16ª Jornada 1ª divisão 

Após a conclusão da 16ª Jornada da 1ª Divisão no domingo passado, a corrida pelo título parece estar restrita a três equipas. Os Leões da Serra e os Leocadenses mantêm uma pequena vantagem sobre o 3º classificado Perelhal, que venceu nas últimas duas jornadas. Enquanto Leocadenses e Leões empataram um jogo cada, a diferença entre eles e o Perelhal diminuiu de 6 para 4 pontos nas últimas duas rondas. Leocadenses e Leões somam 39 pontos, enquanto o Perelhal tem 35 pontos em 3º lugar. O Águas Santas, com mais uma derrota em casa, ficou mais distante do 3º lugar, com 31 pontos.

Alguns fatos curiosos merecem ser destacados. O Águas Santas tem enfrentado dificuldades em casa. Com a derrota deste domingo, acumula a terceira derrota consecutiva no seu campo. Se contarmos o empate do Carapeços, são 4 jogos consecutivos em casa sem vencer. No entanto, fora de casa, ainda não perdeu, inclusive vencendo contra os Leões e empatando contra o Perelhal. Os Leões da Serra têm um desempenho mais equilibrado em casa e fora, mas é curioso notar que perderam em casa para o Águas Santas e empataram com o Negreiros. Fora de casa, ainda não foram derrotados, cedendo apenas dois empates, um contra o Macieira e outro contra o Perelhal. O Leocadenses é muito eficaz em casa, vencendo todos os jogos disputados no campo emprestado pelo Lijó, com 9 vitórias consecutivas que foram cruciais para manter a liderança.

Outro fato relevante é que enquanto o Leocadenses terá que jogar 6 vezes fora e 4 em casa, o Perelhal e os Leões têm 5 jogos fora e 5 jogos em casa.

No Fundo da tabela, o Bastuço S. João entregou a lanterna vermelha ao Oliveira ao vencer em Carvalhal. Além desses três clubes, o S. Martinho também está na zona de descida com 13 pontos. Negreiros e Pereira estão acima da linha de água, com 15 pontos.

Foi uma 16ª jornada produtiva, com 28 golos marcados. O destaque vai para dois hat-tricks: Garrido do Perelhal e Gonzalez do Carvalhal. Fábio do Leocadenses e Lucho do Palme bisaram marcando dois golos cada.

A lista dos melhores marcadores continua sendo liderada por Hélder Ribeiro do Águas Santas , que com mais um golo nesta jornada cimentou o primeiro lugar, com 13 golos, dois a mais que Dani Coelho do Perelhal, que não marcou, mas permaneceu em segundo lugar, com 11 golos. Esta lista dos dez melhores marcadores permaneceu praticamente inalterada, com destaque para Kiko do Remelhe, que com o golo marcado surge entre os quatro últimos lugares da tabela, com 7 golos.

Leocadenses 2-1 Oliveira

Martinho. Outro fator é que nos últimos três jogos foram para o intervalo com os jogos a zero. Neste jogo, o cronómetro marca 62 minutos no placar quando Alennichev abriu o marcador para o Oliveira 0-1, mas aos 70 Fábio restabeleceu a igualdade 1-1. Estavam decorridos 83 minutos quando o Leocadenses chegou pela primeira vez à vantagem 2-1, novamente por intermédio de Fábio a bisar na partida. Foi na sequência de um canto apontado pelo próprio; a bola é aliviada e volta aos seus pés para, na quina da grande área, fazer um golaço, colocando a bola no ângulo mais distante do guarda-redes do Oliveira. O Leocadenses, com esta vitória, somou a sua 9ª vitória consecutiva em casa e soma por vitórias todos os jogos disputados na posição de visitado em Lijó. Aproveitou o deslize do empate caseiro dos Leões da Serra para os igualar no topo da classificação, onde ambos somam 39 pontos. O Perelhal é o único clube a poder competir com estes dois na luta pelo título, estando a 4 pontos no 3º lugar. O Oliveira não vence desde a 2ª Jornada e passa a ser o último classificado com 11 pontos.

Palme 3-1 Sº Martinho

O Palme está a realizar uma grande recuperação e conquistou a sua 3ª vitória consecutiva ao vencer o São Martinho por 3-1 neste jogo. A vitória do Palme começou a desenhar-se logo aos 13 minutos, com Lucho a marcar após um canto. O 2-0 surgiu aos 33 minutos, quando Lucho viu o guarda-redes adversário adiantado e chutou a partir do meio-campo, com a bola a entrar perfeitamente na baliza. Este foi o resultado ao intervalo.

Na segunda parte, o São Martinho conseguiu reduzir para 2-1 aos 65 minutos, por intermédio de Riquelme. No entanto, sete minutos depois, Paulo César foi à linha de fundo, cruzou e Pimenta encostou para o 3-1, resultado com que terminou a partida. O Palme, em franca recuperação, manteve o 8º lugar com 19 pontos. O São Martinho permanece na zona de despromoção com 13 pontos, menos dois que Pereira e Negreiros, que somam 15 fora da linha de água.

Águas Santas 1-2 Remelhe

Estas equipas têm apresentado desempenhos irregulares, o que torna incerto prever o que vai acontecer. O Remelhe vinha de uma derrota em casa contra o Palme, por 2-0. O Águas Santas vinha de uma vitória expressiva fora de casa contra o Bastuço São João, por 3-0. No entanto, este resultado não ajudou em nada o Águas Santas a aproximar-se da luta pelo título. Apesar desta vitória, o Remelhe apenas assegura com tranquilidade a permanência na 1ª divisão. Ainda que haja 30 pontos em disputa, o Leocadenses e os Leões são os principais candidatos, enquanto o Perelhal está apenas a quatro pontos de distância.

