Ainda é cedo para apontar os principais favoritos na 2.ª Divisão , Série A, uma vez que apenas se disputou a 4.ª jornada. No entanto, há já uma equipa que começa a destacar-se: o Feitos. A formação feitosense é a única com um registo 100% vitorioso, somando quatro triunfos em quatro jogos.
Esta equipa não se destaca pelas goleadas, mas pela consistência. Com apenas sete golos marcados, ocupa o quarto lugar no ranking de ataques, mas a nível defensivo é praticamente imbatível, sofreu apenas um golo até ao momento. Na última jornada, venceu fora Os Andorinhas por 2-0 e lidera agora isolada com 12 pontos.
No Campo Carlos Pereira, em Abade de Neiva, defrontaram-se dois candidatos diretos: Águias do Neiva e Carvalhas. O triunfo sorriu à formação de Ricardo Ferreira, que venceu por 4-2, ultrapassando o adversário e subindo ao 2.º lugar isolado da classificação.
O Sequeade também regressou às vitórias ao bater o Silveiros por 2-1, resultado que lhe permitiu recuperar o 3.º lugar e igualar o Carvalhas com 9 pontos.
A grande surpresa da jornada surgiu em Lijó, onde o Cristelo, agora orientado por David Carvalho, goleou por expressivos 4-0. A equipa do Lijó, que ambiciona regressar à 1.ª Divisão, foi completamente surpreendida. Este resultado permitiu ao Cristelo ultrapassar o adversário direto e subir ao 7.º posto da tabela.
O S. Martinho, com duas vitórias consecutivas, também dá sinais de retoma. Triunfou fora por 2-1 diante do Grimancelos e igualou o Lijó, ambos com 7 pontos.
O Carvalhal, por sua vez, mantém uma série positiva de três jornadas sem perder. Empatou 3-3 em Cossourado e vai subindo lentamente na classificação, ocupando agora o 8.º lugar com 5 pontos.
O Grimancelos, já sem o técnico barrega, atravessa uma fase difícil. Duas derrotas em quatro jogos colocam a equipa no 10.º lugar, muito aquém das expectativas iniciais.
Na parte inferior da tabela, Creixomil, Milhazes e Andorinhas continuam sem vencer sendo que os Andorinhas permanecem a zeros, sem qualquer ponto somado.
Entre os goleadores da Série A, destaque para Ricardo Ferreira, autor de dois golos pelo Águias do Neiva nesta jornada. Ainda assim, o avançado não entra no top 10 dos melhores marcadores, que continua a ser liderado por Rui Faria e Gil Rego, ambos com 5 golos.
Resumo da 4.ª jornada – Série A:
- Líder: Feitos (12 pontos, 4 vitórias)
- Melhor defesa: Feitos (1 golo sofrido)
- Melhor ataque da jornada série A : Águias do Neiva e Cristelo (4 golos)
- Destaques individuais: Ricardo Ferreira (Águias do Neiva, 2 golos
Cossourado 3-3 Carvalhal
Num jogo repleto de golos e reviravoltas, Cossourado e Carvalhal empataram a três bolas. Os da casa entraram melhor e marcaram logo aos 3 minutos, por Simão (1-0). O Carvalhal respondeu aos 25, com SIMI a empatar (1-1). Aos 30, Zezinho recolocou o Cossourado em vantagem (2-1). Na segunda parte, João Melo fez o 2-2 aos 47 minutos. Zeca voltou a colocar o Cossourado na frente aos 60 (3-2), mas Brayan, aos 80, restabeleceu novamente a igualdade, fixando o 3-3 final.
O Carvalhal segue no 8.º lugar, com 5 pontos, enquanto o Cossourado é 9.º, com 4.
Comentário de David Sousa treinador do Cossourado:
Foi um jogo intenso, cheio de emoções. Conseguimos estar sempre na frente, mas o adversário respondeu bem e aproveitou os nossos erros e fragilidades. Criámos bastante perigo, que se traduziu em três golos, mas não conseguimos gerir o resultado e tomar controlo da partida, sofrendo o golo do empate nos últimos 10 minutos. Acredito que esta dificuldade em segurar a vantagem esteja ligada à ansiedade da equipa, depois de duas derrotas seguidas e da vontade de dar uma resposta positiva rapidamente. Fica um sabor amargo pelo desenrolar do jogo.
Quero deixar um agradecimento especial ao massagista do Carvalhal, que prontamente ajudou um dos nossos atletas após uma colisão, e também a todos os que foram apoiar o Cossourado. Agora é focar no próximo desafio.
Piloto treinador do Carvalhal, não enviou um comentário para este jogo.
