23ª Jornada 1ª divisão
Esta 23ª jornada, com apenas 3 jogos realizados e que só será completada no próximo domingo devido ao adiamento dos restantes 4 jogos, definiu quem vai ser o campeão e despromoveu o Carvalhal para a 2ª divisão. No próximo domingo, ao serem realizados os jogos adiados, outros clubes do fundo da tabela, em caso de derrota, podem vir acompanhar o Carvalhal rumo à 2ª divisão. O Leocadenses tinha que vencer os Leões da Serra para continuarem a acreditar na revalidação do título. Ainda estiveram em vantagem durante meia hora, mas os Leões têm sido fatais no último quarto de hora das partidas e viraram o resultado a seu favor, 1-2, sem dar hipóteses de reação ao golo de Manu, jogador que tem sido um carrasco para o Leocadenses, golo apontado perto dos 90 minutos e que deixa o Leocadenses fora da corrida.
Com ainda jogos importantes a realizar desta mesma jornada, o Negreiros fez o que lhe competia, vencendo o Carvalhal por 3-2, equipa que estava praticamente condenada à descida. Ainda assim, o Carvalhal esteve por duas vezes em vantagem, resultado que servia para manter as esperanças, mas em cima do intervalo e aos 90 minutos, dois golos ditaram a 16ª derrota, 13ª consecutiva. O Macieira, ao perder no Águas Santas por 5-1, adiou a garantia de continuar na 1ª divisão.
Por sua vez o Águas Santas com esta vitória deu um passo importante para terminar no pódio no final deste campeonato.
Nestes 3 jogos da 23ª jornada, foram marcados 14 golos, tantos como na jornada completa anterior, e três jogadores bisaram: Gonzalez do Carvalhal, jogador que marca há 4 jogos consecutivos, David do Águas Santas e Lopes do Negreiros. No entanto, só Lopes do Negreiros se destaca ao igualar Rivaldo dos Leões da Serra no 3º e 4º lugares da tabela dos melhores marcadores, ambos com 12 golos.
No topo da lista dos melhores marcadores, Hélder do Águas Santas, apesar de não ter marcado, continua confortável na liderança com 16 golos, mais 3 que Zé Carlos do Leocadenses, que segue em 2º lugar.
Leocadenses 1-2 Leões da Serra
Este era um jogo decisivo para o Leocadenses, não tanto para os Leões da Serra, dado que estes se apresentaram para o jogo com 5 pontos de vantagem e ainda tinham margem para recuperar nas jornadas seguintes, caso saíssem de Lijó sem somar pontos. O Leocadenses, como lhe competia, tomou a iniciativa de jogo e teve mais posse de bola; no entanto, foram os Leões da Serra que tiveram a primeira oportunidade de golo, que Rivaldo, na cara do redes Rafa, desperdiçou. A partir daqui, o Leocadenses teve as melhores oportunidades de golo. Fez o 1-0 aos 45 minutos, por intermédio do talentoso Reko, e foi para o intervalo a vencer com toda a justiça.
Na segunda parte, o Leocadenses continuou à procura do 2-0 e teve pelo menos mais duas boas oportunidades para dilatar o resultado. Não conseguiu e sofreu o golo do empate, apontado por Chita aos 75 minutos, num lance em que o guarda-redes do Leocadenses pareceu mal batido. Com o jogo equilibrado e o golo a poder cair para qualquer um dos lados, foram os Leões que venceram perto dos 90 minutos, numa bola longa metida a pingar na pequena área, onde Manu conseguiu ganhar de cabeça ao antecipar-se ao guarda-redes do Leocadenses, completando a reviravolta no marcador e fixando o resultado final em 2-1 a favor dos Leões da Serra. Os Leões passaram a liderar com 8 pontos de vantagem quando faltam apenas 3 jogos para o final, e um ponto será suficiente para se tornarem campeões 2023-2024. Ao Leocadenses, basta ter um resultado igual ao do Águas Santas na próxima jornada para assegurar o 2º lugar.
Águas Santas 5-1 Macieira
O Águas Santas recebeu e goleou o Macieira por 5-1. Este era um jogo mais importante para o Macieira, que, apesar de estar tranquilo na tabela, precisava de uma vitória para quase assegurar a permanência na 1ª divisão. O Macieira vinha de uma série de bons resultados e já não perdia há 4 jogos. Para o Águas Santas, é uma questão de brilho conseguir terminar num dos lugares do pódio, o 3º lugar, pois o 2º está garantido para o Leocadenses.
Foi preciso meia hora de jogo para ser aberto o marcador, com Jeff a fazer o 1-0 aos 30 minutos. Aos 40 minutos, Davi ampliou a vantagem para 2-0, e com este resultado chegou-se ao intervalo. Na etapa complementar, David bisou aos 55 minutos ao dilatar para 3-0. O 4-0 foi da autoria de Jorginho aos 70 minutos. O Macieira conseguiu reduzir a desvantagem para 4-1 aos 85 minutos, por intermédio de Pontes, e para fixar o resultado final, Nani apontou o 5-1 aos 90 minutos.
O Águas Santas passou a somar 43 pontos, ocupando o 3º lugar. O Macieira manteve o 8º lugar com 28 pontos, estando a uma vitória de garantir a manutenção.
Negreiros 3-2 Carvalhal
Neste jogo, o Negreiros jogava para somar pontos e cimentar o lugar que ocupa, para evitar cair na zona de despromoção. Já o Carvalhal, de orgulho ferido, não facilitou e queria apagar o descalabro de 12 derrotas consecutivas, contando com o goleador do momento, Gonzalez, para inaugurar o marcador aos 18 minutos. No entanto, aos 20 minutos, o Negreiros empatou a partida 1-1 por intermédio de Lopes. Aos 30 minutos, Gonzalez, jogador do momento a marcar em quatro jogos consecutivos, voltou a colocar o Carvalhal na frente do marcador, 1-2, mas já sobre o apito para o intervalo, Limpinho restabeleceu a igualdade, 2-2, para a equipa da casa.
O jogo caminhava para o seu final quando Lopes bisou e fixou o resultado final em 3-2 aos 90 minutos. Com esta vitória, o Negreiros cimentou o 9º lugar com 25 pontos, mais 5 que o S. Martinho, que tem 20 na zona de descida, mas tem menos um jogo. E ainda falta disputar um jogo entre si na última jornada, com o Negreiros a receber o S. Martinho.
Para o Carvalhal, esta derrota sentenciou a sua descida de divisão pela primeira vez desde que começou a participar no Popular de Barcelos.
OBS. A breve prazo daremos mais pormenores em artigo único sobre o histórico deste grande clube do Popular.