Disputada a 16.ª jornada da Série B, a classificação manteve-se inalterada. Apesar da intensidade competitiva, tudo ficou na mesma, numa prova que começa a definir contornos claros, embora ainda haja equipas a recusar “atirar a toalha ao chão”.

O Várzea continua simplesmente imparável. Líder isolado, invicto e dominante em todos os registos, mais vitórias, melhor ataque e defesa menos batida, a formação voltou a dar espetáculo ao golear o Aborim por 5-0. A única vez que não venceu esta época foi no empate frente a um forte Fragoso. De resto, tem sido uma campanha praticamente perfeita.

Na luta pelo segundo lugar, que garante subida, o cenário está cada vez mais fechado a dois protagonistas: Baluganense e Fragoso. Ambas realizam campeonatos de enorme qualidade e, em circunstâncias diferentes, até poderiam merecer a promoção. Contudo, apenas uma poderá acompanhar o Várzea.

Para já, a vantagem pertence ao Baluganense, que ocupa o 2.º lugar com 36 pontos e depende apenas de si próprio. Nesta jornada, venceu em Cambeses por 2-1, num jogo difícil, mas resolvido com eficácia. O Fragoso, por sua vez, também triunfou pelo mesmo resultado (2-1) na deslocação a Perelhal frente ao S. Mamede, mantendo-se colado ao rival, a apenas um ponto de distância, no 3.º posto.

Santa Eugénia e Chorente continuam a alimentar esperanças. O Santa Eugénia assume-se como a equipa revelação da temporada, somando 28 pontos no 4.º lugar. Nesta jornada, venceu Os Estrelas por 4-1 e mantém um jogo em atraso. Está a oito pontos do 2.º classificado, podendo, no melhor cenário, reduzir para cinco a diferença, tarefa difícil, mas matematicamente possível.

O Chorente também vive uma época de grande nível, com resultados muito consistentes, sobretudo em casa. Recebeu e venceu o Pedra Furada por 4-3, num encontro disputado até ao fim. Ocupa o 5.º lugar com 27 pontos, a nove da zona de subida.

Na metade inferior da tabela, a luta é pela permanência. O Cambeses, apesar da derrota, mantém o 6.º lugar com 22 pontos. O Pedra Furada segue acima da linha de água, com 20. Abaixo dessa posição encontram-se Aborim, Estrelas, MARCA, S. Mamede, Lírio do Neiva e Necessidades, equipas que, para já, ocupam lugares de descida ao 3.º escalão.

Em termos estatísticos, a jornada foi fértil em golos: marcaram-se 26, curiosamente apontados por 26 jogadores diferentes.

Na tabela dos melhores marcadores, Rui Faria (Várzea) continua na liderança com 18 golos, apesar de ter ficado em branco nesta ronda. Gil Sousa (Baluganense) e Tiago Bento (Várzea), ambos com 16 tentos, e Gatão (Sequeade), com 15, mantêm-se na perseguição ao topo da lista dos goleadores.

Fragoso 2-1 S. Mamede

Campo de Perelhal 

Sem margem para erro, o Fragoso venceu a formação de Vilar do Monte, mas encontrou mais dificuldades do que o esperado perante um S. Mamede aguerrido, que fez tremer a equipa orientada por Bruno Dantas. Hélder Freitas inaugurou o marcador aos 20 minutos, vantagem mínima que se manteve até ao intervalo. Na bancada ou no banco, o encontro tinha também um significado especial: duas mulheres presidentes lideravam os destinos dos respetivos clubes, num exemplo claro da crescente afirmação feminina no futebol popular. Carla Figueiredo, presidente do S. Mamede, abriu um sorriso no início da segunda parte quando viu Machado restabelecer a igualdade (1-1), aos 55 minutos. Do outro lado, Ana Balsa, líder do Fragoso — os “lobos” —, no banco de suplentes manteve a serenidade e confiança na sua equipa, demonstrando a firmeza de quem acredita no trabalho desenvolvido.

Já na reta final da partida, Minorca desfez o empate aos 85 minutos, e colocou novamente o Fragoso em vantagem. O golo devolveu o sorriso a Ana Balsa e confirmou a maturidade competitiva da sua formação. Até ao apito final, o resultado não mais se alterou. Com esta vitória, o Fragoso mantém-se no 3.º lugar, colado ao Baluganense, que ocupa a 2.ª posição com apenas mais um ponto. O S. Mamede, apesar da boa réplica e da atitude destemida em Perelhal, continua no 11.º posto, com 8 pontos. Ainda assim, fica a imagem de uma equipa organizada e ambiciosa, bem representada por uma liderança feminina que honra e valoriza o futebol popular.