Lijó 0-4 Cristelo
A surpresa da jornada surgiu em Lijó. Depois de duas vitórias consecutivas, a equipa da casa foi surpreendida por um Cristelo rejuvenescido e já à imagem do novo treinador, David Carvalho. Ao intervalo, o Cristelo vencia por 1-0, com golo de Serginho aos 25 minutos. Logo a abrir a segunda parte, Preto aumentou para 2-0, Dany fez o 3-0 aos 50 minutos e, já aos 85, Cabeças fechou o marcador em 4-0. Com este triunfo, o Cristelo ultrapassou o Lijó e subiu ao 5.º lugar, com 7 pontos. O Lijó desceu ao 6.º, com 6.
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Resultado justo, pois o Cristelo foi a única equipa que quis vencer. Nós estivemos apáticos, mal a defender, irreconhecíveis no ataque. Sem reação, sem marcação no adversário direto. Como coletivo simplesmente não existimos e as individualidades nem sempre resolvem jogos. Treinamos de uma forma , jogamos de outra. Agora é levantar a cabeça e sermos mais fortes já no jogo da taça.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Em primeira mão agradecer aos nossos adeptos que se deslocaram até ao Lijó. Sobre o jogo, uma vitória justa da nossa parte, com a nossa equipa a pôr em prática aquilo que temos vindo a treinar, ainda só fizemos 3 treinos desde a nossa chegada. Primeira parte, equilibrada , com várias ocasiões parte a parte, mais nossas que podemos fazer dois golos cedo, com o preto e o Jorginho. Na 2 parte, marcamos cedo e foi possível gerir defensivamente com saídas rápidas para contra ataque a equipa do Lijó abriu se exploramos as costas. Resultado mais que merecido.
Sequeade 2-1 Silveiros
O Sequeade regressou às vitórias após o desaire da jornada anterior diante do S. Martinho. Frente ao Silveiros, equipa em clara evolução nas últimas épocas, o conjunto da casa venceu por 2-1, num jogo equilibrado. Dani abriu o marcador aos 18 minutos e Denar Lima aumentou para 2-0 aos 24. O Silveiros reduziu por Hugo Silva no início da segunda parte, mas o resultado manteve-se inalterado até final. Com esta vitória, o Sequeade volta a aproximar-se dos lugares de subida, ocupando o 3.º posto com 9 pontos. O Silveiros mantém-se no 13.º, com 3 pontos.
Sequeade e Silveiros não enviaram comentários para este jogo.
Grimancelos 1-2 S. Martinho
A ausência do técnico Ricardo Gomes, por motivos profissionais, tem-se feito sentir no Grimancelos (e por isso já não é treinador desta equipa) , que voltou a perder, desta vez frente ao S. Martinho. A equipa visitante adiantou-se aos 17 minutos (0-1), mas Cajó empatou aos 40. Na segunda parte, Luís Azevedo marcou o golo decisivo, fixando o 1-2 final. Com este triunfo, o S. Martinho subiu ao 7.º lugar, com 6 pontos. O Grimancelos desceu ao 10.º, com 4.
Grimancelos não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de João Silva treinador do S. Martinho:
Mais um jogo que espelha bem a competitividade e a qualidade deste campeonato, em particular desta Série A. Entrámos algo confusos e nervosos perante a qualidade em posse do adversário, mas após os primeiros cinco/dez minutos estabilizámos e conseguimos chegar ao 1-0. Perto do intervalo, o Grimancelos empatou o jogo. No intervalo falámos e ajustámos alguns comportamentos, de modo a sentir os meus jogadores mais confortáveis em campo. No início da 2.ª parte voltámos a colocar-nos em vantagem e, de acordo com o que foi falado ao intervalo, conseguimos anular o jogo do adversário, que naturalmente procurava o golo do empate. Não permitindo a ligação ofensiva do adversário, fomos nós a dispor de duas ou três oportunidades flagrantes para dilatar o marcador. Uma boa vitória que continua a demonstrar e a premiar o trabalho e a resiliência desta equipa. Parabéns aos meus jogadores! Agora, aproveitar a "folga" da taça para melhorar diversos índices e recuperar os vários lesionados.
Aguias do Neiva 4-2 Carvalhas
O Águias do Neiva recebeu o Carvalhas, uma das equipas em melhor forma, e confirmou o bom momento ao vencer por 4-2. Com o jogo a zero ao intervalo já com o Carvalhas reduzido a 9 jogadores Dany Magalhães abriu o marcador aos 50 minutos (1-0), mas aos 75 minutos Carlinhos restabeleceu a igualdade (1-1).
O jogo manteve-se equilibrado até perto do final. Aproveitando a superioridade numérica, Ricardo Ferreira marcou aos 75 minutos o 2-1 e, aos 85, voltou a marcar, elevando para 3-1. Aos 90, Pedrinho fez o 4-1, e já nos descontos (92’), Alex reduziu para 4-2, fixando o resultado final.
