Com a chegada de 2025, o futebol popular de Barcelos vive mais um momento de celebração e reflexão. Desta vez, voltamo-nos para os bancos de suplentes, para homenagear os cérebros táticos por trás das conquistas do ano de 2024 . A eleição do Treinador do Ano de 2024 promete acender debates, e os critérios foram meticulosamente ajustados para considerar tanto a época passada quanto a atual, que já conta com 9 jornadas disputadas.
Foram escolhidos cinco nomes que, pela qualidade, títulos e impacto no futebol popular, se destacaram:
- Bruno Vilas Boas (Leões da Serra) – Campeão da 1ª Divisão 2023/2024 ,e lidera a atual temporada com 5 pontos de vantagem e segue firme na Taça.
- Cacioli (Remelhe) – Vencedor da Taça e Super Taça Cidade de Barcelos 2023/2024, atualmente em 3º lugar no campeonato, mantendo-se na luta pelos títulos e e segue firme na Taça..
- António Carvalho (Núcleo da Silva) – Promoveu o Lijó à 1ª Divisão e, com sua nova equipa, está na 2ª posição da Série B da 2ª Divisão, a um ponto do líder, mas com um jogo a menos.
- Nuno Rodrigues – Foi o responsável por levar o Várzea à 2ª Divisão, e mesmo sem clube atualmente, seu impacto no passado recente ainda é notável.
- José Ribeiro (GDR Campo) – Responsável por levar o GDR Campo à 1ª Divisão, luta agora por manter a equipa competitiva no 11º lugar.
Os critérios desta eleição incluem a análise do aproveitamento técnico, o contexto das condições de treino e os recursos humanos disponíveis. Este olhar detalhado permite que a apreciação vá além dos números, considerando o verdadeiro impacto de cada treinador no futebol popular.