A Segunda Divisão do Futebol Popular de Barcelos continua eletrizante, com os candidatos à subida a manterem-se firmes na luta. Nenhuma equipa do topo perdeu nesta jornada, e na Série A, os quatro primeiros classificados venceram, mantendo-se juntos na corrida desde a 11ª jornada. Agora, à 17ª jornada, ninguém parece querer ceder terreno.

O grande destaque da ronda vai para o Bastuço São João, que aplicou a maior goleada da temporada ao derrotar o Andorinhas por expressivos 9-0, superando o antigo recorde do Oliveira (9-1 ao Baluganense) e o 8-0 do Chorente frente ao Águias do Neiva. Apesar do feito, o mais importante foram os três pontos que mantêm o Bastuço na liderança. No entanto, o Paradela continua a pressionar e venceu fora o Necessidades por 3-1, segurando o segundo lugar, que dá acesso à promoção.

O Oliveira, por sua vez, não desiste e segue a apenas dois pontos do Paradela, após uma vitória por 3-0 sobre o Baluganense, num jogo onde jogou muito tempo reduzido a 10 jogadores devido a uma expulsão, ainda tendo uma grande penalidade defendida pelo seu guarda-redes. Já o Cristelo sofreu, mas conseguiu uma reviravolta frente ao Chorente, vencendo por 2-1 depois de estar a perder por 0-1. Com isso, segue a quatro pontos do Paradela, fechando o lote de candidatos à subida.

Já o Aborim venceu o Carvalhas, e ambas as equipas começam a afastar-se da luta pela promoção.

Destaques individuais e estatísticas

Em termos individuais, o destaque vai para Russo, do Oliveira, que fez um hat-trick e foi o grande responsável pela vitória da sua equipa. Na goleada do Bastuço, Bruno Barbosa e Liedson bisaram, contando ainda com dois autogolos a favor. Bruno Barbosa subiu ao segundo lugar da lista de melhores marcadores, igualando os 15 golos do seu colega de equipa Pato. A liderança continua a pertencer a João Moreira, do Paradela.

No que diz respeito aos ataques mais eficazes, apesar dos nove golos do Bastuço nesta jornada, o Oliveira ainda mantém o estatuto de melhor ataque da Segunda Divisão, somando 58 golos, contra os 56 do Bastuço.

A luta pela promoção segue intensa e promete emoções fortes até ao final!

Cristelo 2-1 Chorente

Cristelo opera reviravolta e mantém-se na luta pela subida

Num jogo muito emotivo, o Cristelo venceu o Chorente pela margem mínima (2-1). No entanto, foi a equipa visitante a inaugurar o marcador, aos 25 minutos, por intermédio de Thiago Bock, resultado que se manteve até ao intervalo.

O jogo caminhava a passos largos para o final quando o Cristelo conseguiu a reviravolta no marcador. Aos 75 minutos, Pena restabeleceu a igualdade (1-1) e, já sobre os 90, Xavier fez o 2-1, garantindo uma vitória suada que mantém a equipa na luta pela subida de divisão.

Com este triunfo, o Cristelo segue no 4º lugar da tabela, com 38 pontos, menos quatro que o Paradela, segundo classificado e atual ocupante da zona de promoção. Já o Chorente manteve-se no 9º lugar, com 17 pontos.

Comentário de Diogo Trigueiros treinador de  Cristelo:
Entramos no jogo a ter bola, mas a falharmos muito quer na decisão quer na transição defensiva. Contra equipas como o Chorente que tem jogadores como o Bock e o Davide se não formos rápidos a encurtar espaços e recuperar a bola cedo iriamos ter dificuldades. Foi isso que aconteceu, Bock numa excelente jogada individual fez o 0-1. Ao intervalo fizemos duas alterações para tentarmos ganhar mais velocidade de recuperação e acabamos por conseguir. Nos últimos 20 minutos arriscamos e Pena empata. Depois ficamos reduzidos a 10, mas não desistimos. Arriscamos em deixar igualdade numérica atras, mas o Chorente já estava sem frescura física para vencer os duelos individuais. Fomos tendo várias oportunidades e felizmente marcamos já nos descontos por Javier.

Comentário de  Daniel Cardoso treinador de Chorente:
Jogo emocionante com o Chorente a ter várias oportunidades de golo , depois do 1 golo dominados até ao intervalo e poderíamos ter marcado mais golos, no segundo tempo começamos bem e poderíamos ter dilatado o resultado por 3 vezes, mas sofremos golo contra a maré do jogo, depois dominados por completo o jogo e depois de várias oportunidades falhadas num contra ataque perdemos bola e deu golo para o adversário, nós jogamos sem vários titulares e isso fez diferença a nível defensivo por falta de ritmo e posicionamentos alterados, mais uma vez uma grande arbitragem foram 3 grandes equipas

ND Sta. Eugénia 1-2 Milhazes

Golo ao cair do pano dá vitória ao Milhazes em Sta. Eugénia

O Milhazes venceu o ND Sta. Eugénia pela margem mínima, num jogo equilibrado e decidido nos instantes finais.

