Sem surpresas de maior, a 2.ª jornada da 2.ª Divisão trouxe nova demonstração de força das equipas da Série B, onde Várzea e Cambeses se destacam como líderes isolados, sendo os únicos clubes a vencer os dois jogos disputados.

O Várzea continua a mostrar porque é apontado como um dos principais candidatos à subida. A formação varzense venceu de forma categórica no reduto do Estrelas de São Pedro, por 3-0, confirmando a sua superioridade e o estatuto de equipa com qualidade de 1.ª Divisão.

Por sua vez, o Cambeses mantém-se em excelente momento, dando continuidade ao crescimento evidenciado na temporada passada. Nesta jornada, o conjunto cambesense impôs-se em casa ao Necessidades com uma goleada por 4-0, deixando clara a sua ambição nesta nova época.

Logo atrás, surgem três equipas com 4 pontos: o Pedra Furada, que empatou fora frente ao Fragoso (2-2); o Chorente, que venceu de forma convincente o Baluganense por 3-1; e o Marca, que ultrapassou o Aborim num emocionante 4-3.

Com 3 pontos, destaque para o Santa Eugénia, que folgou na primeira jornada e respondeu com uma goleada expressiva sobre o Lírio do Neiva por 7-0, num resultado que promete abalar a moral dos adversários diretos. O Baluganense, que havia vencido na estreia, mantém-se também neste grupo intermédio.

Na parte inferior da tabela, Fragoso, Necessidades e Estrelas de São Pedro somam apenas 1 ponto, conquistado na jornada inaugural, enquanto Aborim, Lírio do Neiva e Águias de São Mamede continuam sem vencer.

Em termos individuais, a jornada ficou marcada pelos “bis” de Joel, Vítor e André Fernandes, todos do Santa Eugénia, e ainda de Castiço, do Várzea, que se destacaram como as principais figuras goleadoras da Série B nesta ronda.

A Série B promete emoção e equilíbrio, mas para já, Várzea e Cambeses parecem querer ditar o ritmo de quem sonha com a subida.

Estrelas S. Pedro 0-3 Várzea

A equipa do Várzea foi vencer a São Pedro os Estrelas por 3-0. Castiço bisou na primeira parte, marcando aos 20 e 25 minutos. Já na segunda metade, Rui Faria fechou as contas aos 64 minutos, confirmando um triunfo claro, sem margem para dúvidas, venceu a equipa mais forte.
Depois da descida de divisão, o Várzea mostra ambição em regressar rapidamente à 1.ª Divisão. Lidera a Série B com 6 pontos, os mesmos do Cambeses. O Estrelas soma apenas um ponto, conquistado na jornada inaugural.

Estrelas S. Pedro e Várzea não enviaram  comentários para este jogo.

ND Sta. Eugénia 7-0 FC Lírio do Neiva

Não tem sido fácil a estreia do Lírio do Neiva no futebol popular de Barcelos. A equipa de Durrães sofreu a terceira (duas no campeonato) derrota consecutiva e encontra-se no fundo da tabela.
Por outro lado, o Santa Eugénia apresentou-se em grande forma, depois de ter passado a 1.ª eliminatória da Taça e folgado na ronda inaugural do campeonato. Desta vez, impôs uma goleada por 7-0.
Ao intervalo já vencia por 4-0, e na segunda parte acrescentou mais três golos. Joel, Vítor e André Fernandes bisaram, enquanto João Costa também marcou.
Com este triunfo expressivo, o Santa Eugénia soma 3 pontos e ocupa o 6.º lugar.

Comentário de Miguel Gonçalves treinador dor do ND Sta. Eugénia:
Em relação ao jogo fomos superiores em todos aspectos apesar da expulsão ainda na primeira parte não fomos abaixo nem  nos encolhemos perante a tranquilidade do resultado a nosso favor fomos a procura de mais e mais a equipa está de parabéns pelo arranque de época agora e focar já no próximo desafio.

FC Lírio do Neiva não enviou um comentário para este jogo.

MARCA 3-2 Aborim

O Marca alcançou a sua primeira vitória no campeonato ao vencer o Aborim por 3-2. Gabriel Cruz abriu o marcador logo aos 5 minutos (1-0), e Rafael Silva ampliou aos 20 (2-0). O Aborim reduziu por Joseph aos 38 minutos, fixando o resultado ao intervalo em 2-1.
Na segunda parte, Diogo Santos marcou o 3-1 aos 75 minutos, antes de Zé Fernandes reduzir para 3-2 já perto do final.
Com este triunfo, o Marca soma 4 pontos, acompanhando Chorente e Pedra Furada na classificação. O Aborim continua sem pontuar.

Comentário de Vítor Magalhães treinador do MARCA:
Ao contrário outros jogos entramos bem e nos primeiros 30 minutos fomos superiores, depois deixamos o adversário entrar no jogo equilibrando e tornando um jogo de muita disputa , principalmente meio campo, não muito bem jogado, conseguimos ter mais ocasiões que o adversário mas não fizemos golo , terminamos jogo sofrer por culpa própria, tirando o melhor do jogo a vitória.

Aborim não enviou um comentário para este jogo.

