A 23.ª jornada da 1.ª divisão ficou marcada pela consagração dos Leões da Serra como campeões, quando ainda faltam disputar três jornadas. O Leocadenses, em jogo antecipado, foi derrotado em Remelhe por 1-0, permitindo aos Leões da Serra preparar a festa em caso de vitória no Perelhal.
Foi com um golo de Salgueiro, aos 27 minutos, que os Leões da Serra carimbaram o título, alcançando o bicampeonato — o terceiro do seu palmarés. Um título inteiramente justo, deixando o seu adversário direto, o Leocadenses, a 10 pontos no segundo lugar. Curiosamente, o Leocadenses foi o único clube a derrotar os campeões nesta época 2024/2025.
Mais abaixo na tabela, o Remelhe ocupa o 3.º lugar, fechando um pódio que parecia definido desde o mercado de transferências. Na altura, já se dizia que entre Leões da Serra, Leocadenses e Remelhe sairia o campeão, tal era a superioridade dos seus plantéis em relação aos restantes clubes do campeonato.
O Palme voltou a demonstrar o seu estatuto, vencendo o Várzea por 2-1 e assegurando a permanência. O Águas Santas, com a vitória por 4-1 em Pereira, subiu ao 5.º lugar, enquanto o Macieira subiu ao 6.º. Já o GDR Campo venceu o Carapeços e subiu ao 7.º lugar, com 30 pontos. O Carapeços, em dificuldades, desceu ao 8.º lugar com 29 pontos, agora igualado pelo Negreiros.
Nos lugares de descida, Várzea e Pereira juntam-se a Lijó e Fragoso. No entanto, com três jornadas ainda por disputar, tudo pode acontecer. O Águas Santas, atualmente 5.º classificado com 31 pontos, está apenas cinco pontos acima da zona de descida, com nove pontos ainda em disputa.
Nesta jornada, embora sem Hat-Trick, destacaram-se com dois golos (bisaram) Nakata (Carapeços), Bruno Miranda (Macieira) e Hélder (Águas Santas). Nos melhores marcadores, os líderes ficaram em branco: Nuno Sousa (Macieira) cimentou o 3.º lugar com 12 golos, enquanto Hugo Pombo (Leocadenses) lidera com 18 golos, seguido de Rui Faria (Várzea) com 16.
Perelhal 0-1 Leões da Serra
Leões da Serra carimbam bicampeonato com vitória em Perelhal
Os Leões da Serra receberam, no sábado anterior ao seu jogo em Perelhal, uma excelente notícia: a derrota do Leocadenses em Remelhe. Assim, partiram para Perelhal preparados para conquistar o título. As T-shirts exibidas no final da partida não deixaram dúvidas sobre a preparação da festa, mesmo que tivessem de esperar pelo jogo seguinte, caso o resultado não fosse favorável.
Foi com um golo de Salgueiro, à passagem da meia hora de jogo, que os Leões da Serra carimbaram o título de Campeões 2024/2025. Não estivemos presentes na partida e, por isso, não podemos confirmar a justeza do resultado; certo é que os três pontos foram somados e assim puderam celebrar o bicampeonato, alcançando também o 3.º título de campeões da 1.ª divisão no seu historial.
Já o Perelhal, com 28 pontos, ocupa o 10.º lugar, apenas dois pontos acima da zona de despromoção. Na próxima jornada, desloca-se ao terreno do Várzea, uma das equipas que soma 26 pontos. Este será um jogo de extrema importância para ambas as equipas na luta pela manutenção.
Remelhe 1-0 Leocadenses
Leocadenses perde em Remelhe e diz adeus ao título
O Leocadenses disse adeus ao título em Remelhe, em jogo antecipado para sábado, 26 de abril, ao perder por 1-0. O golo da vitória do Remelhe foi apontado por Mimas. Durante toda a segunda parte, o Leocadenses tentou inverter o resultado, mas sem sucesso, deixando os Leões da Serra à mercê de se sagrarem campeões no dia seguinte — o que viria a acontecer.
O Leocadenses, tal como o Remelhe e os Leões da Serra, era apontado como um dos três grandes candidatos ao título, reforçando-se de forma significativa no início da época. Dissemos isso ainda antes do campeonato ter começado, e o pódio confirma agora essa previsão. Apesar de terminar a 10 pontos do campeão, o Leocadenses já garantiu o 2.º lugar.
Até final da época, resta ao Leocadenses honrar a camisola e começar a preparar a próxima temporada. Quanto ao Remelhe, com um excelente plantel, irá fechar a época no 3.º lugar do pódio, numa temporada em que conquistou também a Supertaça.
Várzea 1-2 Palme
Autogolo nos minutos finais condena o Várzea à derrota frente ao Palme
Os minutos finais foram fatais para o Várzea, que sofreu um autogolo que ditou a derrota frente ao Palme. A equipa visitante esteve a vencer por 1-0 desde o minuto 8, com um golo apontado por Paulo César, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, o Várzea empatou a partida aos 60 minutos, com um golo de Mano. No entanto, já em cima do apito final, surgiu o autogolo que confirmou a derrota do Várzea, mantendo a equipa na zona de descida, no 11.º lugar, com 26 pontos.
