Disputou-se este fim de semana a 11.ª jornada da 2.ª Divisão – Série A, e os principais candidatos à subida não desiludiram os seus adeptos, numa ronda recheada de golos e emoção.
Na frente da tabela, Cristelo e Águias do Neiva cumpriram com distinção. O Cristelo venceu o Feitos por 6-3 e isolou-se na liderança com 24 pontos, enquanto o Águias do Neiva bateu o Lijó por 5-3, seguindo logo atrás, no 2.º lugar, com 23 pontos. Dois triunfos que permitem a estas equipas ganhar vantagem direta sobre os perseguidores.
Quem perdeu terreno foram S. Martinho e Grimancelos, ambos forçados a empates. O S. Martinho não foi além de um 1-1 frente ao Creixomil, enquanto o Grimancelos empatou 2-2 em Cossourado. Ainda assim, continuam bem colocados na luta: o S. Martinho ocupa o 3.º lugar, com 22 pontos, e o Grimancelos segue em 4.º, com 21.
O Sequeade viveu uma jornada atribulada no terreno do Andorinhas. Esteve em desvantagem por duas vezes, mas conseguiu resgatar um empate a duas bolas (2-2). Apesar disso, mantém-se no 5.º lugar, já a 4 pontos da zona de promoção, margem que deixa cada vez menos espaço para erros.
Também o Cossourado, com o empate frente ao Grimancelos, continua na corrida. Ocupa o 6.º lugar, a 5 pontos dos lugares de subida, mantendo-se atento a eventuais deslizes dos da frente.
O Lijó, derrotado em Abade do Neiva por 5-3, começa a ver comprometido o objetivo de regressar à 1.ª Divisão, perdendo terreno numa fase crucial da época.
Destaque ainda para a expressiva vitória do Carvalhal, que foi ao terreno das Carvalhas vencer o Silveiros por 4-0, e para o novo empate do Carvalhas, desta vez em Milhazes (0-0), resultado que afasta ainda mais a equipa da luta pela subida.
Nota positiva para o Andorinhas, que após nove derrotas consecutivas, somou o segundo empate seguido. Apesar de continuar na última posição, agora com 2 pontos, mostra sinais claros de crescimento competitivo.
A jornada foi fértil em golos, com um total de 31 tentos apontados. Destaque para Bruno Barroso (Feitos), Tigrinhas (Cristelo) e Queirós (Águias do Neiva), todos a bisarem nesta ronda. Entre eles, Queirós merece especial atenção, ao subir ao 4.º lugar da lista de melhores marcadores, com 10 golos. Na liderança continua Gatão, do Sequeade, agora isolado com 13 golos.
A Série A segue intensa, com os favoritos a acelerar e a margem de erro a encurtar para quem ainda sonha com a subida.
Creixomil 1-1 S. Martinho
Campo das Fontainhas em Creixomil 11 de janeiro
O Creixomil bateu o pé ao S. Martinho, uma das equipas mais bem posicionadas na luta pela subida. O jogo chegou ao intervalo sem golos, mas o S. Martinho adiantou-se aos 70 minutos, por Lima (0-1). Já sobre a hora, Tiago Silva marcou para o Creixomil e selou o empate em 1-1. O S. Martinho foi ultrapassado pelo Águias do Neiva e caiu para o 3.º lugar com 20 pontos, a dois da zona de promoção. O Creixomil ocupa o 10.º lugar com 9 pontos.
Comentário de Hélder Gonçalves "Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado com as duas equipas a tentar vencer mas com poucas oportunidades de golo em todo o encontro. Entramos bem, concentrados e com muita intensidade com o adversário talvez surpreendido com a nossa qualidade que nada tem a ver com a nossa classificação.. O resultado ao intervalo aceita se pelo jogo muito amarrado no meio campo. Na 2a parte o adversário conseguiu ser superior numa fase inicial, mas fomos competentes e soubemos responder com ataques perigosos. No entanto o adversário conseguiu fazer um golo com alguma justiça e adiantar se no marcador. Soubemos responder e com qualidade e entrega chegando ao golo no final com todo o mérito. Jogo muito interessante tacticamente com muitas nuances de bom futebol de parte a parte com uma boa arbitragem. Pena que a nossa qualidade não esteja refletida na nossa classificação. Obrigado aos nossos adeptos pelo fantástico apoio.. Continuaremos!!!
