20 ª Jornada 1ª divisão

Esta 20ª jornada não foi nada fácil para os candidatos ao título. Os Leões da Serra só conseguiram inaugurar o marcador aos 80 minutos, na vitória por 2-0 sobre o Remelhe. Já o Leocadenses sentiu ainda mais dificuldades, pois aos 90 minutos estava 1-1, e só aos 91 minutos conseguiu passar para a frente do marcador num jogo em que o árbitro deu 12 minutos de desconto. O Carvalhal ainda chegou ao 2-2, mas já passava do meio-dia quando o Leocadenses carimbou a vitória por 2-4!

O Perelhal somou o 4º jogo sem vencer, ao empatar em casa com o Negreiros 2-2. O Águas Santas voltou às vitórias e igualou o Perelhal com os mesmos 37 pontos, ocupando o 3º e 4º lugares. O Carapeços goleou o São Martinho por 6-2 e ultrapassou o Remelhe na classificação, somando mais um ponto, totalizando 32. O Palme perdeu no Águas Santas depois de ter conseguido 6 vitórias consecutivas, mas mantém o 7º lugar. O Macieira venceu o Oliveira e ficou mais confortável no 8º lugar, com mais 6 pontos que a zona de despromoção. O Oliveira fica na penúltima posição, apenas com o Carvalhal abaixo.

O Bastuço S. João arrancou um empate em Pereira 2-2, mas ainda ficou a 5 pontos do mesmo Pereira, que está acima da linha de água e da permanência. O São Martinho foi apanhado pelo Pereira, ambos somam 20 pontos, e ainda têm que lutar muito para aguentar os 9º e 10º lugares, que vão dando lugar à permanência.

Nesta 20ª jornada, foram marcados 34 golos! Provavelmente foi batido o recorde de golos marcados numa só jornada, com uma média de quase 5 golos por jogo! Hugo Pombo, do Leocadenses, assinou o único Hat-Trick. O líder Hélder bisou, assim como Ricky do Macieira e Pedro do Carapeços.

No topo da lista dos melhores marcadores, Hélder do Águas Santas, com os dois golos apontados nesta jornada, passou a somar 15 golos, fugindo a Zé Carlos do Leocadenses, que mesmo sem marcar, segurou o 2º lugar com 13. Curiosamente, Paulo César do Palme apanhou o seu colega de equipa Pimenta, ambos somam 10 golos, no 5º e 6º lugar.

Águas Santas 4-1 Palme 

Esperava-se um jogo equilibrado, mas o Palme ficou reduzido a 10 jogadores aos 18 minutos devido à expulsão de um dos seus jogadores. E quando já perdia por 1-0, golo apontado aos 8 minutos pelo líder dos melhores marcadores, Hélder Ribeiro, tudo se complicou para o Palme. A situação piorou quando sofreu um penálti (considerado duvidoso) aos 38 minutos, que Hélder Ribeiro não desperdiçou, fazendo o 2-0. A sentença do jogo ficou mais clara com o Águas Santas a chegar ao 3-0 num contra-ataque aos 43 minutos, desta vez com o golo a ser apontado por Hugo Loureiro. O Palme ainda reduziu em cima do intervalo, por intermédio de Paulo César, para 3-1. Aos 75 minutos, Jeff fixou o resultado em 4-1, confirmando a vitória.

No entanto, na opinião da equipa visitante, e onde não contesta a vitória merecida para o Águas Santas, a 3ª equipa não esteve à altura do jogo. Com este triunfo, o Águas Santas apanhou o Perelhal, passando a somar os mesmos 37 pontos, ocupando o 3º e 4º lugares. O Palme manteve-se no 7º lugar tranquilo, com 28 pontos.

Carvalhal 2-4 Leocadenses

Apesar de a classificação mostrar que o 2º classificado, Leocadenses, ia jogar contra o Carvalhal, último classificado, sabíamos que o Leocadenses partia como favorito, mas já não é aquela equipa dominadora de golos fáceis como o foi em parte da 1ª volta. E o Carvalhal, jogando em casa, tinha uma palavra a dizer. O jogo era de extrema importância para ambos, por motivos diferentes, e todos sabem do que estamos a falar.

