Realizou-se no passado domingo a 24.ª jornada das 1ª Divisão, com a classificação a manter-se praticamente inalterada. A única mudança de registo foi a troca de posições entre Palme e Negreiros, com todos os restantes clubes a conservarem os lugares que ocupavam à entrada para a jornada.
Apesar da estabilidade classificativa, houve aproximações importantes, sobretudo na luta pela manutenção. Três equipas que se encontram abaixo da linha de água, com exceção do Núcleo da Silva, conseguiram somar vitórias fundamentais: o Paradela venceu o Fonte Coberta por 1-0, o Oliveira triunfou no terreno do Núcleo da Silva 2-4, e o Águas Santas bateu o Negreiros por 2-1.
Estes resultados permitiram ganhos importantes face a Perelhal, Pereira, Bastuço S. João e Fonte Coberta, que saíram derrotados. Oliveira e Paradela, que há poucas jornadas pareciam condenados, voltam agora a acreditar na permanência, estando a 7 e 5 pontos da linha de salvação, respetivamente. Já o Águas Santas está apenas a um ponto de sair da zona de despromoção.
No topo da tabela, o empate entre Leocadenses e Remelhe (2-2), em Abade do Neiva, acabou por favorecer claramente o líder. O Remelhe manteve a vantagem de 10 pontos sobre o rival direto, ficando com o título praticamente encaminhado. A equipa demonstrou também alguma “estrelinha de campeão”, ao recuperar por duas vezes no marcador, beneficiando de um autogolo e de uma grande penalidade.
Ainda assim, o Leocadenses deixou sinais positivos, criando várias ocasiões, incluindo duas grandes defesas de Igor na primeira parte e uma bola na trave na segunda. A equipa soma agora três jogos sem vencer, enquanto o Remelhe ganhou apenas um dos últimos três encontros, mostrando que ainda poderá haver perdas de pontos até final.
Quem aproveitou foi o GDR Campo, que venceu o Pereira por 2-1 e reduziu para apenas um ponto a distância para o Leocadenses, ocupando o 3.º lugar. Já os Leões da Serra, apesar da vitória por 2-1 frente ao Bastuço S. João, continuam a seis pontos do pódio.
Na luta pelos lugares intermédios, o Macieira segurou o 5.º posto ao empatar 2-2 com o Carapeços, mantendo um ponto de vantagem sobre o adversário direto. O Palme, por sua vez, confirmou a recuperação, somando a terceira vitória consecutiva e subindo ao 7.º lugar, por troca com o Negreiros.
A zona inferior continua ao rubro: Perelhal (9.º, 28 pontos) mantém-se apenas três pontos acima da linha de água, enquanto Bastuço S. João, Fonte Coberta e Pereira, todos com 26 pontos, estão à beira dos lugares de descida (25).
No plano individual, foram apontados 28 golos na jornada, com destaque para o único bis, da autoria de Bernardo (Oliveira). Na lista de melhores marcadores, Nuno Simões (GDR Campo) lidera com 20 golos, aumentando para quatro a vantagem sobre Tino (Remelhe), que soma 16. Hugo (Leocadenses), apesar do regresso após três jogos de ausência, não marcou e mantém-se com 13 golos, os mesmos de Petina (Remelhe), fechando o pódio.
Pereira 1-2 GDR Campo
Campo de Pereira
Jogo mais importante para a equipa da casa, que precisava de pontos, mas o GDR Campo também não desistiu do 2.º lugar, ficando agora a apenas um ponto do Leocadenses após esta vitória. A equipa visitante adiantou-se no marcador aos 32 minutos, por intermédio de Venu (0-1), mas ainda antes do intervalo o Pereira chegou à igualdade, com Adriano a fazer o 1-1 aos 40 minutos.
O jogo parecia encaminhar-se para o empate, mas aos 80 minutos Nuno Simões voltou a colocar o GDR Campo na frente (1-2), resultado que se manteve até final.
Com esta derrota, o Pereira manteve o 12.º lugar com 26 pontos, ainda acima da linha de água, mas viu o Águas Santas aproximar-se, agora com 25 pontos em zona de despromoção.
Águas Santas 2-1 Negreiros
Campo Dr.Teotónio da Fonseca
A equipa de Diogo Rodrigues voltou às vitórias, sobretudo em casa, onde se sente mais confortável. Depois da derrota em Campo, venceu um Negreiros que vinha moralizado após golear o Leocadenses por 4-1.
O jogo começou com dois golos rápidos: Salgado fez o 1-0 aos 8 minutos e Hugo Ferreira empatou aos 12 (1-1). Aos 34 minutos, Joca recuperou a frente no marcador, fazendo o 2-1.
O resultado ficou fechado ainda na primeira parte, já que na segunda não houve golos.
O Águas Santas continua em zona de descida, no 13.º lugar com 25 pontos, mas aproximou-se de Pereira, Bastuço e Fonte Coberta (todos com 26). O Negreiros desceu ao 8.º lugar com 30 pontos.
