19ª Jornada 1ª divisão 

A 19ª jornada manteve a tendência das jornadas anteriores. O Perelhal, com um empate e sem vencer há 3 jornadas, e a derrota do Águas Santas, veio distanciar ainda mais estes do Líder Leões, que venceu em Bastuço São João por 2-1, e do Leocadenses (segundo), que venceu pelo mesmo resultado o Águas Santas, deixando o caminho livre para a luta a dois pelo título.

O Remelhe 5º também perdeu com o Carapeços, e viu este e o Palme aproximarem-se de um dos lugares do pódio. O Palme somou a 6ª vitória consecutiva, e o Carapeços somou a sua 4ª e são os clubes que mais tem pontuado nas últimas jornadas. O Macieira já não vence há 8 jornadas e está a cair na tabela classificativa, e tem a zona de despromoção à distância de 6 pontos!

O Oliveira votou às vitórias depois de estar 6 meses sem vencer, apesar disso ainda se mantém na zona de despromoção. O Negreiros somou a 3ª derrota consecutiva e também está em zona de descida. O pior de todos é o Carvalhal que somou a sua 9ª derrota consecutiva e passou a ocupar o último lugar da tabela.

Nesta 19 ª jornada, foram marcados 27 golos. A exemplo da jornada anterior só dois jogadores bisaram nesta jornada. Flávio do Perelhal, e Pimenta do Palme com este último a colher frutos na tabela dos melhores marcadores passando a ocupar de forma isolada o 5º lugar com 10 golos.

No topo da Lista dos melhores marcadores estão agora dois jogadores. Hélder Ribeiro do Águas Santas que ficou em branco e foi apanhado por Zé Carlos do Leocadenses, ambos somam 13 golos. Rivaldo dos Leões apanhou Daniel do Perelhal, e somam ambos 11 golos no 3º e 4º lugares.  

Bastuço S. João 1-2 Leões da Serra

Os Leões deslocaram-se a Bastuço São João e trouxeram de lá três preciosos pontos após vencerem por 2-1, mantendo a liderança com 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Leocadenses.

Os Leões procuraram evitar contratempos e foram para o intervalo com uma vantagem de 2-0. O primeiro golo surgiu aos 25 minutos, por intermédio de Luís, e Rivaldo aumentou para 2-0 aos 40 minutos. Sem incidências desta a partida, apenas registamos o golo do Bastuço São João, marcado já no final do jogo, por intermédio de Pato.

O Bastuço São João atravessa uma fase difícil, com três jogos sem vencer. Além disso, possui a pior defesa do campeonato, com 50 golos sofridos, e encontra-se em dificuldades no 12º lugar da tabela, na zona de despromoção, com 14 pontos, a 5 pontos da zona de permanência.

Leocadenses 2-1 Águas Santas

Assistimos ao jogo entre Leocadenses e Águas Santas, num encontro que teve de tudo: bons momentos de futebol e momentos de dureza, com uma expulsão para cada lado na segunda parte.

O Leocadenses começou melhor, assumindo a iniciativa de jogo com dinamismo, especialmente pelo corredor esquerdo onde Reko atuava, e pelo meio onde Zé Carlos teve uma boa primeira parte. Foi após uma incrível oportunidade desperdiçada por Hugo ao segundo poste que o Leocadenses abriu o marcador. Uma bola bem metida na zona frontal permitiu a Zé Carlos desferir um remate colocado, batendo o guarda-redes do Águas, que fez uma bela exibição. Aos 15 minutos, o placar marcava 1-0 para o Leocadenses. Embora o Leocadenses continuasse a ter mais posse de bola, o Águas Santas também mostrava qualidade na saída para o ataque. Num lance na área, o guarda-redes do Leocadenses não conseguiu intercetar a bola, que foi desviada por um jogador do Águas para a linha de fundo, sendo depois cruzada para Jeff, que emendou para o 1-1 aos 25 minutos. O jogo chegou ao intervalo com um empate aceitável, embora o Leocadenses tivesse sido mais perdulário.

Na segunda parte, o Leocadenses continuou em busca do golo que lhe desse a vantagem, e conseguiu-o aos 60 minutos. Após uma disputa na área, o jogador do Leocadenses estava a sair da grande área com a bola dominada quando, na opinião do árbitro, sofreu falta para penálti, num lance que não parecia oferecer perigo para a baliza adversária. Reko, chamado a converter, permitiu a defesa do guarda-redes, mas na recarga surgiu Hugo a fazer o 2-1. Houve muitos protestos dos jogadores do Águas, que questionavam se Hugo teria invadido a área no momento da marcação do penálti.

A partir daqui o jogo endureceu, com faltas fora da lei e vários cartões amarelos mostrados, interrompendo frequentemente o jogo. Para piorar o espetáculo, Reko do Leocadenses foi expulso. Ao passar a estar em superioridade numérica, o Águas Santas alargou a frente de ataque e começou a dominar a partida, com algumas oportunidades para chegar ao empate. No entanto, uma expulsão para um jogador do Águas Santas voltou a equilibrar novamente o jogo até ao final, permitindo ao Leocadenses segurar os três pontos e manter-se na perseguição ao líder Leões, a três pontos de distância. O Águas Santas manteve o quarto lugar, com 34 pontos.

Perelhal 2-2 Pereira

O Perelhal parece estar mais focado na Taça, uma vez que nos jogos do campeonato não vence há três jogos consecutivos. Apesar de ter um dos melhores plantéis do futebol popular, os seus adversários, na sua maioria, elevaram o seu desempenho nesta reta final do campeonato, sendo o Pereira um dos clubes que luta pela permanência. Após a chegada de Zé Brasileiro ao comando técnico, o Pereira tem tido uma considerável recuperação na tabela.

