A 3.ª jornada da Série A da 2.ª Divisão da AFPB confirmou que o equilíbrio será uma das marcas desta época. Das quatro equipas que partiam invictas, apenas Feitos e Carvalhas conseguiram manter o registo perfeito, somando agora nove pontos em três jogos e partilhando a liderança isolada.

O Feitos voltou a vencer, desta vez em casa frente ao Cossourado, por 1-0, graças a um golo solitário de Rafa, somando assim o terceiro triunfo consecutivo. Já o Carvalhas confirmou o seu bom momento ao bater o Andorinhas por 2-1, num jogo equilibrado decidido por pormenores, mantendo também o pleno de vitórias.

Quem perdeu terreno foi o Sequeade, que saiu derrotado por 2-1 em S. Martinho, caindo para o 4.º lugar com seis pontos. O Águias do Neiva, também não foi além de um empate 1-1 em Cristelo, agora sob o comando de David Carvalho,  mas continua invicto e a apenas dois pontos da frente, mantendo-se na luta.

O Lijó recuperou bem da derrota inicial frente ao Grimancelos, somando agora duas vitórias consecutivas. Nesta jornada venceu de forma convincente fora de casa o Silveiros por 4-1, subindo ao 5.º lugar com seis pontos.

O Carvalhal continua a mostrar irregularidade: soma uma derrota, uma vitória e agora um empate 1-1 diante do Creixomil, resultado que o mantém no meio da tabela. O Grimancelos também não vai encontrando a consistência desejada, empatou 0-0 em Milhazes e soma apenas quatro pontos, tal como o Cristelo, que, sob nova liderança, conseguiu um ponto importante frente ao Águias.

O S. Martinho foi um dos destaques positivos da jornada, ao alcançar a primeira vitória da época diante do Sequeade (2-1), somando os primeiros três pontos. Já Milhazes e Creixomil também se estrearam a pontuar, travando Grimancelos (0-0) e Carvalhal (1-1), respetivamente.

O Andorinhas é, até ao momento, o único clube da Série A que ainda não conseguiu pontuar, permanecendo no fundo da tabela. Silveiros e Cossourado seguem logo acima, ambos com três pontos, no 10.º e 11.º lugares.

Destaque Individual: Emerson em grande forma

O protagonista individual da jornada foi Emerson (Lijó ), que bisou na vitória fora de casa frente ao Silveiros, confirmando o bom momento da equipa e subindo ao topo da lista de melhores marcadores da Série A, com 4 golos.Com este feito, Emerson junta-se a Rui Faria (Várzea), Gatão (Sequeade) e Gil Rego (Baluganense), formando o quarteto que lidera a corrida pela artilharia da 2.ª Divisão

Carvalhas 2-1 Andorinhas

O tiro em falso no primeiro jogo oficial, com a eliminação da Taça de Barcelos, serviu de lição ao Carvalhas, que agora soma três vitórias consecutivas e os respetivos 9 pontos, liderando a Série A, com o Feitos  com os mesmo pontos.
Segundo as informações recolhidas, o Carvalhas chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com golo de Dennis Campos. Na segunda parte, por volta dos 65 minutos, Gonçalo ampliou para 2-0, e logo de seguida o Andorinhas reduziu por Felix Carvalho (2-1).
Apesar da boa réplica, os Andorinhas continuam a ser o único clube da Série A ainda sem qualquer ponto.

Comentário de  Alegria treinador do Carvalhas:
Um jogo que queríamos manter o nosso espírito de vitoria mas muito difícil . Entramos muito fortes na pressão e marcamos pelo crer e entrega mas desligamos e disse aos meus jogadores que tínhamos de trabalhar e perceber como melhorar nesse aspeto gostei muito da equipa do Andorinhas muito clara nos seus processos de jogo mas na segunda parte entramos com a mentalidade de melhorar e marcamos o segundo e quando pensávamos que tínhamos controlado o jogo o andorinhas marcou contra a corrente do jogo nem tudo imerecido pela atitude mas as mudanças trouxeram a tranquilidade temos um plantel muito cheio de qualidade e quantidade que nos permitem ter opções para cada momento do jogo . Orgulho neste grupo

Comentário de "Bekas" treinador do Andorinhas:
Nos primeiros 10 minutos da primeira parte a equipa entrou nervosa depois equilibramos a partida. Acabamos por sofrer numa transição. Na segunda parte tentemos ir buscar o resultado e fazer o empate e Sofremos o segundo golo. Conseguimos reduzir a vantagem logo de seguida E continuamos a fazer de tudo para o golo mas não foi possível. Se existisse justiça no futebol o empate assentava bem.

