No futebol, além das jogadas em campo, muitas vezes as ações fora dele também ganham destaque, nem sempre pelo lado positivo. No domingo passado , foi no Fonte Coberta que soou o alarme da indisciplina, ecoando pelos corredores da Associação de Futebol Popular de Barcelos (AFPB). Dois jogos em particular, um em Negreiros e outro em Feitos, chamaram a atenção do Conselho de Disciplina da AFPB, resultando em punições severas.

No embate em Fonte Coberta, o guarda-redes Sanbento foi o único jogador a receber uma punição severa: quatro jogos de suspensão, por uma tentativa de agressão a outros intervenientes do jogo. Uma situação que nos faz questionar o desfecho se a agressão tivesse sido consumada. Além disso, os clubes Fonte Coberta e Várzea, também envolvidos na partida, não escaparam ilesos, sendo penalizados com multas, conforme estipulado no artigo nº 38 do regulamento.

Já em Negreiros, a situação foi ainda mais preocupante, com o clube a enfrentar seis multas e três membros entre Treinadores / Equipa técnica / diretores a serem suspensos por períodos que variam entre 15 e 60 dias. São medidas que refletem a gravidade das infrações cometidas, indicando um ambiente de tensão e falta de fair play.

O jogo em Feitos também não ficou isento de incidentes, com o Aborim a receber três multas e um membro da sua equipa técnica a ser suspenso por 15 dias, além da multa aplicada ao clube conforme o artigo nº 38.

Com um total de 17 multas distribuídas entre estes e outros jogos, torna-se evidente que, à medida que a temporada avança e as decisões dos campeonatos se aproximam, a tendência para o agravamento da indisciplina é uma preocupação crescente. É crucial que os clubes e jogadores revejam suas condutas e reforcem os valores do desporto, promovendo um ambiente de respeito e fair play dentro e fora das quatro linhas.