23ª Jornada 1ª divisão  (jogos em atraso) 

Ao completar-se os jogos da 23ª jornada, houveram dois jogos que decidiram a descida de divisão foi o Oliveira 1-2 Pereira e o Remelhe 4-0 Bastuço Sº João. Os derrotados Oliveira e Bastuço confirmaram a descida de divisão. O Palme 3-1 Carapeços não tanto decisivo acabou por ser confirmar a manutenção do Palme na 1º divisão. O Sº Martinho 1-1 Perelhal acaba por interferir com a manutenção do Sº Martinho que ao manter-se abaixo da linha de água é o clube em maior dificuldade para assegurar a manutenção. Na próxima jornada a 24ª pode ficar tudo decidido! Ao Leões da Serra basta um empate para fazer a festa do título, mas para que o Sº Martinho não desça terá que vencer fora em Bastuço Sº João e esperar que o Negreiros não vença em Remelhe e o Pereira não vença o Leocadenses, para o Macieira basta fazer um resultado igual ao Sº Martinho para assegurar a manutenção.  

Nestes quatro jogos da 23ª jornada, foram marcados 13 golos, o que perfaz um total de 27 se contarmos com os 14 dos restantes jogos disputados na semana anterior. E ainda houve tempo para dois jogadores bisarem: Pimenta, do Palme, e Edu, do Remelhe.

Ao mesmo tempo, os golos do Palme vieram alterar a classificação geral dos melhores marcadores. Pimenta e Paulo César acabaram por ultrapassar Reko, do Leocadenses, e Daniel, do Perelhal, para igualarem Rivaldo, dos Leões da Serra, e Lopes, do Negreiros, todos somando agora 12 golos, ocupando o 3º, 4º, 5º e 6º lugares, respetivamente. A lista dos melhores marcadores é liderada por Hélder Ribeiro, do Águas Santas, com 16 golos, seguido por Zé Carlos, do Leocadenses, com 13.

Palme 3-1 Carapeços

Foi um jogo razoável, o que significa que proporcionou um espetáculo suficiente, com bons lances de futebol, embora já tenhamos presenciado tanto espetáculos piores quanto melhores. O jogo era especialmente importante para o Palme, que ainda precisava pontuar para garantir de forma definitiva a sua permanência na primeira divisão do futebol popular.

O Palme entrou bem no jogo, ameaçando desde cedo, e não foi surpresa quando abriu o marcador aos 15 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com a bola a encontrar Pimenta junto ao 2º poste de cabeça, fazendo o 1-0. O mesmo Pimenta aumentou para 2-0 aos 25 minutos, numa jogada de insistência, aproveitando um ressalto e batendo Edu pela segunda vez.

O Carapeços esteve perdido durante a primeira hora de jogo, enquanto o Palme esteve mais próximo do 3-0 do que o Carapeços do 2-1. Apesar de ganhar alguns duelos no meio-campo, com Araújo em bom plano, o Carapeços não conseguia criar perigo, e a sua defesa, especialmente desfalcada nos centrais, revelou-se uma sombra do que costuma ser, precisando de uma reorganização no intervalo.

Na segunda parte, possivelmente devido à boa vantagem de 2-0 do Palme, o Carapeços equilibrou a partida após uma alteração ao intervalo, jogando mais no meio-campo adversário e criando algumas oportunidades de golo. Aos 70 minutos, quase miraculosamente, Cláudio, o guarda-redes do Palme, evitou por duas vezes que o Carapeços reduzisse para 2-1. No entanto, contra a corrente do jogo, o Palme marcou o terceiro golo aos 85 minutos. Paulo César rematou de forma inusitada junto à linha de fundo, e o guarda-redes, ao tentar agarrar a bola junto ao poste, deixou-a escapar para a baliza, quando o mais fácil seria desviá-la para canto. Um erro defensável resultou num frango, fazendo o placar marcar 3-0 aos 85 minutos. O Carapeços ainda foi a tempo de marcar um tento de honra aos 90 minutos, por intermédio de Marco através de uma grande penalidade, fixando o resultado em 3-1.

Oliveira 1-2 Pereira

Nesta partida, o Oliveira jogava a última cartada para tentar evitar a descida de divisão, pelo menos neste jogo, e até entrou bem ao ganhar vantagem aos 25 minutos com o golo de Rafael Ferreira, fazendo 1-0. Já perto do apito do árbitro para o intervalo, o Pereira restabeleceu a igualdade em 1-1, com um golo de Cláudio.

Foi apenas na segunda parte que o Pereira passou pela primeira vez para a frente do marcador, ao marcar o 1-2 aos 75 minutos, através de Zé. Essa vantagem persistiu até ao final e resultou na descida à segunda divisão da equipa de Oliveira. O Pereira, que também luta pela permanência, ganhou novo fôlego com esta vitória e ainda beneficiou do empate entre o S. Martinho e Perelhal, Sº Martinho que está na zona de descida. O Pereira passou a somar 26 pontos ocupando o 9º lugar na tabela.

O Pereira só garantirá a manutenção na próxima jornada se obtiver um resultado melhor do que o S. Martinho perante o Leocadenses. Em caso de derrota, a decisão será adiada para as últimas duas jornadas.

Sº Martinho 1-1 Perelhal

Este jogo era de extrema importância para a equipa da casa, pois lutava desesperadamente pela manutenção e precisava de ganhar para encurtar distâncias para o clube que segue à sua frente, fora da zona de despromoção. Não estava fácil, pois enfrentava o Perelhal, uma equipa que já se encontrava em fase de preparação para a final da taça, o que se evidenciou ao empatar pela 10ª vez nesta época, o 5º empate consecutivo, e já não vence há seis jornadas.

Sem assistirmos a esta partida, sabemos que o jogo foi para o intervalo sem golos, e na segunda parte até parecia que o nulo persistiria até ao fim. No entanto, os golos surgiram no último quarto de hora! Aos 75 minutos, Hugo colocou o Perelhal na frente do marcador, mas cinco minutos depois, o Sº Martinho empatou a partida com um golo apontado por Estevão.

Com este empate, o Sº Martinho vê a tarefa de escapar à segunda divisão mais difícil, e uma derrota no próximo jogo pode resultar na sua descida de divisão. Só pontuando na próxima jornada é que poderá adiar essa possibilidade para as duas últimas jornadas. O Perelhal, apesar de ter abrandado o ritmo, ainda mantém o 4º lugar na tabela, agora com o Remelhe mais próximo.

Remelhe 4-0 Bastuço Sº João

Sem surpresas, o Bastuço S. João acabou por perder em Remelhe, ao mesmo tempo que sentenciou em definitivo a sua descida de divisão. Por outro lado, o Remelhe ainda almeja subir ao pódio e, com esta vitória, ficou apenas a um ponto de alcançar o Perelhal, que empatou em S. Martinho.

O Bastuço S. João ainda deu luta pelos pontos até aos 40 minutos, momento em que a equipa da casa abriu o marcador através de Vilas, resultando neste placar de 1-0 ao intervalo. Decorria o minuto 63 quando o Remelhe dilatou a vantagem para 2-0, com o golo a ser marcado por Edu. O 3-0 surgiu pouco depois, aos 68 minutos, com Rafael Campos a ser o autor do golo. E o 4-0 final foi da autoria de Edu, aos 90 minutos, bisando nesta partida.

Nove pontos separam o Bastuço S. João do Negreiros, que está na zona de manutenção, mas o Negreiros tem vantagem nos dois confrontos entre as equipas.