Após a realização da 13.ª jornada, a 2.ª Divisão ficou ainda mais animada e imprevisível, sendo cada vez mais difícil adivinhar quem irá garantir a subida de divisão. É saudável para a competição verificar que, do 2.º lugar, ocupado pelo Cristelo, ao 8.º lugar, onde se encontra o Sequeade, há apenas quatro pontos de diferença.

Neste lote de equipas,  S. Martinho (líder), Cristelo, Lijó, Águias do Neiva, Grimancelos, Cossourado, Carvalhas e Sequeade,  todas mantêm legítimas aspirações a marcar presença na divisão de elite na próxima época. As próximas jornadas serão decisivas para perceber quem consegue manter maior regularidade, e nessa vertente quem mais se destaca é o S. Martinho, que soma já sete jogos consecutivos sem perder, com seis vitórias nesse período. Nesta jornada, venceu fora de casa um adversário direto, o Águias do Neiva, por 2-0.

O Cristelo sofreu novo rombo, ao somar a segunda derrota consecutiva, desta vez em Cossourado, por 2-0. Apesar disso, mantém o 2.º lugar com 27 pontos, mas já sente a pressão do Lijó, que está apenas a um ponto, depois de vencer em casa o também candidato Grimancelos por 1-0.

Mais atrás, Carvalhas e Sequeade também cumpriram, vencendo os seus encontros. O Carvalhas foi ganhar a Creixomil por 1-0, enquanto o Sequeade venceu o Milhazes por 3-0. Ambas as equipas ocupam agora o 7.º e 8.º lugares, com 23 pontos, estando apenas a quatro pontos de um lugar de subida.

Apesar das derrotas, Águias do Neiva e Grimancelos continuam bem posicionados, no 4.º e 5.º lugares, com 25 pontos, apenas a dois do acesso à subida.

Do 8.º lugar para baixo, a realidade começa a ser diferente, com estas equipas cada vez mais afastadas da luta pela promoção, numa 2.ª Divisão que, com a criação anunciada da Divisão de Honra, funcionará na prática como uma terceira divisão.

Nesta jornada foram marcados apenas 14 golos, sendo o grande destaque Tampas, do Cossourado, autor dos dois golos na vitória frente ao Cristelo. Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria regressou à liderança, com 14 golos, os mesmos de Gil Rego (Baluganense) e Gatão, ambos também a marcar nesta ronda.

 

Lijó 1-0 Grimancelos

Campo de Lijó 

Outro jogo de gigantes disputou-se em Lijó e, com a vitória da equipa da casa, aumentam os candidatos à subida. O único golo da partida foi apontado aos 70 minutos por Cibrão.

O Grimancelos, apesar da derrota, desceu ao 5º lugar com 25 pontos, menos um que o Lijó, que subiu ao 3º lugar, com 26 pontos. Ambas as equipas pressionam o Cristelo, que soma 27 pontos e ocupa lugar de subida.

Importa lembrar que a linha que dita a descida ao 3º escalão está atualmente nos 23 pontos.

Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Bom jogo de futebol, jogado a alta intensidade com as equipas sempre á procura de serem superiores uma á outra. Daí resultou um bom jogo de futebol. Primeira parte equilibrada com poucos lances para golo, mas muito bem jogada e com boas nuances tácticas. Segunda parte conseguimos fazer melhor. Além do golo de Cibrão, temos um lance em que Ferreira falha a finalização mesmo em cima da linha de golo e pouco depois, Jordan após passar o redes, atira ao lado. Pelo que o Lijó fez durante toda a partida, resultado justo contra uma boa equipa.

