O Bastuço São João perdeu uma grande oportunidade de assegurar a subida de divisão a duas jornadas do fim, e a culpa foi do Oliveira, que entrou em campo obrigado a vencer para continuar na corrida. Um resultado que não fosse a vitória do Oliveira deixaria a equipa praticamente fora da luta pela promoção.

Contudo, o Oliveira ainda tem um trunfo na mão: basta vencer os seus dois jogos e esperar pelo desfecho do confronto direto entre Bastuço São João e Paradela na última jornada — onde, naturalmente, não podem vencer os dois. Assim, todos os três candidatos dependem apenas de si próprios para garantir a subida. Em caso de igualdade pontual, o Oliveira tem vantagem no confronto direto tanto com o Paradela como com o Bastuço São João.

Se o Bastuço vencer o próximo jogo, bastar-lhe-á um empate frente ao Paradela na última jornada para assegurar a subida. Este Bastuço x Paradela, marcado para a derradeira jornada, veio baralhar as contas — e tanto podem subir os dois como um deles "morrer na praia".

Importa ainda referir que o Paradela sentiu muitas dificuldades para vencer o Chorente fora de casa, com o único golo da partida a surgir apenas aos 70 minutos.

Na luta pelos artilheiros, João Moreira (Paradela), com um golo, reduziu a distância para o líder Bruno Barbosa (Bastuço) , que ficou em branco nesta jornada. Bruno soma 23 golos e mantém-se na frente, enquanto João Moreira segue com 21, em 2.º lugar. Destaque ainda para o bis de Sobral, do Cristelo, Carlos do Carvalhas.

Bastuço São João 0-1 Oliveira

Oliveira vence jogo do ano e relança contas da subida — tudo em aberto antes das últimas duas  jornadas

Este era o jogo mais aguardado da jornada, onde até um empate (2-2) poderia ter sido suficiente para o Bastuço São João carimbar o passaporte da subida. No entanto, foi o Oliveira quem levou a melhor, vencendo por 0-1 e mantendo vivas as esperanças de promoção.

Com esta vitória, o Oliveira fica a 3 pontos do  Bastuço e 2  pontos do Paradela na classificação, mas leva vantagem nos confrontos diretos entre as três equipas. Por isso, se vencer os dois jogos que ainda tem por disputar, garante a subida de divisão — beneficiando do facto de, na última jornada, se defrontarem Bastuço São João e Paradela, onde só um pode vencer ou, em caso de empate, ambos perdem dois pontos.

Ao Bastuço basta agora uma vitória e um empate nas duas jornadas que restam. Mas tudo pode ficar decidido já na próxima ronda: se o Oliveira não vencer e tanto Bastuço como Paradela ganharem os seus jogos, os dois  garantem já a subida, sem depender da última jornada.

O golo decisivo neste jogo foi apontado por Marco, aos 80 minutos, e garantiu ao Oliveira uma vitória crucial frente ao Bastuço São João.

Comentário de Manuel Pinto treinador do Bastuço São João

Fomos a melhor equipa mas , infelizmente a sorte sorriu ao Oliveira. Os nossos jogadores estiveram incansáveis e tentaram sempre a vitória Obrigado aos adeptos pelo apoio incondicional e por estarem sempre connosco.

Comentário de João Pedro “Taxas” treinador do  Oliveira:
Foi um jogo entre duas grandes equipas que tem o objetivo subir de divisão. E principalmente para nós só a vitória interessava para continuarmos na luta do nosso objetivo Jogo muito disputado em que ninguém dava uma bola por perdida e foi uma luta até ao fim . Uma primeira parte onde tivemos a nossas oportunidades mas o Bastuço também as teve e o nosso guarda redes Rui esteve imperial durante o todo e nos deu a segurança e confiança que podia dar para nós.  Acreditamos até ao fim que até que na 2 ª parte fazemos o golo da vitória Uma vitória super importante em que toda a minha equipa deu tudo o tinha e o que não tinha E só me resta dar os parabéns aos meus jogadores pela entrega e sacrifício que fizeram durante o jogo todo E por último quero agradecer ao nosso 12 jogador que foram os nossos adeptos que nos apoiaram e empurraram lá para cima quando mais precisamos durante o jogo Temos os melhores adeptos do mundo.  Agora é continuar a trabalhar para chegarmos onde sonhamos.

Cristelo 4-2 Aguias do Neiva

Cristelo impõe supremacia frente ao Águias e confirma grande época com goleada

O Cristelo demonstrou que tem estofo para lutar pelos lugares cimeiros e, frente ao Águias do Neiva, voltou a mostrar toda a sua qualidade e supremacia.