Fragoso 2-2 Pedra Furada

O Pedra Furada, depois da eliminação na Taça e da vitória na jornada anterior, foi a Fragoso empatar a duas bolas. Duarte Alves abriu o marcador aos 10 minutos para os da casa, mas aos 28 Hélder igualou para os visitantes.
Na segunda parte, André Carvalho devolveu a vantagem ao Fragoso aos 50 minutos (2-1), mas aos 85 Pedro Lopes gelou o público com o golo do empate (2-2).
O Pedra Furada soma agora 4 pontos, os mesmos de Chorente e Marca.

Comentário de Nuno Dantas treinador do Fragoso:
Uma partida até ao 2-0 controlada por o Fragoso que foi a melhor equipa em campo e mesmo com as condições adversas do tempo teve oportunidades de golo para ampliar não concretizou e depois o pedra furada a favor do vento faz o 2-1 num lance que supostamente controlado por nós e logo a seguir ao golo temos a expulsão do nosso central que apareceu numa má altura do jogo que mexeu um pouco contra a equipa, e logo de seguida aparece um golo de canto direto. Resumindo a existir um vencedor era o Fragoso.

Pedra Furada não enviou um comentário para este jogo.

Chorente 3-1 Baluganense

Boa vitória do Chorente frente ao Baluganense, ainda que o jogo não tenha sido fácil. A equipa visitante adiantou-se aos 10 minutos por Gil Rego (0-1). A resposta surgiu aos 35, com Wilson a restabelecer o empate.
Logo no início da segunda parte, Thales consumou a reviravolta (2-1), e aos 70 minutos Michael marcou o golo da tranquilidade.
O Chorente soma 4 pontos e integra o grupo que ocupa do 3.º ao 5.º lugar. O Baluganense mantém-se com 3 pontos, no 7.º posto.

Comentário de Daniel Cardoso treinador do  Chorente:
Começamos bem o jogo a não deixar o adversário subir as linhas e bloqueando os flancos. O pênalti para o adversário, não trouxe instabilidade, a equipa continuou a colocar em campo as ideias que tinha e por isso chegamos ao empate ainda na primeira parte. Ao intervalo corrigimos alguns posicionamentos para chegar mais rápido a área do adversário, o Baluganense tentou por dentro chegar ao golo mas no contra ataque somos fortes e por isso fizemos os golos e tivemos algumas oportunidades que tem de se marcar porque o adversário têm muita qualidade e não atirou a toalha ao chão, ganhamos na minha opinião fomos superiores ao adversário mas parabéns ao meus jogadores que fizeram de tudo para ganhar.

Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
O Baluganense entrou algo nervoso na partida, embora tenha conseguido dominar o jogo até cerca do minuto 20, tendo inclusive oportunidade para ampliar a vantagem para 2-0. A partir desse momento, o adversário conseguiu empatar através de um lance fortuito: o jogador do Chorente tentou efetuar cruzamento, mas o vento alterou a trajetória da bola, acabando por surpreender o GR e entrar diretamente na baliza. Esse golo inesperado afetou emocionalmente a equipa do Baluganense, que perdeu a sua identidade de jogo e passou a adaptar-se ao estilo do adversário, o que comprometeu a qualidade da sua exibição. Foi um jogo com pouca qualidade em termos de espetáculo, mas é justo reconhecer a eficácia do adversário que soube aproveitar as oportunidades que teve. 

Cambeses 4-0 Necessidades

Vitória folgada do Cambeses, que parece imparável neste arranque de temporada, somando já três vitórias consecutivas (incluindo o jogo da Taça).
Um autogolo logo aos 5 minutos abriu o marcador (1-0). Aos 10, Gu ampliou para 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, o Cambeses manteve o domínio e voltou a marcar: Alex fez o 3-0 aos 47 minutos e Sérgio Lopes fechou a goleada aos 80 (4-0).
O Cambeses segue na liderança com 6 pontos, a par do Várzea.

Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses:
Entramos muito bem no jogo , onde adversário faz um auto golo , voltamos a tomar conta do jogo e fizemos o segundo golo de penálti, controlamos muito bem o jogo até ao intervalo. Segunda parte adversário entrou mais forte , mas nós fizemos logo o terceiro golo, jogo com muitas mexidas sentimos um de nervosismo, mas sempre controlado, quarta golo numa joga muito bem trabalhada fazemos o quarto golo , Parabéns às três equipas. ACDR CAMBESES

Comentário de Ricardo Ribeiro "Nolito" treinador do Necessidades:
Jogo bem disputado e bem jogado pelas duas equipas mas que erros individuais e coletivos ditaram o resultado do jogo. Cambeses marcou contra a corrente do jogo os dois primeiros golos em que o Necessidades estava com o controlo do jogo. Segunda parte mudança do sistema tático em que acabamos de sofrer dois golos novamente por distrações. Podíamos ter feito 2 golos, mas não era o nosso dia. Dar os parabéns ao adversário pois foi inteligente a aproveitar erros nossos. Nada muda o nosso foco, mas temos de continuar a trabalhar para minimizar os erros. Obrigado aos adeptos presentes mais uma vez pelo seu apoio incansável