Realizou-se a 9.ª jornada da 2.ª Divisão e é na Série A que continuam a residir as maiores dúvidas quanto aos clubes que vão lutar pela subida. A classificação mostra um campeonato muito equilibrado, com equipas em clara ascensão e outras em queda acentuada. O Cristelo mantém a liderança, com 18 pontos, mas passou por dificuldades em Milhazes, onde não foi além de um empate a duas bolas. Aproveitou o deslize o São Martinho, forte candidato à subida, que venceu o Feitos por 2-1 e subiu ao 2.º lugar, também com 18 pontos. O Sequeade juntou-se ao grupo da frente ao vencer em Creixomil por 2-1, com Gatão a consumar a reviravolta nos minutos finais. A equipa ocupa agora o 3.º lugar, com 18 pontos. Já o Creixomil, que não perdia há três jornadas, caiu para o 10.º posto, com 9 pontos, ficando mais afastado da luta pelos lugares cimeiros. O Águias do Neiva continua a ser uma das equipas em maior crescimento. Depois de marcar 15 golos nas últimas duas jornadas, passou a ter o melhor ataque da série, com 26 golos. Nesta ronda venceu o Andorinhas por 6-2, apesar de ter sofrido primeiro, e ocupa agora o 4.º lugar, com 17 pontos, mantendo-se firme na corrida pela subida. O Grimancelos atravessa um bom momento, somando cinco jogos consecutivos sem perder e três vitórias seguidas. A mais recente foi em Carvalhal, por 4-0, resultado que coloca a equipa no 6.º lugar, com 14 pontos. O Cossourado reagiu ao desaire da jornada anterior e voltou às vitórias ao bater o Lijó por 3-2, com o golo decisivo perto dos 90 minutos. Ocupa o 7.º lugar, com 14 pontos, e ainda pode intrometer-se na luta pelos primeiros lugares. O Lijó caiu para o 8.º posto, com 13 pontos, já a cinco dos mais fortes.

O Carvalhas empatou 1-1 com o Silveiros e vê o objetivo da subida cada vez mais difícil, também com cinco pontos de atraso. Lijó e Carvalhas têm um jogo em atraso e irão medir forças entre si, num duelo importante para relançar ambições.

O Carvalhal, um dos históricos do futebol popular, continua a sentir dificuldades e segue afastado da luta pela subida, no 11.º lugar, com 9 pontos. Milhazes e Silveiros, apesar de pontuarem, mantêm-se na parte baixa da tabela, logo acima do Andorinhas, último classificado, ainda sem qualquer ponto somado, deixando muito trabalho ao diretor geral  Barrega.

Foi uma jornada muito produtiva em termos ofensivos, com 51 golos marcados. Destaque para o Hat-Trick de Lopes, do Pedra Furada, na vitória frente ao Os Estrelas. Nesta Série A bisaram ainda Dany, do Águias do Neiva, Leandro, do Cossourado, e Marco Ferreira, do Grimancelos.

Na luta pelos melhores marcadores, Gatão, do Sequeade, igualou Rui Faria, do Várzea, no topo da lista, ambos com 11 golos. Tiago Bento do Várzea  surge em terceiro, com 9.

Feitos 1-2 S. Martinho

Campo de Feitos 

O Feitos atravessa uma crise de resultados e a sorte continua a não sorrir à equipa. Neste encontro, adiantou-se no marcador já na segunda parte, aos 60 minutos, por intermédio de Bruno Barroso. No entanto, o S. Martinho operou a reviravolta: Pinto fez o 1-1 aos 75 minutos e, pouco depois, aos 78, Luís apontou o golo da vitória. Com quatro derrotas consecutivas, o Feitos caiu da liderança para o 6.º lugar, com 15 pontos. A diferença para os primeiros classificados é de apenas três pontos, sendo agora fundamental acreditar no trabalho que levou a equipa a liderar o campeonato até à 7.ª jornada. Já o S. Martinho deu um passo importante ao alcançar o pódio, somando 18 pontos, os mesmos de Cristelo e Sequeade.