Segundo os dados disponíveis, o Cristelo adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos por intermédio de Bruno Sobral. Aos 15 minutos, Jota ampliou para 2-0. As Águias ainda responderam aos 25 minutos, reduzindo para 2-1 por Ricardo Ferreira. No entanto, o Cristelo voltou a carregar e, aos 35 minutos, Bruno Sobral bisou e fez o 3-1. Aos 45 minutos, Javier dilatou para 4-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, o ritmo baixou, mas ainda houve tempo para mais um golo. Ao cair do pano, aos 89 minutos, Mota reduziu para 4-2, fixando o resultado final.

O Cristelo ocupa agora um honroso 4.º lugar com 49 pontos, coroando uma excelente temporada sob o comando de Diogo Trigueiros. Já o Águias do Neiva estabilizou no 10.º lugar, depois de uma boa recuperação na segunda volta do campeonato.

Comentário de Diogo Trigueiros treinador de  Cristelo:
Começamos muito bem, com intensidade e a conseguir recuperar bolas no último terço, o que acabou por nos facilitar a tarefa, marcando os golos muito cedo. A estratégia passava por termos superioridade na nossa zona defensiva para construirmos com +1 e utilizarmos dinâmicas de 3°H com os médios a baixar e a ligar com o homem livre. Para isso tentamos trazer também um trio da frente mais móvel, que pudesse realizar trocas posicionais entre eles e criarmos superioridade por dentro de 4v3. Fomos ao intervalo a vencer por 4-1 e na 2ª parte queríamos entrar com a mesma toada, mas inconscientemente fomos baixando o ritmo e não conseguimos ser tão esclarecidos com bola. Parabéns à equipa e vamos encarar os próximos 2 jogos com a seriedade que os nossos adeptos exigem.

Comentário de Ricardo Ferreira treinador do Aguias do Neiva:
Um jogo onde ficou definido na primeira parte. O Cristelo, cada vez que foi à nossa baliza, marcou, com erros primários que tivemos na saída com bola. Mas tivemos mais uma vez um bom jogo com bola, muitas vezes por cima do Cristelo, onde para mim o Cristelo é da melhor equipa da nossa divisão nesse momento do jogo, mas o Cristelo foi muito eficaz. Realçar a qualidade do jogo da minha equipa em muitos momentos do jogo, onde neste momento sem objetivo classificativo, peço para arriscar mais com bola, sempre na tentativa de sair em ataque organizado.

Chorente 0-1 Paradela

Paradela veste o fato de macaco e mantém-se firme na corrida pela subida

O Paradela teve de vestir o fato de macaco para alimentar a locomotiva que os pode levar à 1.ª divisão. Foi um triunfo sofrido, com o único golo da partida a ser apontado por João Moreira aos 70 minutos, frente a um Chorente que defendeu como pôde, honrando a camisola e a verdade desportiva.

Foram três pontos preciosos para os pupilos de César Faria, que mantêm a vice-liderança da Série A, logo atrás do Bastuço São João, atual líder, que perdeu em casa frente ao Oliveira. Esse resultado vai obrigar o Bastuço a dar tudo no último jogo — curiosamente, frente ao próprio Paradela.

A luta pela subida promete emoções fortes até ao fim, com o Oliveira ainda intrometido e à espreita do desfecho do Bastuço x Paradela, um jogo onde, inevitavelmente, um ou até os dois terão de perder pontos.

Comentário de César Faria treinador de  Paradela:
Um jogo bem disputado e muito positivo da nossa parte, criando várias situações de golo iminente, contra uma equipa que se apresentou bastante motivada. Poderíamos e deveríamos ter mais eficácia, mas o importante foram os três pontos que foram totalmente justos.

Carvalhas 2-3 Baluganense

Baluganense volta a matar no fim e soma quarta vitória seguida.

O Baluganense acordou tarde para este campeonato, mas tem protagonizado uma segunda volta brilhante. Já é notório o padrão: fora de casa, a equipa tem por hábito aplicar a estocada final nos momentos decisivos. Desta vez, foi ao terreno do Remelhe — que continua a ser a  casa emprestada, do Carvalhas — vencer por 3-2, somando a quarta vitória consecutiva.

Logo aos 5 minutos, Lopes colocou o Baluganense em vantagem. No entanto, Carlos Correia empatou para o Carvalhas aos 35 minutos, e assim se chegou ao intervalo com 1-1.

Na segunda parte, a equipa da casa deu a volta ao marcador: Carlos Correia bisou aos 55 minutos, fazendo o 2-1. Mas os pupilos de Roger  não desistiram e empataram por Gil Rego aos 65 minutos. Já nos descontos, aos 92 minutos, surgiu Nata a dar a estocada final, selando o 2-3 para o Baluganense.

Com este triunfo, o Baluganense isola-se no 5.º lugar com 39 pontos. O Carvalhas, por sua vez, mantém-se no 8.º lugar, com 31 pontos.