Por sua vez, o Palme, ao somar 35 pontos, garantiu matematicamente a manutenção na 1.ª divisão.
GDR Campo 3-2 Carapeços
Carapeços volta a sofrer nos minutos finais e perde em Campo
Os minutos finais têm sido fatais para o Carapeços sempre que joga fora de casa. Já tinha sido assim contra o Leocadenses, Palme e Várzea, onde sofreu golos decisivos depois dos 85 minutos.
Em Campo, o Carapeços esteve por duas vezes em vantagem. Após um início muito mau, onde parecia perdido em campo, escapou por sorte de sofrer o 1-0, depois de uma aselhice do guarda-redes Cláudio, que perdeu a bola para o adversário, mas este rematou inexplicavelmente ao lado. O Carapeços reagiu bem: acertou uma bola no poste e, pouco depois, à passagem da meia hora, Nakata abriu o marcador com um livre direto à entrada da área. O jogo foi para intervalo com o Carapeços a vencer por 1-0.
Logo no início da segunda parte, uma bola lançada para a área do Carapeços causou confusão: o guarda-redes esbarrou-se com o adversário Maciel e a bola entrou lentamente na baliza, fazendo o 1-1 — um golo muito consentido embora alguns jogadores do Carapeços pedissem falta do avançado sobre o Guarda redes na altura do contacto.
O Carapeços respondeu bem. Após uma substituição, o jogador recém-entrado foi rasteirado na área e Nakata converteu o penálti, colocando novamente o Carapeços na frente aos 60 minutos (2-1). No entanto, o GDR Campo respondeu aos 70 minutos, com Azevedo a marcar um grande golo de fora da área, estabelecendo o 2-2.
O Carapeços ainda teve uma excelente oportunidade para voltar a liderar, mas, isolado perante o guarda-redes, o avançado rematou ao lado. Já aos 85 minutos, numa jogada de insistência, Santas encheu o pé na linha da grande área e fez o 3-2 final para o GDR Campo.
O Carapeços ainda dispôs de duas boas ocasiões para empatar: primeiro com uma bola nos ferros e depois com outro remate ao lado em situação isolada. Pagou caro a sua ineficácia, enquanto o GDR Campo foi letal, marcando três golos em quatro ocasiões .
O empate seria o resultado mais justo, mas a vitória sorriu ao GDR Campo, que sobe ao 7.º lugar com 30 pontos. Já o Carapeços desceu para 8.º, com 29 pontos, os mesmos do seu próximo adversário, o Negreiros.
Fragoso 0-6 Macieira
Macieira impõe goleada ao Fragoso e respira melhor na tabela
O Macieira goleou o já despromovido Fragoso por 6-0, numa exibição sem contestação. Aos 20 minutos, Bruno Miranda deu início à goleada ao abrir o marcador. Aos 27 minutos, foi a vez de Paulo Miranda aumentar para 2-0, e aos 35, novamente Bruno Miranda, ao bisar na partida, fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, a toada manteve-se: aos 65 minutos, Nuno Sousa elevou para 4-0, e dois minutos depois, Marco Amaral fez o 5-0. Já nos descontos, aos 90 minutos, Nelson fechou a contagem em 6-0.
Com esta vitória, o Macieira subiu ao 6.º lugar com 30 pontos, ganhando uma margem de 4 pontos sobre a linha de despromoção, que está atualmente nos 26 pontos.
Pereira 1- 4 Águas Santas
Pereira afunda-se com quarta derrota seguida e cai para zona de despromoção
O Pereira voltou a perder, desta vez em casa frente ao Águas Santas, somando a sua quarta derrota consecutiva. Com este resultado, a equipa caiu para o 12.º lugar da tabela, já em zona de despromoção, com 26 pontos.
A vitória dos visitantes começou a desenhar-se aos 25 minutos, com golo de Hélder (0-1). Aos 40 minutos, um autogolo permitiu ao Pereira restabelecer a igualdade (1-1), mas antes do intervalo, aos 44 minutos, Rui Rodrigues voltou a colocar o Águas Santas na frente (1-2).
No início da segunda parte, aos 50 minutos, Hélder bisou e aumentou a vantagem para 1-3. Já perto do final, aos 85 minutos, Adanilson fixou o resultado em 1-4, selando uma vitória convincente.
Com este triunfo, o Águas Santas sobe ao 5.º lugar da tabela, agora com 31 pontos.
Negreiros 1-0 Lijó
Negreiros vence pela margem mínima e subiu acima da linha de água
O Negreiros conquistou um triunfo importante na luta pela manutenção, ao vencer por 1-0 o Lijó, já despromovido à 2.ª Divisão. O único golo da partida, que garantiu os três pontos, foi apontado por Lipinho aos 15 minutos.
Com esta vitória, o Negreiros subiu ao 9.º lugar, somando agora 29 pontos, ficando com 3 pontos de vantagem em relação à zona de despromoção.