Comentário de Dany treinador do  Feitos:
Jogo intenso onde entramos bem organizados e com muita vontade. Fiquei muito satisfeito com exibição dos nossos jogadores tiveram mentalidade. A meu ver um jogo em que resultado e injusto para o que se passou mas temos de aceitar e unir nos para dar a volta ao momento negativo. Dar os parabéns ao s.martinho que foi um adversário leal intenso, dentro e fora das quatro linhas. Mas não posso salientar de deixar muito triste novamente uma equipa de arbitragem prejudicar minha equipa já no final da partida, quando até ao momento o árbitro estavam a fazer uma arbitragem positiva. Estranhamente os jogadores que o "menino" do apito quis brilhar e ser figura do jogo no final são jogadores cruciais... Terão sido escolhidos a dedo? Já e a 2x que acontece, coincidência acontecem mas não nos vão derrubar assim pois iremos lutar até ao fim.

Comentário de João Pedro Silva treinador do S. Martinho:
Jogo de grande importância para nós, o último do ano antes da pausa natalícia, e num campo tradicionalmente difícil, onde sofremos a nossa primeira derrota da época, para a Taça. Entrámos bem no jogo, com a intenção de controlar os espaços e aproximar-nos da baliza adversária. Sem conseguir marcar, nos últimos 15 minutos da primeira parte assumimos menos risco com bola e entrámos no jogo mais direto, deixando de controlar o encontro como pretendíamos. Mérito também do Feitos, uma equipa com identidade forte, competente no duelo defensivo e objetiva no ataque. Ao intervalo falámos sobre a necessidade de correr mais riscos e de jogar de forma mais apoiada. Apesar de o Feitos se ter colocado em vantagem na segunda parte, mantivemos a serenidade e, com muito compromisso e cooperação, através de dois bons golos do Pinto e do Luís, demos a volta ao marcador, conquistando uma vitória muito importante na nossa caminhada. Um Feliz Natal para toda a comunidade do Futebol Popular de Barcelos!

Andorinhas 2-6 Aguias do Neiva

Campo de Andorinhas 

Há quem diga que existe qualidade no plantel dos Andorinhas, e quantidade não falta, já que nesta convocatória ficaram 14 jogadores de fora. O jogo até começou de forma positiva para a equipa da casa, com o reforço Gleidson a fazer o 1-0 aos 16 minutos. A resposta do Águias do Neiva foi imediata, com Dany a empatar um minuto depois (1-1). Aos 24 minutos, o mesmo Dany, oportuno, colocou os visitantes em vantagem (1-2). Aos 30, Queirós ampliou para 1-3 e, aos 44 minutos, o marcador foi dilatado por Pedrinho  para 1-4, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, aos 57 minutos, Sílvio fez o 1-5. Os Andorinhas ainda reduziram por Josias, fazendo o 2-5, mas Flávio fixou o resultado final em 2-6 aos 62 minutos. O Águias do Neiva está bem lançado na luta pela subida, ocupando o 4.º lugar com 17 pontos. Os Andorinhas continuam à procura do primeiro ponto no campeonato.

Comentário de Tiago Silva treinador ADJ do Aguias do Neiva:

Vínhamos de um jogo onde tudo correu bem e precisávamos de ter os pés na terra e não nos deixarmos relaxar para conseguirmos a vitória. Entramos muito fortes com muitas investidas mas não conseguimos marcar logo nos primeiros minutos e num lance fortuito acabamos por sofrer na primeira vez que o adversário veio a baliza. Mantivemos a calma e serviu de despertador e conseguimos empatar no lance a seguir! Depois com naturalidade chegamos a vantagem e fomos criando o conforto no resultado. Era a maneira que queríamos acabar o ano e conseguimos! Que 2026 nos traga coisas boas e vamos trabalhar por elas

