16ª Jornada 2ª divisão serie A

Nesta 16ª jornada da 2ª divisão da Série A, apenas três clubes viram alterações na sua posição na tabela classificativa. O Estrelas saltou do 6º para o 4º lugar, somando agora 26 pontos, enquanto o Aborim desceu uma posição para o 5º lugar, mantendo os mesmos 24 pontos. O Feitos também desceu, passando do 5º para o 6º lugar.

No topo da tabela, a luta pelo título continua renhida. O Sequeade mantém-se invicto no 1º lugar, com 37 pontos, seguido de perto pelo Lijó com 36 pontos. Em 3º lugar, o GDR Campo acumula 30 pontos, embora com um jogo a menos. Todos os restantes clubes conservaram as suas posições na tabela, sendo que Santa Eugénia e Silveiros ocupam os últimos lugares, ambos com apenas 7 pontos.

Nesta jornada, foram marcados 22 golos na Série A, com destaque para Serrinha do Silveiros e Gatão do Sequeade, os únicos jogadores a bisar nesta série.

 Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria Várzea voltou aos golos e bisou, aumentando a sua vantagem sobre Dani do Pedra Furada que também faturou. Rui Faria lidera com 19 golos, seguido por Dani com 17. Destaca-se também que Gatão, ao regressar aos golos, alcançou Hélder Freitas do Fragoso no 3º lugar, ambos com 12 golos. Rafael Miranda do Lijó também marcou e divide os 5º, 6º e 7º lugares na tabela dos melhores marcadores, com Alex do Sequeade e André Silva do Feitos todos com 11 golos.

Santa Eugénia 1-3 Sequeade 

Num jogo aparentemente tranquilo para o Sequeade, a equipa continua a sua marcha triunfante rumo à tão almejada primeira divisão. A partida transcorreu sem grandes sobressaltos, destacando-se a habilidade de Gatão, que voltou a mostrar a sua destreza ao marcar dois golos fundamentais.

Foi aos 35 minutos que Gatão, com frieza característica, converteu uma grande penalidade, abrindo o marcador e definindo o resultado ao intervalo. O Sequeade foi para os balneários com a vantagem mínima, mas logo no reinício da segunda parte, Gatão mostrou que estava determinado a fazer a diferença. Não demorou muito para o avançado bisar, ampliando a vantagem para 0-2.

No entanto, o Santa Eugenia não se deixou abater e reagiu prontamente. Aos 50 minutos, Marco Sousa conduziu a equipa da casa à esperança ao reduzir a desvantagem para 1-2. Parecia que o jogo poderia ganhar um novo rumo, mas aos 60 minutos, Alex acabou com as esperanças do Santa Eugénia ao marcar o terceiro e último golo da partida, fixando o resultado em 1-3.

Com este resultado, o Sequeade mantém-se firme na liderança da tabela, somando agora 37 pontos sem conhecer a derrota. Por sua vez, o Santa Eugenia permanece no 12º lugar, com apenas 7 pontos.

Aborim 0-4 Lijó  

Em Aborim, esperava-se um bom jogo. No entanto, o Lijó mostrou desde cedo o seu domínio e venceu confortavelmente por 4-0. A partida começou com a bola a ser disputada intensamente por ambas as equipas. As más condições do terreno não permitiram um futebol muito atrativo, mas foi o Aborim que criou o primeiro lance de perigo. Aos 10 minutos, o número 11 do Aborim rematou de fora da área cruzado, com a bola a embater em cheio no poste. Este lance despertou a equipa do Lijó, que começou a assumir mais o controlo do jogo e acabou por marcar aos 30 minutos, após um grande passe de Kiko na profundidade. Lima cruzou milimetricamente para Rafa Miranda aparecer na área e encostar para o fundo da baliza, abrindo assim o marcador.

Três minutos depois, o ataque do Lijó pressionou os defesas do Aborim e recuperou a bola, dando a oportunidade a Pedrinho de fazer o 2-0. A segunda parte terminou com o Aborim a tentar responder, mas sem sucesso. O regresso da chuva dificultou ainda mais o jogo para os jogadores em campo. Aos 55 minutos, na sequência de um canto, foi assinalada uma grande penalidade a favor do Lijó por mão na bola. No entanto, o capitão do Lijó errou o alvo na marcação do penálti. Pouco depois, novamente na sequência de um canto, Lima rematou de primeira à entrada da área, ampliando a vantagem para 3-0.