Quanto ao jogo, foi bem disputado e bem jogado. O Carvalhal entrou melhor no jogo, teve um lance que os da casa reclamaram penálti e, logo depois, o Carvalhal chegou à vantagem por intermédio de Xavi aos 17 minutos, fazendo o 1-0. Aos 35 minutos, Hugo restabeleceu o empate, 1-1, e o jogo foi para o intervalo. Na segunda parte, todos os jogos já tinham terminado e o empate 1-1 ainda persistia! Foi então que surgiu Hugo para revolucionar o jogo e fazer a diferença, ao chegar ao 4-2 final! Nos descontos dos 12 minutos dados pelo árbitro, Hugo bisou e colocou pela primeira vez o Leocadenses em vantagem, 2-1, aos 91 minutos. Aos 93 minutos, Gonzalez restabeleceu a igualdade para o Carvalhal, 2-2. Passado um minuto, o árbitro assinalou uma mão do jogador do Carvalhal na bola e, de penálti apontado por Postiga, o Leocadenses voltou a colocar-se em vantagem, 3-2, e o jogo não terminaria sem que o Leocadenses chegasse ao 4-2 final, com Hugo a assinar o único Hat-Trick da jornada. O Leocadenses, com muito custo, consegue não perder de vista os Leões da Serra e seguem na luta pelo bicampeonato, a uma distância de 3 pontos.

O Carvalhal, em último lugar, depois de somar a sua 10ª derrota consecutiva, está em sérias dificuldades para se manter na 1ª divisão. São 7 pontos de diferença para fora da linha de água.

A arbitragem parece não ter agradado às duas equipas: o Carvalhal queixa-se de um penálti não assinalado a seu favor, e o penálti favorável ao Leocadenses dizem que o braço do jogador estava colado ao corpo, daí o critério não ter sido o mesmo? Por outro lado, o Leocadenses queixa-se de que um dos golos do Carvalhal ter sido  obtido em fora de jogo!

Macieira 4-1 Oliveira

O Oliveira, após a vitória na última jornada, deslocou-se a Macieira com muita confiança em trazer pontos para fugir ao lugar de despromoção em que se encontra. Até ao intervalo, as esperanças ainda se mantinham intactas, pois apenas tinham sofrido o golo da magra vantagem aos 7 minutos, apontado por Ricky. Na segunda parte, o Macieira dilatou a vantagem para 2-0 aos 63 minutos, com um golo marcado por Ricardo Ferreira. Russo voltou a fazer renascer a esperança ao reduzir para 2-1 no minuto seguinte. Esta magra vantagem para o Macieira prolongou-se até perto do final da partida, quando o Macieira dilatou para 3-1 aos 90 minutos, por intermédio de Ricky, que bisou na partida, e o 4-1 foi apontado aos 95 minutos, por intermédio de Rafael Costa. O Macieira voltou às vitórias depois de 8 jogos sem vencer, e com os 3 pontos alcançados neste jogo cimentou o seu 8º lugar, com 24 pontos, mais 6 que a linha abaixo da linha de água. O Oliveira continua na zona de despromoção, com apenas 13 pontos, a 7 da zona da salvação.