Comentário de Miguel Gomes treinador do Grimancelos:
Bom dia, Um jogo contra um adversário bem organizado, tínhamos plena consciência que seria um resultado decidido nos pormenores e penalizando a equipa que mais se expusesse ao erro. Um primeiro tempo intenso nos duelos, jogo repartido com pouco perigo nas áreas. Segundo tempo na mesma toada, onde o nosso adversário foi mais forte, mais intenso, mais organizado, onde nos obrigou a errar e conseguiu chegar á vantagem, dispondo depois de mais 2/3 situações de finalização clara onde poderiam ter dilatado a vantagem. Resultado justo, onde ganhou a equipa que mais quis ganhar, aquela que encarou o jogo de forma mais séria.

Sequeade 3-0 Milhazes

Complexo Desportivo de Carreira

O Sequeade voltou às vitórias e ganhou novo fôlego com este triunfo frente ao Milhazes. A vitória começou a desenhar-se aos 20 minutos, com Gatão a converter uma grande penalidade. Foi o 89º golo de Gatão no Popular de Barcelos, sendo, muito provavelmente, o melhor marcador da história da competição. O avançado está agora a 11 golos de chegar aos 100, uma marca difícil de alcançar, já que terá de manter uma média superior a um golo por jogo até ao final da época. O 2-0 foi apontado por Dener aos 27 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo. O 3-0 surgiu aos 75 minutos, por intermédio de Alex. Com esta vitória, o Sequeade soma 23 pontos no 8º lugar, ficando apenas a 4 pontos do último lugar de subida. No entanto, se o campeonato terminasse hoje, a equipa faria parte do 3º escalão na próxima época. O Milhazes, no 11º lugar com 12 pontos, dificilmente escapará à descida.

Comentário de Sequeade:
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Milhazes:
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Carvalhal 1-1 Feitos

Campo de Cristelo 

Carvalhal e Feitos empataram a uma bola no campo do Cristelo, devido ao mau estado do relvado do recinto da equipa de Piloto. A equipa do Carvalhal foi para o intervalo a vencer por 1-0, com golo de Melo aos 40 minutos. Na segunda parte, a equipa orientada por Dany chegou ao empate por intermédio de Bruno Barroso, aos 65 minutos, resultado que não mais se alterou até final. Estas duas equipas vivem um momento difícil. O Feitos, que venceu seis jogos consecutivos no início da época, perdeu consistência e atravessa agora dificuldades para retomar uma sequência positiva de resultados. O Carvalhal também luta para se afirmar e recuperar o estatuto que já teve no Popular de Barcelos, com vários títulos conquistados. Este empate não favoreceu nenhum dos clubes, que se encontram no lote das equipas que, à data de hoje, fariam parte do 3º escalão do Popular de Barcelos na próxima época. A linha de salvação está a 6 pontos para o Feitos e a 10 para o Carvalhal.

Comentário de Carvalhal:
Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo onde entramos apáticos, com poucos movimentos ofensivos. Não fomos agressivos no bom sentido. Enquanto adversário trocava muito bola entre a sua linha defensiva sem fazer grande perigo chegou ao golo num lance infeliz nosso. Numa primeira parte em que adversário em nada merecia ir a vencer nem nos. Segunda parte entramos melhor com algumas mudanças que mudaram algumas dinâmicas na nossa equipa. Mas sobretudo jogamos com mais confiança e chegamos ao empate forma natural. E podíamos e devíamos ter feito o 2 golo mas falamos pelo menos 3 golos "cantados". Resultado injusto a meu ver mas uma grande resposta desportiva dos meus jogadores nada lhes posso apontar sobretudo a 2 parte.

Cossourado 2-0 Cristelo

Campo de Cossourado

O Cristelo esbarrou num Cossourado motivado e voltou a perder, vendo o seu adversário direto, o S. Martinho, aumentar a vantagem para quatro pontos. O Cristelo segue em 2º lugar, mas sente agora a pressão do Lijó, que ocupa o 3º posto com 25 pontos. Leandro Pereira, “Tampas”, foi o carrasco da equipa da visitante, apontando o 1-0 aos 30 minutos da primeira parte e fazendo o 2-0 aos 75 minutos. Com esta vitória, o Cossourado passou a somar 24 pontos, ocupando o 6º lugar. A equipa tem o lugar de subida a 4 pontos, mas está também apenas a 1 ponto da zona que dita o 3º escalão.

