaugurou o marcador aos 20 minutos, por Elói, mas a resposta foi imediata, com Queirós a empatar aos 22. Aos 38 minutos, Gatão voltou a colocar o Sequeade em vantagem, levando o resultado de 2-1 para o intervalo. Na segunda parte, aos 54 minutos, o Sequeade fez o 3-1 e parecia ter o jogo controlado. No entanto, aos 70 minutos, um penálti a favor do Águias do Neiva, aliado à expulsão do guarda-redes do Sequeade, mudou completamente o rumo do encontro. Dani Magalhães converteu o penálti (3-2) e, já em superioridade numérica, voltou a marcar aos 84 , completando o bis e fixando o 3-3 final. Com este empate, o Águias do Neiva viu o Cristelo e o S. Martinho ganharem vantagem e caiu para o 3.º lugar, com 24 pontos, menos um que o 2.º classificado e menos três que o líder. O Sequeade manteve o 5.º lugar, mas está agora a 4 pontos do 2.º posto.
Comentário de Tiago Silva treinador Adj. do Aguias do Neiva:
Mais um jogo difícil na nossa caminhada. Sabíamos das valências do nosso adversário, equipa experiente e com as suas qualidades! Entramos no jogo com uma certa superioridade a nível da posse e a fazer correr o adversário e tivemos logo cedo uma chance clara para nos adiantarmos no marcador mas desperdiçamos. De bola parada numa falha de marcação sofremos o 1-0 contra a corrente do jogo. Soubemos reagir como já tem vindo a ser hábito e no lance praticamente a segui empatamos. Depois mais um erro nosso e permitimos ao adversário voltar a vantagem. Falamos ao intervalo e tentamos corrigir o que não estava bem mas logo no arranque da segunda parte sofremos o 3-1.
Tentámos ser lúcidos e manter a cabeça no lugar para reagir, e conseguimos reduzir para 3-2 e logo de seguida de pênalti fizemos o 3-3, a faltar 13 minutos para o fim. Dispusemos de mais 2 oportunidades flagrantes mas fomos infelizes. Valeu pela reação da equipa mais uma vez! Continuamos próximos ao nosso objetivo e vamos para mais uma final domingo.
Carvalhas 1-0 Feitos
Campo de Carvalhas
O Carvalhas voltou às vitórias cinco jornadas depois, ao vencer o Feitos por 1-0. O golo decisivo foi apontado aos 67 minutos, por Hegon.
Com este triunfo, o Carvalhas subiu ao 8.º lugar, com 17 pontos, ainda longe da luta pela subida. O Feitos continua em fase negativa e caiu para o 9.º posto, com 16 pontos.
Comentário de Vítor Fernandes " Alegria" treinador do Carvalhas:
Um jogo em que queríamos dar a volta aos resultados menos conseguidos mas sempre a acreditar no trabalho que temos feito em entrega e em compromisso . Começamos nervosos mas sempre a colocar as nossas ideias em jogo fruto do nosso trabalho fizemos o adversário recuar, a expulsão do jogador do Feitos fez recuar ainda mais a equipa A segunda parte disse aos meus jogadores para continuar a ser intenso na circulação e variação de jogo tivemos variadas oportunidades de golo e merecidamente marcamos com toda a justiça fomos sempre competente e não abdicamos da nossa ideia de jogo, Muito orgulho em ser treinador destes jogadores, parabéns á equipa do Feitos muito bem orientada mesmo com 10 foi sempre muito organizada defensivamente. Mantenho a minha ideia só depende deles acreditar no nosso trabalho porque ainda vamos ter coisas muito bonitas . Obrigado aos nossos fantásticos adeptos também mereciam sem dúvida esta vitória que também é deles .
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo onde entramos determinados a vencer perante um adversário muito forte em casa. O jogo começou muito intenso onde aos 13 min um jogadores nosso foi expulso por retirar uma bola com a mão em direção a baliza. Uma boa decisão da equipa de arbitragem que nos penalizaria ainda com um penalti contra que nosso guarda redes defendeu de forma fantástica. Até ao intervalo poderíamos ter chegado a vencer pois a inferioridade numérica não se denotou onde ainda tivemos 2 grandes chances de golo desperdiçadas. 2 parte adversário carregou nos imensos e com qualidade sempre a procurar variar bola de flanco para o outro com muita qualidade. Nossa equipa acabou por quebrar o cansaço físico falou mais alto e sofremos um golo numa boa jogada do adversário. Após isso ainda tentamos responder mas era complicado, mesmo assim já nos últimos 5 minutos 2 enormes defesas do guarda redes adversário a impedir o resultado mais justo para que foi o jogo. Grande entrega dos meus jogadores nada a dizer.