Cristelo 1-1 Aguias do Neiva

O Cristelo estreou novo treinador, David Carvalho, que só iniciou os trabalhos na quinta-feira anterior, e conseguiu um empate frente ao Águias do Neiva, uma das equipas mais fortes e moralizadas do campeonato.
A equipa da casa chegou à vantagem aos 15 minutos, golo de Barroso, mantendo o 1-0 até ao intervalo. Na segunda parte, o Águias chegou ao empate por volta dos 65 minutos, através de Pedrinho.
Com este resultado, o Águias do Neiva descolou do Feitos e do Carvalhas, mas manteve o 3.º lugar com 7 pontos, beneficiando da derrota do Sequeade em S. Martinho. O Cristelo segue em 7.º lugar, com 4 pontos.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:

Sobre o jogo” Em 1 agradecer a massa associativa que se deslocou em massa para apoiar o clube. Foi um jogo dividido com duas boas equipas, fizemos um golo cedo de bola parada, e poderíamos ter feito o 2-0 mesmo em cima dos 45 em que o guarda redes adversário faz uma grande defesa. Na 2 parte o jogo abriu se e partiu se tendo o adversário chegando ao empate num erro nosso numa transição ofensiva fomos surpreso no contra ataque. Depois da expulsão quase no final do jogo, arriscamos metendo um central a frente mas já não deu tempo para muito mais. Ao fim das contas o empate parece me justo.

Comentário de Tiago Silva treinador Adj. Aguias do Neiva:
Sabíamos que íamos ter um jogo complicado contra um bom adversário numa casa tradicionalmente difícil.
Entramos um pouco nervosos nos primeiros minutos e acabamos por sofrer cedo um golo naquele que foi talvez o nosso único momento de desconcentração ao longo do jogo.
A partir daí começamos a ter mais posse e controlo do jogo e fomos empurrando o adversário para perto da sua área e fomos criando oportunidades que justificavam pelo menos o empate ao intervalo mas infelizmente não foi possível.
Falamos ao intervalo, mudamos algumas peças para conseguirmos ter ainda mais chegada a área e a segunda parte tem a mesma toada da primeira. Continuamos a acumular chances e o adversário só a despejar a bola na frente.
Perto dos 70 conseguimos a igualdade. Ganhamos ainda mais força sobretudo anímica mas já perto dos 90 tivemos uma expulsão que nos fez baixar um pouco mais as linhas para pelo menos salvaguardar o empate.
Um ponto na casa de um adversário difícil mas que pelo jogo em si é injusto e sabe a pouco.
Parabéns aos nossos jogadores que mostraram a sua alma mais uma vez e um obrigado a todos os adeptos do Aguias que se deslocaram para a apoiar a equipa.

S. Martinho 2-1 Sequeade

O Sequeade vinha embalado com duas vitórias consecutivas, mas em S. Martinho deixou escapar o triunfo nos instantes finais.
Logo aos 2 minutos, a equipa da casa inaugurou o marcador por Pedro Pereira, mas aos 6 minutos o Sequeade reagiu e empatou por Dani.
Quando tudo apontava para o empate, já aos 90 minutos, Ribas marcou o golo da vitória, fazendo explodir de alegria os adeptos da casa (2-1).
Com este resultado, o Sequeade caiu para o 4.º lugar com 6 pontos, perdendo terreno para Feitos, Carvalhas e Águias do Neiva. O S. Martinho conquistou a sua primeira vitória e primeiros pontos, subindo ao 9.º lugar da tabela.