Com esta vitória, o Águias do Neiva ultrapassou o Carvalhas e subiu ao 2.º lugar, com 10 pontos. O Carvalhas, apesar da derrota, mantém-se no 4.º posto, com os mesmos 9 pontos do Sequeade, que é 3.º.
Comentário de de Ricardo Ferreira treinador do Águias do Neiva:
Aguias do Neiva não enviou um comentário para este jogo. Antes de falar do jogo em si, venho defender a minha equipa, porque vi uma publicação do Carvalhas nas redes sociais, onde mostra uma imagem e dá a ideia que nós fomos violentos, e se existe uma coisa em mim, e na minha equipa, é valorizar o futebol popular, e o espetáculo, aliás para mim, o melhor futebol popular é em Barcelos, e não admito que tentem passar que a minha equipa é uma equipa violenta. Em relação ao jogo jogado, só tenho a dizer que de 11 para 11 tivemos muito bem, muita qualidade, com bola, sem bola. Depois com as duas expulsões do Carvalhas, tivemos muita dificuldade, pouca inteligência, e secalhar foi dos momentos do jogo até hoje que não gostei. Até na forma de gerir o jogo, e é impressionante que acabamos o jogo com 8, por culpa própria. Temos que ser mais inteligentes e maturidade para estes momentos.
Agradecer o apoio dos nossos adeptos, têm sido Fantásticos.
Comentário de Alegria treinador do Carvalhas .
Parabéns aos meus jogadores Foram enormes
Andorinhas 0-2 Feitos
O Feitos continua a pedalar firme na liderança e, para isso, foi até Arcozelo vencer os Andorinhas por 2-0. O golo inaugural surgiu logo aos 10 minutos, por intermédio de Baiano, fazendo o 0-1. Já na segunda parte, aos 50 minutos, Juca dilatou a vantagem para 2-0, resultado que se manteve até final. Com esta vitória, o Feitos segue isolado no comando, somando apenas vitórias e totalizando 12 pontos. O Águias do Neiva mantém-se na perseguição direta, a apenas dois pontos de distância. Os Andorinhas continuam em busca do primeiro ponto na competição..
Bekas treinador do Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo que seria já esperávamos difícil, pois o andorinhas e uma equipa que merece muitos créditos pelo crescimento que tem tido a nível de jogo jogado. Onde na primeira parte estivemos longe do que pretendo para minha equipa, acabamos por fazer 1 golo numa bela jogada. Mas uma vantagem ao intervalo que não merecíamos pois o adversário foi superior a nos na primeira parte mesmo sem ter nenhuma oportunidade de golo "cantado" apenas algumas aproximações perigosas. Na segunda parte com uns ajustes táticos penso que fomos claramente superiores onde mostramos mais o nosso real futebol. Fizemos segundo forma natural e poderíamos ter feito terceiro, 2 parte completamente diferente do primeiro tempo onde meus jogadores mudaram o chip e entraram com vontade provar que valiam muito mais que mostramos no primeiro tempo. Parabéns meus jogadores por mais 3 pontos. E um muito obrigado aos nossos adeptos que nos vieram apoiar.
Creixomil 1-1 Milhazes
Creixomil e Milhazes continuam sem conhecer o sabor da vitória. No encontro disputado nas Fontainhas, registou-se um empate a uma bola. Tiago Silva colocou o Creixomil em vantagem perto do intervalo, mas logo no recomeço Branquinho empatou para o Milhazes (1-1). Com este resultado, ambas as equipas continuam em zona delicada da tabela: Creixomil em 12.º e Milhazes em 13.º, ambos com 2 pontos.
Comentário de Hélder Cardoso "Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado numa fase inicial mas a partir dos 15 min fomos tomando conta dos acontecimentos com o domínio da posse bola com boa circulação e com a criação de oportunidades.. Na 1a parte controlamos e chegamos com justiça a vencer ao intervalo com mais um golo bem conseguido numa excelente jogada coletiva.. Na 2a parte não entramos bem como vêm sendo habitual e o adversário consegui chegar ao empate de penalti a meu ver bem assinalado e a partir desse momento o adversário teve 10 a 15 min em cima do jogo.. No entanto conseguimos reagir e com as alterações tomamos novamente conta do jogo e fomos colecionando oportunidades mas não conseguimos marcar embora e mais uma vez tenham ficado dois penaltis por marcar demasiado evidentes para não serem assinalados. Não consigo perceber aquilo que considero uma falta de respeito pela nossa equipa mas isso infelizmente não conseguimos controlar. Temos também de reconhecer que apesar disso temos que melhorar e começar a vencer.
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.