Esta 2ª Divisão da Série B, em comparação com a Série A, está muito mais incerta, com quatro "galos" a lutar por apenas dois "poleiros".
Nesta 22ª jornada, o Sequeade empatou sem golos em Nine, frente ao vizinho Cambeses. Pelo que sabemos, o ambiente entre os adeptos dos dois clubes não foi hostil. Apesar do empate, o Sequeade manteve a liderança, e o pior que lhe pode acontecer na próxima jornada é descer ao 2º lugar, em troca com o Fonte Coberta. O Sequeade irá folgar, mas beneficia do confronto direto entre o Silva e o Grimancelos no entanto se for o Fonte Coberta a vencer pode subir ao 1º lugar porque o Fonte Coberta está melhor no confronto direto , assim como o Silva que tem mais diferença de golos com o 2º jogo entre ambos por disputar.
Sem margem para errar, os três perseguidores do Sequeade venceram:
- O Silva bateu em casa o Creixomil por 4-1,
- O Grimancelos goleou o Pedra Furada por 5-1,
- O Fonte Coberta foi vencer fora o Cossourado por 3-0.
Com estes resultados, partem para a próxima jornada com a ambição de alcançar o topo da tabela, aproveitando o descanso do líder. O Sequeade só manterá o primeiro lugar se o Fonte Coberta e o Silva não vencerem . Todos somam agora 44 pontos, com ligeira desvantagem para o Fonte Coberta, o único dos quatro que ainda terá de folgar após a 23ª jornada.
Já se sabe do confronto entre Fonte Coberta e Grimancelos, enquanto o Silva terá um desafio complicadíssimo no terreno do Feitos — equipa que ocupa o 5º lugar. Apesar de estar fora da luta pela subida, o Feitos joga pela camisola e tem como objetivo consolidar a sua posição. Nesta jornada, venceram fora o Carvalhal por 2-0.
Também fora da corrida pela subida, o São Martinho regressou às vitórias, ao vencer o São Mamede por 2-0 em Vilar do Monte.
Quanto aos melhores marcadores, não houve destaques nesta jornada, já que nenhum jogador marcou mais do que um golo pelos seus clubes. O melhor posicionado desta série é Lucas, do Pedra Furada, que ocupa o 5º lugar da tabela de goleadores, com 14 golos.
S. Mamede 0-2 S. Martinho
Águias de São Mamede continuam em queda livre e caem em casa diante do São Martinho
As Águias de São Mamede vivem um dos momentos mais difíceis da temporada. Depois de um arranque promissor, a equipa afundou-se na classificação e continua agora a lutar para não terminar no último lugar, a par do Pedra Furada.
Nesta jornada, voltou a sair derrotada, desta vez em casa, frente ao Juventude de São Martinho, que venceu por 2-0 num jogo onde controlou quase sempre o ritmo da partida.
Toni abriu o marcador aos 44 minutos, mesmo antes do intervalo, e Ramon fechou as contas aos 60 minutos, fixando o resultado final. O marcador não voltou a mexer até ao apito final.
Com este triunfo, o São Martinho consolida o 5.º lugar, agora com 29 pontos, mas já sem hipóteses de regressar à 1.ª Divisão nesta época. Para o São Mamede, o cenário continua , com a equipa presa no fundo da tabela e com pouco tempo para reagir.
Grimancelos 5-1 Pedra Furada
Grimancelos goleia Pedra Furada e mantém-se firme na corrida pela subida
O Grimancelos está a apostar tudo na reta final do campeonato para garantir a subida de divisão e voltou a mostrar credenciais ao golear o Pedra Furada por 5-1, em casa.
O marcador foi inaugurado aos 15 minutos por Minhoca, que fez o 1-0. Pouco depois, aos 26 minutos, Jonas ampliou para 2-0, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, o Pedra Furada ainda deu sinais de vida, reduzindo para 2-1 por Coiago. Mas a resposta do Grimancelos foi implacável: Jailson (70’) e Edgelson (75’) colocaram o resultado em 4-1, e já nos instantes finais, Cajó fechou a goleada com o 5-1, ao cair do pano.
Com esta vitória, o Grimancelos sobe aos 44 pontos, integrando o trio perseguidor ao Sequeade, e continua na luta pela promoção. Na próxima jornada, a equipa visita o Fonte Coberta, num jogo decisivo onde uma derrota de qualquer lado pode ser fatal nas ambições de subida.
Quanto ao Pedra Furada, confirma-se que não está na luta pelos lugares cimeiros, permanecendo no penúltimo lugar, com apenas 15 pontos.
