Arrancou no passado sábado dia 10 de Janeiro o Campeonato de Futebol Feminino do Popular de Barcelos, uma competição que, nesta edição, conta com uma forte presença de equipas fora do concelho de Barcelos, fruto do reduzido número de formações locais inscritas.
De Barcelos participam apenas três equipas , Cristelo, Necessidades e Palme, número insuficiente para viabilizar uma competição equilibrada, o que levou à inclusão de clubes de outros concelhos, nomeadamente Apúlia, Vila Fria, Estela e Balasar.
O pontapé de saída da prova foi dado pelo Palme, que recebeu o Vila Fria às 18h30 e venceu por 1-0, um resultado pouco habitual no futebol de 7, mas que garantiu os primeiros três pontos à equipa barcelense. Mais tarde, às 21h00, o Cristelo entrou em campo frente ao Necessidades e não deu hipóteses, vencendo por 6-0.
Noutro encontro da jornada, o Apúlia recebeu e bateu o Estela por 7-2, num jogo rico em golos e intensidade.
Ficou ainda por realizar o encontro Laúndos x Balasar, aguardando-se confirmação sobre a composição final da prova e a eventual entrada de uma oitava equipa, sendo certo que o Balasar tem a sua presença garantida na competição.
Após esta primeira jornada, Cristelo, Apúlia e Palme lideram a tabela classificativa, todos com 3 pontos, dando assim início a um campeonato que promete crescer em competitividade e visibilidade ao longo das próximas jornadas. ⚽💪
Palme 1-0 Vila Fria 1980
Campo de Palme.
Vamos ver o que ambas as equipas têm a dizer sobre o encontro.
Comentário de Ricardo Tomás treinador do Palme:
Iniciamos a nossa caminhada no campeonato feminino da melhor maneira com um triunfo importante por 1–0.
A equipa soube aproveitar uma das poucas oportunidades criadas fazendo assim o único golo da partida. Mesmo com um resultado curto, a equipa foi segura, eficaz no momento certo e demonstrou maturidade para segurar a vantagem aguentando o resultado até ao final.
Comentário de Henrique Guimarães treinador do Vila Fria 1980:
Apesar do desfecho negativo por 1-0, a nossa equipa realizou uma exibição muito positiva. Enfrentámos um adversário competente, que soube aproveitar a oportunidade que teve, mas considero que fomos consistentes ao longo do jogo, com boa organização, intensidade e várias situações criadas no ataque. As jogadoras mostraram personalidade, assumiram a iniciativa e procuraram sempre o golo, mesmo quando o resultado não nos era favorável. Saímos deste encontro com a sensação de que fizemos o suficiente para alcançar um resultado diferente, mas o futebol decide-se nos pormenores. Fica o trabalho, a atitude e a entrega deste grupo. Vamos continuar a trabalhar com a mesma seriedade e foco para transformar estas boas exibições em pontos já nos próximos jogos.
Cristelo 6-0 Necessidades
Campo de Cristelo
Comentário de Filipe Correia Diretor do Cristelo:
Jogo de sentido único durante os 70 minutos, em que o GDC Cristelo dominou ambas as partes sem que o adversário nos conseguisse importunar. Conseguimos a primeira vitória no primeiro jogo e isso é o mais importante, com todas as atletas disponíveis a participarem na partida. Agradecer também ao público que aderiu em força ao regresso do Futebol Popular feminino a Cristelo e ao Concelho de Barcelos.
Comentário de Álvaro Santos treinador do Necessidades:
O resultado espelha a superioridade da equipa do Cristelo, tem um plantel recheado de jogadoras com vasta experiência no futebol feminino e o nosso clube neste momento tem um plantel com jogadoras apaixonadas pelo jogo mas com muita inexperiência, esperamos com o decorrer do campeonato conseguirmos ser competitivas. Entramos no jogo a querer tentar jogar olhar olhos nos olhos com o Cristelo, na 1 parte nos primeiros 20 minutos ainda conseguimos equilibrar a espaços mas a experiência do Cristelo e erros nossos individuais ditaram o acumular do resultado. A partir daí o Cristelo dominou o jogo todo. Parabéns ao Cristelo, em relação ao Necessidades iremos tentar crescer como equipa, passar a mensagem para as atletas desfrutarem a oportunidade da competição. Ass: Álvaro Santos ( treinador do Necessidades FC)
GD Apúlia 7-2 Estela
Campo dos Sargaceiros (Apúlia)
Comentário de Rui Casais treinador do GD Apúlia:
Vitória justa e expressiva da minha equipa por 7–2 frente ao Estela, num jogo marcado por bom futebol, atitude competitiva e espírito de equipa. Parabéns as duas equipas, principalmente às minhas jogadoras , que participaram de forma exemplar e demonstraram enorme compromisso dentro e fora de campo. O foco já está no próximo desafio, frente ao Balazar, com a mesma ambição e união. Um agradecimento especial ao Futebol Popular e à Câmara Municipal de Barcelos pela oportunidade de participação nesta época de futebol feminino, contribuindo para a valorização da modalidade. Dedico a vitória ao Apúlia, aos adeptos, que fizeram recordar velhos tempos, e um destaque muito especial as minhas jogadoras veteranas e suas famílias ,verdadeiras protagonistas deste projeto. Bom campeonato para todas💪 Mister Miguel casais
Comentário de António Lima treinador do Estela:
Foi um jogo difícil contra um adversário forte. Tentámos manter a organização, mas cometemos alguns erros que o adversário soube aproveitar. Apesar do resultado, houve momentos positivos e continuámos a lutar até ao fim