Se na Série A ainda não há decisões quanto à subida, a Série B está ainda mais indefinida. Quatro clubes continuam com possibilidades reais de garantir a promoção, numa reta final que promete emoção até à última jornada.

Atualmente, Fonte Coberta e Sequeade repartem o 1.º lugar com 47 pontos. O Fonte Coberta reforçou a sua posição ao vencer um dos candidatos, o Grimancelos, por 6-3. No entanto, a equipa ainda tem de cumprir a folga na última jornada, o que significa que tem mais um jogo realizado do que os seus três perseguidores diretos.

O Silva, com 44 pontos, perdeu nesta jornada com o surpreendente Feitos por 1-0 — uma equipa que tem feito um campeonato notável. Apesar disso, o Silva ainda depende de si próprio para subir: precisa de vencer os três jogos em falta, incluindo o confronto direto com o Sequeade, por pelo menos dois golos de diferença, já que tem vantagem no goal average neste momento.

O Grimancelos, também com 47 pontos, precisa de vencer os três jogos que lhe restam, mas depende de terceiros, pois está em desvantagem nos confrontos diretos com Silva, Sequeade e Fonte Coberta.

Será, sem dúvida, um campeonato disputado até à última jornada. Os restantes clubes cumprem calendário, mas como ficou evidente com a vitória do Feitos sobre o Silva, podem ter um papel decisivo no desfecho da Série B.

🎯 Marcadores:

O destaque individual vai para Gonçalo, do Creixomil, autor de um hat-trick, e para Dani, do Fonte Coberta, que foi o único a bisar nesta jornada da Série B. Apesar das boas exibições, nenhum deles figura no top 10 dos melhores marcadores, que tem agora um novo líder: Bruno Barbosa, do Bastuço São João, com 23 golos.

Cambeses 2-0 S. Mamede

Cambeses impõe-se em casa e regressa às vitórias frente ao Águias de S. Mamede!

O Cambeses regressou às vitórias ao bater, em casa, o Águias de S. Mamede por 2-0, num jogo controlado pela equipa da casa do início ao fim.

Aos 25 minutos, Matchiba inaugurou o marcador e levou o Cambeses em vantagem para o intervalo. Já perto do final da partida, aos 85 minutos, André Guimarães selou o triunfo com o segundo golo da manhã , confirmando os três pontos.

Depois da derrota caseira frente ao São Martinho, o Cambeses respondeu da melhor forma e, com esta vitória, ultrapassou o Cossourado na tabela classificativa, instalando-se no 7.º lugar com 27 pontos.

Quanto ao Águias de S. Mamede, continua numa fase muito difícil. A equipa soma uma longa série de resultados negativos, permanece no último lugar da classificação e já parece concentrada em preparar a próxima época, à procura de melhores dias no seu sintético.

Comentário de Carlos Pio treinador de Cambeses:
Fizemos um jogo um pouco desenvolvido da nossa parte . Valeu pelo resulta . ACDR CAMBESES

Feitos 1-0 Silva

Feitos trava a Silva e embaralha contas da subida com golo solitário de Rui!

O Feitos já está fora da luta pelos lugares de subida, mas continua a ter influência direta nas aspirações de quem ainda sonha com a promoção. Foi exatamente isso que aconteceu nesta jornada: a equipa da casa recebeu e venceu o Núcleo Desportivo da Silva por 1-0, graças a um golo solitário de Rui aos 15 minutos.

Com esta vitória, o Feitos ocupa o 6.º lugar, com os mesmos 29 pontos do São Martinho, que está em 5.º. A meta agora passa por alcançar de forma isolada esse quinto lugar na reta final do campeonato.

Para o Núcleo da Silva, a derrota representa um revés importante na corrida pela subida. A equipa mantém-se no 3.º lugar com 44 pontos, os mesmos do Grimancelos (4.º), e depende apenas de si para alcançar o objetivo, mas está agora obrigada a vencer os três jogos que restam. Um desses encontros será decisivo, frente ao Sequeade, em casa.

