No passado sábado, 21 de setembro, o auditório São Bento Menni, na Casa de Saúde de São João de Deus, em Barcelos, acolheu a gala de celebração dos 30 anos da Associação de Futebol Popular de Barcelos (AFPB). Este evento solene reuniu diversas figuras do desporto Barcelense para homenagear atletas, dirigentes, clubes e outras entidades que, ao longo de três décadas, têm contribuído de forma significativa para o futebol popular de Barcelos.
A cerimónia destacou-se pela atribuição de galardões a jogadores, equipas e personalidades, começando pelos prémios de melhores guarda-redes. Na 1ª divisão, Manuel Miranda, dos Leões da Serra, foi o laureado, enquanto na 2ª divisão, os prémios foram para Ricardo Silva, do Lijó, e Hélder Araújo, do Várzea. O título de melhor marcador da 1ª divisão foi para Hélder Ribeiro, do Águas Santas, com 17 golos, enquanto na 2ª divisão os premiados foram Rafael Miranda, do Lijó, na série A, e Rui Faria, do Várzea, na série B.
Entre os galardões de dedicação, destacaram-se figuras que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento e organização do futebol popular. Entre eles, José Paulo Matias, Joaquim Gaio, Sérgio Campelo, Manuel Silva, José Manuel Carreira e o Dr. Manuel Oliveira Martins, que desempenham cargos importantes nos diversos conselhos da AFPB. Personalidades como José Monteiro da Silva, com mais de 10 anos de serviço ao futebol popular, e Rego Lamela, delegado técnico de arbitragem, também foram reconhecidas, assim como o Eng.º Hilário Oliveira, responsável pela estrutura do Estádio Cidade de Barcelos.
Outros momentos de destaque foram a entrega do galardão de agradecimento ao Gil Vicente FC, Santa Maria F.C. e aos Bombeiros Voluntários de Barcelos, pelo apoio contínuo ao futebol popular. O galardão de longevidade foi concedido aos clubes ACD Carapeços e Lijó FC, por participarem ininterruptamente em todas as competições ao longo destes 30 anos.
Além disso, foram entregues galardões de reconhecimento a várias figuras influentes, como Carlos Sousa, Adelino Lopes, Pedro Silva, Maurílio Rodrigues, Reinaldo faria, Manuel Martins, Miguel Pereira, Carlos Vilarinho, António Brito, César Ferreira, e Cândido Sousa.
Já os galardões "Homenagem e Saudade" foram dedicados a João Forte, António Leite e Martinho Sousa, simbolizando o reconhecimento póstumo pelos seus contributos ao futebol popular de Barcelos.
A gala encerrou com a entrega do galardão de ouro à Câmara Municipal de Barcelos, pelo apoio ao desporto popular, e com a entrega de galhardetes aos 41 clubes filiados, como lembrança desta data histórica.