Comentário de João Pedro Silva treinador do S. Martinho:
Empate com sabor a derrota. Sabíamos da qualidade do Creixomil, uma equipa jovem e dinâmica, da dificuldade do jogo e do ruído à sua volta, mas na primeira parte existimos muito pouco. Foram 45 minutos em que não colocámos em campo a humildade e a capacidade de trabalho que nos caracterizam, sendo quase sempre reativos perante um adversário mais proativo e enérgico. Ainda assim, sem fazer muito por isso, a melhor oportunidade do primeiro tempo foi nossa, numa boa variação e remate forte do Joel para o grande defesa do GR. Ao intervalo ajustámos, mas sobretudo descemos à terra. Fizemos uma segunda parte digna do Juventude, assumimos o jogo, dominámos e começámos a criar oportunidades, chegando ao golo num belo cabeceamento do Lima. Até ao final criámos mais ocasiões para dilatar o marcador, mas não fomos eficazes. Já nos descontos, surgiu um penálti que deu o empate ao adversário. Ainda tentámos reagir e, no último lance, marcámos um golo que acabou por ser invalidado. Ao trabalho!
Feitos 3-6 Cristelo
Campo de Feitos 11 de janeiro
O Cristelo continua lançado e aproveitou mais um jogo para mostrar a sua força ofensiva. O Feitos, apesar da crise de resultados, discutiu o jogo, como demonstra a marcha do marcador. Os visitantes adiantaram-se aos 24 minutos por Jorginho (0-1) e aos 30 Lomba fez o 0-2. A reação do Feitos foi forte: Bruno Barroso reduziu aos 35 minutos e, dois minutos depois, voltou a marcar, empatando a partida em 2-2, resultado ao intervalo. Na segunda parte, o Cristelo entrou determinado. Tigrinhas fez o 2-3 aos 55 minutos e bisou aos 65 (2-4). O Feitos ainda reduziu para 3-4 aos 76 por Miguel Ribeiro, mas Daniel Pontes aos 78 e Lucas Abreu aos 90 fecharam o marcador em 3-6. O Cristelo aproveitou o deslize do S. Martinho e isolou-se na liderança com 24 pontos, vendo ainda o Águias do Neiva aproximar-se, agora a apenas um ponto. O Feitos segue em 8.º lugar com 16 pontos, começando a comprometer as ambições de subida.
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Jogo onde entramos muito bem primeiros 15 minutos totalmente nossos, após isso o adversário com muita qualidade individual que tem no seu plantel chega ao primeiro golo e num grande remate fora da área. Logo após isso adversário beneficia de um penalti a seu favor bem assinalado pelo árbitro. Mesmo com 2 a 0 não desistimos fomos para cima e ainda chegamos ao empate antes do intervalo onde meus jogadores demonstraram grande personalidade. 2 parte nada a dizer só veio 1 equipa com vontade de jogar e ganhar. Parabéns ao Cristelo pela vitória. E também a equipa de arbitragem pelo bom desempenho. Pedir desculpa aos nossos adeptos pela 2 parte, iremos tentar perceber onde falamos e continuar a trabalhar para dar a volta a este momento negativo.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Dar uma palavra aos nossos adeptos que nas condições climatéricas muito más não deixaram de vir nos apoiar. Sobre o jogo, o campo estava muito mau derivado a chuva, não dava para praticar o futebol que costumamos fazer, era vestir fato macaco e trabalhar no duro e na vontade. Chegamos a vantagem por 2-0 de forma justa e tivemos 10 minutos em que desligamos a fich, e o Feitos aproveitou para reduzir e de seguida empatar. Chegamos ao intervalo retificamos alguns pontos e fomos para a 2 parte fazendo 2-3 e 2-4 o Feitos ainda reduziu para o 3-4 mas com calma fizemos mais dois golos e com alguns lances ainda falhados isolados. Mais 3 pontos na nossa caminhada.
