A 16ª jornada da Série A trouxe poucas mudanças na classificação, com exceção de dois clubes na zona intermédia da tabela. No topo, os quatro candidatos à subida venceram, mantendo a luta pelos dois primeiros lugares em aberto até ao fim.

Pelos resultados, e embora não tenhamos assistido aos jogos, percebe-se que todas as equipas sentiram dificuldades para conquistar os três pontos.

  • O líder Bastuço São João venceu em Milhazes por 2-0, com um golo em cada parte.
  • O Paradela bateu o Estrelas por 3-1, num jogo que ao intervalo estava empatado 1-1.
  • O Oliveira também encontrou resistência em Abade de Neiva, vencendo por 3-2, depois de um empate 1-1 ao intervalo.
  • O Cristelo, a jogar no campo emprestado do Perelhal, foi a equipa que venceu de forma mais expressiva, batendo o Necessidades por 4-0, com 2-0 ao intervalo.

O Oliveira foi a equipa que teve de se esforçar mais, pois viu o Águias do  Neiva entrar forte na segunda parte e passar para a frente 2-1. Isso obrigou os visitantes a arregaçar as mangas, para fazer a reviravolta no marcador, sendo o 2-3   apontando mesmo em cima do apito final.

Na classificação, o Bastuço São João lidera com 41 pontos, seguido de perto pelo Paradela, com 39 pontos. O Oliveira ocupa o 3º lugar, a 2 pontos do Paradela, enquanto o Cristelo, em 4º lugar, está 4 pontos atrás do Paradela. A partir daqui, e embora matematicamente ainda seja possível, todas as outras equipas estão praticamente fora da luta pela subida.

Na lista de melhores marcadores, João Moreira (Paradela) bisou e consolidou a liderança, agora com 16 golos. David Barbosa (Chorente) também bisou . No entanto, o destaque individual da jornada foi para Roberto (Cristelo), que se destacou como o único jogador a conseguir um hat-trick.

Aguias do Neiva 2-3 Oliveira

Oliveira vence Águias do Neiva num jogo de cinco golos e fortes emoções

O Oliveira foi vencer ao terreno do Águias do Neiva, no Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva), numa partida emocionante com cinco golos, mas não ganhou para o susto.

O Águias do Neiva tem mostrado melhorias desde a chegada do novo treinador, e a sua classificação atual não reflete o futebol e a luta que a equipa demonstra em campo.

Num jogo impróprio para cardíacos, o Oliveira adiantou-se no marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Bernardo (0-1). O encontro prosseguiu equilibrado até ao intervalo, altura em que Nuno Simões restabeleceu a igualdade para a equipa da casa (1-1).

A segunda parte começou com a reviravolta do Águias do Neiva, que marcou o 2-1 aos 47 minutos, por Brito , levando os adeptos do Oliveira ao desespero. No entanto, a equipa visitante, focada na luta pela subida, respondeu à altura. Tiago empatou a partida aos 74 minutos (2-2) e, já sobre o apito final, Russo selou a vitória para o Oliveira com o 2-3.

Com este triunfo, o Oliveira mantém-se na luta pelo regresso à 1ª Divisão, ocupando o 3º lugar com 37 pontos, a apenas dois do Paradela, que está em zona de subida. Já o Águias do Neiva continua no penúltimo lugar da classificação.

Comentário de Ricardo Ferreira treinador do Águias do Neiva:

Um jogo onde entrámos praticamente a perder, a primeira chegada do Oliveira à nossa baliza dá golo aos 45 segundos, mas a minha equipa soube reagir, aos poucos fomos assumindo mais o jogo com bola, e criando algumas situações de golo na baliza do Oliveira, e perto do intervalo numa boa jogada, conseguimos chegar á igualdade. Ao intervalo, tive que mexer, não porque a equipa estava mal, mas porque na primeira parte tive duas substituições forçadas e fiquei só com uma paragem para mexer na equipa. Na segunda parte entrámos bem, e num canto conseguimos chegar à vantagem, o Oliveira reagiu, mexeu na equipa, e fruto da qualidade individual, conseguiu empatar com um bom golo. Mesmo assim mantivemos bem a tentar chegar à vantagem, mas infelizmente ficamos reduzidos a 10, e a partir daí foi mais difícil, e onde o Oliveira chega à vantagem, mas realçar que mesmo reduzidos tivemos oportunidades para chegar à igualdade. Um grande jogo de futebol, onde tenho que estar orgulhoso da minha equipa, onde desde que cheguei, foi sem dúvida o jogo com mais performance.

Paradela 3-1 Estrelas S. Pedro

Paradela impõe-se frente aos Estrelas e mantém-se em posição de subida

Os Estrelas têm feito um excelente campeonato, mas encontraram pela frente um forte candidato à subida, o Paradela, que venceu por 3-1.