Comentário de Fábio Miranda treinador do Cossourado 

Recebemos o Cristelo em nossa casa num jogo que sabíamos que seria difícil. Foi uma partida muito disputada, com grande intensidade e vontade de ganhar de ambas as equipas. Ainda assim, ao longo do encontro, fomos maioritariamente a equipa que esteve mais perto do golo. Chegámos ao intervalo a vencer por 1-0 e, na segunda parte, era expectável uma reação do adversário. A equipa manteve-se concentrada, organizada e soube contrariar as intenções do Cristelo. Continuámos a criar as melhores oportunidades e acabámos por chegar de forma natural ao 2-0, um resultado justo pelo que se passou nos 90 minutos. Foi uma vitória importante, mas ainda não ganhámos nada. É obrigatório continuar a trabalhar com humildade, e agora foco total no próximo jogo. Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio constante.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Agradecer aos nossos adeptos por vir ao jogo num tempo tão mau. O que custa mais é não lhes poder dar a vitória. Sobre o jogo, campo complicado, pelado e pesado, não servindo de desculpa, o Cossourado ganhou com justiça foi mais prático e com mais fome de vencer. Cabe nós a nós de repor os níveis de confiança e ganhar já no próximo Domingo.

Creixomil 0-1 Carvalhas

Campo Das Fontainhas "Creixomil"

O Creixomil caiu no último minuto, ao sofrer o golo que ditou a vitória do Carvalhas nas Fontainhas. Alex foi o autor do tento decisivo. O Creixomil vinha a realizar uma boa recuperação, não perdendo há três jornadas. Já o Carvalhas somou a terceira vitória consecutiva e relançou-se na luta por um lugar que dá acesso à Divisão de Elite. O Carvalhas mantém o 7º lugar, com 23 pontos, estando agora a 4 pontos do último lugar de subida, ocupado pelo Cristelo. No entanto, importa lembrar que também se encontra próximo da linha de água para o 3º escalão. O Creixomil soma 16 pontos e luta para sair da zona de descida, estando a linha de salvação nos 23 pontos.

Comentário de "Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito mau da nossa parte.. Entramos bem e nos primeiros 15 minutos o jogo foi repartido mas a partir daí o adversário foi quase sempre superior com melhores decisões, mais rápidos e intensos e sempre com qualidade na circulação de bola com muita largura e nós com muita dificuldade em acertar nas marcações e com uma qualidade de passe miserável. Ao intervalo o resultado já era injusto para o adversário. Na 2a parte tentamos corrigir mas mais uma vez tivemos dificuldade e o adversário conseguiu sempre ser superior em todos os parâmetros do jogo, tivemos apenas uma oportunidade de golo na 2a parte o que me deixa com uma frustração enorme. Vitória justa do Carvalhas e um pedido de desculpas aos nossos fantásticos adeptos.. Não estivemos à altura deles.. Vamos reagir já na próxima semana.. Continuaremos!!

Comentário de "Alegria" treinador do Carvalhas:
Um jogo que se sabia que ia ser muito difícil, íamos defrontar uma equipa que tinha marcado 9 golos nos últimos 2 jogos, muito bem orientada pelo meu grande amigo Hélder e do seu adjunto Lopes grandes conhecedores do futebol popular . Preparamos bem o jogo no aspeto coletivo, quer nos momentos de pressão , quer nas transições em que fomos uma equipa que executou em pleno o que tínhamos planeado para o jogo . Tivemos algumas oportunidades para marcar e pecamos em muito foi o ponto negativo da nossa exibição mas vejo uma equipa que mesmo nos últimos minutos não abdica de trabalhar o jogo de forma intensa e com muito critério, em que são pontos chave para o sucesso . Apesar do tempo de inverno, tivemos um grande apoio dos nossos adeptos .

