Disputou-se no passado fim de semana, sábado e domingo, a 13.ª jornada da 1.ª Divisão do Popular de Barcelos, com emoção, dificuldades para os candidatos e apenas uma verdadeira surpresa.
O destaque maior da jornada foi o empate do Paradela em Airó, frente aos Leões da Serra (1-1). A equipa da casa marcou cedo na primeira parte, mas o Paradela respondeu logo no arranque da segunda, fixando o resultado final. Um empate que sai caro aos bicampeões, que descem ao 4.º lugar e ficam agora a 12 pontos do líder, comprometendo seriamente a luta pelo tricampeonato.
Quem não facilitou, apesar das dificuldades, foi o Remelhe. Frente a um Macieira bem organizado, esteve em desvantagem desde os 20 minutos, mas conseguiu empatar aos 67 e só confirmou a reviravolta aos 80 minutos, vencendo por 2-1. O Remelhe soma assim a 13.ª vitória consecutiva no campeonato, a que se juntam duas vitórias na Taça, um registo inédito no futebol popular.
No sábado, o Leocadenses voltou a sentir dificuldades, mas acabou por vencer o Bastuço S. João por 1-0, com o único golo da partida a surgir apenas aos 70 minutos. A equipa segue no 2.º lugar, a 7 pontos do líder, mantendo-se como principal perseguidora de um Remelhe que parece imparável.
Quem aproveitou o deslize dos Leões da Serra foi o GDR Campo, que goleou o Palme por 5-0, subiu ao 3.º lugar e ultrapassou os Leões, embora continue a 10 pontos da liderança.
O Carapeços de Quim Zé continua numa fase impressionante. A equipa somou a 5.ª vitória consecutiva, sendo que nas últimas quatro não sofreu qualquer golo. Desta vez, venceu o Perelhal por 2-0, com um golo em cada parte, consolidando o 5.º lugar e abrindo vantagem sobre o Macieira, agora 6.º classificado.
Do 5.º lugar para baixo, destaque para a vitória do Fonte Coberta frente ao Oliveira, que permitiu à equipa subir ao 9.º lugar, e para o triunfo do Negreiros sobre o Silva por 3-1, resultado que retirou o Negreiros da zona de despromoção, subindo ao 12.º lugar. Já o Paradela, apesar do ponto conquistado em Airó, caiu para a zona de descida. O Águas Santas, ao empatar 1-1 com o Pereira, agravou a sua situação e ocupa agora o 14.º lugar, numa luta difícil, tal como Bastuço S. João e Oliveira, que continuam nos últimos lugares.
No total, foram apontados 21 golos nesta jornada. Curiosamente, os habituais líderes da lista de marcadores atravessam um período menos produtivo. Tino e Petina (Remelhe) e Hugo Pombo (Leocadenses) não marcaram, mas os adversários começam a perceber que há muito mais fogo dentro dos plantéis. No Remelhe surgem Gonzalez e Queirós, no Leocadenses aparecem Postiga e Fabinho, e no GDR Campo há agora um nome em grande destaque.
Nuno Simões, artilheiro do GDR Campo, brilhou no domingo ao completar um hat-trick, afirmando-se como um dos avançados mais temíveis do campeonato, Vítor Silva do Negreiros foi o único a bisar nesta jornada . Apesar de não ter marcado, Tino mantém a liderança dos melhores marcadores com 14 golos. Nuno Simões segue em 2.º, com 13, Hugo Pombo é 3.º com 11, Petina ocupa o 4.º lugar com 10, e já mais atrás surge Coutada, do Carapeços, em 5.º, com 7 golos.
A luta continua acesa, mas uma coisa parece cada vez mais clara: parar o Remelhe está a tornar-se a missão
Águas Santas 1-1 Pereira
Campo Dr.Teotónio da Fonseca (Águas Santas)
O Pereira conquistou mais um empate, desta vez frente ao Águas Santas, já sem Hélder Pereira no comando técnico. A equipa visitante adiantou-se no marcador aos 20 minutos, por Ebenezer Appiah, levando a vantagem para o intervalo.
Na segunda parte, o Águas Santas restabeleceu a igualdade aos 55 minutos, por Zé Gomes, resultado que se manteve até final.Com este empate, o Águas Santas continua abaixo da linha de água, com 11 pontos. O Pereira mantém o 8.º lugar, com 16 pontos.
