Esta Série B está totalmente baralhada nas contas finais. Para complicar ainda mais, na última jornada há um Núcleo da Silva x Sequeade, com o Fonte Coberta a folgar, o que poderá ter um impacto decisivo no desfecho da prova.
Em caso de empate a três no topo da classificação, tudo indica que o critério de desempate será feito com base nos resultados entre os clubes envolvidos. Neste cenário, o Silva tem vantagem sobre o Fonte Coberta e o Fonte Coberta tem vantagem perante o Sequeade desde que vença o seu último jogo, que é a única forma de garantir a subida.
No entanto, é prematuro falar da última jornada quando ainda há uma ronda por disputar. O Silva terá uma deslocação complicada ao terreno do Cambeses, e se não vencer, e tanto o Fonte Coberta como o Sequeade ganharem os seus jogos, o cenário de desempate a três deixa de se colocar, e o Silva ficará de fora da luta pela promoção.
A jornada deste fim de semana confirmou as dificuldades de todos os candidatos. O Sequeade esteve a perder por 1-0 em Vilar do Monte frente ao São Mamede até aos 80 minutos, mas conseguiu a reviravolta e venceu por 2-1. Já o Fonte Coberta segurou um apertado 1-0 até aos 90 minutos, acabando por fechar o jogo com um 2-0 frente ao Silveiros. O Silva, que jogou na sexta-feira à noite, venceu o São Martinho por 3-1, tendo ido para o intervalo a vencer por 1-0.
A próxima jornada pode decidir tudo, caso o Silva não vença. Mas se triunfar, a decisão será mesmo na última ronda.
Na lista dos artilheiros da Série B, destaque para Alex, do Sequeade, que bisou nesta jornada. No topo da tabela continua Bruno Barbosa, do Bastuço São João, com 23 golos, seguido por João Moreira (Paradela), com 21.
Silva 3-1 Juventude de São Martinho
Silva vence e mantém esperança viva, mas calendário duro promete contas apertadas até ao fim
O Núcleo da Silva venceu, na passada sexta-feira, o S. Martinho por 3-1 e mantém viva a esperança de subir de divisão. No entanto, entre as três equipas na frente da Série B, é quem tem o calendário mais difícil, estando obrigado a vencer os dois jogos que restam. O último será precisamente frente ao Sequeade, equipa com quem perdeu por 2-0 na primeira volta.
Se Silva, Sequeade e Fonte Coberta terminarem o campeonato todos com 53 pontos, será necessário recorrer aos critérios de desempate. A vantagem poderá não ficar resolvida nos confrontos diretos, e pode até ser preciso analisar os golos marcados e sofridos entre as três equipas para determinar quem sobe — cenário que promete emoção e muitas contas até ao último minuto.
Quanto ao jogo frente ao S. Martinho, o Silva adiantou-se no marcador aos 30 minutos, por intermédio de Adélio, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, Hélder Amorim ampliou a vantagem aos 62 minutos. O S. Martinho ainda reduziu por Diogo Lima aos 78 (2-1), mas aos 90 minutos Chico selou o resultado final em 3-1.
Comentário de António Carvalho treinador do Núcleo da Silva.
Uma vitória justa, contra uma equipa bem organizada e muito forte fisicamente. Entramos bem no jogo, a tentar criar oportunidades de golo e acabamos por conseguir através de uma grande penalidade numa boa jogada individual em que o nosso jogador foi rasteirado. O adversário tentou reagir sempre através de lançamentos laterais ou livres com bolas metidas dentro da nossa área mas a minha equipa esteve bastante bem nesse aspecto, não dando qualquer hipótese ao adversário. Nós ainda criámos duas boas oportunidades, uma o guarda redes faz uma boa defesa e outra o nosso jogador com a baliza toda aberta manda por cima. Uma primeira parte em que fomos melhores e podíamos ir para o intervalo com mais um golo. Segunda parte, sabíamos que eles iam tentar pôr mais gente dentro da nossa área para tentar chegar ao empate. Tínhamos que estar muito concentrados nas bolas paradas porque o adversário é muito forte nesse tipo de lances e sabíamos que podia passar por ali os lances para o golo mas conseguimos ser fortes a defender. Nós num lance de bola parada fazemos o segundo por volta dos 70 minutos e era o momento para a equipa respirar melhor. Dois ou três minutos depois ficamos reduzidos a dez jogadores. A partir daí foi defender como podíamos. O nosso guarda redes faz duas grandes defesas a impedir o golo do adversário, que consegue marcar por volta dos 90 minutos. Pôs-nos um bocado intranquilos mas dois minutos depois fazemos o terceiro e acabamos com o jogo. Parabéns aos meus jogadores pela vitória justa mas sofrida. Agradecer aos adeptos pelo apoio que foi fundamental.
S. Mamede 1-2 Sequeade
Sequeade sofre, mas dá volta épica nos minutos finais e continua a depender só de si para subir
O Sequeade não ganhou para o susto depois de se ver em desvantagem aos 80 minutos, com um golo apontado por Paulo, na casa do último classificado, em Vilar do Monte. Quando tudo indicava que o Sequeade ia ficar em maus lençóis, a equipa reagiu a tempo e conseguiu uma reviravolta dramática nos minutos finais.
Alex foi o herói do jogo ao bisar: empatou aos 87 minutos com um espetacular pontapé de bicicleta (1-1) e voltou a marcar aos 93 minutos, selando a vitória por 2-1.