A partida caminhava para o intervalo quando a equipa visitante se adiantou no marcador, com Rui Branquinho a fazer o 0-1 aos 44 minutos. No reinício da segunda parte, o ND Sta. Eugénia restabeleceu a igualdade por intermédio de Saliu, aos 55 minutos (1-1).

Quando tudo apontava para um empate, surgiu o golo decisivo do Milhazes, já aos 90 minutos, com Marco Lima a selar a vitória da sua equipa (1-2).

Com este triunfo, o Milhazes subiu ao 10º lugar, com 14 pontos, enquanto o ND Sta. Eugénia desceu ao 12º lugar, com 12 pontos.

Necessidades 1-3 Paradela

Paradela vence em Necessidades e mantém-se na perseguição ao líder

O Paradela deslocou-se a Necessidades e arrecadou os três pontos, num jogo onde entrou a perder, mas conseguiu dar a volta ao marcador.

A equipa da casa abriu o marcador logo aos 2 minutos, por intermédio de Henrique Ribeiro, mas a resposta do Paradela não demorou. Aos 5 minutos, João Moreira, líder dos melhores marcadores, restabeleceu a igualdade (1-1).

Já perto do intervalo, a equipa de César Faria consumou a reviravolta, com Edu a fazer o 1-2, resultado que se manteve até ao descanso.

Na segunda parte, o jogo caminhava para o final quando Kadete, aos 80 minutos, fixou o resultado em 1-3, garantindo a vitória para o Paradela.

Com este triunfo, o Paradela mantém-se no 2º lugar, com 42 pontos, a apenas 2 do líder Bastuço e com 2 de vantagem sobre o Oliveira, que segue em 3º lugar. Já o Necessidades foi ultrapassado pelo Águias do Neiva e desceu ao 13º lugar, com 11 pontos.

Comentário de César Faria treinador de Paradela:
Vitória justa daquela que foi a melhor equipa. Apesar de entrar a perder no primeiro lance do jogo mostrámos personalidade, empatando de seguida e com outras oportunidades para dar a volta ao resultado, o que chegou perto do intervalo. Sempre tivemos o controle do jogo e com naturalidade fizemos o 3-1.

Estrelas S. Pedro 0-1 Aguias do Neiva

Águias do Neiva vencem fora e somam segunda vitória consecutiva

O Águias do Neiva conseguiu a sua segunda vitória consecutiva fora de casa. A última tinha acontecido no terreno do ND Sta. Eugénia, mas, pelo meio, a equipa teve de enfrentar dois candidatos à subida, sofrendo derrotas em casa frente ao Bastuço S. João e ao Oliveira.

Desta vez, a vitória surgiu no campo dos Estrelas de S. Pedro, uma equipa que tem feito uma excelente temporada e que continua a ocupar um meritório 6º lugar.

O golo solitário que valeu os três pontos foi apontado por Nuno Simões, peça fundamental no ataque do Abade de Neiva, aos 35 minutos da primeira parte.

As Águias do Neiva subiram ao 11º lugar, agora com 13 pontos, e a equipa demonstra evidentes melhorias desde a chegada do novo treinador, Ricardo Ferreira, que nos irá comentar as incidências da partida.

Comentário de Ricardo Ferreira treinador do Aguias do Neiva:
Um jogo onde sabíamos que tínhamos que ser mais práticos, usando mais a profundidade, onde coloco dois avançados, um a jogar mais de costas, outro mais de frente, e começámos bem a primeira parte, logo no primeiro minuto com uma oportunidade claro de golo, o Estrelas também tem uma de seguida, e a partir daí, nós conseguimos controlar o jogo do Estrelas, principalmente percebendo e fechando bem os espaços, e nós muito na profundidade íamos criando alguns lances de perigo na área dos estrelas, mas um jogo muito equilibrado. Na segunda parte, muito equilibrado o jogo, mas nós muito mais seguros a controlar o jogo, e num livre bem executado, e com recarga conseguimos chegar à vantagem. O Estrelas reagiu, normal, mas conseguimos segurar a vantagem até ao fim. É daqueles jogos que sentes, que quem marca ganhava o jogo.

Equipa merece esta vitória, por tudo que tem trabalhado, pelo crescimento de todos os jogadores, e principalmente perceber que eles estão preparados para lutar pela vitória em todos os jogos.

Oliveira 3-0 Baluganense

Oliveira supera contratempos e vence com hat-trick de Russo

A equipa do Oliveira tem enfrentado constantes desafios ao longo da época, seja pela necessidade de reviravoltas ou por situações adversas, como a que aconteceu neste jogo frente ao Baluganense.

Aos 30 minutos, quando já vencia por 1-0, o Oliveira sofreu um revés ao ser penalizado com uma grande penalidade (defendida pelo guarda-redes) e, na mesma jogada, viu um jogador ser expulso, ficando assim reduzido a dez unidades durante uma hora. Esta capacidade de superação tem sido uma marca da equipa, que encontra dificuldades em praticamente todos os jogos.

