No passado domingo, 9 de fevereiro, disputaram-se os jogos dos quartos de final da Taça Cidade de Barcelos. As eliminatórias foram marcadas pelo equilíbrio, mas o fator casa acabou por ser determinante, com todas as equipas a jogar no seu recinto a garantirem a passagem às meias-finais. Uma nota especial para o confronto entre Sequeade e Bastuço S. João, já que ambos os clubes partilham o mesmo campo esta época.

Leões da Serra 2-1 Remelhe (a.p.)

Em Airó, jogou-se o encontro mais aguardado da ronda. De um lado, os Leões da Serra, a jogar em casa e com algum favoritismo; do outro, o Remelhe, que jogava a última cartada para ainda sonhar com o 2º  título desta época, depois de já ter conquistado a Supertaça.

O jogo começou com os Leões a adiantar-se no marcador logo aos 12 minutos, por intermédio de David. No entanto, o Remelhe conseguiu igualar antes do intervalo , com Vilas a fazer o 1-1. O empate levou a partida para prolongamento, onde Manu, já perto do apito final, marcou o golo decisivo que garantiu a vitória dos Leões por 2-1.

Com este triunfo, os Leões da Serra continuam na luta pela dobradinha (campeonato e Taça) e, no próximo jogo, têm um teste crucial contra o Leocadenses. Se não perderem, podem ficar com o título praticamente garantido.

Na próxima eliminatória os Leões partem favoritos para poder marcar presença na final da Taça no Estádio Cidade de Barcelos 

Macieira 4-0 Leocadenses

Outro jogo de grande interesse aconteceu em Macieira, onde a equipa da casa recebeu o Leocadenses. Olhando para a classificação, o favoritismo recaía sobre os visitantes, que ocupam o 2º lugar no campeonato e vinham de uma vitória expressiva por 6-0 frente ao Fragoso. Já o Macieira chegava a esta partida após uma derrota caseira contra o Lijó, último classificado.

No entanto, o que se viu em campo foi bem diferente. O Macieira entrou forte e aos 24 minutos já vencia por 2-0, com Raul e Vicente a marcarem. O jogo parecia encaminhado para terminar com este resultado, mas nos minutos finais a equipa da casa ampliou a vantagem com dois golos de rajada, apontados por Bruno Miranda e Nuno Novais, selando um expressivo 4-0.

Com esta derrota, o Leocadenses fica afastado de um dos objetivos da época. Agora, tem um teste de fogo contra os Leões da Serra: ou vence e relança a luta pelo campeonato, ou, em caso de derrota, pode dar adeus definitivo ao título, mesmo que matematicamente ainda tenha hipóteses. 

O Macieira tem uma grande oportunidade de marcar presença na final da Taça no Estádio Cidade de Barcelos

GDR Campo 2-2 Perelhal (4-3 g.p.)

Em São Salvador do Campo, a equipa da casa recebeu o Perelhal num jogo equilibrado do início ao fim. O GDR Campo entrou melhor e chegou à vantagem aos 14 minutos, por intermédio de Letras. Na segunda parte, Alex empatou para o Perelhal aos 62 minutos, e já nos descontos, Faria virou o jogo para 1-2.

Quando tudo parecia decidido, Tiago marcou nos acréscimos para o GDR Campo, forçando o prolongamento. Como nenhuma das equipas conseguiu marcar no tempo extra, a decisão foi para as grandes penalidades, onde o GDR Campo venceu por 4-3 e garantiu um lugar nas meias-finais. 

O GDR Campo  tem uma grande oportunidade de marcar presença na final da Taça no Estádio Cidade de Barcelos

Sequeade 3-0 Bastuço S. João

No dérbi da 2ª Divisão, Sequeade e Bastuço S. João enfrentaram-se num campo que ambos partilham esta época, devido às obras no recinto do Sequeade. Sem incidências a registar, sabe-se que a equipa do Sequeade resolveu o jogo ainda na primeira parte, com golos de Alex aos 35 minutos e Marco Ferreira aos 45. Gatão fechou a contagem logo no início da segunda parte, aos 50 minutos, estabelecendo o 3-0 final.

Com esta vitória, o Sequeade torna-se a única equipa da 2ª Divisão presente no sorteio das meias-finais. Se evitar os Leões da Serra, pode sonhar em chegar à final, algo raro, mas que já aconteceu antes – na época 2005/06, o Paradela, então na 2ª Divisão, surpreendeu ao vencer o Carapeços na final da Taça.

As meias-finais prometem emoção, com quatro equipas a sonharem com o troféu e a um passo da grande final!

Comentário de Adérito Ferreira treinador do Sequeade.

Tínhamos como objectivo passar as meias finais da taça, e pelo que fizemos durante os 90 minutos fomos uns justos vencedores , defendemos bem ,com poucas oportunidades de golo do nosso adversário e bem a atacar marcamos  3 golos mas podíamos ter marcado mais devido ás oportunidades que tivemos. 
Na minha opinião vitória justa da nossa equipa.

Comentário de Manuel Pinto treinador do Bastuço S.ºJoão 

Jogo difícil contra um adversário complicado, entramos bem no jogo com várias oportunidades para marcar , mas infelizmente acabamos por sofrer dois golos antes do intervalo. Na segunda parte o jogo acaba por ficar decidido com terceiro golo. Parabéns aos jogadores pelo empenho demonstrado e obrigado aos adeptos pelo apoio.