Disputada que foi a 15ª Jornada da 1ª divisão no passado domingo, a luta pelo título está definitivamente destinada a quatro equipas, sendo que Leões da Serra e Leocadenses têm uma ligeira vantagem em relação ao Perelhal, 3º, e Águas Santas, 4º classificado. Estas duas últimas equipas têm uma diferença pontual para o líder de 6 e 7 pontos, uma diferença recuperável tendo em conta que estes clubes ainda se vão defrontar entre si. O Remelhe, ao perder em casa com o Palme, fica confortável no 5º lugar, mas a 15 pontos do líder é quase impossível voltar a entrar na luta pelo 1º lugar.

No fundo da tabela, a luta está ainda ao rubro pois as diferenças são escassas. Do último lugar ao 10º lugar e linha da manutenção, há apenas uma diferença de 4 pontos.

Marcaram-se 18 golos nesta 15ª Jornada onde só um jogador bisou, trata-se de Hélder Ribeiro, jogador do Águas Santas, e fez com que revolucionasse o topo da tabela dos melhores marcadores ao passar a liderar de forma isolada com 12 golos. Dani Coelho, jogador do Perelhal, também marcou e passou a ocupar de forma isolada o 2º lugar com 11 golos. Zé Carlos do Leocadenses não marcou nos dois últimos jogos, mas ainda mantém o 3º lugar com 10 golos. Paulo César, jogador do Palme, também marcou e apanhou Rivaldo dos Leões, onde ambos somam 9 golos no 4º e 5º lugares.

Hélder Ribeiro, atleta do Águas Santas, é o jogador em foco, sendo o goleador da sua equipa. Foi o único jogador a bisar na última jornada, contribuindo para uma vitória sobre o seu adversário por 3-0. Como se não bastasse, passou a liderar a lista dos melhores marcadores com 12 golos, superando jogadores como Zé Carlos e Reko do Leocadenses, e ainda Daniel Coelho, jogador do Perelhal. A diferença para os seus perseguidores é ligeiramente curta, por isso, a luta promete até o final.

Negreiros 1-1 Oliveira

Nesta partida, jogava-se o campeonato dos últimos. O Oliveira abriu logo o marcador por intermédio de Ferraz nos minutos iniciais, resultado com que se chegou ao intervalo. No início da 2ª parte, foi a vez do Negreiros restabelecer o empate aos 50 minutos, sendo Luís o marcador do golo. O resultado não sofreria alteração até o final. Com este empate, o Negreiros desceu na classificação, estando agora em 10º lugar com 14 pontos, último lugar que dá acesso à manutenção. O Oliveira, com o ponto conquistado, subiu isolado ao penúltimo lugar com 11 pontos, mais 1 ponto que Bastuço S. João, que ocupa o último lugar.

S. Martinho 2-2 Leocadenses

O campeão em título escorregou em S. Martinho ao consentir um empate a duas bolas mesmo já sobre o apito final do árbitro da partida. Ao que conseguimos apurar, o Leocadenses esteve uns furos abaixo do normal, fazendo uma 1ª parte pouco conseguida a espelhar com o 0-0 ao intervalo. Na 2ª parte, foi preciso fazer algo mais, e o Mister Joel Arantes conseguiu incutir nos seus pupilos a vontade de ir à procura do golo, e conseguiram-no à passagem dos 67 minutos por intermédio de Sono, 1-0. Mas foi sol de pouca dura, já que aos 70 o S. Martinho restabeleceu a igualdade através de uma grande penalidade cobrada por Caldas, 1-1. Voltou a carregar o Leocadenses e dois minutos depois voltou à vantagem, desta vez com o 2-1, apontado por Rafael Vilas. O jogo caminhava para o seu final, quando Hugo voltou a empatar já sobre o minuto 90, o 2-2 final. Com este empate, o Leocadenses deixou escapar os Leões da Serra sozinhos para a liderança com 38 pontos; o Leocadenses fica com menos dois pontos, no 2º lugar com 36.