No encontro, o grande destaque foi Russo, autor de um hat-trick. O avançado inaugurou o marcador logo aos 5 minutos (1-0) e, já na segunda parte, apesar da inferioridade numérica, voltou a marcar aos 52 minutos, ampliando para 2-0. O terceiro golo surgiu aos 77 minutos, selando a 12ª vitória do Oliveira e mantendo a equipa na luta pela subida.

Com este triunfo, o Oliveira segue no 3º lugar, com 40 pontos, a apenas dois do Paradela, que ocupa o 2º lugar, posição que garante a promoção. Já o Baluganense, com esta derrota, desceu ao 8º lugar, com 23 pontos.

Comentário de Roger treinador do Baluganense:

Jogo em que os erros que cometemos nos custaram muito caro, agora é seguir em frente, levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo

Aborim 2-0 Carvalhas

Aborim reage à derrota e volta às vitórias com triunfo sobre o Carvalhas

O Aborim regressou às vitórias após uma semana conturbada, marcada pelo assédio a um jogador por parte do Lijó, o que acabou por reforçar o espírito de união da equipa e a determinação em levar o projeto até ao fim.

A equipa vinha de uma derrota inesperada frente ao Andorinhas, a mesma que, nesta jornada, sofreu uma goleada por 9-0. Desta vez, o Aborim respondeu da melhor forma e garantiu os três pontos.

A vitória começou a desenhar-se aos 25 minutos, com Magalhães a inaugurar o marcador (1-0), resultado que se manteve até ao intervalo. O segundo golo surgiu na segunda parte, aos 70 minutos, por intermédio de Carlão, que selou o 2-0 final.

Com este triunfo, o Aborim subiu ao 7º lugar, com 23 pontos. Já o Carvalhas manteve o 5º lugar, com 27 pontos, mas ficou mais distante da luta pela subida.

Para analisar as incidências da partida, o mister de Aborim deixou o seu comentário.

Comentário Tiago Silva treinador de Aborim:
Sabíamos que íamos ter pela frente um jogo bastante complicado, com o uma equipa que na primeira volta nos tinha causado muitas dificuldades. Era importante entrarmos com os níveis de concentração ao máximo para conseguirmos o nosso objetivo e conseguimos ser essa equipa do primeiro ao último minuto. Foi um jogo bastante disputado, onde o adversário tentou sempre explorar a velocidade e as nossas costas mas conseguimos ter um excelente controlo da profundidade. Fomos sempre fiéis as nossas ideias e aos nossos processos e para além de toda a entreajuda que tivemos sem a posse, com a bola em nosso poder fomos sempre bastante criteriosos e objetivos. É uma vitória justa e uma vitória de grupo que isso é o mais importante.

Comentário de Alegria treinador do Carvalhas:
Um jogo em que tínhamos de dar uma resposta perante a derrota do último domingo mas fomos muito pouco práticos e objetivos na finalização tivemos várias bolas para golo incluindo aos postes mas o Aborim foi melhor no perceber o que o jogo num campo de dimensões reduzidas podia dar . Vamos trabalhar ainda mais porque o problema dos meus jogadores é mental mas vamos sair por cima.

Bastuço S. João 9-0 Andorinhas

Bastuço S. João aplica goleada histórica e reforça liderança

Foi a goleada recorde desta época! O Bastuço S. João esmagou o Andorinhas por 9-0, num jogo sem grande história, tal a superioridade da equipa da casa. O Andorinhas, que vinha da sua única vitória na jornada anterior frente ao Aborim, não esperava um desfecho tão pesado.

O festival de golos começou cedo e, ao intervalo, o resultado já era de 7-0! Aqui fica a marcha do marcador:

  • 1-0 | 5’ – Autogolo
  • 2-0 | 8’ – Liedson
  • 3-0 | 12’ – Bruno Barbosa
  • 4-0 | 16’ – Autogolo
  • 5-0 | 21’ – Castanheira
  • 6-0 | 30’ – Liedson
  • 7-0 | 40’ – Bruno Barbosa (intervalo)
  • 8-0 | 60’ – Pato
  • 9-0 | 62’ – Vilaça

Com esta vitória, o Bastuço S. João reforça a liderança, somando agora 44 pontos, mais 2 que o Paradela (2º classificado) e 4 que o Oliveira (3º).

Destaque para os bis de Bruno Barbosa e Liedson, numa tarde de inspiração ofensiva. Apesar da goleada, o melhor ataque do campeonato continua a ser o do Oliveira, com 58 golos, mas o Bastuço S. João sobe ao 2º melhor ataque, agora com 56, ultrapassando o Paradela (54).

Comentário de Manuel Pinto treinador de Bastuço S. João:

Jogo contra um clube histórico do concelho de Barcelos, foi um jogo em que a nossa equipa foi muito competente e nunca deixou de estar concentrada em conseguir a vitória. Parabéns aos jogadores pela vitória e obrigado aos adeptos pelo apoio incondicional.