Terminaram ontem, 31 de agosto, as inscrições das equipas de futebol feminino na AFPB para a época 2026/27.

Depois de um arranque algo conturbado na temporada passada, marcado pela escassez de equipas, o futebol feminino parece estar a ganhar cada vez mais força. O crescimento é evidente: de uma época para a outra, o número de participantes quase duplicou, com a competição a contar agora com 14 equipas.

A prova feminina da AFPB terá esta época representação de sete concelhos. Além de Barcelos, Esposende, Póvoa de Varzim, Valença e Viana do Castelo, que já estavam representados na temporada anterior, juntam-se agora Santo Tirso, através do Negrelos, e Braga, com o Águias da Graça.

A Póvoa de Varzim reforça também a sua presença com a entrada do Laúndos.

Três novas equipas de Barcelos

No concelho de Barcelos, há igualmente um crescimento significativo. Aos clubes que já participavam, Palme, Cristelo e Necessidades, juntam-se esta época  Carapeços, Fragoso e GDR Campo.

Fora de Barcelos, mantêm-se na competição Os Torrenses, Vila Fria, Estela, GD Apúlia e Balasar.

Feitas as contas, Barcelos é o concelho mais representado, com seis equipas, seguido da Póvoa de Varzim, com quatro. Valença, Braga, Viana do Castelo e Santo Tirso terão uma equipa cada.

As 14 equipas da época 2026/27

  • Palme
  • Cristelo
  • Necessidades
  • Carapeços
  • Fragoso
  • GDR Campo
  • Laúndos
  • Balasar
  • Estela
  • GD Apúlia
  • Negrelos
  • Águias da Graça
  • Vila Fria
  • Os Torrenses

O crescimento do número de participantes é uma excelente notícia para o futebol feminino na região e mostra que, depois das dificuldades sentidas na época passada, a modalidade começa a conquistar novos clubes e novos projetos.