Mais detalhes sobre a partida estarão nas palavras do mister barrega.
Comentário de Ricardo Gomes Barrega treinador de Grimancelos:
"A equipa apresentou uma excelente exibição ofensiva, traduzida de forma clara no resultado final . Houve dinâmica no ataque, criatividade nas transições e eficácia na finalização, o que permitiu construir uma vantagem confortável Destaco a capacidade de pressão alta e recuperação rápida da bola, que manteve o ritmo ofensivo elevado durante grande parte do jogo. Apesar do domínio, é importante salientar que a equipa adversária deu uma boa réplica. Mostraram-se organizados taticamente conseguiram criar perigo e o golo que marcaram reflete essa postura competitiva, e embora o resultado tenha sido dilatado, o adversário não facilitou e manteve-se em jogo. Mais do que o resultado e a prestação em campo a nossa prioridade neste momento é a recuperação e o bem estar do Edgelson, colegas staff e adeptos estarão unidos no seu processo de recuperação e certamente voltará mais forte"
Sequeade 0-0 Cambeses
Sequeade cede empate “em casa emprestada” e pode perder liderança na próxima jornada
O Sequeade, que tem jogado com a casa às costas devido às obras de requalificação do seu recinto desportivo, voltou a sentir as dificuldades do exílio. A equipa foi obrigada a receber o vizinho Cambeses no Campo do Ninense, num jogo que terminou com um empate e a perda de dois pontos importantes na corrida pela subida.
Apesar de não termos detalhes completos da partida, dispomos das declarações de Carlos Pio, treinador do Cambeses. Foi possível apurar que, dentro das quatro linhas, houve momentos de tensão entre atletas, aos quais somos alheios, mas que marcaram o ambiente do encontro.
Com este empate, o Sequeade mantém-se na liderança, mas agora com apenas 3 pontos de vantagem. A equipa folga na próxima jornada e pode ser ultrapassada caso o Fonte Coberta vença o Grimancelos
O Cambeses, por sua vez, mantém o 8.º lugar, com 24 pontos, estando a 20 pontos dos lugares de subida, numa época tranquila, mas sem grandes aspirações classificativas.
Comentário de Carlos Pio treinador de Cambeses:
Inicio de jogo muito disputado entre duas equipas com classificação diferente onde o adversário luta para ser campeão, nós tivemos duas oportunidades de fazer o golo na primeira parte, adversário não criou uma oportunidade na primeira parte . Segunda parte entramos muito bem organizado sempre com um posicionamento dentro campo muito organizado, o nervosismo do adversário a for da pela com algumas provocações, que faz parte . Final triste dos dois lados ACDR CAMBESES
Carvalhal 0-2 Feitos
GDR Feitos embala com Dany ao leme e soma terceira vitória consecutiva
O GDR Feitos vive um excelente momento de forma sob o comando do treinador Dany, que trouxe uma verdadeira lufada de ar fresco à equipa. Nesta jornada, o G.D. Feitos deslocou-se ao terreno do Carvalhal e saíram de lá com mais uma vitória, a terceira consecutiva, ao vencer por 2-0.
O marcador foi inaugurado aos 20 minutos por Chita, resultado que se manteve até ao intervalo (0-1). Na segunda parte, o GDR Feitos voltou a mostrar eficácia e consistência, com José Santos a selar a vitória com o 2-0 aos 65 minutos.
Com este resultado, o Feitos sobe ao 6.º lugar da tabela, com 29 pontos, num campeonato tranquilo e competitivo, embora sem aspirações de subida nesta fase. Já o Carvalhal segue no 9.º lugar, com 22 pontos, tentando garantir uma reta final digna.
Comentário de Dany treinador de Feitos:
Um jogo onde entramos a tentar jogar apoiado com combinações curtas e objetivas mas adversário não estava a deixar nos fazer combinações nos primeiros 10 min a partir dai fomos assumindo o jogo col varias jogadas. Apos uma grande jogada coletiva chegamos ao golo e dai para frente ate ao intervalo o adversário só chegava a nossa área através de bola parada mas sem grandes perigos. Na segunda mesma toada estivemos sempre por cima chegamos ao 2 de forma natural e apos isso ainda temos 2 oportunidades claras de golo que podíamos ter matado o jogo. O adversário ainda assustou com uma aproximação mas não consegui finalizar. Analisando este jogo vitoria totalmente justa da nossa equipa, sem dúvida a crescermos jogo a jogo. Parabéns aos meus jogadores trabalharam forma perfeita e entenderam na perfeição o plano de jogo e como aborda lo nos vários momentos do mesmo.