Comentário de João Siva treinador do S. Martinho:
À semelhança dos jogos anteriores, voltámos a disputar uma partida muito intensa frente a uma equipa repleta de excelentes executantes. Desde o primeiro minuto quisemos impor a nossa energia, e conseguimos fazê-lo, inaugurando o marcador logo ao minuto 2, num livre lateral. Pouco depois, o Sequeade restabeleceu a igualdade com um grande golo de fora da área. A partir daí, o jogo tornou-se muito equilibrado, com muitos duelos e momentos de encaixe entre as duas equipas. Algumas fases de maior domínio do Sequeade até ao intervalo, e outras de maior ascendente do S. Martinho, sobretudo na segunda parte. A coragem, a capacidade de trabalho e o carácter dos meus jogadores, que tanto tenho vindo a destacar ao longo das últimas semanas, foram finalmente premiadas com um golo ao minuto 90 que nos deu a vitória. Continuaremos o nosso caminho de aprendizagem e crescimento coletivo, semana após semana.
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.

Feitos 1-0 Cossourado

O Feitos vai de vento em popa: segue em frente na Taça de Barcelos e soma três vitórias no campeonato, sofrendo apenas um golo em quatro jogos, números de uma defesa de betão.
Frente ao Cossourado, bastou um golo solitário de Rafa, aos 10 minutos, para garantir mais três pontos. O Feitos está na liderança com a companhia do Carvalhas
O Cossourado, que começou bem a época, tem agora vindo a cair na tabela e ocupa o 10.º lugar, com 3 pontos.

Comentário de Dany treinador do  Feitos:
Um jogo em que entramos compactos, personalizados onde já antes do golo já tínhamos tido 2 aproximações perigosas. O golo nasce de uma jogada ensaiada que nos deixa bastante satisfeitos ver nosso trabalho a ser compensado nos jogos. Após isso podíamos e devíamos ter ampliado vantagem. Pois ainda mandamos 2 bolas ao ferro e várias intervenções de grande qualidade do guarda redes adversário. Segunda parte fomos perdendo algum fulgor e adversário começou a acreditar em ganhar 1 ponto pelo menos. Ficam os 3 pontos para nossa equipa forma justa e sem margem de dúvidas, resultado que peca por falta de golos pois não parecia mal se tivéssemos feito mais 3 ou 4 golos. Parabéns aos meus jogadores continuam a acreditar no processo que temos desenvolvido. Agora pensar no próximos jogo a jogo. Vamos por mais feitos.

Comentário de David Sousa treinador adj. do Cossourado 

Foi um jogo sem grande história. Enfrentámos um adversário que sabíamos que nos ia criar dificuldades e que entrou melhor na partida, conseguindo marcar cedo. Nós, por outro lado, nunca conseguimos verdadeiramente entrar no jogo, tivemos dificuldades em criar perigo e não conseguimos incomodar o adversário. Serve de aprendizagem. Agora é trabalhar, há muitas coisas a corrigir e queremos, naturalmente, dar uma resposta positiva já no próximo jogo, que será em nossa casa. Estamos desiludidos com o resultado e com a exibição, mas o grupo está unido e determinado em fazer mais e melhor.
Agradecemos aos adeptos que estiveram connosco e nos apoiaram até ao fim.

Milhazes 0-0 Grimancelos

Muitas dificuldades para o Grimancelos neste início de época. A equipa foi eliminada da Taça e, no campeonato, já somou todos os resultados possíveis: uma derrota, uma vitória e um empate, registo que não deixa o técnico Barrega satisfeito.
O Grimancelos, que na época passada andou sempre pelos lugares cimeiros, soma agora 4 pontos no 8.º lugar, enquanto o Milhazes conseguiu o primeiro ponto e ocupa o fundo da tabela.

Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Ricardo Gomes " Barrega"  Grimancelos:

"A minha equipa não fez um grande jogo, muitas condicionantes num campo difícil contra uma equipa batalhadora e que se agarrou ao que podia para segurar o ponto , mas o árbitro simplesmente destruiu o que restava de futebol. O futebol precisa de árbitros preparados concentrados e com personalidade hoje infelizmente tivemos exatamente o contrário mas principalmente num jogo onde quem devia garantir justiça acabou por ser o protagonista pelos piores motivos esteve completamente fora do jogo mal posicionado e constantemente a tomar decisões erradas. Errou em lances claros que influenciaram o ritmo e o estado emocional dos jogadores nunca falei na arbitragem mas hoje não há forma de esconder o mal estar que este árbitro criou nos nossos jogadores durante todo o jogo, não se pode dar um apito e uma bandeira a qualquer um não pode valer tudo.

Silveiros 1-4 Lijó

O Lijó, depois de uma entrada em falso na 1.ª jornada (derrota em Viatodos com o Grimancelos), parece ter reencontrado o caminho do sucesso e do possível regresso à 1.ª Divisão.
Deslocou-se ao campo de Cavalões, em Famalicão, para defrontar o Silveiros, que jogava como visitado, e venceu por 4-1.
Apesar dos números expressivos, o jogo foi equilibrado até perto do intervalo, altura em que Rafael Miranda colocou a equipa de Carlos Gaiteiro em vantagem (0-1).
Na segunda parte, Cibrão aumentou para 0-2 aos 55 minutos, mas o Silveiros, por Carlos Sá, reduziu para 1-2 aos 60. O golo não abalou o Lijó, que voltou a marcar por Emerson (70’), e o mesmo jogador bisou já nos descontos, fixando o resultado em 1-4.
O Lijó mantém o 5.º lugar, agora com 6 pontos, enquanto o Silveiros desceu ao 11.º lugar, com 3 pontos.

Silveiros não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Bom jogo da nossa equipa. Primeira parte equilibrada, pois o Silveiros tinha saída de bola baixa e em posse o que dificultava os nossos momentos de pressão. Fomos crescendo no jogo, ajustamos os momentos que tínhamos para pressionar e fomos começando a criar oportunidades de golo. Enviamos uma bola na barra e vários remates sem grande perigo. Até que ao minuto 40 Rafa recupera a bola e já dentro de área é derrubado pelo adversário , penalti e golo pelo próprio Rafa. Segunda parte conseguimos ser melhores e mais eficazes, o Silveiros a perder foi concedendo mais espaços e fomos construindo boas jogadas e oportunidades para matar o jogo. O Silveiros nunca se deu por vencido e ainda nos provocou calafrios ao fazer o 1-2 onde não estivemos nada bem a defender nesse lance. Depois de sofrer esse golo fomos criando várias oportunidades de golo, com Emerson a fazer golo por 2 vezes e Cibrão a fazer 1.

Carvalhal 1-1 Creixomil

O Creixomil foi empatar a Carvalhal a uma bola, deixando escapar a vitória por uma unha negra. Tiago Silva deu vantagem à equipa das Fontainhas aos 35 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo.
Quando tudo apontava para o triunfo visitante, João Melo estragou os planos ao marcar o golo do empate aos 90 minutos.
O Carvalhal subiu ao 6.º lugar com 4 pontos, enquanto o Creixomil somou o seu primeiro ponto, ocupando o 12.º lugar.

Carvalhal não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Hélder Cardoso "Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado mas com poucas oportunidades de golo.. Da nossa parte entramos muito mal no jogo e fomos permitindo ao adversário ganhar confiança embora sem criar grande perigo na 1a parte, quanto à nossa equipa tivemos sempre muitas dificuldades em impor o nosso jogo e o resultado ao intervalo aceita se. Na 2a parte tivemos mais atitude, embora insuficiente para aquilo que conseguimos fazer, no entanto embora a espaços fomos empurrando o adversário mesmo sem concretizar. O adversário conseguiu chegar ao golo num erro da nossa parte mas conseguimos reagir logo de seguida e chegar ao empate e na parte final podíamos ter vencido. De destacar os dois belos golos do jogo, mas saímos com a sensação que podemos e devemos fazer mais.. Temos equipa e obrigação de fazer todos melhor. Um muito obrigado aos nossos adeptos pelo forte apoio. PROMETEMOS TRABALHO!!