Carvalhal 0-4 Grimancelos

Campo de Carvalhal 

A mudança de treinador no Grimancelos começa a dar frutos. A equipa não perde há quatro jogos, somando três vitórias e um empate, e continua a subir na tabela classificativa. Ao intervalo registava-se um nulo, mas aos 55 minutos Veiga inaugurou o marcador. Aos 60, Jamaica ampliou para 0-2. Marco Ferreira aumentou para 0-3 aos 75 minutos e voltou a marcar aos 85, bisando e fixando o 0-4 final. Com esta vitória, o Grimancelos ocupa o 5.º lugar, com 17 pontos, apenas a um dos três primeiros classificados. O Carvalhal, histórico clube do Futebol Popular, encontra-se em reestruturação e fora da corrida pela subida, ocupando o 11.º lugar com 9 pontos.

Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Miguel Gomes treinador do Grimancelos:
Boa tarde, Foi um jogo com 2 partes distintas, no primeiro tempo demoramos algum tempo a entrar no jogo, adaptação ao terreno de jogo, tivemos dificuldade na circulação de bola e tivemos um primeiro tempo dividido, onde existem 2 situações de golo (uma do adversário e outra nossa), o empate ajustou-se nos primeiros 45 minutos. No segundo tempo entramos mais fortes, intensos e com melhor circulação de bola, desbloqueamos o marcador através de uma bola parada, e consequência da nossa qualidade de jogo conseguimos finalizar com êxito mais 3 lances. Em suma, uma vitória bem conseguida e inteiramente justa, onde conseguimos sair sem sofrer golos. 3 pontos importantes na nossa caminhada

Milhazes 2-2 Cristelo

Campo de Milhazes 

O Milhazes continua em crescimento e dificultou a tarefa ao novo líder. O Cristelo esteve perto de perder os três pontos, mas conseguiu o empate já à entrada para os 90 minutos, com golo de Preto. Antes disso, o equilíbrio marcou a primeira parte. Xoio colocou o Milhazes em vantagem aos 20 minutos (1-0). Aos 32, Macedo empatou para o Cristelo, mas ainda antes do intervalo, aos 45, Boda voltou a colocar o Milhazes na frente.  Com este ponto, o Cristelo manteve a liderança, agora partilhada com S. Martinho e Sequeade, todos com 18 pontos. O Milhazes, apesar das melhorias evidentes, segue no 12.º lugar, com 8 pontos.
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Jogo complicado, num campo difícil. Já esperávamos dificuldades , ainda por cima com vários jogadores doentes mas não serve de desculpa pela nossa fraca exibição. Mesmo assim merecíamos os 3 pontos com 2 penálti por assinalar uma delas com uma mão claríssima na 1 parte. E trabalhar e pensar agora no jogo da taça. Mais uma grande massa associativa para nos apoiar , obrigado a eles todos.

Cossourado 3-2 Lijó

Campo de Cossourado

O Cossourado regressou às vitórias depois da pesada derrota sofrida na jornada anterior, vencendo o candidato Lijó. A equipa visitante foi para o intervalo em vantagem, com golo de David aos 45 minutos. Na segunda parte, o Cossourado deu a volta ao marcador com dois golos de Leandro, aos 50 e 60 minutos, fazendo o 2-1. O Lijó reagiu e empatou aos 62, por Cibrão. O golo da vitória surgiu já aos 90 minutos, apontado por Nogueira. Com este triunfo, o Cossourado subiu ao 7.º lugar, com 14 pontos. O Lijó ocupa o 8.º posto, com 13 pontos e menos um jogo realizado. Ambos continuam na luta pelos lugares cimeiros.