Andorinhas 2-2 Sequeade
Campo de Andorinhas, 11 de janeiro
Os Andorinhas atravessam um momento de maior confiança e voltaram a mostrar isso frente a um dos candidatos à subida, o Sequeade. Por muito pouco não conquistaram a primeira vitória da época. A equipa da casa foi para o intervalo a vencer por 1-0, com Rodrigo Soares a marcar logo aos 5 minutos. Na segunda parte, o Sequeade respondeu e empatou aos 55 minutos por Gatão (1-1). Apenas dois minutos depois, os Andorinhas voltaram a adiantar-se no marcador, com Elias Costa a fazer o 2-1. Quando os adeptos já acreditavam na vitória, Dioguinho apareceu aos 85 minutos para empatar a partida em 2-2, resultado final. Com este empate, o Sequeade perde algum terreno para os da frente, mantendo o 5.º lugar com 19 pontos, a quatro dos lugares de promoção.
Cossourado 2-2 Grimancelos
Campo de Cossourado 11 de janeiro.
Grande jogo no Vale do Neiva entre duas equipas candidatas. O Cossourado travou o Grimancelos, que vinha de quatro vitórias consecutivas. A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 20 minutos (1-0), mas o Grimancelos respondeu perto do intervalo, com Marco Ferreira a fazer o empate aos 40 minutos. Na segunda parte, Vítor Silva voltou a colocar o Cossourado em vantagem aos 70 minutos (2-1), mas já perto do apito final, Dida marcou para o Grimancelos e fixou o resultado em 2-2. O Grimancelos mantém o 4.º lugar com 21 pontos, a dois do acesso à 1.ª divisão. O Cossourado segue em 6.º com 18 pontos, ficando mais distante dos lugares de subida.
Comentário de David Sousa treinador Adj. do Cossourado :
Vínhamos de duas vitórias em casa e entrámos determinados em procurar a terceira consecutiva. Conseguimos chegar cedo ao 1-0 e tivemos oportunidades para ampliar, inclusive através de uma grande penalidade que não conseguimos concretizar. O adversário acabou por chegar ao empate e fomos para o intervalo com o jogo igualado. Na segunda parte entrámos novamente bem, fomos à procura da vitória e chegámos ao 2-1 com mérito. A equipa bateu-se muito bem frente a um adversário forte, que não é por acaso que está nos lugares cimeiros. Tivemos situações para fazer o terceiro, mas não conseguimos matar o jogo. No último lance, aos 95 minutos, sofremos um golo de livre que deu o empate.
Fica um sentimento de enorme frustração pela forma como sofremos o golo, mas também a certeza de que fizemos um jogo muito competente frente a um candidato. Há coisas a corrigir, mas a equipa mostrou que está no caminho certo.
Agradecer aos adeptos presentes e agora é preparar o próximo jogo.
Aguias do Neiva 5-3 Lijó
Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva) 11 de janeiro
Este jogo adivinhava-se renhido, tendo em conta que ambas as equipas entravam em campo com os mesmos objetivos. No entanto, este Águias do Neiva, que durante a última década andou à procura de identidade, soube reforçar bem a sua estrutura. Entre os grandes responsáveis por esta excelente época estão, sem dúvida, Ricardo Ferreira, treinador principal já na sua segunda temporada, e Tiago Silva, adjunto, que vinha de realizar um bom trabalho no Aborim. A isso juntaram-se vários reforços precisamente oriundos do Aborim, e os resultados estão à vista. As Águias têm o 2.º melhor ataque da 2.ª divisão, com 37 golos, apenas superadas pelo Várzea da outra série, que soma 42.
A primeira parte foi intensa e cheia de golos. O Lijó abriu o ativo aos 12 minutos por intermédio de Émerson (0-1), mas o Águias respondeu aos 23 minutos com Joel Lopes a fazer o 1-1. O Lijó voltou a adiantar-se aos 35 minutos por Cibrão, mas dois minutos depois Queirós empatou para 2-2. Ainda antes do intervalo, Queirós bisou e colocou, pela primeira vez, o Águias do Neiva na frente, fazendo o 3-2 aos 44 minutos, resultado com que se chegou ao descanso.