Aguias do Neiva 0-2 S. Martinho

Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva)

Este jogo era um verdadeiro teste para duas formações com ambições de subida, e o S. Martinho saiu vencedor, dando um passo de gigante rumo aos seus objetivos. O resultado ficou fechado ainda na primeira parte. Luís Azevedo regressou ao melhor nível e colocou a sua equipa em vantagem aos 24 minutos. Pouco depois, aos 30 minutos, Pedro Maciel aumentou para 2-0. Apesar de ainda haver muito tempo para jogar, a equipa dos Águias do Neiva, que possui o segundo melhor ataque da 2ª Divisão, não conseguiu bater a defesa do S. Martinho. A formação orientada por João Silva manteve a liderança, agora com 31 pontos, e beneficiou ainda da derrota do Cristelo em Cossourado, aumentando a vantagem para 4 pontos. Apesar da derrota, os Águias do Neiva mantêm-se na luta pela subida, ocupando o 4º lugar com 25 pontos, apenas a dois do Cristelo, que ocupa posição de subida.

Comentário de Aguias Tiago Silva treinador Adj. do do Neiva:
Foi um jogo mau da nossa parte. Uma primeira parte onde estivemos muito desligados, sem conseguir ser objetivos, estávamos completamente irreconhecíveis ao que tinhas feito até à data. E em duas transições o adversário faz dois golos que nos desorientou ainda mais. Ao intervalo tentamos alterar as coisas para conseguir agredir mais e melhor a linha de 5 do adversário e embora crescêssemos muito mas no jogo, com mais controlo, mais investidas, não conseguimos criar verdadeiramente perigo. Foi um dia mau mas que faz parte do crescimento dos atletas. Não começamos a segunda volta da melhor maneira mas acredito que deste jogo vamos tirar muitas ilações que nos ajudaram a crescer e a ser melhores nos jogos futuros! Resta salientar a atitude da equipa na segunda parte e dar os parabéns ao adversário.

Comentário de João Silva treinador do S. Martinho:
Num jogo de elevado grau de dificuldade, fomos uma verdadeira equipa e alcançámos a vitória. Conhecendo o valor e a qualidade técnica do Águias do Neiva, apresentámo-nos organizados na primeira parte, com agressividade e objetividade, criando várias situações de perigo e permitindo muito pouco ao adversário. A meio da primeira parte, após um passe vertical bem medido, o Luís inaugurou o marcador. Prosseguimos incisivos, fomos acumulando algumas oportunidades até ao intervalo. Numa delas, num excelente slalom individual, o Joel fez o segundo. Na segunda parte, baixámos um pouco as linhas, os jogadores foram maduros. O adversário teve mais posse de bola, mas fruto de um grande trabalho coletivo, não permitimos praticamente nenhuma oportunidade de golo. Tivemos algumas dificuldades nas transições, mas ainda criámos perigo de bola parada. Fica registado mais um bom trabalho de equipa e a noção clara de que ainda temos muito para melhorar e continuar a crescer. Juntos! Ao trabalho!  

Silveiros 2-1 Os Andorinhas 

Campo do Carvalhas

Encontraram-se duas equipas do fundo da tabela, com a equipa do Silveiros, a jogar no terreno do Carvalhas devido a obras no seu recinto, a conquistar a 2ª Vitória  da época. Com este triunfo, o Silveiros soma agora 9 pontos, no penúltimo lugar. Os Andorinhas mantêm-se no último lugar, com apenas 2 pontos, e continuam sem qualquer vitória. Ambos os clubes estão praticamente condenados a integrar o 3º escalão do Popular de Barcelos na próxima época. Quanto ao jogo, os Andorinhas chegaram ao intervalo em vantagem, com golo de Pedro Lopes. Na segunda parte, Serrinha empatou para o Silveiros e, na sequência de um autogolo, a equipa da casa passou para a frente do marcador, vencendo por 2-1.