Na 15ª jornada da 2ª Divisão – Série A, um caso insólito marcou a competição: a equipa de arbitragem não compareceu, levando ao adiamento do jogo Necessidades x Estrelas.

Na luta pelos lugares de promoção, as emoções estiveram ao rubro. O Paradela, líder à entrada para esta jornada, foi derrotado pelo Oliveira por 2-1, perdendo assim o primeiro lugar para o Bastuço S. João, que aproveitou a oportunidade e goleou o Baluganense por 7-1.

O Cristelo também tirou partido desta jornada, vencendo o Carvalhas por 1-0, deixando o adversário em situação complicada e aproximando-se do 2º lugar, ficando agora a apenas quatro pontos. Com esta derrota, o Carvalhas vê a sua candidatura à subida seriamente ameaçada.

A luta pela promoção continua intensa, com Bastuço S. João, Paradela, Oliveira e Cristelo a manterem boas hipóteses de alcançar a subida. O melhor ataque da competição segue pertencendo ao Oliveira, com 52 golos marcados.

No que toca à lista de melhores marcadores, destaque para o hat-trick de Pato (Bastuço S. João), que apontou três dos sete golos da sua equipa. Flávio (Aborim) também brilhou, ao bisar nesta jornada. Com os três golos marcados, Pato sobe ao 2º lugar da artilharia, agora com 13 golos, enquanto Bruninho soma 12 e consolida o 3º posto. A liderança continua nas mãos de João Moreira (Paradela), com 14 golos.

Oliveira 2-1 Pardela

Paradela perde liderança e invencibilidade em jornada marcante

O Paradela cedeu a liderança ao Bastuço S. João após sair derrotado frente ao Oliveira, repetindo a perca da liderança na 10ª jornada para o mesmo rival.

A equipa forasteira até começou melhor e adiantou-se no marcador aos 12 minutos, por Kadete, mas a resposta do Oliveira não tardou. Aos 17 minutos, Rafa empatou a partida, resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, o Oliveira consumou a reviravolta logo aos 53 minutos, com Alenitchev a fazer o 2-1, resultado que se manteve inalterado até ao apito final.

Apesar de um arranque irregular que o colocou no 5º lugar, o Oliveira estabilizou na 3ª posição desde a 6ª jornada e nunca esteve tão perto do 2º lugar, que dá acesso à 1ª Divisão. Agora, está a apenas dois pontos do Paradela e a quatro do líder Bastuço S. João.

Esta jornada também teve um significado especial: o Paradela perdeu pela primeira vez no campeonato, coincidindo com a primeira derrota dos Leões da Serra na 1ª Divisão, deixando assim de haver equipas invictas no Futebol Popular de Barcelos.

N.D. Stª. Eugénia 1-2  Águias do Neiva

Águias do Neiva quebra jejum de 11 jogos com vitória dramática

O Águias do Neiva pôs fim a uma série de 11 jogos sem vencer, ao somar apenas a sua 2ª vitória no campeonato, desta vez no terreno do Santa Eugénia.

A equipa da casa entrou melhor e adiantou-se no marcador aos 34 minutos, através de um livre bem cobrado por Saliu. O Santa Eugénia, superior na primeira parte, levou a vantagem para o intervalo.

No segundo tempo, o jogo caminhava para os 70 minutos quando o Águias do Neiva chegou ao empate, com Ricardo Ferreira a fazer o 1-1. Pouco depois, aos 75 minutos, a equipa forasteira ficou reduzida a 10 jogadores, mas, mesmo assim, conseguiu chegar à vitória já sobre o minuto 90, com Queirós a selar o 2-1 final.

Apesar do triunfo, o Águias do Neiva mantém-se no penúltimo lugar, enquanto o Santa Eugénia caiu para a 10ª posição.

Comentário de Ricardo Ferreira treinador do Águias do Neiva

Na primeira parte houve oportunidades para ambas as equipas mas o Santa Eugénia ligeiramente melhor faz golo num livre, na segunda parte entramos muito melhor que na primeira, e depois acabámos por merecer chegar ao golo, depois passado 5 minutos, ficamos reduzidos a 10, mas continuamos em cima com algumas oportunidades para fazer o 2-1, aos 90 num canto curto, acabámos por fazer o golo, e dar a vitória a nós. Uma vitória que procuramos há muito, e hoje fomos felizes. Parabéns aos meus jogadores, eles bem merecem, por tudo que têm trabalhado.

Bastuço Sº João 7-1 Baluganense

Bastuço S. João goleia Baluganense e recupera a liderança

O Bastuço S. João aplicou uma goleada ao Baluganense (7-1) e, com a derrota do Paradela, recuperou a liderança do campeonato.

Curiosamente, foi a equipa de Balugães a inaugurar o marcador, aos 15 minutos, por Lucas Sousa (0-1). No entanto, o pior ainda estava por vir, pois o Bastuço S. João respondeu de forma avassaladora, marcando 4 golos em menos de 10 minutos.

O festival de golos começou aos 17 minutos, com Pato a empatar a partida (1-1), e, logo de seguida, o mesmo jogador bisou de grande penalidade (2-1, aos 18’). Aos 20 minutos, a mais recente contratação da equipa, Liedson, elevou para 3-1, e aos 25 minutos, Vilaça fez o 4-1. Antes do intervalo, ainda houve tempo para Bruno Barbosa apontar o 5-1.

Na segunda parte, Pato completou o seu hat-trick aos 50 minutos (6-1), e já sobre os 90 minutos, Marco fechou a contagem em 7-1.