Carapeços 6-2 S. Martinho

O Carapeços venceu o S. Martinho por 6-2, mas a goleada só aconteceu nos 10 minutos finais. Foi um bom espetáculo com muitos golos, sempre com as equipas balanceadas em termos ofensivos. O Carapeços inaugurou o marcador aos 8 minutos por intermédio de Pedro, com um pontapé na entrada da área. O S. Martinho respondeu com o golo do empate, 1-1, aos 20 minutos por Hugo, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto. Aos 22 minutos, o Carapeços passava novamente para a frente do marcador, com Araújo a fazer um bom remate de fora da área, colocando a bola a meia altura na baliza adversária, fazendo o 2-1. Aos 26 minutos, Pedro bisou na partida e colocou o Carapeços em vantagem por 3-1. Mas a festa do golo não parou, e aos 36 minutos o S. Martinho reduziu para 3-2, por intermédio de Toni. Com 5 golos em 36 minutos, não podia ter havido melhor espetáculo! Com o resultado em 3-2, o S. Martinho acreditou e até ao intervalo foi superior ao Carapeços, tendo mais posse de bola e mais iniciativa de jogo. Na segunda parte, o S. Martinho continuou a equilibrar a partida e a dividir jogadas de ataque, tendo a melhor oportunidade para empatar quando Alegria rematou com estrondo à barra da baliza de Luís, a meio da segunda parte. Foi então que o treinador Sérgio Gameiro mexeu na equipa, adiantando o lateral direito para jogar como extremo e colocando o lateral esquerdo na lateral direita, com a entrada de Marco para lateral esquerdo. A partir dos 70 minutos, o Carapeços voltou a dominar o jogo, com os laterais a passarem a ser extremos, e a goleada apareceu com toda a naturalidade, já depois de Samuel ter enviado uma bola à barra da baliza do guardião do S. Martinho. Aos 80 minutos, Diogo Silva surgiu para encostar na pequena área, fazendo o 4-2, numa jogada em que Rego rompeu com a bola pela linha de fundo e a entregou a Diogo Silva após este se libertar das amarras que teve de jogar como defesa direito. O S. Martinho, tal como nos jogos anteriores, caiu fisicamente nos momentos finais, e o Carapeços aproveitou, chegando facilmente ao 5-2, apontado por Samuel, aos 82 minutos, e por Pinto aos 84 minutos, fixando o resultado final em 6-2. O Carapeços está a passar pela sua melhor fase, somando a sua 5ª vitória consecutiva e ultrapassando o Remelhe na classificação, estando agora no 5º lugar, a 4 pontos do pódio ocupado por Perelhal e Águas Santas, ambos com 37 pontos. O S. Martinho terá de disputar mais 6 finais para tentar manter o seu 9º lugar, com 20 pontos, mais 4 do que o Negreiros, que já se encontra na zona de despromoção.

Leões da Serra 2-0 Remelhe

Este é um dos jogos dos quais não temos qualquer referência, apenas sabemos que os Leões da Serra enfrentaram dificuldades para vencer o Remelhe por 2-0, conforme indicam os minutos em que os golos foram apontados. Temos apenas a informação de que os Leões inauguraram o marcador aos 80 minutos, por intermédio de Kikas, e já mesmo no final André apontou o 2-0 final. Os Leões da Serra somaram a sua quarta vitória consecutiva após o empate algo comprometedor em casa com o Negreiros, mantendo a vantagem de 3 pontos sobre o 2º classificado, Leocadenses. A equipa possui a melhor defesa da prova, com apenas 13 golos sofridos, e apesar de ter o segundo melhor ataque, está longe dos 60 golos marcados pelo Leocadenses. O Remelhe somou a sua segunda derrota consecutiva sobe a liderança de Cacioli, caindo uma posição na tabela ocupando agora o 6º lugar.

Pereira 2-2 Bastuço S. João

O Pereira tem estado intermitente numa fase em que tenta a todo o custo garantir um lugar mais confortável para assegurar a permanência na 1ª divisão na próxima época. Quem não deitou a toalha ao chão foi o Bastuço S. João, que até esteve na frente do marcador a partir dos 25 minutos, por intermédio de Marquinho. O resultado persistiu até ao intervalo. No início da segunda parte, o Pereira, por intermédio de Adriano, restabeleceu a igualdade aos 50 minutos 1-1 . E logo de seguida, aos 53 minutos, virou o jogo a seu favor ao chegar ao 2-1 com um golo de Ze,. O Bastuço S. João beneficiou de um autogolo aos 72 minutos para restabelecer a igualdade 2-2, resultado que não mais se alterou até ao final. Com este ponto conquistado, o Pereira igualou o S. Martinho na 10ª posição, com 20 pontos, mais 4 que a linha de despromoção ocupada pelo Negreiros. O Bastuço S. João soma 15 pontos na 12ª posição e encontra-se na zona de despromoção.

Perelhal 2-2 Negreiros  

O Perelhal desistiu da luta pelo título e já leva 4 jogos sem vencer. Desta vez, consentiram um empate por 2-2, mas poderia ter sido bem pior, uma vez que a equipa de Negreiros foi para o intervalo a vencer por 2-0! Os golos foram apontados por Pinto aos 25 minutos e Jonas aos 35 minutos.

Foi ao abrir a segunda parte que Flávio reduziu para 2-1, e Miguel empatou a partida 2-2 aos 60 minutos. O Negreiros somou um ponto, mas continua abaixo da linha de água com 16 pontos, menos 4 que o lugar da salvação. O Perelhal está a marcar passo na classificação e foi igualado pelo Águas Santas, onde ambos somam 37 pontos, ocupando o 3º e 4º lugares, respetivamente.