Com esta vitória, o Sequeade continua a depender apenas de si próprio para garantir a subida. Basta-lhe uma vitória e um empate nas duas jornadas que restam para carimbar o regresso à 1.ª divisão. O Fonte Coberta tem os mesmos pontos e vai folgar na última jornada, mas tem vantagem no confronto direto com o Sequeade, o que pode ainda pesar nas contas finais.
Silveiros 0-2 Fonte Coberta
Fonte Coberta sofre, mas vence em Silveiros e fica a uma vitória da subida
O Silveiros dificultou — e de que maneira — o triunfo do Fonte Coberta. O jogo chegou ao intervalo empatado a zero, fruto de uma primeira parte equilibrada e muito disputada. Logo no reinício, o Fonte Coberta adiantou-se no marcador aos 50 minutos, por intermédio de Eminem (0-1).
A vantagem mínima manteve-se até perto do fim, altura em que Dani, aos 90 minutos, selou a vitória com o golo do 2-0.
Com este resultado, o Fonte Coberta fica a uma vitória de poder garantir a subida de divisão. A equipa tem vantagem no confronto direto com o Sequeade, mas não leva vantagem sobre o Silva — cenário que pode gerar um empate a três no topo da tabela, com todas as equipas a terminarem com 53 pontos. Como o Fonte Coberta folga na última jornada, poderá ser necessário recorrer ao critério de golos marcados e sofridos entre as três equipas.
No entanto, essas contas poderão nem ser necessárias… se o Silva não vencer na próxima jornada frente ao Cambeses, o Fonte Coberta poderá garantir a subida já antes de folgar.
Cossourado 0-0 Feitos
O Cossourado recebeu o Feitos no Campo de Cossourado partida em que não foram marcados golos e ambas as equipas não foram além de um empate.
Deixamos aqui análise ao jogo nas palavras do treinador do G.D.Feitos
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Jogo que teve 2 partes muito semelhantes na primeira parte o adversário esteve por cima nos primeiros 5 min, apos isso só a base de contra ataques e nunca fez muita mossa. Da nossa parte mesmo sem fazermos melhor jogo temos salientar 2 grandes defesa do guarda redes adversário que esteve monstruoso. E salientar um penalti "escandaloso" por assinalar a nossa equipa. 2 parte toada idêntica mas com maior domínio ainda da nossa equipa adversário limitou se a defender. Estava mais preocupado em defender e não deixar jogar do que jogar propriamente. E novamente sr do apito no seu melhor a anular nos um golo num livre lateral por suposto fora de jogo. Continuar a trabalhar focados para fazer melhor já para semana. Parabéns aos meus jogadores deram tudo a nível de entrega faltou nos mais discernimento e velocidade na tomada decisão.
Carvalhal 2-2 Cambeses
Cambeses deixa escapar vitória nos instantes finais, mas prolonga série positiva
O Cambeses continua numa boa fase de resultados e foi ao campo do Pereira empatar 2-2 frente ao Carvalhal, num jogo onde teve tudo para sair com os três pontos.
A equipa visitante teve o pássaro na mão, mas deixou-o escapar nos minutos finais. Aos 11 minutos, Tomás inaugurou o marcador para o Cambeses (0-1), resultado que se manteve até ao intervalo. Logo no início da segunda parte, aos 55 minutos, Diogo Costa ampliou para 0-2, dando a sensação de que a vitória estava bem encaminhada.
No entanto, aos 60 minutos, Simeão reduziu para 1-2 e o Carvalhal ganhou novo fôlego. Já em cima do minuto 90, Brayan empatou a partida, fixando o resultado final em 2-2.
Com este empate, o Cambeses isola-se no 7.º lugar com 28 pontos. O Carvalhal, por sua vez, ocupa o 9.º lugar com 26 pontos.
Comentário de Carlos Pio treinador de Cambeses:
Jogo de duas parte muito diferente. Primeiro parte fomos demolidor de todo os 45 minutos. Segunda parte jogamos até 50 minutos depois fomos uma equipa sem atitude e deu para motivar o adversário e acreditou , podia até ter ganho jogo Lamentável da nosso parte , assumo a responsabilidade por este empate. ACDR CAMBESES
Grimancelos 1-1 Creixomil
Grimancelos empata e retira aspirações à subida
O Grimancelos, ficou sem possibilidades de subir de divisão, empatou em casa diante do Creixomil.
Minhoca colocou a equipa da casa em vantagem aos 25 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo (1-0). Na segunda parte, aos 55 minutos, Francisco Miranda restabeleceu a igualdade para o Creixomil, fixando o resultado final em 1-1.
A análise do encontro fica a cargo de Ricardo Gomes, treinador do Grimancelos.
Comentário de Ricardo Gomes “Barrega” treinador do Grimancelos:
"A equipa entrou em campo visivelmente afetada pela derrota do último jogo. A confiança está em baixo e isso refletiu-se desde os primeiros minutos: passes errados, pouca intensidade na pressão e uma falta de clareza nas ideias de jogo. A equipa mostrou-se apática em vários momentos, quase como se ainda estivesse a digerir o jogo anterior. Embora tenha havido algum esforço para reagir foi um jogo marcado por nervosismo e falta de criatividade. As oportunidades criadas foram mal aproveitadas, e mesmo com o empate ficou a sensação de que não merecíamos mais do que isso. O resultado acabou por espelhar aquilo que foi o nosso rendimento em campo: insuficiente para vencer. É importante agora virar a página, recuperar o foco e a motivação, e perceber que, se quisermos voltar a vencer, temos de jogar com outra atitude, confiança e compromisso coletivo."