Sequeade com vitória suada mantém confortável a liderança

Esta 12ª Jornada da série A deixou novamente a classificação inalterada até ao 5º lugar.

O Sequeade venceu pela margem mínima 3-2 o Águias do Neiva e mantém a liderança com 4 pontos de vantagem sobre o Lijó que venceu o surpreendente Santa Eugenia por 5-4 com o golo da vitória a surgir ao minuto 90. O GDR Campo foi vencer a Pedra Furada por 3-1 e igualou o Aborim no 3º Lugar com 23 pontos. O Feitos com um Poker de André goleou o Silveiros por 4-1 e cimentou o 5º Lugar com 19 pontos.

Enquanto o Sequeade invicto, parece ter a liderança controlada, a luta pelo 2º lugar está mais concorrida.  

Marcaram-se 32 golos nesta 12ª jornada da série A. O principal destaque vai para André do Feitos autor de um Poker. Bisaram ainda Rafa e Diogo Loureiro do Lijó, e Emerson do Santa Eugénia.  

Na lista dos melhores marcadores. Rui Faria do Várzea bisou novamente, marca há 7 jornadas consecutivas no campeonato, e é com toda a naturalidade o líder dos melhores marcadores com 15 golos. Dani do Pedra Furada voltou a não marcar, mas segurou o é 2º com 11 golos.  Com um poker surge agora André do Feitos com 10 golos no 3º Lugar! O Hélder Freitas do Fragosos e o Dicas Ferreira marcaram e apanharam Gatão do Sequeade á muito tempo ausente dos golos, e dividem o 4º e 5º e 6º lugares com 8 golos.  

UCR Aborim 2 – 2 GD Creixomil

A UCRA recebeu o GD Creixomil e pretendia manter o estatuto de invencível em casa, mas teve pela frente uma equipa decidida a levar pontos para casa, o GD Creixomil que apresentou um onze com o recém-inscrito Ricky, antigo jogador do GDR M Paradela. As equipas mostraram cedo a vontade de chegar ao golo, o que aconteceu para desespero do público presente para a equipa visitante que inaugurou o marcador logo aos 10 minutos de jogo por Rafa. Um golo cedo, mas que não deixou os jogadores de Aborim retraídos e em menos de 10 minutos conseguiam empatar o jogo com um bom golo de Pedrinho, ex-jogador do FC Roriz. A luta foi intensa, mas a primeira parte acabara com o empate. O empate foi-se registando apesar das oportunidades existente de parte a parte até o final da partida quando finalmente uma das equipas consegue finalizar com sucesso e seria a equipa da casa a marcar por Luís Filipe já perto do minuto 83. Quando todo o público pensava que a UCRA iria realizar mais um jogo invicto, o rapidíssimo Ninja empatou a partida no minuto 90.

 

GD Feitos 4 – 1 ADCR Silveiros 

No campo de Feitos, num domingo sem nevoeiro, o GD Feitos recebeu a ADCR Silveiros, último classificado da serie A da 2ª Divisão. E não foi com grande surpresa que a equipa da casa venceu o jogo tranquilamente, praticando um bom futebol e bastante ofensivo como lhe é reconhecido, segunda equipa com mais golos marcados a 11º jornada, mas que também sofre muitos golos, 5ª equipa com mais golos sofridos. A grande surpresa foi ver o veterano André Silva marcar os 4 golos da sua equipa mostrando que a idade não é um peso mas sim uma virtude. Na primeira parte, André marcou 3 golos e na segunda o quarto já perto do fim. O Silveiros conseguiu reduzir e marcar o seu golo perto do minuto 55, finalização de Bílio.

 

