19ª Jornada 2ª divisão serie A

Esta 19ª jornada reforçou a tendência de que a candidatura à 1ª divisão está reduzida a apenas 3 clubes, mas apenas dois podem subir, o que intensifica a competição entre eles. Os Estrelas, que estavam na disputa, viram-se a 10 pontos do 2º lugar de promoção ao perderem contra o Lijó. O GDR Campo, que venceu por 2-1º Creixomil, está apenas a 3 pontos do Lijó e enfrentará este último na 23ª jornada, com o Lijó a jogar como visitante.

O Sequeade continua a acumular vitórias desde o empate em Campo, na 14ª jornada, mantendo-se invicto nesta série, assim como o Várzea na série B, e parece ser o principal candidato à promoção, com 7 pontos de vantagem sobre o 3º classificado, o Campo, embora tenha um jogo a mais. Aborim e Feitos estão bem posicionados na tabela, mas ainda distantes da luta pela promoção, estando a 14 e 15 pontos, respetivamente, do 2º lugar ocupado pelo Lijó. Na parte inferior da tabela, Silveiros e Necessidades enfrentam dificuldades, somando 4 derrotas consecutivas e ocupando os últimos lugares com 7 e 9 pontos, respetivamente.

Nesta jornada, foram marcados 24 golos na Série A, com destaque para Bichão do Cossourado, autor de um Hat-Trick. Santas do GDR Campo, João Magalhães do Aborim e João Duarte do Necessidades também se destacaram ao marcarem dois golos cada.

Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria do Várzea e Dani do Pedra Furada não marcaram nesta jornada, mas continuam no topo, com 19 e 18 golos, respetivamente. Rafael Miranda do Lijó marcou e isolou-se no 3º lugar, com 15 golos. Santas do GDR Campo bisou e entrou no top 10, ocupando o 8º lugar, com 11 golos, enquanto André Silva do Feitos também se isolou no 7º lugar, com 12 golos.

Os Estrelas 0-3 Lijó 

Desde os primeiros minutos, foi evidente o domínio do Lijó, que impôs o seu jogo de forma incontestável durante toda a primeira parte. Aos 15 minutos, Loureiro marcou o primeiro golo, seguido por Rafa aos 25 e Zé Gomes aos 35, consolidando a vantagem da equipa. O terceiro golo surgiu de um livre direto à entrada da área, após o capitão do Estrelas cometer falta sobre Rafa, que seguia isolado em direção à baliza. Como consequência da falta, o defensor adversário foi expulso com cartão vermelho. O Lijó demonstrou assim um desempenho impressionante, controlando o jogo desde o início e capitalizando as oportunidades que surgiram, deixando o Estrelas numa situação difícil para o restante da partida.

OBS: Por falta de tempo hoje não analisamos todos os jogos um a um.  As crónicas publicadas foram enviadas por colaboradores semanais.