Remelhe 0-2 Palme

O que se passou neste jogo foi a subida de rendimento do Palme ou será o Remelhe a descer de forma? O que conta é o resultado, e o Palme já nos habituou a fazer bons jogos fora de casa; a última vez que jogou fora, o Palme tinha vencido no terreno do Pereira pelo mesmo resultado 0-2! O resultado começou a ganhar forma aos 35 minutos com a obtenção do tento inaugural apontado por Saquetes. Logo de seguida, o Remelhe teve uma soberana oportunidade de empatar a partida através de uma grande penalidade, mas Cláudio, na baliza, defendeu o castigo máximo. Já no decorrer da 2ª parte, aos 73 minutos, o Palme viu-se reduzido a 10 jogadores devido à expulsão de um seu jogador, e em inferioridade numérica o Palme ainda dilatou a vantagem aos 82 minutos para 2-0 por intermédio de Paulo César. O Palme, com duas vitórias consecutivas, subiu ao 8º lugar, passando a somar 16 pontos. Ao invés, o Remelhe, com duas derrotas consecutivas, deixou escapar os candidatos ao título, mas mantém-se num confortável 5º lugar com 23 pontos.

Bastuço S. João 0-3 Águas Santas

O Águas Santas voltou às vitórias depois de ter amealhado duas derrotas consecutivas nas duas jornadas anteriores. Desta vez, foi a Bastuço S. João ganhar  por 3-0. Com o goleador Hélder inspirado, este colocou a sua equipa em vantagem 1-0 aos 18 minutos. O mesmo Hélder bisou perto do intervalo ao bisar na partida e a fazer o 0-2. Hélder, que chegou ao topo da lista dos melhores marcadores com 12 golos, um facto notável. Na 2ª parte, Davi sentenciou a partida ao dilatar o resultado para 0-3 aos 52 minutos. Com esta vitória, renasce a esperança para o Águas em lutar pelo título, ao passar a somar 31 pontos no 4º lugar; o líder tem 38 e 7 pontos não são impossíveis de recuperar. O Bastuço S. João, com 3 derrotas consecutivas, caiu para o último lugar isolado com 10 pontos.

Perelhal 2-0 Carvalhal

Foi uma entrada forte do Perelhal, com o tento inaugural a surgir logo no 1º minuto apontado por Daniel Coelho, o goleador de serviço do Perelhal, que o faz ser o 2º classificado da lista dos melhores marcadores com 11 golos. Depois da vantagem, o Perelhal teve sempre o controle do jogo, com o Carvalhal a tentar sair em contra-ataque, mas no entender da equipa de arbitragem, fora das leis de jogo, e estes contra-ataques não passaram de boas intenções. Na 2ª parte, o Carvalhal equilibrou o jogo até à expulsão do seu jogador Pena, ao que conseguimos apurar por palavras dirigidas ao árbitro. Após a expulsão, mais uma vez o Perelhal controlou o jogo e ainda dilatou o resultado para 2-0 já muito perto do final da partida, através de um autogolo aos 82 minutos. Com esta vitória, o Perelhal ainda está na luta pelo título, e passa a somar 32 pontos no 3º lugar, ficando a 4 pontos do 2º Leocadenses e a 6 do 1º Leões da Serra. O Carvalhal tem a pior série de resultados, tendo somado a sua 5ª derrota consecutiva, e encontra-se abaixo da linha de água com 13 pontos, menos 1 que Negreiros que está em zona de manutenção.

Pereira 2-1 Macieira

O Pereira está com a corda toda e somou a sua 3ª vitória consecutiva. Esta vitória começou a desenhar-se à passagem dos 8 minutos com o tento inaugural apontado por Flecha. Com esta magra vantagem, se chegou ao intervalo. Na 2ª parte, o Macieira entrou bem e conseguiu o empate 1-1 por intermédio de Nuno Sousa aos 50 minutos. O Pereira voltou à carga e conseguiu passar novamente para a frente com a obtenção do 2-1 apontado por Diogo. Resultado que não sofreria mais alteração até final. Com esta vitória, o Pereira saiu da zona de despromoção e passou a ocupar o 9º lugar com 15 pontos. O Macieira manteve o seu 6º lugar com 19 pontos.

Leões da Serra 2-0 Carapeços

Os Leões da Serra voltaram às vitórias depois do empate cedido na jornada anterior em Macieira. Ao que conseguimos apurar, os Leões dominaram o jogo do princípio ao fim. Inauguraram o marcador aos 20 minutos por intermédio de Rogério, e pouco depois, aos 33, David aumentava para 2-0. O resultado não mais se alterou até final. Com esta vitória, os Leões aproveitaram a escorregadela do Leocadenses em S. Martinho e passam de novo a liderar de forma isolada no 1º lugar com 38 pontos; o Leocadenses é 2º com 36 pontos. O Carapeços não vence há 3 jogos consecutivos, e encontra-se no meio da tabela com 18 pontos.