Silva 4-1 Creixomil
Núcleo sente a pressão, mas resolve na reta final e continua na corrida pela subida
O Núcleo Desportivo da Silva está a viver momentos de grande pressão, com margem de erro reduzida se quiser manter vivas as suas aspirações de subida à 1.ª Divisão. E isso ficou visível na partida frente ao Creixomil, onde teve muitas dificuldades para abrir o marcador.
O golo inaugural só surgiu aos 44 minutos, por intermédio de Chico, que colocou o Núcleo em vantagem (1-0), resultado que se manteve até ao intervalo. No recomeço, o Creixomil, determinado em discutir o resultado, chegou ao empate aos 50 minutos, através de Marco (1-1). No entanto, a resposta foi imediata: Adélio recolocou o Núcleo na frente aos 65 minutos, fazendo o 2-1.
O alívio só chegou na reta final, com os golos da tranquilidade: Romeu fez o 3-1 aos 80 minutos, e Caridade fechou a contagem em 4-1 aos 85 minutos, garantindo uma vitória que mantém o Núcleo no 2.º lugar, com 44 pontos, apenas atrás do Sequeade. A equipa ainda depende apenas de si para garantir a subida.
Na próxima jornada, terá um teste exigente frente ao GDR Feitos, equipa em excelente forma e a protagonizar um campeonato sólido.
O Creixomil, com historial de presença na 1.ª Divisão, continua longe dos seus tempos áureos e ocupa atualmente o 10.º lugar, com 20 pontos.
Comentário de António Carvalho treinador do Silva:
Um jogo que começou muito equilibrado com as duas equipas a tentar pôr as suas ideias de jogo. Acho que a minha equipa com um futebol mais apoiado e o adversário a tentar mais o contra-ataque. Temos duas excelentes oportunidades para marcar, mas não conseguimos. O adversário num grande remate do meio da rua acerta na barra, ficando o aviso. Voltamos a ter mais jogo no campo do adversário, criámos mais duas oportunidades claras de golo e não conseguimos concretizar. Aos 44 minutos, numa boa jogada acabámos por fazer o golo mais que merecido. Segunda parte, tentámos chamar a atenção para os contra-ataques do adversário e que não podíamos desperdiçar tantos golos. O adversário entrou no jogo para tentar o empate que conseguiu por volta dos 50 minutos, num livre perto da nossa área em que a bola sofre um desvio no nosso jogador e não dá hipótese ao nosso guarda redes. Fomos à procura do golo e conseguimos três minutos depois, de bola parada. Criámos mais duas oportunidades para matar o jogo só com o guarda redes pela frente mas não conseguimos concretizar. O adversário outra vez do meio da rua obriga Eduardo a fazer a defesa do jogo. O adversário não conseguia entrar na nossa zona defensiva e tentava de longe. Fizemos as alterações que achávamos melhor para o que o jogo estava a pedir e o terceiro golo aconteceu com naturalidade. Depois veio o quarto golo. Uma vitória justa da minha equipa por números justos perante as oportunidades que criámos. Contra um adversário que nos obrigou a trabalhar muito. Parabéns aos jogadores pela vitória. Agradecer aos adeptos pelo apoio. Espero contar com eles até ao fim. Desejar uma Feliz e Santa Páscoa para toda a família do futebol popular.
Cossourado 0-3 Fonte Coberta
Fonte Coberta vence com autoridade em Cossourado e prepara duelo decisivo com o Grimancelos
O Fonte Coberta continua a mostrar-se em excelente forma e foi vencer com clareza ao terreno do Cossourado por 3-0, numa exibição segura e eficaz.
O marcador foi inaugurado cedo, aos 15 minutos, por Dani, resultado que se manteve até ao intervalo (0-1). Na segunda parte, aos 70 minutos, foi Hugo Loureiro a ampliar para 0-2, e já sobre os 90 minutos, Dani Ribeiro fechou a contagem com o 3-0 final, numa vitória tranquila da formação visitante.
Com este triunfo, o Fonte Coberta mantém-se no 4.º lugar, mas agora com os mesmos 44 pontos que Grimancelos e Silva, numa luta acesa pelo topo. A próxima jornada será determinante, já que o Fonte Coberta recebe precisamente o Grimancelos. Uma vitória poderá colocá-lo na liderança, aproveitando o facto de o Sequeade folgar. Já um empate será um mau resultado, sobretudo porque o Fonte Coberta ainda terá também a sua jornada de folga. Será, por isso, um verdadeiro jogo de "mata-mata".