Comentário de Diogo Rodrigues treinador Águas Santas:
Sabíamos que ia ser um jogo de elevado grau de dificuldade, frente a um adversário direto que tem vindo a crescer muito ao longo da época. Estávamos preparados para um jogo intenso, muito físico, e onde o rigor tático e a concentração seriam determinantes. Era fundamental ganhar. Não sendo um jogo incrível da nossa parte, estivemos unidos, soubemos sofrer nos momentos certos e garantimos três pontos importantíssimos, que nos permitem continuar vivos na luta pelo nosso objetivo. Agora é manter o foco, continuar a trabalhar arduamente, semana após semana, porque estamos na fase decisiva da época. Temos plena consciência que temos que ser ainda melhores. Qualquer deslize pode comprometer tudo. Por fim, uma palavra para os nossos adeptos, que foram incríveis e tiveram um papel muito importante neste resultado.
Paradela 1-0 Fonte Coberta
Campo de Paradela
O Paradela continua a lutar para sair da zona de aflição e conseguiu uma vitória importante. Um golo de Matheus Silva aos 5 minutos foi suficiente para garantir os três pontos.
Apesar da vitória, o Paradela mantém-se em zona de descida com 21 pontos, quando a linha de salvação está nos 26.
O Fonte Coberta continua no 11.º lugar com 26 pontos, mas tem o Águas Santas a apenas um ponto de distância
Leocadenses 2-2 Remelhe
Comp. Desp. Carlos Pereira, Abade de Neiva
O jogo era tudo menos decisivo, a não ser que o Leocadenses ficasse fora da corrida em caso de derrota. Mesmo que vencesse, continuaria a 7 pontos do líder Remelhe. O empate deixou tudo na mesma, o que significa que o título está praticamente entregue ao Remelhe: tem 10 pontos de avanço, que na prática são 11, já que o confronto direto lhes é favorável . Assim, o Remelhe fica numa posição confortável, podendo até perder três jogos e ainda assim garantir matematicamente o título.
Foi um jogo bem disputado, com jogadores que sabem tratar bem a bola. O Leocadenses entrou melhor e, aos poucos, foi empurrando o Remelhe para o seu meio-campo. Com entradas pelo meio e pelos flancos, criou a primeira grande oportunidade aos 20 minutos: um remate na pequena área que obrigou Igor a uma defesa milagrosa, defendendo ainda a recarga. Ficava dado o primeiro aviso.
Cinco minutos depois, nova enorme defesa de Igor, desta vez a um remate de fora da área, desviando a bola por cima da trave. E, como tantas vezes acontece, à terceira foi de vez: numa jogada semelhante à primeira oportunidade, Moura colocou a bola no fundo das redes.
Na primeira parte, o Leocadenses podia ter resolvido o jogo. Em vez de ir para o intervalo a vencer por 1-0, poderia estar a ganhar por 3-0, já que o Remelhe não criou qualquer ocasião de golo. Mais do que desperdício, há que destacar o mérito do guarda-redes do Remelhe, que evitou o pior por duas vezes.
Na segunda parte, o Remelhe entrou com outra atitude. Passou a circular a bola com mais rapidez e começou a aproximar-se da baliza de Flávio, que teve de intervir com uma defesa apertada. O Leocadenses reagiu de imediato, lançou-se no ataque e ainda acertou na barra.
A equipa do Remelhe começou também a apostar mais no jogo aéreo e, num cruzamento, Sousa, defesa do Leocadenses, ao tentar cortar a bola, acabou por a desviar para a própria baliza, sem hipótese para o seu guarda-redes. Estava feito o 1-1 aos 70 minutos.
Pouco depois, chegou ao 2-1 para o Leocadenses : cruzamento da direita e Zé Carlos, de cabeça, fez a bola bater na parte inferior da barra antes de entrar, aos 77 minutos.
O Remelhe continuou a criar perigo, insistindo em jogadas pelo interior da área, e num desses lances o avançado foi derrubado. O árbitro assinalou grande penalidade e Perdigão, com frieza, enganou o guarda-redes e fez o 2-2, aos 85 minutos.
Até final, pouco se jogou. Houve tempo ainda para alguns trocadilhos nos bancos envolvendo jogadores , com empurrões, e um membro do staff do Remelhe acabou expulso.
Foi um jogo com tudo: bom futebol, golos, emoção e nervos à flor da pele. O árbitro adotou um critério largo, deixando jogar, e esteve à altura do encontro entre duas das melhores equipas da época 2025-2026. Ficou demonstrado que com um Leocadenses ao nível deste jogo é suficiente para poder estar no Estádio Cidade de Barcelos e até levantar a taça.