Com o jogo já em 3-0, o Lijó continuou a pressionar e conseguiu marcar o quarto golo através do recém-entrado Loureiro. Com este resultado, o Lijó ultrapassou com sucesso esta difícil deslocação e mantém-se a apenas um ponto do líder da série.

Com esta vitória, o Lijó consolidou ainda mais a luta pela subida, mantendo-se a apenas um ponto do líder Sequeade, que soma 37 pontos.

Cossourado 0-1 GDR Campo 

O GDR Campo regressou com fome de bola após uma pausa na jornada anterior, mas encontrou grandes dificuldades para superar o Cossourado, jogando fora de casa. O único golo da partida, que garantiu os preciosos três pontos, foi marcado por Nuno Maciel aos 55 minutos.

Com esta vitória crucial, e sem margem para falhas, o GDR Campo está na perseguição aos lugares de acesso à 1ª divisão, ocupando atualmente o 3º lugar com 30 pontos, embora valha ressaltar que têm um jogo a menos por disputar. A equipa está determinada a continuar a sua ascensão na tabela e não pretende abrandar o ritmo.

Quanto ao Cossourado, apesar da derrota, manteve-se no mesmo patamar, nem subindo nem descendo na classificação. O 10º lugar foi preservado, somando agora 13 pontos, e a equipa continua a sua caminhada na competição com o objetivo de garantir uma posição mais sólida.

Águias do Neiva 3-2 Silveiros

O esplendoroso tapete verde do campo ainda aguardava as bênçãos que estavam reservadas para o próximo domingo, numa cerimónia que contará com a presença das principais entidades locais e religiosas. Contudo, este não deixou de ser o palco da estreia do jogo em que o Silveiros era o visitante.

Apesar de ocupar uma posição modesta na tabela classificativa, o Silveiros demonstrou determinação em disputar a vitória nesta partida. No entanto, acabaria por sair derrotado por uma margem mínima. Embora não tenhamos os detalhes sobre os minutos em que os golos foram marcados na primeira parte, sabemos que o Silveiros foi para o intervalo em vantagem, liderando por 2-1, com dois golos apontados por Serrinha.

No reinício da segunda parte, o Águias do Neiva conseguiu restabelecer a igualdade, fixando o resultado em 2-2. Aos 55 minutos, o Águias assumiu a dianteira, passando a liderar por 3-2.

Apesar deste desfecho, as posições no campeonato permaneceram inalteradas para ambas as equipas. O Águias do Neiva mantém-se no 8º lugar, somando agora 18 pontos. Por outro lado, o Silveiros continua a ocupar o último lugar da tabela, acumulando apenas 7 pontos até ao momento.

Creixomil 3-2 Pedra Furada

No campo das Fontainhas, mais um emocionante jogo teve lugar e a equipa da casa, liderada por Zé Raio, conseguiu uma vitória suada sobre o Pedra Furada por 3-2. A batalha tornou-se ainda mais intensa para os anfitriões quando o prodígio deste campeonato, Dani, abriu o marcador aos 30 minutos. No entanto, aos 43 minutos, João Martins empatou o jogo, levando-nos ao intervalo com um empate a 1-1.

Na segunda parte, o Creixomil demonstrou maior determinação e rapidamente virou o jogo a seu favor. Aos 50 minutos, Dionísio marcou o 2-1, seguido por Paulo Lopes aos 55 minutos, elevando para 3-1. Hélder Silva ainda proporcionou um momento de esperança ao reduzir para 3-2 aos 60 minutos, mas não foi suficiente para evitar a derrota da sua equipa.

Como tem sido a tendência, este resultado não afetou significativamente a classificação das duas equipas. O Creixomil permanece em 9º lugar, com 17 pontos, enquanto o Pedra Furada mantém o 7º lugar, com 20 pontos.

Necessidades 0-3 Estrelas

Foi no campo das Necessidades que se desenrolou um jogo crucial, trazendo as únicas mudanças na classificação da Série A. Os Estrelas foram os grandes beneficiados desta contenda, subindo do 6º para o 4º lugar após conquistarem uma vitória importante, totalizando agora 26 pontos.

Apesar do resultado folgado, o marcador só foi alterado com um golo para os visitantes aos 45 minutos, marcado por Armindo. Foi apenas perto do apito final que os Estrelas selaram a partida a seu favor: Pierry ampliou para 0-2 aos 80 minutos e Pagung fixou o resultado final em 0-3 aos 90 minutos.

Apesar de o Necessidades ter vendido cara a derrota, os números acabaram por ser algo exagerados. Mesmo assim, a equipa mantém-se no 11º lugar, com 19 pontos.