Quase todos os clubes têm ambições de instalar relvados sintéticos, e isso acontecerá a médio prazo. Na dianteira, S. Mamede, Cristelo e Carvalhas devem iniciar as obras a qualquer momento.

Além destes três clubes, fomos informados que o Fonte Coberta já nem sequer inicia a época no seu campo, pois também entrará em obras para a instalação de um relvado sintético. O Creixomil pretende iniciar as obras ainda este ano.

De acordo com nossas contas, 18 clubes, num universo de 41, já possuem campos relvados. Acrescentando Leocadenses, Silva e Grimancelos,(sem campo próprio que têm garantido o uso de campos sintéticos, chegamos a um total de 21 clubes. Restam, portanto, 20 clubes sem relva sintética.

Com as obras no Fonte Coberta, que terá que jogar fora de casa possivelmente em um campo relvado como o do Cristelo, e as obras em Creixomil, Carvalhas e S. Mamede, estima-se que, se não for na próxima temporada, a época 2025-2026 contará com 23 campos sintéticos. Sendo que Núcleo D. Silva, Leocadenses e Grimancelos jogam de qualquer forma em campos sintéticos, a estimativa é que 26 clubes em 41 jogarão em campos sintéticos (com a exceção da relva natural de Carvalhal) na temporada 2025-2026.