Comentário de “ Alegria” treinador do Carvalhas:
Um jogo é uma derrota difícil de explicar . Entramos muitos nervosos sem motivo nenhum e o Baluganense aproveitou muito bem isso e mereceu, fomos atrás começamos a colocar em pratica e que também sabemos fazer viramos o resultado mas depois desligamos novamente e cometemos novamente os mesmos erros. Repreendi todo grupo eu incluído muita falta de experiência da nossa parte em gerir estes momentos nesta época e a classificação expressa quem marca mais e sofre menos é assim o futebol.

Comentário de Roger treinador do  Baluganense:
Jogo difícil, entramos bem, conseguimos marcar cedo, durante a primeira parte temos mais 3 oportunidades que podíamos e devíamos dilatar a vantagem, o que não aconteceu, tendo o adversário conseguido o empate. Na segunda parte sabíamos que tínhamos de continuar a lutar para conseguir ganhar o jogo, mas infelizmente o adversário conseguiu marcar o 2-1, nos reagimos bem ao golo sofrido e conseguimos fazer o empate logo a seguir, e já na parte final do jogo conseguimos fazer o 2-3 e sair com mais 3 pontos importantíssimos na nossa caminhada. Só deixar uma palavra aos meus jogadores porque foram enormes no acreditar que era possível trazer os 3 pontos. Agradecer aos adeptos que se deslocaram para nos apoiar.

Aborim 3-0 Estrelas S. Pedro

Aborim mantém registo  vitorioso em casa com triunfo sólido frente aos Estrelas de S. Pedro

O Aborim continua intratável a jogar em casa, somando já a sexta vitória consecutiva no seu reduto. Desta vez, a vítima foi o Estrelas de São Pedro, equipa que também tem feito um excelente campeonato.

Fora de casa, o rendimento do Aborim tem sido mais irregular, o que se reflete na classificação: ocupa o 7.º lugar com 35 pontos, longe da luta pela subida de divisão.

A vitória começou a desenhar-se aos 34 minutos, com Pedro Barbosa a inaugurar o marcador. O 1-0 manteve-se até ao intervalo. Já na segunda parte, Mika ampliou para 2-0 aos 57 minutos e, pouco depois, aos 63 minutos, um autogolo fixou o resultado final em 3-0 a favor do Aborim.

Com esta derrota, os Estrelas de São Pedro mantêm o 6.º lugar com 36 pontos, agora apenas um ponto acima do Aborim.

Comentário de Tiago Silva treinador de  Aborim:
Sabíamos que íamos ter um jogo complicado contra um bom adversário que se caracteriza pela sua bravura e entre ajuda. Entramos bem no jogo, personalizados e já a tentar marcar uma posição e assumindo o domínio do jogo. Conseguimos chegar naturalmente a vantagem e fomos para o intervalo a vencer por 1-0, que assentava bem no que estava a ser o jogo e fomos em superioridade numérica. Sabíamos que o Estrelas ia tentar entrar forte mesmo com essa condicionante mas tivemos sempre serenos e focados naquilo que era o nosso trabalho. De duas bolas paradas ampliamos a vantagem para 3-0. Os números poderiam ter tido uma expressão ainda maior mas é uma vitoria justa. Parabéns aos meus jogadores que é uma vitória totalmente deles.

Andorinhas 1-4 Milhazes

Milhazes goleia fora e afunda ainda mais Os Andorinhas na época de estreia

O Milhazes foi ao terreno de Os Andorinhas conquistar uma vitória expressiva por 4-1, num jogo em que demonstrou eficácia e controlo nos momentos decisivos.

Pedro Costa abriu o marcador aos 17 minutos, estabelecendo o 0-1, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, Faria dilatou a vantagem aos 55 minutos (0-2).

Aos 80 minutos, Rui Rodrigues ainda reduziu para 1-2, dando esperança à equipa da casa, mas o Milhazes respondeu de imediato. Aos 85 minutos, Kiko fez o 1-3 e, aos 90, Branquinho selou o resultado final em 1-4.

Com esta vitória, o Milhazes mantém-se no 11.º lugar da tabela. Já Os Andorinhas continuam no último posto, em ano de estreia no futebol popular de Barcelos.  

ND Sta. Eugénia 1-1 Necessidades

O ND Sta. Eugénia e o Necessidades defrontaram-se no Campo de Sta. Eugénia numa partida em que foram marcados 2 golos e que ambas as equipas não foram além de um empate. A única informação que temos é que pelo Santa Eugénia marcou Miguel, e pelo Necessidades foi João Duarte . A equipa de Santa Eugenia ocupa o 12º lugar o Necessidades ocupa o 13º Lugar.