Leocadenses 1-0 Bastuço S.João
Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva)
Jogo realizado no sábado, onde o Leocadenses voltou a sentir dificuldades ofensivas. Entre limitações e eventuais ausências, a eficácia tem sido curta nas últimas jornadas. O Bastuço S. João segurou o nulo até aos 70 minutos, altura em que Fabinho marcou o único golo do encontro, garantindo os três pontos. Com esta vitória, o Leocadenses mantém o 2.º lugar com 32 pontos, tendo perdido apenas 7 pontos em 13 jogos — um registo que normalmente daria liderança, não fosse o Remelhe estar num patamar excecional. O Bastuço S. João continua em dificuldades, no 15.º lugar, com 9 pontos.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses
Jogo não muito bem jogado de nossa parte, mas nunca pondo em causa o resultado. Dominamos por completo a primeira parte, sem conceder qualquer oportunidade ao nosso adversário. Tivemos muita bola, mas o Bastuço com um bloco muito baixo não nos deixava grande espaço para criar jogadas que nos levassem ao golo. Soubemos ser pacientes e tentando sempre encontrar o caminho para o golo.
Na segunda parte fomos mais perigosos, mais capazes na procura da baliza adversária e acabamos por chegar ao golo. A partir do 1-0 os espaços acabaram por aparecer mais frequentemente e poderíamos ter aumentando o resultado.
O mais importante foi conseguido, 3 pontos.
Comentário de César Faria treinador do Bastuço S. João .
Um jogo onde tivemos compromisso defensivo e algumas oportunidades para levar pontos de um jogo difícil. Palavra para os adeptos que nos apoiam sempre.
Carapeços 2-0 Perelhal
Campo de Carapeços
O Carapeços de Quim Zé continua numa sequência impressionante de vitórias. Desta vez bateu o Perelhal por 2-0, com um golo em cada parte, somando a quinta vitória consecutiva no campeonato e a sexta em outros tantos jogos sob o comando do treinador. Depois de uma situação delicada à 8.ª jornada, a equipa rejuvenescida (média de 22 anos, com apenas três jogadores acima dos 30) já sonha com o pódio. Soma agora 23 pontos no 5.º lugar.
Os golos foram apontados por Coutada, aos 18 minutos, numa jogada estudada, e por Pedro, aos 52. O Perelhal apresentou Cacioli como novo treinador no banco e segue no 11.º lugar, com 14 pontos.
Comentário de Quim Zé treinador do Carapeços:
Foi um jogo muito bem jogado da nossa parte, conseguimos controlar o jogo até que aos 20 minutos, através de uma bola parada fazemos o um a zero , continuamos com a mesma toada até ao intervalo. Na segunda parte entramos outra vez por cima, e aos cinquenta e dois minutos fazemos o segundo, na minha opinião fomos controlando o jogo de forma inteligente, e podíamos inclusive ter feito mais um ou outro golo.
Perelhal não enviou um comentário para este jogo.
Fonte Coberta 2-0 Oliveira
Campo Dr.Teotónio da Fonseca (Águas Santas)
O Fonte Coberta venceu o Oliveira por 2-0, com um golo em cada parte. Nuno Araújo abriu o marcador aos 20 minutos e, na segunda parte, Costinha selou o resultado aos 65.
Com esta vitória, o Fonte Coberta subiu ao 9.º lugar, com 16 pontos. O Oliveira mantém-se no último lugar, com 8 pontos, mas a apenas três da linha de água, mantendo a esperança de recuperação a curto prazo.
Fonte Coberta não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Papagaio treinador do Oliveira:
Antes de mais, assumir a responsabilidade, pois não foi um bom jogo da nossa parte, mérito do Fonte Coberta. No entanto entrámos bem no jogo, mas falhámos nos momentos-chave. Tivemos situações para decidir melhor e não fomos eficazes, O adversário aproveitou os nossos erros e na 1ª divisão, isso paga-se caro. Mas há momentos que marcam o jogo. O 2º golo deles nasce de um lance que, para nós, é claramente fora de jogo, e do outro lado vemos um golo nosso que me parece limpo a ser anulado por fora de jogo. São decisões que pesam. Ainda assim, não nos podemos esconder aí. Tivemos oportunidades para fazer melhor, faltou eficácia e alguma lucidez nos momentos decisivos. Uma coisa tem de ficar clara: sabemos que é mais fácil intranquilizar o Oliveira com cartões ou decisões erradas, mas nós não vamos cair nisso. Vamos continuar a ser uma das equipas mais disciplinadas deste campeonato. Cabeça fria, respeito pelo jogo e foco no que controlamos. É assim que se cresce e é assim que se ganha.
GDR Campo 5-0 Palme
Campo do GDR Campo
O GDR Campo atravessa um momento notável nesta ponta final da primeira volta e goleou o Palme por 5-0, somando a sexta vitória consecutiva. Nuno Simões esteve em grande destaque, ao apontar um hat-trick: marcou aos 18, 21 e 40 minutos, deixando o jogo praticamente resolvido ao intervalo. Na segunda parte, Rodrigo fez o 4-0 aos 57 minutos e Santas fechou a goleada aos 65.