O Perelhal começou bem, indo para o intervalo a vencer por 1-0, com o golo marcado por Flávio Silva aos 30 minutos. Uma entrada forte do Pereira na segunda parte resultou no empate aos 57 minutos, por intermédio de Appiah, ficando o resultado em 1-1. Logo em seguida, aos 60 minutos, o Pereira deu a volta ao marcador com um golo de Filipe Miranda, ficando o resultado em 1-2. Apenas perto do final do jogo é que o Perelhal conseguiu chegar ao empate, com Flávio Silva a marcar novamente e a fixar o resultado final em 2-2, aos 85 minutos. O Perelhal manteve-se no 3º lugar, a 12 pontos do líder, enquanto o Pereira está à beira da zona de descida, isolado no 10º lugar com 19 pontos.

Remelhe 0-2 Carapeços

O Carapeços parece ter recuperado o seu estatuto nesta fase final do campeonato, após um arranque desastroso. Conseguiu uma vitória sobre o Remelhe, jogando no seu reduto, com os golos a surgirem na segunda parte. Sem incidentes deste jogo, apenas destacamos os momentos dos golos, que foram marcados num intervalo de 2 minutos. O central Danyel, ex-Águas Santas, abriu o marcador aos 65 minutos, e apenas dois minutos depois, o jovem extremo esquerdo Gui, aumentou para 2-0.

Com esta vitória, o Carapeços somou a sua quarta vitória consecutiva, duas das quais foram fora de casa, contra o Perelhal e o Remelhe, dois clubes melhor posicionados na tabela classificativa. Vale ressaltar que o Carapeços conseguiu vingar as derrotas contra esses mesmos adversários durante a primeira volta do campeonato. Apesar da derrota, o Remelhe manteve o seu 5º lugar com 32 pontos, enquanto o Carapeços ficou apenas a dois pontos, ocupando o 6º lugar com 30 pontos.

Negreiros 3-5 Palme

O Palme é a equipa sensação desta segunda volta do campeonato. Na 13ª jornada, ocupava a 12ª posição na tabela, em zona de despromoção, mas desde então tem sido imparável, somando neste domingo a sua sexta vitória consecutiva.

O jogo começou equilibrado e o primeiro golo surgiu aos 16 minutos, quando o jogador do Negreiros, após aproveitar um erro do jogador do Palme, isolou-se e fez o 1-0. O empate veio 10 minutos depois, com um belo golo de Pimenta de fora da área, colocando a bola por cima do guarda-redes aos 26 minutos. Aos 41 minutos, Pimenta apareceu sozinho na área e só teve que encostar para o 1-2, a passe de Gaio, numa vantagem algo injusta para o Palme ao intervalo, considerando o que o Negreiros fez na primeira parte.

Na segunda parte aos 64 minutos, Saquetes apareceu ao segundo poste e marcou o 1-3 para o Palme, e cinco minutos depois foi Gaio quem apareceu isolado para fazer o 1-4. O Negreiros reduziu aos 74 minutos, por intermédio de Júlio Fernandes, ficando 2-4. Aos 89 minutos, Vale diminuiu ainda mais para o Negreiros, ficando 3-4, mas Jota fez o 3-5 para o Palme aos 91 minutos.

Com esta vitória, o Palme manteve o 7º lugar com 28 pontos. O Negreiros, que não vence há 10 jornadas, está em dificuldades, no 11º lugar, a 4 pontos do Pereira, que segue acima da linha de água.

S. Martinho 2-2 Macieira

Em São Martinho, ainda com a mágoa de terem perdido o seu Presidente, Sr. João Forte, que faleceu na véspera e já tinha sido feita a merecida homenagem, passando o velório pelo centro do relvado que ele mesmo construiu. A equipa da casa recebeu o Macieira, registando-se um empate 2-2 no final da partida. Ailton inaugurou o marcador aos 15 minutos para o São Martinho, fazendo o 1-0, e aos 40 minutos foi Riquelme quem elevou para 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. O jogo caminhava para o seu final quando o Macieira reagiu e reduziu aos 80 minutos, por intermédio de Rick, para 2-1, e aos 90 minutos foi Bruno Miranda quem fixou o resultado final em 2-2. Ambos os clubes estão fora da zona de despromoção, ocupando o 8º e 9º lugares, estando a zona de descida a 5 e 6 pontos de distância, o que se considera uma vantagem pouco confortável.

Oliveira 2-1 Carvalhal

Em Oliveira jogou-se pela fuga à despromoção. Venceu o Oliveira, quase seis meses depois de ter conquistado a última vitória, que aconteceu na 2ª jornada, em 22 de outubro de 2023. Foram três pontos preciosos para a equipa do Oliveira, que mesmo assim soma 14 pontos, no 13º lugar, estando a zona de manutenção a 5 pontos de distância. O Oliveira chegou à vantagem com o golo de Alennichev aos 25 minutos, fazendo o 1-0. O Carvalhal conseguiu chegar à igualdade aos 34 minutos com um autogolo, fixando o resultado em 1-1 ao intervalo. O golo que deu a vitória por 2-1 ao Oliveira surgiu na segunda parte, por volta dos 75 minutos, sendo Rock o seu autor. O Carvalhal passou a ocupar a lanterna vermelha, com 13 pontos.