A equipa da casa inaugurou o marcador aos 18 minutos, por intermédio de Kadete (1-0), mas a resposta dos Estrelas não tardou. Apenas dois minutos depois, André Carvalho restabeleceu a igualdade (1-1), resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, o Paradela voltou à liderança do marcador aos 65 minutos, com João Moreira a fazer o 2-1. O avançado, melhor marcador da equipa e da competição, bisou aos 76 minutos, selando o resultado final em 3-1.

Com esta vitória, o Paradela mantém o 2º lugar, que garante a subida de divisão, somando 39 pontos. No entanto, continua sob pressão do Oliveira, que está no 3º lugar, apenas a dois pontos de distância. Já os Estrelas, apesar de se manterem no 6º lugar com 24 pontos, veem as suas hipóteses de lutar pela subida reduzirem-se significativamente.

Comentário de César Faria treinador de Paradela:
Uma boa entrada em jogo com duas situações claras para inaugurar o marcador. Acabamos por sofrer numa infelicidade mas reagimos bem.. tomamos conta do jogo e merecemos a vitoria. Parabéns aos jogadores.

Cristelo 4-0 Necessidades

Cristelo goleia Necessidades com hat-trick de Rogério e mantém-se na luta pela subida

O Cristelo não desiste da luta pela subida e goleou o Necessidades por 4-0, com destaque para Roberto, autor de um hat-trick – o único desta jornada.

Apesar da goleada, o jogo manteve-se empatado a zeros até perto do intervalo. Foi aos 43 minutos que Pistolas inaugurou o marcador (1-0) e, pouco depois, Roberto ampliou a vantagem para 2-0 aos 45 minutos, resultado com que as equipas foram para o descanso.

Na segunda parte, Roberto voltou a brilhar, bisando aos 65 minutos com o 3-0 e completando o hat-trick aos 75 minutos, fechando o resultado em 4-0.

Com esta vitória, o Cristelo mantém-se no 4º lugar com 35 pontos, a quatro do Paradela, que ocupa a última posição de subida. Já o Necessidades continua no 12º lugar, com 11 pontos.

Comentário de Diogo Trigueiros treinador de Cristelo:
Tínhamos como objetivo pressionar alto o Necessidades e sermos pacientes com bola, procurando variar o centro de jogo para explorar superioridade qualitativa nos corredores. A pressão não foi feita como queríamos e acabamos por deixar o Necessidades confortável na construção. Felizmente acabamos por fazer golo de canto ao acabar a 1ª parte com assistência de Diogo Macedo para o Ivo. Logo de seguida, com a pressão a acontecer com qualidade, Roberto ganhou a bola na entrada da área, dominou e fez o 2-0. A 2ª parte acaba por ser mais tranquila, com o Necessidades a ir perdendo intensidade durante o jogo. Acabamos depois por após recuperação fazer o 3-0 com Ponte a dar uma arrancada pela esquerda e a assistir Roberto para um remate à entrada da área. O 4-0 nasce de uma grande penalidade para Roberto finalizar o Hattrick. A partira daí fomos tendo várias oportunidades, mas não conseguimos finalizar. Valeu principalmente pela 2ª parte. Esta vitória é para o Ruben.

Necessidades não enviou um comentário para este jogo.

Carvalhas 1-2 Chorente

Chorente vence Carvalhas com bis de Davide Barbosa e complica aspirações de subida do adversário

O Chorente foi a Remelhe vencer o Carvalhas por 2-1, com Davide Barbosa em destaque ao apontar os dois golos da reviravolta.

A equipa da casa entrou melhor e adiantou-se no marcador aos 30 minutos, com Simoca a fazer o 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, o Chorente reagiu e conseguiu dar a volta ao jogo. Davide Barbosa empatou aos 65 minutos (1-1) e, aos 80, bisou, selando a vitória por 1-2 para os visitantes.

Com esta derrota, o Carvalhas comprometeu seriamente a possibilidade de subir à 1ª Divisão. Apesar de manter o 5º lugar, está agora mais distante da zona de subida, com 27 pontos, menos 12 do que o Paradela, que ocupa a última posição de promoção. Já o Chorente somou a sua 5ª vitória da temporada e manteve-se no 9º lugar, com 17 pontos.

Comentário de Alegria treinador do  Carvalhas:
Um derby num jogo completamente ao nosso alcance em que fomos competentes e sérios Mas a expulsão obrigou nos a reorganizar quisemos sempre ganhar mas 2 penaltis fizeram a diferença. Primeiro Penalty no meio campo não era falta dentro da área o Árbitro marcou . Segundo completamente justo. Uma derrota muito amarga mas faz parte do nosso crescimento enquanto equipa para não voltar a cometer os mesmos erros.