Com este triunfo, o GDR Campo subiu ao 3.º lugar, com 28 pontos, ainda a 11 do líder Remelhe. O Palme somou a terceira derrota seguida e ocupa o 7.º lugar, com 17 pontos.
GDR Campo não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme:
Foi um jogo em que tudo correu mal e nesta fase negativa tudo nos acontece. Fomos inferiores em todos os aspetos e quando assim é resta me dar os parabéns ao adversário e começar a pensar no próximo resultado para inverter os resultados. Esta equipa merece mais e melhor, veremos de que fibra somos feitos para inverter e dar por terminado estes últimos resultados. Nada melhor do que voltar a jogar em casa para que isso aconteça
Negreiros 3-1 Silva
Campo de Negreiros dia 11 de janeiro
O Negreiros regressou às vitórias frente ao Silva, por 3-1. A equipa visitante entrou melhor e inaugurou o marcador aos 20 minutos, por Leandro. Vítor Silva empatou para o Negreiros aos 40 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, o mesmo Vítor Silva bisou aos 70 minutos, completando a reviravolta, e Hugo Ferreira fechou a contagem aos 75, fazendo o 3-1 final.
Com este triunfo, o Negreiros saiu da linha de água e soma agora 12 pontos. O Silva somou a quarta derrota consecutiva e não vence há cinco jogos, mantendo-se ainda assim no 10.º lugar, com 14 pontos.
Negreiros não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de António Carvalho treinador do Silva:
Um jogo entre duas equipas que lutam pelo mesmo objectivo, a manutenção. Queríamos regressar às vitórias. Um campo muito difícil ,o adversário é muito forte em casa, os adeptos puxam pela equipa do primeiro ao último minuto. O jogo começou com a bola a andar perto das duas áreas com algum perigo, com os guarda- redes a terem que estar atentos para resolver os problemas que as equipas estavam a causar. Conseguimos chegar ao golo aos vinte e cinco minutos. Depois temos uma contrariada, o nosso capitão sai lesionado por volta dos trinta e cinco minutos. Chegamos ao segundo golo mas acabou por ser anulado por fora de jogo. O adversário chega ao empate aos quarenta minutos. Entretanto chega o intervalo sem mais nenhum lance de perigo. Segunda parte, acho que entramos melhor que o adversário. A jogar mais no campo deles, tentar chegar ao golo mas não conseguimos. O jogo estava muito partido, as duas equipas queriam ganhar e havia muito espaço no meio campo. O adversário consegue fazer uma transição rápida e faz o segundo aos setenta minutos. Tentamos ir à procura do empate e noutra transição fazem o terceiro, aos setenta e cinco minutos e acaba com o jogo. Até ao fim do jogo ainda há dois lances de perigo para cada equipa mas o resultado não se alterou.
Remelhe 2-1 Macieira
Campo de Remelhe.
Não assistimos ao encontro, baseando-nos apenas no desenrolar do marcador. O Remelhe venceu o Macieira por 2-1, mas voltou a passar por um susto, ao ir para o intervalo em desvantagem, após golo de Nuno Novais aos 20 minutos.
Na segunda parte, já com pouco mais de 20 minutos por jogar, Gonzalez restabeleceu a igualdade aos 67 minutos, com um golo de cabeça bem trabalhado. A reviravolta surgiu aos 80 minutos, por intermédio de Queirós, fixando o resultado final em 2-1. Numa equipa recheada de bons valores, Tino e Petina ficaram em branco, mas há mais vida ofensiva no Remelhe, que somou a 13.ª vitória consecutiva no campeonato. São já 39 pontos, um registo inédito no futebol popular. A vantagem mantém-se em 7 pontos sobre o Leocadenses, também a realizar uma excelente época.
Comentário (em vídeo) de Ed jogador de Remelhe:
Macieira não enviou um comentário para este jogo.
Leões da Serra 1-1 Paradela
Campo de Leões da Serra
Este empate foi a grande surpresa da jornada, sem retirar mérito ao Paradela. Face às classificações e ao momento das equipas, o resultado não era o mais esperado.
Os Leões da Serra adiantaram-se cedo, com Dias a marcar aos 14 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo. No início da segunda parte, Pedrinho fez o empate para o Paradela aos 57 minutos, fixando o 1-1 final. Este resultado afasta ainda mais os Leões da Serra do sonho do tricampeonato: ficam agora a 12 pontos do líder Remelhe, a 5 do Leocadenses e foram ultrapassados pelo GDR Campo, caindo para o 4.º lugar. O Paradela, apesar do bom resultado, continua em zona delicada, no 13.º lugar com 11 pontos, a apenas um ponto da linha de água.
Leões da Serra não enviou um comentário para este jogo.
Paradela não enviou um comentário para este jogo.