Com a folga do Fonte Coberta, a Silva ainda pode sonhar com a subida — mas já não tem margem para falhas.

Comentário de Dany treinador de Feitos:
Jogo que entrou muito energético de ambas as partes, onde se batalhava cada bola como sendo a ultima. Apos 10 min de jogo  a partida estabilizou e ambas as equipas tentaram jogar os seus respetivos estilos de jogo. Uma partida em que nunca foi bem jogada derivado a haver 2 estilos muito diferentes. Chegamos ao golo numa bola parada de canto aos 15 min de jogo, onde o adversário imediatamente no lance a seguir envia uma bola ao posto que seria um golo de grande qualidade se entra fomos finalmente felizes. A primeira parte registava aproximações perigosas da nossa equipa mas nunca conseguimos definir da melhor maneira. Segunda parte toada diferente o adversário carregou muito pois eram mais fortes fisicamente e  uma equipa que faz do futebol direto a sua única arma tivemos adaptar a situação do jogo e a partir dos 65 min decidimos reforçar o meio campo com mais uma unidade para dar força. Apesar das tentativas do adversário nunca conseguiram ter um lance de perigo na segunda parte. Muitos parabéns aos meus jogadores provam jornada a jornada que com este crescimento de uma das equipas mais jovens da serie podemos almejar coisas boas no futuro. Obrigado aos nossos adeptos também e sempre bom sentir apoio deles, esta equipa merece tudo.

Comentário de António Carvalho treinador do Silva:
Um jogo contra uma equipa que está a fazer um bom campeonato mas hoje não quis jogar futebol . Usou e abusou da agressividade para intimidar os nossos jogadores com essas instruções vindas do banco o que é muito mau. Um jogo em que fomos melhores na primeira parte. Temos quatro grandes oportunidades de golo e oito cantos a nosso favor e não conseguimos fazer golo. O adversário tem um canto aos dez minutos e faz o único golo da partida na única vez que foram à nossa área. Na segunda parte tentamos ir à procura do empate, criando mais duas oportunidades flagrantes mas não conseguimos concretizar. Temos sete cantos contra um do adversário. Muito futebol ofensivo mas hoje a bola não quis nada connosco. Mérito também para o adversário como defendeu. Agradecer aos adeptos pelo apoio.

S. Martinho 1-2 Carvalhal

Carvalhal vence em São Martinho e atrasa rival na luta pelo top 5!

Num jogo em que o principal objetivo era garantir a melhor classificação possível, duas equipas que militavam na 1.ª Divisão na época passada mostraram porque não conseguiram lutar pelo regresso este ano. O Carvalhal nunca esteve perto desse objetivo, enquanto o São Martinho ainda sonhou durante a primeira volta, mas acabou por perder gás na segunda metade do campeonato.

Neste encontro, o Carvalhal quem entrou mais eficaz. Diogo abriu o marcador aos 40 minutos, levando a equipa visitante em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, a formação de Miguel Alves conseguiu restabelecer a igualdade aos 75 minutos, com golo de Ramon. No entanto, já ao cair do pano, aos 90 minutos, Melo apareceu para selar o triunfo do Carvalhal por 1-2.

Com este resultado, o São Martinho foi ultrapassado pelo Feitos e desceu ao 6.º lugar, com 29 pontos. O Carvalhal, por sua vez, manteve o 9.º lugar, agora com 25 pontos.

Pedra Furada 0-1 Silveiros

Silveiros vence no campo emprestado e afunda ainda mais o Pedra Furada

O Silveiros continua a mostrar sinais positivos nesta segunda volta do campeonato e somou mais uma vitória, desta vez diante do Pedra Furada, por 1-0. O jogo realizou-se no campo do Macieira, recinto emprestado ao Pedra Furada, que vive uma época muito abaixo das expectativas.