Comentário de Daniel Cardoso treinador do  Chorente:
Jogo intenso, o Chorente aos 10 minutos tivemos uma oportunidade frente a frente com o guarda redes e logo de seguida uma infelicidade do nosso redes deu golo para as Carvalhas, a partir daí só ouve uma equipa a querer ganhar o jogo o Chorente, várias ocasiões falhadas com algumas oportunidades frente a frente com o redes das carvalhas, no segundo tempo alteramos o sistema de jogo após a expulsão de um jogador das Carvalhas, o primeiro remate das carvalhas foi de cabeça aos 97 minutos o Chorente dominou por completo o jogo pecamos pelas oportunidades perdidas Grande arbitragem com um trio sem medo do ambiente.

Baluganense 2-1 ND Sta. Eugénia

Baluganense vence Santa Eugénia e sobe ao 7º lugar

O Baluganense continua a fazer um bom campeonato, especialmente em casa, onde venceu três dos últimos quatro jogos. Desta vez, a vitória foi pela margem mínima, 2-1, frente ao Núcleo de Santa Eugénia.

A equipa da casa entrou praticamente a vencer, com Lucas Sousa a inaugurar o marcador logo aos 3 minutos (1-0). Já perto do intervalo, o Santa Eugénia restabeleceu a igualdade por intermédio de Mika, fixando o 1-1 ao intervalo.

O jogo manteve-se equilibrado até perto do apito final, quando, aos 79 minutos, José Carlos marcou o golo decisivo, garantindo o triunfo do Baluganense por 2-1.

A lutar por uma melhor classificação, o Baluganense trocou de posição com o Aborim e subiu ao 7º lugar, somando agora 20 pontos. Já o Santa Eugénia manteve-se no 10º lugar, com 12 pontos.

Comentário de Roger treinador do Baluganense:

 Tínhamos de dar uma resposta perante o jogo anterior, sabíamos que não seria fácil, mas estávamos preparados, começamos bem o jogo, e marcamos cedo e ainda na primeira parte dispomos, de pelo menos mais 3 oportunidades onde poderíamos ter dilatado a partida, mas não o fizemos,  acabar a primeira parte acabámos por sofrer o empate. Na segunda parte, na minha opinião não estivemos tão bem, entramos no jogo no adversário, mas mesmo assim tivemos oportunidades para marcar, e conseguimos marcar o 2-1, que na minha opinião é inteiramente justo perante o que se passou na partida. Só ressalvar que a nossa primeira parte terá sido das melhores que fizemos se não mesmo a melhor em termos de qualidade com bola.

Milhazes 0-2 Bastuço S. João

Bastuço São João vence em Milhazes e reforça liderança

O Bastuço São João continua a afirmar-se como um forte candidato à subida, ao vencer no sempre difícil terreno do Milhazes por 2-0.

A equipa visitante inaugurou o marcador já perto do intervalo, com Pato a fazer o 0-1 aos 40 minutos, resultado que se manteve até ao descanso.

Na segunda parte, aos 65 minutos, Bruno Barbosa ampliou a vantagem para 0-2, garantindo uma vitória segura para o líder do campeonato. O resultado não sofreu mais alterações até ao apito final.

Com este triunfo, o Bastuço São João mantém-se firme no 1º lugar, com 41 pontos, mais dois do que o 2º classificado, Paradela. Já o Milhazes ocupa o 11º lugar, com 11 pontos.

Comentário de Manuel Pinto treinador do Bastuço S. João:
Jogo difícil, entramos bem no jogo com uma boa atitude , a fazer uma boa circulação de bola e conseguimos ir a vencer para o intervalo . Na segunda parte entramos bem e o segundo golo apareceu, dando justiça ao resultado. Parabéns aos jogadores pela vitória e obrigado aos adeptos pelo apoio.

Andorinhas 2-0 Aborim

Andorinhas estreia-se a vencer e celebra 77 anos com presente especial

Foi preciso esperar 16 jornadas, mas “Os” Andorinhas finalmente saboreou a sua primeira vitória no Popular de Barcelos, e logo numa altura especial, em que o clube comemora 77 anos de existência. Um verdadeiro presente para adeptos, atletas e dirigentes.

A equipa da casa entrou determinada e adiantou-se no marcador aos 17 minutos, com Ivo a fazer o 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais, quando Mauro, já perto do apito final, fez o 2-0 e confirmou o histórico primeiro triunfo do Andorinhas nesta estreia no campeonato popular.

Apesar da vitória, a equipa mantém-se no último lugar, agora com 5 pontos. Já o Aborim, em fase negativa, caiu para o 8º lugar da tabela, mantendo os seus 20 pontos.

Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Tiago Silva treinador o  Aborim:
Jogo muito abaixo do que nos era exigido. Entramos um bocado desligados, mas mesmo assim fomos sempre rondando a área do adversário e dispusemos de algumas situações que não conseguimos concretizar. Tentamos ajustar ao intervalo. Na segunda parte já em desvantagem continuamos sem ser eficazes e isso custou-nos caro. Tivemos um dia mau. Cabe-nos dar os parabéns ao adversário e trabalhar para no próximo domingo darmos uma resposta!