Recentemente, lançámos uma sondagem com o objetivo de reavivar a memória sobre a localização da icónica Gala da AFPB de 2009. A resposta correta, desconhecida por muitos atualmente, foi a Quinta da Pia, em Carapeços. Este evento memorável reuniu 35 clubes e contou com a presença de 495 pessoas, sendo que 86 delas eram do clube anfitrião, o Carapeços. A elevada participação justificava-se pela presença de todos os atletas, desde a formação até ao futebol sénior e feminino.
Entre os clubes que mais marcaram presença estava também o Leocadenses, que levou 60 participantes, graças à forte representação do futebol sénior e feminino. Durante a gala, foram entregues diversos prémios de destaque, incluindo o troféu de Campeão da 1ª Divisão ao Carapeços e o de Campeão da 2ª Divisão ao Oliveira. O prémio "Carreira" foi atribuído aos técnicos Caruma (Carvalhal) e Lobo (Lijó FC), como reconhecimento pelos seus contributos ao desporto.
Além disso, houve distinções para os melhores marcadores, como Luís Sousa (Leões da Serra) na 1ª Divisão, Paulina (Juventude S. Pedro) no futebol feminino, e Gil Gomes (G.D.R Campo) nos juniores. O GDR Campo recebeu a Taça de Juniores, enquanto o Paradela foi homenageado como vencedor da categoria 10-13 anos.
Este evento marcante relembra-nos que, embora os tempos mudem e o espírito de convívio seja diferente, a história e as conquistas de outrora merecem ser celebradas.