Realizou-se no passado fim de semana a 11.ª jornada da 2.ª Divisão – Série B, marcada pelo regresso do Várzea às grandes exibições ofensivas. A equipa líder foi ao terreno do Marca vencer de forma clara por 5-0, depois de algumas jornadas com menor eficácia na finalização, mantendo assim uma liderança confortável. O Várzea soma agora uma vantagem de 8 pontos sobre o 2.º classificado, Fragoso, que segue com 23 pontos. No entanto, o cenário pode sofrer alterações já na próxima ronda, uma vez que o Várzea folga. Caso o Fragoso vença em Aborim, poderá reduzir a diferença para 5 pontos, reacendendo a luta pelo primeiro lugar. Também o Baluganense, se vencer o Pedra Furada, poderá aproximar-se ainda mais, ficando a 7 pontos, o que promete dar novo fôlego à corrida pela promoção.

Nesta jornada, o Fragoso não vacilou e cumpriu em casa frente aos Estrelas, vencendo por 2-0, com um golo em cada parte. Já o Pedra Furada subiu ao 4.º lugar, com 19 pontos, após bater o Necessidades por 3-1, num jogo em que já vencia 2-0 ao intervalo. Ainda assim, o grande objetivo, o 2.º lugar, encontra-se a 4 pontos de distância. Santa Eugénia e Chorente regressaram às vitórias, depois do empate entre ambos na jornada anterior, mantendo-se firmes na luta pela promoção. O Santa Eugénia foi vencer fora o Cambeses por 3-2, enquanto o Chorente bateu o Lírio do Neiva por 3-1, num triunfo seguro. O Santa Eugénia está agora a 4 pontos do lugar de promoção, e o Chorente a 5, com tudo ainda em aberto nesta fase do campeonato. O Cambeses começa a afastar-se dos lugares cimeiros. A derrota caseira frente ao Santa Eugénia deixou a equipa no 7.º lugar, com 15 pontos, já a 8 do 2.º classificado. A partir do 8.º lugar para baixo, as hipóteses de chegar à promoção tornam-se cada vez mais remotas. O Aborim ganhou novo alento ao vencer no sábado o S. Mamede por 4-0, mas os 11 pontos que soma, no 9.º lugar, continuam a saber a pouco para ambições mais altas.

Apesar dos 24 golos marcados nesta jornada da Série B, apenas um jogador conseguiu bisar: Michael Okushi, do Chorente. Os restantes 22 golos foram apontados por marcadores diferentes, num claro sinal de equilíbrio ofensivo.

Na lista dos melhores marcadores, liderada por Gatão (Sequeade) com 12 golos, o destaque vai para Hélder Freitas do Fragoso , que subiu posições ao alcançar os 9 golos, ocupando agora o 5.º lugar da tabela de artilheiros.

A Série B entra agora numa fase decisiva, com a luta pela promoção cada vez mais intensa e dependente de cada detalhe.

S. Mamede 0-4 Aborim 

Campo do MARCA Vila Cova 10 de Janeiro 

O Aborim foi vencer o Águias de S. Mamede, em Vila Cova, no passado sábado. Américo abriu o marcador aos 25 minutos (0-1) e Joseph aumentou para 0-2 aos 45, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, Diogo Sousa fez o 0-3 aos 80 minutos e Hugo Simões fechou a contagem em 0-4 aos 90. O Aborim mantém o 9.º lugar com 11 pontos, enquanto o S. Mamede continua na última posição com 4 pontos.

MARCA 0-5 Várzea 

Campo do MARCA Vila Cova 11 de janeiro 

O Várzea voltou às goleadas frente a uma equipa que regressou ao Futebol Popular, mas que ainda não conseguiu impor-se ao nível desejado. Na luta pela subida, o líder não facilitou e acabou por construir uma vitória expressiva, embora o jogo tenha sido mais equilibrado até perto do intervalo. Já aos 45 minutos, Tuka desbloqueou o marcador e fez o 0-1.

Na segunda parte, tudo se desmoronou para o MARCA. Miguel aumentou para 0-2 aos 50 minutos, Luís Santos fez o 0-3 aos 57 e, já perto do final, Diogo Picas marcou o 0-4 aos 80 minutos, com Bessa a fechar a goleada em 0-5 aos 85.
O Várzea, com apenas um empate em 11 jogos, segue destacado na liderança com 31 pontos em 33 possíveis, deixando agora o Fragoso, segundo classificado, a 8 pontos de distância. O MARCA continua no fundo da tabela com 5 pontos.

Chorente 3-1 FC Lírio do Neiva

Campo de Macieira 11 de janeiro 

O Chorente regressou às vitórias frente ao Lírio do Neiva. A equipa da casa abriu o marcador aos 25 minutos por Michael Okushi (1-0), que voltou a marcar aos 35, bisando e colocando o resultado em 2-0. O Lírio do Neiva ainda reduziu aos 45 minutos, por Bruno Barbosa, levando o 2-1 para o intervalo. Na segunda parte, aos 60 minutos, Pedro Jesus fez o 3-1, selando o resultado final. O Chorente ocupa o 6.º lugar com 18 pontos, ficando a cinco dos lugares de subida. O Lírio do Neiva, estreante nestas andanças, segue no 10.º lugar com 5 pontos.

Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Um jogo em que sabíamos que se deixamos o adversário ter bola ia ficar complicado, por isso era importante entrar bem no jogo a circular a bola e tentar enervar o adversário, acabamos por conseguir dominar por completo o jogo e com varias oportunidades de golo, acabamos por conseguir vencer tranquilos, só é pena as várias oportunidades que tivemos nos últimos 20 minutos não termos feito mais golos com todo o respeito pelo adversário, mas acho fizemos um grande jogo a todos os níveis tanto defensivo como ofensivo.
 

Cambeses 2-3 ND Sta. Eugénia

Campo de Cambeses 11 de janeiro 

Foi um duro golpe para o Cambeses esta derrota caseira frente a um candidato à subida. A equipa da casa até entrou melhor e inaugurou o marcador aos 34 minutos, por intermédio de Gui (1-0). No entanto, já em cima do intervalo, José Silva restabeleceu a igualdade (1-1).Na segunda parte, João Vilaça consumou a reviravolta ao fazer o 1-2 aos 70 minutos. O Cambeses ainda reagiu e empatou aos 85, por Sérgio Lopes, mas logo de seguida, aos 87 minutos, Filipe Amorim marcou o golo da vitória para o Santa Eugénia, fixando o 2-3 final.
O Santa Eugénia segue bem lançado na luta pela subida, ocupando o 5.º lugar com 19 pontos, a quatro dos lugares de promoção. O Cambeses mantém o 7.º lugar com 15 pontos, mas vê a subida cada vez mais distante.

Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses:
Bom tarde Apenas tenho a dizer perdemos . ACDR

Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia:
Um jogo onde a vitória e mais que justa entramos bem na partida com situações para fazer o golo cedo!! Não conseguimos e acabamos por sofrer na primeira aproximação da equipa adversária a baliza!
conseguimos chegar ao empate ainda na primeira parte. Na segunda parte voltamos com a mesma intensidade e poderíamos ter ganho com mais conforto o jogo penso que quando acertarmos novamente o nosso poder de decisão na última fase isso irá refletir no final das partidas!

Pedra Furada 3-1 Necessidades

Campo de Paradela 11 de janeiro 

O Pedra Furada voltou às vitórias e reentrou na luta pelos lugares de subida. O primeiro golo surgiu aos 20 minutos, por Pedro Furtado (1-0). Já perto do intervalo, Hélder aumentou para 2-0. Na segunda parte, Pedro Lopes fez o 3-0 aos 55 minutos. Já sobre os 90, Matias ainda reduziu para o Necessidades, fixando o resultado final em 3-1. O Pedra Furada soma agora 19 pontos, ocupando o 4.º lugar, enquanto o Necessidades segue no 11.º lugar com 5 pontos

Fragoso 2-0 Estrelas S. Pedro

Campo 13 de Maio, Fragoso 11 de janeiro 

O Fragoso continua imparável e somou a terceira vitória consecutiva, depois do empate na casa do Várzea, confirmando o excelente momento que atravessa. Os Estrelas resistiram até aos 22 minutos, altura em que Hélder Freitas inaugurou o marcador (1-0), resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, o Fragoso ampliou a vantagem com um livre direto exemplarmente cobrado por Leandro, fixando o 2-0 final.
Com este triunfo, o Fragoso subiu ao 2.º lugar com 23 pontos, tendo o Baluganense logo atrás, a apenas um ponto. Os Estrelas mantêm o 8.º lugar com 12 pontos.

Comentário de Bruno Dantas treinador do  Fragoso:
Uma primeira parte de sentido único da nossa equipa só pecou pela a finalização. Avisei ao intervalo que o jogo ainda não estava ganho e logo no início da 2 parte fizemos o 2 -0 num grande livre, depois disso relaxamos mas sempre o jogo controlado. Parabéns aos meus jogadores foi uma justa vitória de nossa parte.

Comentário de  Miguel Alves treinador do Estrelas S. Pedro:

Já se esperava um jogo complicado. A classificação mostra bem a qualidade do adversário, uma equipa forte na saída de bola, com muita vontade de circular e com jogadores de outro calibre. Nestes encontros sente-se também a diferença entre jogar em relva natural ou não, algo que, cada vez mais, se reflete na própria classificação: torna-se mais difícil defrontar equipas que jogam em campos de relva. Ainda assim, ambientámo-nos bem ao jogo e, neste momento, estamos a jogar melhor do que há algumas semanas atrás. O objetivo passou por atrasar ao máximo o primeiro golo do adversário . Ao intervalo o resultado era de 1-0, mas mantivemos sempre dois avançados em campo. Após o golo, o adversário esperava que nos abríssemos para explorar os espaços, mas isso não aconteceu. Na segunda parte, contra a corrente do jogo, o Fragoso fez o 2-0 na sequência de um livre direto muito bem executado. Com esse golo, o encontro ficou praticamente decidido, até porque o adversário não teve muitas aproximações perigosas à nossa baliza. Da nossa parte, tentámos chegar ao golo através de cantos e livres, mas sem sucesso. No cômputo geral, foi um resultado justo.

Agora resta-nos continuar a trabalhar para melhorar já no próximo jogo. Nada a apontar à arbitragem, que deixou jogar. Um bom jogo para as três equipas.