Comentário de Fragoso:
Fragoso não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de S. Mamede:
S. Mamede não enviou um comentário para este jogo.

Várzea 5-0 Aborim

Campo do Várzea 

O Várzea continua em grande forma e voltou a golear, desta vez o Aborim. Tiago Bento abriu o marcador aos 15 minutos (1-0) e Castiço ampliou aos 28’ (2-0), resultado ao intervalo. Na segunda parte, Tozé fez o 3-0 aos 55’, Miguel marcou o 4-0 aos 58’ e Marquinho fechou a goleada aos 90 minutos. Com 15 jogos no campeonato e mais dois na Taça, o Várzea segue invicto, somando 16 vitórias e um empate em 17 partidas. Lidera com 43 pontos, sete a mais que o Baluganense, e ainda pode garantir presença nas meias-finais da Taça se vencer o Cristelo no dia 1 de março. O Aborim ocupa o 8.º lugar, com 17 pontos, em zona de despromoção, mas ainda com hipóteses de permanência.

Comentário de Várzea:
Várzea não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Aborim:
Aborim não enviou um comentário para este jogo.

Chorente 4-3 Pedra Furada

Campo de Negreiros 

Dérbi intenso e emotivo, com constantes alterações no marcador. O Pedra Furada adiantou-se cedo, por Pedro Lopes, aos 7 minutos (0-1). Hélder Silva ampliou aos 17’ (0-2), mas a resposta do Chorente foi rápida: Pedro Jesus empatou a partida (2-2) aos 23 minutos. Ainda antes do intervalo, o Pedra Furada voltou a marcar, fixando o 3-2 ao descanso. Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se. Rodrigo Cruz fez o 3-3 aos 85 minutos, mas já em cima dos 90’, Alejo marcou o golo decisivo, garantindo o triunfo por 4-3 para a equipa da casa. O Chorente mantém o 5.º lugar, com 27 pontos, a nove da zona de promoção. O Pedra Furada segue no 7.º posto, com 20 pontos, e terá de lutar para assegurar a permanência.

Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
A equipa encarou o jogo com muita seriedade, sabendo que se tratava de um dérbi a motivação é sempre extra, as dificuldades encontradas, era o que já prevíamos um adversário que impõe muita velocidade ao jogo e agressividade na zona central, entramos bem no jogo com varias oportunidades de golo, a reforçarmos a zona central com mais um médio ofensivo, a obrigar o adversário a jogar mais por dentro e com dois extremos bastante rápidos para obrigar o adversário a recuar as linhas, no geral fizemos um bom jogo bastante ofensivo, pena foi os erros defensivos que por abitual não cometemos mas faz parte do jogo, taticamente foi um jogo no meu ver bastante inteligente de parte a parte. Ganhou a melhor equipa pena o resultado não ser mais dilatado derivado às várias oportunidades de golo que tivemos e o adversário no segundo tempo não teve nenhuma.

Comentário de Pedra Furada:
Pedra Furada não enviou um comentário para este jogo.

ND Sta. Eugénia 4-1 Estrelas S. Pedro

Campo de Sta. Eugénia

A equipa sensação do Popular de Barcelos voltou a confirmar o excelente momento ao vencer Os Estrelas por 4-1. O início foi surpreendente, com Ronilson a colocar os visitantes na frente aos 7 minutos (0-1). A reação foi imediata: Vitinha empatou aos 16’, Francisco operou a reviravolta aos 21’ (2-1) e Domingues ampliou para 3-1 aos 40 minutos. Na segunda parte, Joel fixou o resultado final em 4-1. O Santa Eugénia mantém o 4.º lugar, com 28 pontos, a oito do 2.º classificado, mas com menos um jogo disputado. Já Os Estrelas, no 9.º lugar com 16 pontos, continuam na luta pela permanência.

Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia:
Foi um jogo onde dominamos de princípio a fim apesar de entrarmos a perder!!
Fomos a melhor equipa em campo tivemos varias ocasiões para fazer golo mas acabamos por sofrer numa das poucas aproximações a nossa baliza!! Tivemos calma e continuamos a controlar o jogo com bola e conseguimos ir para o intervalo já a vencer! A equipa está de parabéns pelo bom desempenho estamos cada vez mais maduros a perceber o que o jogo pede em todos os momentos! Desejar boa sorte aos estrelas para o que resta da época espero que consigam alcançar os seus objetivos

Comentário de Miguel Alves treinador do Estrelas S. Pedro:
Jogo contra um bom adversário, muito disputado onde todos os jogadores se esforçaram e deixaram tudo em campo, marcamos primeiro praticamente na primeira abordagem à baliza adversária mas logo de seguida o empate foi reposto (tem sido assim em muitos jogos), não temos tido a capacidade de dar consistência aos resultados que capitalizamos permitindo q o adversário vire jogos muito rapidamente. Fizemos uma boa segunda parte com 4 ou 5 muito boas situações que nos permitia entrar na partida. Temos uma equipa muito jovem que está a assimilar processos, que está a aprender e obviamente vai cometer erros o que é normal e temos plenamente essa noção nunca culpando terceiros. Salientar o regresso de um elemento (João Simões) ausente desde a época passada por lesão. Tivemos uma situação nova que nunca tínhamos presenciado ... A existência do VAR no popular... 

Cambeses 1-2 Baluganense

Campo de Cambeses 

O Baluganense não vacilou e conquistou uma vitória importante no terreno do Cambeses. O jogo foi equilibrado, com o golo inaugural a surgir mesmo em cima do intervalo, por intermédio do goleador Gil Rego (0-1). Na segunda parte, a vantagem mínima manteve-se até aos 80 minutos, altura em que Diogo Ferreira fez o 0-2. Já perto do final, Sérgio Lopes ainda reduziu para 1-2, mas o Cambeses não conseguiu evitar a derrota. O Baluganense segue no 2.º lugar, com 36 pontos, atrás do líder Várzea (43), mas com o Fragoso a apenas um ponto no 3.º posto. O Cambeses mantém-se em 6.º, com 22 pontos, já longe da luta pela subida.

Comentário de Carlos Pio treinador  do Cambeses:
Boa tarde Jornal Domingo às Dez Hoje faço o último comentário de jogo . Isto porque o que se passou em jogo foi de um desnível muito grande , Baluganense leva três pontos oferecidos pela equipa de arbitragem. Futebol Popular Barcelos tem excelentes equipas de futebol, em relação á arbitragem acho que é do nível mais baixo que existe . ACDR CAMBESES merece mais respeito dentro das quatro linhas. Espero a vossa compreensão .

Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar. A equipa adversária apresentou-se muito bem organizada, com processos claramente definidos. Na primeira parte, o Baluganense assumiu o controlo do jogo, conseguindo criar algumas situações de perigo e chegando mesmo à vantagem já perto do intervalo. Na segunda parte, entrámos com a mesma determinação, aguardando que a equipa adversária se expusesse um pouco mais. Conseguimos chegar ao segundo golo, apesar de estarmos a jogar com 10 jogadores desde os 15 minutos da segunda parte. Com o resultado em 2–0, baixámos o bloco para tentar gerir a vantagem. No entanto, o Cambeses conseguiu reduzir para 2–1. Deixo os meus parabéns à equipa adversária, pela excelente organização, e aos meus jogadores, que são enormes. Só nós sabemos o quanto trabalham para, ao fim de semana, conseguirmos conquistar os três pontos. Não posso deixar de agradecer também aos nossos adeptos, que fazem parte deste grande grupo.

MARCA 3-0 Necessidades

Campo do MARCA Vila Cova 

Esperava-se equilíbrio entre duas equipas da parte inferior da tabela, mas o MARCA resolveu cedo a partida. Jota abriu o marcador de penálti aos 5 minutos (1-0) e Cunha ampliou aos 25’ (2-0), resultado ao intervalo. Na segunda parte, Leo fechou a contagem aos 75 minutos, fixando o 3-0 para a formação de Vila Cova. Apesar do triunfo, o MARCA soma 12 pontos e continua a oito da linha de água. O Necessidades permanece no último lugar, com apenas 5 pontos.

Comentário de MARCA:
MARCA não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Dário Cruz treinador do Necessidades:
Foi injusto a forma como perdemos este jogo, entramos muito bem nos primeiros 5 minutos, duas grandes oportunidades para nós, depois num lance de completa distração da equipa de arbitragem, na nossa opinião, um fora de jogo claro que termina num penálti para o adversário. Essa decisão matou por completo não só a nossa equipa como o restante do jogo todo, que não terminou por falta de condições de segurança. De resto dar os parabéns ao adversário pela vitória e da nossa parte, vamos continuar a trabalhar.