Na segunda parte, o Lijó voltou a igualar a partida aos 75 minutos, com David Sousa, de grande penalidade, a fazer o 3-3. O Águias não baixou os braços e acabou por garantir a vitória já perto do fim: Miguel Mano marcou o 4-3 aos 87 minutos e Dany Cunha fechou o marcador em 5-3 aos 90. Com este triunfo, o Águias do Neiva ultrapassou o S. Martinho e chegou ao 2.º lugar isolado com 23 pontos. O Lijó manteve o 7.º lugar com 17 pontos, ficando agora a 5 dos lugares de subida e com margem de erro praticamente nula se quiser regressar à divisão de elite.
Comentário de Tiago Silva treinador ADj, do Águias do Neiva
Sabíamos que íamos ter um jogo muito complicado contra um adversário de qualidade e assim se confirmou. Começamos ligeiramente com supremacia a nível da posse mas num lance de contra ataque sofremos o 1-0. Reagimos da melhor maneira e pouco tempo depois estabelecemos a igualdade, mas o jogo estava bastante partido e sofremos o 1-2 noutro lance de contra ataque. Mais uma vez fomos para cima e conseguimos a cambalhota no marcador indo em vantagem para o intervalo. Uma segunda parte de mais duelos a meio campo e de grande penalidade sofremos o empate! Já na compensação acreditamos, fomos lúcidos e tivemos a felicidade de fazer mais dois golos.
Um jogo muito bom das 3 equipas, fazendo valer a pena assistir ao jogo! Continuamos fortes e domingo há mais uma final.
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Jogo muito bem disputado pelas duas equipas e volto a frisar, pelas duas equipas. Ambas quiseram vencer o jogo e de tudo fizeram para o vencer. Criamos oportunidades de golo suficientes para vencer. Até agora nunca referi nada mais que o jogo, mas hoje não posso deixar passar em claro, pois fomos prejudicados gravemente. Começa por um pontapé de um adversário no nosso jogador ,Emerson , dentro da área, onde seria penalti e possível expulsão, pois poderia ser considerado agressão e o adversário ficaria com menos um bem cedo. Então na segunda parte roça o ridículo. Penalti a nosso favor o central que faz a falta já tem amarelo e nova expulsão não concretizada. Passado pouco tempo o nosso jogador, Jordan vai isolado para finalizar é agarrado, apenas amarelo. Logo de seguida golo anulado ao mesmo Jordan por fora de jogo inexistente, onde ficaríamos a vencer por 3-4 a 4 minutos do fim. Jogada seguinte validação de um golo do adversário quando a bola não entra. Faz parte.
Silveiros 0-4 Carvalhal
Campo de Carvalhas 11 de janeiro
O Carvalhal conseguiu talvez o melhor resultado da época ao vencer fora o Silveiros por 4-0. Ao intervalo, a vantagem era curta (0-1), com João Campinho a marcar aos 35 minutos. Na segunda parte, o resultado avolumou-se: Simi fez o 0-2 aos 66 minutos, André Vieira aumentou para 0-3 aos 80 e João Melo fechou a goleada aos 85 minutos. Com esta vitória, o Carvalhal subiu ligeiramente na tabela e ocupa o 10.º lugar com 12 pontos, ainda longe dos 23 que dão acesso à subida. O Silveiros é 13.º com 6 pontos.
Milhazes 0-0 Carvalhas
Campo de Milhazes 11 de janeiro
Pouco há a acrescentar sobre este empate, já que não estivemos presentes no encontro. Sabe-se apenas que o Carvalhas desperdiçou uma grande penalidade, com defesa do guarda-redes da casa. Circula nas redes sociais um vídeo onde se vê que o guardião estaria adiantado cerca de dois metros no momento do remate. Com este empate, o Carvalhas fica em situação complicada, no 11.º lugar com 14 pontos, longe da discussão pela subida. O Milhazes somou o 9.º ponto e ocupa o 12.º lugar da tabela.
Comentário de Vítor Fernandes "Alegria" treinador do Carvalhas:
Um jogo num campo do verdadeiro campeonato popular Barcelos a moda antigo, chuva e terreno muito difícil só para homens com muita vontade e os meus jogadores foram incansáveis sempre muito unidos só faltou mesmo a finalização mas o trabalho está nos dar bons indícios treino após treino jogo após jogo o futuro será risonho para este grupo . Parabéns ao Milhases foi um adversário também de muita garra engrandeceu em muito o Jogo . Obrigado aos nossos adeptos foram em grande número os que nos apoiaram .