22ª Jornada 2ª divisão serie B
Na 22ª jornada, com o Várzea já campeão a cinco jornadas do fim, as atenções voltaram-se para o Fragoso e o Fonte Coberta. Ambos continuam a disputar a última vaga de subida ao vencerem seus jogos. O Fonte Coberta, num terreno sempre difícil, "o Carvalhas", venceu com um golo apontado por Hugo Loureiro aos 85 minutos. O Fragoso recebeu o último classificado, Águias de São Mamede, e, embora fosse favorito, enfrentou mais dificuldades do que o esperado. Venceu por 3-1, mas no início da segunda parte o jogo estava empatado em 1-1, já que o São Mamede marcou nos minutos iniciais da etapa complementar. O Fonte Coberta segue em 2º lugar com 43 pontos, enquanto o Fragoso está em 3º com 42 pontos e menos um jogo. Na próxima jornada, o Fonte Coberta recebe o Fragoso, e após o resultado final, pode vir a esclarecer quem fica mais perto da meta. O Grimancelos venceu o Cambeses por 4-0 e dá sinais de voltar à luta pela subida. No entanto, matematicamente, recuperar 7 e 6 pontos aos seus adversários torna-se muito difícil. Estes são os clubes em foco nesta fase do campeonato, enquanto os restantes lutam pela melhor classificação possível.
Nesta jornada, foram marcados 24 golos na Série B, com destaque para Ludmar do Paradela, único jogador a fazer o hat-trick. Destaque também para Minhoca do Grimancelos e Diogo Sousa do Núcleo da Silva, que bisaram nesta jornada.
Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria do Várzea continua líder com 23 golos, seguido por Rafa Miranda do Lijó, que marca há 6 jogos consecutivos e apanhou Dani do Pedra Furada no 2º lugar com 20 golos. Dani não jogou devido à folga da sua equipa. Chefinho de Os Estrelas fecha o TOP 10 com 11 golos.
Chorente 2-6 Paradela
Para a história fica a marcha do marcador. Ludmar abriu o marcador aos 23 minutos e, com 1-0, o jogo foi para o intervalo. Ao abrir a segunda parte, o Chorente restabeleceu a igualdade 1-1 aos 46 minutos por intermédio de Afonso Campinho, mas aos 55 minutos o Paradela voltava para a frente do marcador, desta vez com Roberto a fazer o 1-2. O Chorente não se conformou e voltou a empatar aos 75 minutos por intermédio de Augusto. A partir daí, o Paradela embalou para a goleada. Aos 82 minutos, André Lopes colocou pela terceira vez o Paradela na frente do marcador. Ludmar bisou ao fazer o 2-4 aos 84 minutos. Aos 86 minutos, João Marcelo elevava para 2-5 e aos 87 minutos Ludamar concluía o Hat-Trick ao fazer o 2-6, com que terminou a partida.
Grimancelos 4-0 Cambeses
Por falta de colaboração da parte do clube que marcou os golos, não temos os minutos a que foram apontados os golos. Sabemos que Minhoca bisou na partida com dois golos, Rui Ferreira e Fruteiro contribuíram para o 4-0 final.
Cristelo 0-2 Várzea
Já com a subida de divisão garantida e o título de campeão assegurado, o Várzea não tira o pé do acelerador. Como diz a ditado, água mole em pedra dura tanto bate que até que fura, e só na parte final o Várzea conseguiu chegar à vitória. Rui Faria fez o 0-1 aos 80 minutos e Castiço fixou o resultado final em 0-2.
Silva 4-0 Milhazes
Mais um jogo em que deixamos apenas os marcadores dos golos da equipa do Núcleo. Sabemos que Barrega tem feito um grande trabalho desde que assumiu o comando da equipa. Os marcadores foram Diogo Sousa com dois golos, bisou na partida, Diogo Silva e autogolo completaram a goleada ao Milhazes por 4-0.
Carvalhas 0-1 Fonte Coberta
Pelas Carvalhas passava um candidato ao título e com um único golo apontado por Hugo Loureiro aos 85 minutos faz acreditar ainda ao Fonte Coberta que a subida está mais próxima. Fonte Coberta que somou a sua 6ª vitória consecutiva e já não perde há 7 jogos. Está em 2º lugar com 43 pontos e caso vença o Fragoso na próxima jornada fica próximo de alcançar o objetivo a que se propuseram no início da época: a subida de divisão.
Fragoso 3-1 S.º Mamede
Também cheirou a subida de divisão pelo 13 de Maio, com o Fragosos a vencer o Águias de S. Mamede por 3-1. Pedras inaugurou o marcador para a equipa da casa aos 30 minutos, e com esta magra vantagem se chegou ao intervalo. No recomeço, aos 47 minutos, Pedras restabeleceu a igualdade 1-1 para o S.º Mamede. Respondeu de imediato o Fragoso e voltou para a frente do marcador com o 2-1 a ser apontado por Diogo Oliveira aos 53 minutos. Aos 80 minutos, foi Diogo Pinheiros a fixar o resultado final em 3-1. Com esta vitória, o Fragoso mantém intactas as suas aspirações de subir à 1ª divisão, mas terá um teste decisivo ao visitar o Fonte Coberta na próxima jornada. Se não perder, mantém a distância mínima de 1 ponto de desvantagem no 3º lugar; se perder, fica em grandes dificuldades para atingir o objetivo.
OBS: Por falta de tempo dado que os dias avançam as análises ficaram mais abreviadas.