Quanto ao jogo, foi uma partida intensamente disputada, em que ambas as equipas lutaram pela vitória, tendo o Remelhe sido o último a marcar e, portanto, a vencer. No entanto, não se compreende a atuação da equipa de arbitragem, que estragou o jogo com sete expulsões. Talvez, com uma abordagem diferente, não fossem necessárias tantas expulsões. Foi um jogo duro e intenso, já que ambas as equipas queriam ganhar e deram tudo em campo. Talvez nem sempre da melhor maneira, mas sempre a defender os interesses da sua equipa. Sete expulsões são demasiadas para um jogo tão disputado. No final, as equipas discutiram este facto em conversa. Como é possível haver tantas expulsões num jogo tão disputado e equilibrado?

Carvalhal 3-4 Bastuço Sº João

O Carvalhal agravou a crise ao perder pela 6ª vez consecutiva. O Bastuço São João colocou-se em vantagem com um autogolo aos 10 minutos. O Carvalhal conseguiu restabelecer a igualdade aos 32, através de Gonzalez, ficando o marcador em 1-1. A partir daqui foi o descalabro para a equipa da casa! Aos 40 minutos, Nuno Miguel colocava novamente o Bastuço na frente do marcador, 1-2, e ainda antes do intervalo, Pato elevava para 1-3.

Na segunda parte, com mais um autogolo, o Bastuço aumentava para 1-4 aos 60 minutos. Gonzalez ainda foi a tempo de fazer um hat-trick, reduzindo para 2-4 aos 62 minutos, e fazendo o 3-4 final aos 85 minutos. O Carvalhal, que na 10ª jornada estava em 6º lugar, está agora em 11º lugar com 13 pontos, em zona de despromoção. No entanto, nada está perdido, já que a linha de água que garante a manutenção só tem mais 2 pontos. O Bastuço São João está na mesma posição que o Carvalhal.

Macieira 2-3 Perelhal

O Perelhal foi a equipa do topo da tabela que mais  beneficiou nas últimas duas jornadas. Com  as  duas últimas vitórias e o empate do Leocadenses na jornada anterior, juntamente com o empate do Leões da Serra nesta jornada, conseguiu recuperar 2 pontos, estando agora no mesmo nível, em 3º lugar, com 35 pontos, enquanto Leões e Leocadenses somam 39 pontos. Tudo somado, quase depende apenas de si, já que ainda terá que jogar contra Leões da Serra e Leocadenses nas 18ª e 25ª jornadas. Sem contar com as incidências desta partida, o destaque vai também para o Hat-Trick de Garrido, autor de todos os golos do Perelhal.

O Perelhal inaugurou o marcador aos 30 minutos, com Garrido. O mesmo Garrido bisou aos 45 minutos, colocando o resultado em 0-2 ao intervalo. Na segunda parte, Garrido completou o Hat-Trick aos 60 minutos, fazendo o 0-3. Aos 66 minutos, Nuno Sousa reduziu para 1-3 e, aos 85 minutos, Afonso reduziu ainda mais, para 2-3, mas não foram a tempo de evitar a derrota. Com essa derrota, o Macieira foi ultrapassado pelo Carapeços na classificação e desceu para o 7º lugar, com os mesmos 19 pontos do Palme, que segue em 8º lugar.

Carapeços 3-2 Pereira

O Carapeços tem vindo a recuperar e, depois desta vitória sobre o Pereira, alcança a sua melhor posição na tabela classificativa desde o início do campeonato, fixando-se agora isolado no 6º lugar com 21 pontos. No entanto, este jogo foi muito equilibrado e a vitória poderia ter pendido para qualquer uma das equipas.

O Carapeços começou bem, conseguindo o golo inaugural apontado por Pedro aos 7 minutos. No entanto, aos 10 minutos, o Pereira empatou através de uma grande penalidade convertida por Nuno Campinho, fixando o marcador em 1-1. O Pereira virou o jogo ao fazer o 1-2 quase no apito para o intervalo, com culpa para o defesa e guarda-redes da casa, que numa falha de comunicação não se entenderam e permitiram que Appiha marcasse para a baliza deserta.

Na segunda parte, aos 76 minutos, num livre à entrada da área em zona frontal, Marco Silva rematou diretamente com o pé esquerdo, fazendo a bola ultrapassar a barreira e entrar em arco, tocando ainda no poste direito antes de entrar na baliza, restabelecendo o empate em 2-2. O Carapeços já tinha uma frente de ataque alargada com três avançados, e quem tem Nakata arrisca-se a que ele seja o Sniper da equipa. Aos 85 minutos, Diogo Silva conseguiu ir à linha cruzar e Nakata apareceu para encostar a bola para o 3-2 final.

O Pereira, que vinha de uma excelente recuperação com três vitórias consecutivas, duas delas fora de casa, não pontuou e está fora da zona de despromoção, com 15 pontos.

Leões da Serra 0-0 Negreiros
Mais um jogo sem grandes incidências, o que tem sido normal ultimamente devido à falta de informação transmitida pela equipa de Airó. Baseamo-nos apenas no resultado e na classificação para fazer a análise do jogo.

Os Leões correm o risco de perder o campeonato em casa, visto que é a equipa candidata que mais pontos tem perdido em seus jogos em casa. Já haviam perdido em casa contra o Águas Santas e agora empataram com a equipa do Negreiros. Se quiserem conquistar o tão desejado título, terão que vencer os jogos fora contra seus rivais. Com este empate, viram o Leocadenses novamente assumir a liderança, estando ambas as equipas no topo da tabela com os mesmos 39 pontos.

O Negreiros, com este ponto conquistado, consegue manter-se à tona no 9º lugar, somando agora 15 pontos.