Foi uma noite para esquecer para o Baluganense, que desceu para o 8º lugar. Já o Bastuço S. João reassume a liderança, agora com 2 pontos de vantagem sobre o Paradela e 4 sobre o 3º classificado, Oliveira.

Comentário de Manuel Pinto treinador de Bastuço São João

Entramos bem no jogo, mas infelizmente acabamos por sofrer um golo na sequência de uma bola parada. Não fomos abaixo, conseguimos dar volta ao jogo e conseguir a vitória. Parabéns aos jogadores pela vitória e obrigado aos adeptos pelo apoio

Aborim 5-1 Milhazes

Aborim goleia Milhazes e sobe ao 7º lugar

O Aborim venceu de forma expressiva o Milhazes (5-1), apesar de ter sido a equipa forasteira a inaugurar o marcador. Marco Lima colocou o Milhazes em vantagem, mas, ainda antes do intervalo, Paulo Sérgio restabeleceu a igualdade (1-1), resultado com que as equipas foram para o descanso.

Na segunda parte, o Aborim dominou por completo e construiu a goleada. Flávio bisou, colocando a equipa da casa a vencer por 3-1. Já na reta final, Pedro Carvalho e Tiago Fernandes ampliaram o marcador, fixando o 5-1 final.

Com este triunfo, o Aborim sobe ao 7º lugar, enquanto o Milhazes continua na 12ª posição.

Comentário de Tiago Silva treinador de Aborim:
Foi um grande jogo da nossa parte, tivemos praticamente o domínio durante o jogo todo mesmo sofrendo primeiro e estarmos em desvantagem. Não entramos em stress e mantivemos o nosso registo do que estamos a fazer em campo que estava a ser bem feito. Conseguimos o empate ainda na primeira parte. Depois na segundo, entramos muito fortes e não demos ao adversário chance para poder tirar algo do jogo. Fizemos o 2-1 e o 3-1 e conseguimos desfrutar do resto do jogo controlando-o como queríamos. Vitória justa, por números justos e que sobretudo estávamos a precisar depois de uma fase menos positiva da nossa parte. Agora é dar continuidade para a semana.

Chorente 3-0 Andorinhas

Chorente vence Andorinhas e sobe ao 8º lugar

O Chorente recebeu e venceu o Andorinhas, lanterna vermelha do campeonato, por 3-0.

A equipa da casa inaugurou o marcador aos 25 minutos, por Vítor Ferreira, e levou a vantagem mínima (1-0) para o intervalo.

No início da segunda parte, Carioca ampliou para 2-0, e, já por volta dos 70 minutos, Tiago Campos fechou a contagem, garantindo o 3-0 final.

Com esta vitória, o Chorente sobe ao 8º lugar, enquanto o Andorinhas continua na última posição, com apenas 2 pontos e ainda sem qualquer triunfo no campeonato.

Comentário de Daniel Cardoso treinador de Chorente:
Jogo muito intenso, com os jogadores a discutirem muito, com o Chorente a dominar por completo os 90 minutos, o Andorinhas com uma linha defensiva agressiva e muito baixa, o que nos dificultou as transições defesa ataque, o Andorinhas poderia ter empatado de pênalti mas o nosso guarda redes fez uma grande defesa, vitória mais que merecida pecamos apenas pelas várias ocasiões perdidas.

Cristelo 1-0 Carvalhas

Cristelo vence Carvalhas e mantém-se na luta pela subida

O Cristelo venceu o Carvalhas pela margem mínima (1-0) e continua firme na luta pela subida de divisão. Já o Carvalhas, com esta derrota, pode ter comprometido seriamente as suas hipóteses de promoção.

O único golo da partida foi apontado por Bruno Macedo, aos 85 minutos, garantindo três pontos preciosos para a equipa da casa.

Com este resultado, o Cristelo mantém-se a 4 pontos dos lugares de subida, enquanto o Carvalhas fica a 9 pontos de distância, tornando a missão da equipa do Mister Alegria ainda mais complicada.

Comentário de Diogo Trigueiros treinador de Cristelo:
O Carvalhas costuma jogar num 4-1-3-2 onde fecham muito bem o espaço central e pressionam com os interiores quando os laterais adversários têm bola. Estrategicamente colocamos os nossos interiores o mais alto possível para fixar os interiores do Carvalhas e tentamos atrair a pressão dos 2 avançados para libertar os nossos laterais. Nos primeiros minutos fomos tendo bola nessas zonas e estivemos sempre perto do golo com bons lances para finalizar. Este não apareceu e ficamos ansiosos. O Carvalhas aproveitou esta fase para lançar ataques rápidos, mas felizmente mantivemos sempre o equilíbrio atrás com uma linha de 3 para ter superioridade contra os 2 avançados. Na 2ª parte voltamos a entrar melhor e com a entrada de gente fresca continuamos a estar mais próximos do golo. Este acabou por apareceu num canto de Marco com Macedo a finalizar. Foi uma vitória completamente justa contra uma equipa que apesar de desfalcada tem muito valor.

Comentário de Alegria treinador de Carvalhas:
O jogo talvez menos conseguido da nossa parte . Muitas ausências, mas não pode ser desculpa para tudo. Vitória justa do Cristelo. Vamos trabalhar para crescermos todos os dias acredito muito nestes jogadores. Obrigado pelo grande apoio que tivemos dos nossos adeptos.

Necessidades x Estrelas não se realizou por falta de equipa de arbitragem