Comentário de Leocadenses:
Resultado completamente desajustado ao que se passou em campo. Entramos muito bem no jogo, a circular com qualidade, objetividade e criando dificuldades defensivas ao nosso adversário. Fomos crescendo no jogo e as oportunidades iam surgindo. Fomos aumento o caudal ofensivo e acabamos por naturalmente chegar ao 1-0 cerca dos 30'. Chegamos ao intervalo a vencer por 1-0, quando podíamos e deveríamos ter concretizado mais 2/3 oportunidades claras. Algum demérito nosso, mas sobretudo mérito do GR adversário. Na segunda parte tentamos chegar ao golo da tranquilidade, mas a barra não o permitiu. Sem que nada o fizesse prever, uma bola despejada para a nossa área é desviada de forma inglória e infeliz, pelo nosso central que faz um autogolo. Fomos de novo à procura do golo e este acabou por surgir perto do minuto 80. A partir daqui fomos tentando segurar o resultado sem nunca nos expormos, perto do minuto 90 surge o penálti para o Remelhe que lhes permite chegar ao golo do empate.
Comentário em Vídeo de Perdigão avançado do Remelhe:
Palme 3-1 Perelhal
Campo da Bela Vista, Palme
O Palme voltou aos bons resultados e já não perde há cinco jornadas, somando três vitórias consecutivas. Foi a única equipa a alterar a tabela, ultrapassando o Negreiros e subindo ao 7.º lugar com 33 pontos.
Apesar da vitória, foi o Perelhal a adiantar-se no marcador aos 40 minutos, por Daniel (0-1). A resposta foi imediata e, dois minutos depois, André Vassalo fez o 1-1, resultado ao intervalo.
Na segunda parte, Pimenta consumou a reviravolta aos 62 minutos (2-1) e Luís Silva fechou o resultado aos 85 minutos (3-1).
O Perelhal ocupa o 9.º lugar com 28 pontos, três acima da linha de descida.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme
Não tenho nada a dizer…
Macieira 2-2 Carapeços
Campo de Macieira
Frente a frente estiveram duas equipas de valor idêntico, que disputam o 5.º lugar. São formações que marcam e sofrem golos com regularidade.
Na primeira parte, o Carapeços foi superior e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Douglas aos 35 minutos e Gui mesmo em cima do descanso.
Na segunda parte, o Macieira reagiu e foi melhor, reduzindo aos 65 minutos por Paulo Miranda (1-2) e chegando ao empate 2-2 aos 84 minutos por César Nunes, treinador-jogador da equipa.
As duas equipas mantêm as suas posições: o Macieira é 5.º com 38 pontos e o Carapeços 6.º com 37. Com a distância para os quatro primeiros, duas vitórias nos seis jogos que faltam deverão ser suficientes para garantir a manutenção na Divisão de Honra.
Silva 2-4 Oliveira
Campo do GDR Campo
O Oliveira, último classificado há várias jornadas, voltou a vencer no terreno do Silva S. Salvador por 4-2, apesar de ter chegado a estar a vencer por 4-0.
Ao intervalo, o Oliveira vencia por 1-0, com golo de Bernardo aos 35 minutos. Na segunda parte surgiram mais cinco golos: Bernardo bisou aos 60 (0-2), Tozé fez o 0-3 aos 69 e Tanaka ampliou para 0-4 aos 85 minutos.
Só depois reagiu o Silva, com Edgar a reduzir para 1-4 e Hélder Amorim a fixar o resultado final em 2-4.
O Silva mantém o 14.º lugar, em zona de descida, com 21 pontos. O Oliveira continua no último lugar, agora com 19 pontos, mantendo esperança na manutenção.
Comentário de Papagaio treinador do Oliveira:
Foi uma vitória muito importante para nós, contra um adversário direto e num momento decisivo da época. Entrámos bem, organizados, conseguimos ir para o intervalo a vencer e, na segunda parte, fomos eficazes e chegámos ao 4-0 com mérito. Nos últimos minutos do jogo, sofremos dois golos que não podem acontecer, e isso é algo que vamos ter de corrigir. Este resultado dá-nos confiança, mas temos os pés bem assentes na terra. Sabemos onde estamos, sabemos que somos últimos e que vamos ter de sofrer muito até ao fim. Mas também sabemos uma coisa: enquanto acreditarmos uns nos outros, vamos continuar a lutar por cada ponto, até ao último segundo da época.
Bastuço S. João 1-2 Leões da Serra
Campo de Bastuço S. João
Os Leões da Serra venceram fora o Bastuço S. João pela margem mínima. Aos 15 minutos, Rúben colocou a equipa visitante em vantagem (0-1), mas o Bastuço respondeu aos 25 minutos, com Pato a fazer o 1-1.
Ainda antes do intervalo, Ricky voltou a colocar os Leões da Serra na frente, fazendo o 1-2 aos 34 minutos.
Os Leões da Serra seguem no 4.º lugar com 44 pontos. Já o Bastuço somou a segunda derrota consecutiva e mantém-se na 10.ª posição com 26 pontos, apenas mais um que o Águas Santas, que está abaixo da linha de água.