Comentário de David Carvalho treinador Adj. do Cossourado:
Entrámos no jogo conscientes de que não seria fácil. O Lijó entrou melhor e chegou ao golo, mas a equipa nunca deixou de acreditar. Fomos para o intervalo em desvantagem, mas com mais um jogador, o que nos deu confiança.
Na segunda parte entrámos fortes, com atitude, vontade e personalidade. Conseguimos dar a volta ao resultado e fomos claramente superiores durante largos períodos. Sofremos o empate numa fase em que procurávamos o 3-1; a equipa sentiu o momento, mas nunca desistiu. Com o adversário reduzido a nove jogadores, acreditámos ainda mais, arriscámos tudo e fomos premiados já nos instantes finais. Foi uma vitória muito sofrida, muito sentida e muito merecida, acima de tudo pela entrega e pela alma demonstradas pelos jogadores. Fechamos o ano com emoção, união e uma resposta muito positiva ao que aconteceu na jornada passada.
A todos os nossos adeptos, queremos agradecer o apoio e desejar um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.

Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do  Lijó:
Mais uma vez um jogo completamente diferente de uma parte para a outra. Entramos bem, tivemos várias oportunidades de golo, onde apenas concretizamos uma de penalti por Davi. Segunda parte chega a roçar o ridículo. Ficamos reduzidos a 9 e nem por esse fator fomos inferiores no jogo. O ridículo é a forma como sofremos os golos, uma equipa como a nossa que assume que quer subir, nunca pode sofrer os 3 golos da forma como sofreu.

Creixomil 1-2 Sequeade

Campo das Fontainhas  Creixomil 

O Creixomil vinha de uma boa série de resultados e parecia dar continuidade ao momento positivo quando se colocou em vantagem aos 30 minutos, por intermédio de Kikas. O resultado manteve-se até perto do final, mas Gatão mudou o rumo do encontro. O avançado marcou o 1-1 aos 85 minutos e, já aos 90, voltou a faturar, consumando a reviravolta. Com esta vitória, o Sequeade chegou ao topo da classificação, juntando-se a Cristelo e S. Martinho, todos com 18 pontos. O Creixomil mantém o 10.º lugar, com 9 pontos.

Comentário de Hélder Cardoso treinador do  Creixomil:
Entramos muito bem no jogo e podíamos ter marcado logo cedo, muita qualidade e personalidade da minha equipa, o adversário reagiu e conseguiu equilibrar, resultado justo ao intervalo. Na 2a parte o jogo teve o mesmo sentido nem sempre bem jogado mas com oportunidades dos dois lados até que infelizmente para nós marcamos um belo golo a 15 min do final. E a partir daí tudo mudou. O Creixomil tem muitas dificuldades no seu dia a dia, é feito de gente séria, honesta e muito trabalhadora que abdica de muita coisa para conseguir dar sempre o melhor de si todos os jogos, respeita todos os adversários e joga sempre para vencer, se não nos deixarem vencer continuaremos, se nos tentarem derrubar continuaremos, se colocarem em causa aquilo que são valores inegociáveis para nós como a dignidade e o respeito pelos outros e pelo jogo, continuaremos, porque no futebol e na vida não vale tudo e não podemos nem queremos controlar tudo. Grande trabalho dos meus jogadores.. Continuaremos.


Sequeade não enviou um comentário para este jogo.

Carvalhas 1-1 Silveiros

Campo de Carvalhas

O Carvalhas continua a perder gás e já não vence há três jogos, embora tenha estado muito perto de regressar às vitórias. Aos 80 minutos, Vieira colocou a equipa em vantagem. No entanto, o Silveiros não baixou os braços e conseguiu o empate já para lá dos 90 minutos, por intermédio de Pinto. O Carvalhas soma agora 13 pontos, a cinco do pódio, mantendo ainda tudo em aberto se conseguir inverter o rumo. O Silveiros segue no penúltimo lugar, com 5 pontos.

Comentário de Vítor Fernandes "Alegria"  Carvalhas:
Um jogo se sentido único o adversário esperou sempre pelo nosso erro mas mais uma vez falhamos o que criamos bem, com muitos cruzamentos, muitas chegadas a área mas falhamos na finalização fomos muito perdulários foi um empate com sabor a derrota mas vamos dar a volta a este momento menos bom disso não tenho dúvidas e acredito que ainda vamos ter muitas alegrias …. Obrigado aos nossos adeptos .
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.