Milhazes 0-1 Lijó
Campo de Milhazes
O Lijó regressou às vitórias e reacendeu a esperança de ainda poder lutar pelo regresso à 1.ª Divisão. A equipa venceu no terreno do Milhazes por 1-0, num jogo decidido aos 30 minutos, com Jordan a marcar o único golo da partida.
Com este triunfo, o Lijó subiu ao 6.º lugar, com 20 pontos, os mesmos do Sequeade, que ocupa o 5.º posto. A distância para os lugares de subida é agora de 5 pontos. O Milhazes continua no fundo da tabela, com apenas 9 pontos.
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Jogo difícil, duro e não tão bem jogado. Entramos bem, fizemos golo logo aos 5 minutos numa bela jogada coletiva, bola a entrar na linha cruzamento de Emerson e Jordan a finalizar num belo golpe de cabeça. Ainda na primeira parte tivemos uma bola no ferro na conversão de um livre de Tiago , mas pouco futebol jogado, pois o adversário optava por um futebol direto. Segunda parte continuamos a controlar o jogo e fomos criando várias situações de golo, uma delas novamente de livre, desta vez foi Vítor a enviar na barra. Temos uma cabeçada de Zé que passa ligeiramente por cima e Mateus que isolado atira também por cima. Num jogo não tão bem conseguido, o importante era mesmo vencer.
Creixomil 6-0 Silveiros
Campo Das Fontainhas "Creixomil"
O Creixomil protagonizou uma exibição de grande nível ao golear o Silveiros por 6-0, com uma primeira parte avassaladora, chegando ao intervalo já a vencer por 5-0. Kiko abriu o marcador aos 15 minutos, seguido de Tiago Silva aos 17. Gonçalo Figueiredo fez o 3-0 aos 21 minutos, e Tiago Silva voltou a marcar, fazendo o 4-0 e, pouco depois, completando o hat-trick para o 5-0 ao intervalo. Na segunda parte, Ricky fechou o marcador aos 75 minutos. Com esta vitória, o Creixomil subiu ao 10.º lugar, com 13 pontos.
Comentário de "Xanana "treinador do Creixomil:
Jogo muito bem conseguido da nossa parte, entramos intensos e com muita personalidade e quando assim é torna se muito difícil bater esta equipa, marcamos cedo e na primeira meia hora decidimos o jogo com muita qualidade na circulação de bola, agressivos na recuperação da mesma e com bonitos golos a ajudar. Na 2a parte fruto das muitas alterações a qualidade caiu um pouco mas mesmo assim fomos sempre superiores. Uma palavra para o adversário que apesar do resultado foi sempre correto e tentou sempre jogar mas não era o dia deles. Obrigado aos nossos adeptos pelo fantástico apoio e convido toda a freguesia a apoiar a nossa equipa que é constituída na sua maioria por jogadores da terra o que nos enche de orgulho.. O ADN de Creixomil será sempre o mesmo.. Jogar para vencer para os nossos e pelos nossos.. Continuaremos!!!
Cristelo 3-1 Carvalhal
Campo de Cristelo
O Cristelo continua firme na liderança e deu mais um passo importante na luta pela subida, ao vencer o Carvalhal por 3-1, embora com dificuldades. A equipa visitante surpreendeu e foi para o intervalo a vencer 1-0, com golo de Azevedo aos 45 minutos. Na segunda parte, o Cristelo entrou determinado e deu a volta ao resultado. Jorginho empatou aos 57 minutos e, aos 67, bisou, colocando o Cristelo na frente por 2-1. O golo da tranquilidade surgiu apenas aos 85 minutos, por Rúben Faria, fixando o resultado final. O Cristelo mantém a liderança, posição que ocupa desde a 8.ª jornada.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Foi um jogo atípico, onde numa 1 parte menos conseguida da nossa parte falhamos, 3 golos feitos e damos uma oferta ao adversário onde abriu o marcador sem até nesse momento ter feito um único remate à nossa baliza encontra se a ganhar. Mudamos a nossa atitude à entrada da 2 parte, e demos a volta ao resultado com naturalidade. Um jogo com muitas ocasiões de golo onde até aqui temos sido eficazes hoje não foi o caso. Mesmo assim vitoria justissima do GDC. Obrigado aos nossos adeptos.