O único golo da partida foi apontado por Jonas aos 30 minutos e acabou por ser suficiente para garantir os três pontos à formação visitante.

Com este resultado, o Silveiros ocupa agora o 11.º lugar com 22 pontos, enquanto o Pedra Furada permanece no 12.º lugar, com apenas 15 pontos, afundando-se ainda mais na parte baixa da tabela.

Creixomil 4-0 Cossourado

Gonçalo Figueiredo assina hat-trick e conduz goleada do Creixomil sobre o Cossourado!

Foi um resultado expressivo aquele que se verificou nas Fontainhas, onde o Creixomil aplicou uma goleada por 4-0 ao Cossourado. O grande destaque da manhã  foi o jovem Gonçalo Figueiredo, que esteve em dia sim e assinou um hat-trick de belo efeito.

Gonçalo abriu o marcador aos 20 minutos e voltou a marcar mesmo em cima do intervalo, aos 45 minutos, fixando o 2-0 ao descanso. Já na segunda parte, manteve o pé quente e apontou o terceiro golo pessoal — e da equipa — aos 55 minutos.

O resultado final foi fechado por Francisco Miranda, que aos 80 minutos fez o 4-0.

Apesar da vitória convincente, o Creixomil mantém-se no 10.º lugar da tabela, com 23 pontos. Já o Cossourado, com esta derrota, caiu para o 8.º lugar, somando 26 pontos.

Fonte Coberta 6-3 Grimancelos

Fonte Coberta vence duelo direto com goleada e continua na frente da corrida pela subida!

O Fonte Coberta atravessa um excelente momento de forma e somou a quinta vitória consecutiva numa fase decisiva do campeonato. Desta vez, bateu um adversário direto, o Grimancelos, por 6-3, e deu um passo importante no objetivo de regressar à 1.ª Divisão.

O jogo, disputado no Campo das Águas Santas, começou com Dani a abrir o marcador aos 12 minutos para o Fonte Coberta. Aos 25, Marquinho restabeleceu a igualdade para a equipa de Barrega (1-1), mas aos 35 minutos André Araújo voltou a colocar os da casa em vantagem, fixando o 2-1 ao intervalo.

Na segunda parte, o Fonte Coberta aumentou a intensidade. André Silva fez o 3-1 aos 60 minutos, e Dani bisou aos 72, elevando para 4-1. O Grimancelos ainda reduziu para 4-2 aos 77 minutos, por André Simões, mas a reação foi rapidamente travada por André Costa, que fez o 5-2 aos 80. Minhoca ainda marcou para os visitantes aos 82 (5-3), mas Rubinho, aos 90 minutos, fechou as contas em 6-3.

Com este resultado, o Fonte Coberta mantém-se na liderança com 47 pontos, os mesmos que o Sequeade, que folgou nesta jornada. No entanto, o Fonte Coberta irá folgar na última ronda, o que torna as contas da subida bastante apertadas.

Entre as quatro equipas ainda na luta, o Grimancelos é o único que já não depende apenas de si. Já Sequeade e Silva mantêm o destino nas próprias mãos, e vão mesmo defrontar-se na última jornada — um duelo que pode ser decisivo para a subida.

Classificação atual:
1.º Fonte Coberta – 47 pts
2.º Sequeade – 47 pts
3.º Silva – 44 pts
4.º Grimancelos – 44 pts

Comentário de Ricardo Gomes “Barrega” treinador de Grimancelos:
"A derrota por 6-3 reflete um jogo difícil, agravado pela expulsão que nos deixou com dez jogadores. Até ao 3-1, a equipa ainda estava competitiva, mas a inferioridade numérica comprometeu a organização defensiva e aumentou o desgaste físico, o que acabou por permitir ao adversário ampliar a vantagem. Apesar disso, marcar dois golos em desvantagem demonstra atitude e capacidade ofensiva. Há aspetos a corrigir, sobretudo no controlo emocional "