Lijó FC 5 – 4 ND Santa Eugénia

O Lijó recebeu o ND Santa Eugénia e partia para este jogo como claro favorito a vitória final mas o ND Santa Eugénia apresentou-se com vontade de discutir o resultado até ao fim.
Começou melhor o Lijó, entrando com tudo e logo praticamente no primeiro minuto, adiantou se no marcador mas o Santa Eugénia respondeu praticamente logo de seguida e aos 3 minutos, Emerson numa excelente jogada individual, faz um golo de belo efeito, empatando a partida, 1-1. Voltou a pressionar o Lijó, fazendo o 2-1 aos 12min por Diogo Loureiro e quase logo de seguida, o guarda-redes do Santa Eugénia perde a bola e aproveita novamente o Diogo Loureiro para bisar e fazer o 3-1, aos 17 minutos. Sem tempo para os jogadores da casa saborear a vantagem, o Santa Eugénia responde e reduz para 3 a 2 aos 18 minutos por Denilson num bom cabeceamento certeiro. Aos 22 minutos em novo lance de bola parada, a bola volta a parar dentro da baliza do Lijó após auto-golo, estabelecendo em empate a 3 bolas. Aos 28 minutos, Emerson recupera a bola um pouco há frente do meio campo, vê o guarda-redes do Lijó adiantado e faz um belo "chapéu", adiantando o Santa Eugénia no marcador 3-4 pela primeira vez no encontro.
O Lijó FC ainda meio atordoado com 3 golos sofridos de "rajada", reagiu novamente e aos 34 minutos, volta a empatar o jogo. Uma primeira parte de "loucos" mas que nem sempre foi bem jogada com alguns erros de parte a parte e marcada pela lesão de Denilson, que estava a fazer um bom jogo, e que trazia mais problemas ao Santa Eugénia que apenas tinha 13 jogadores disponíveis. Segunda parte que obviamente foi mais pausada, o cansaço também foi-se acumulando, tendo o Lijó FC ido a procura do golo da vitória, com as substituições para refrescar a equipa o que era impossível para a equipa de Santa Eugénia. O golo surgiu apenas nos momentos finais da partida, numa jogada que permite ao Pedro Lima faturar após cruzamento dando assim a vitória ao conjunto da casa.
Mas apesar de muito limitado em substituições, o Santa Eugénia nunca se deu por vencido, nunca "baixou os braços" e lutou pelo resultado até ao fim.

 

GDR “Os Estrelas” 3 – 2 ARC Cossourado

Os estrelas de São Pedro receberam a ARC Cossourado em mais um jogo de emoção até ao fim. O jogo começou bem para os jogadores da casa que tentaram e chegaram ao golo através de Chefinho aos 17 minutos. O jogo estava a ser bem disputado, com alguma agressividade, e a equipa visitante não estava para sair de São Pedro sem pontuar e numa jogada simples, o golo do empate surgiu para infelicidade da equipa da casa visto ter sido com um auto-golo. Os jogadores dos Estrelas continuaram por cima, criando oportunidade, mas o Cossourado também tentava o golo. A primeira parte acabaria com o empate a um golo e a segunda não mudou as intenções dos jogadores que eram de chegar ao golo. Foi a equipa visitante a ter o remate certeiro aos 70 minutos, golo marcado pelo jovem Ruben Oliveira que aproveita um erro do guarda-redes da equipa da casa e põe a ARC Cossourado na frente do marcador. Mas os estrelas não baixaram os braços e numa lance aos 85 minutos, o árbitro assinala penálti a favor da equipa da casa, falta marcada por Pierry que assim restabelece o empate. Já no cair do pano, a alegria dos da casa com o golo de Bruno Gomes aos 93 mn que daria os 3 pontos para o GDR “Os Estrelas”.

 

GD Pedra Furada 1 – 3 GDR Campo

O GD Pedra Furada que vem de uma série de 4 jogos sem vencer tinha a pretensão de voltar às vitórias neste jogo em casa contra um dos favoritos a subida, o GDR Campo. E o jogo começou agradável e bem jogado com ligeira vantagem para a equipa visitante que se foi dominante cada vez mais.  E quase sem surpresas, o GDR Campo chega ao golo, inaugurando o marcador, perto do minuto 25 por Santas. Mas Lucas Abreu repõe o marcador no empate com um golo a 5 mn do intervalo que seria muito festejado. No entanto, 5 minutos depois e em cima do apito para intervalo, Rui Filipe marca o segundo golo para a equipa visitante. 1 a 2, resultado ao intervalo que demonstra o bom jogo. A segunda parte seria mais de procura do empate para o GD Pedra Furada, o que não conseguiu e é Xico que acaba com as aspirações dos jogadores da casa com o terceiro golo aos 80 minutos de jogo. Uma derrota para o GD Pedra Furada que retira quase praticamente da luta para a subida e no sentido contrário, a vitória permite ao GDR Campo manter-se muito perto das duas equipas no topo da tabela classificativa.

 

ARC Sequeade 3 – 2 ND Águias do Neiva

Em Sequeade, a equipa da casa recebia a equipa do ND Águias do Neiva que tinha folgada na jornada anterior e teve mais tempo para preparar o jogo que seria importante. O jogo começou com a clara sensação de domínio por parte da equipa da casa sem que os Águias do Neiva não tivessem os seus momentos ofensivos ganhando alguns cantos mas sem criar muito mais perigo. O primeiro golo do jogo chega os 30 minutos, Alex assiste Rui Castanheira dentro da área que na recarga do seu remate inaugura o marcador. O Sequeade continuou por cima no jogo, e já na hora do intervalo, Alex faz um grande golo de muito longe com a bola a entrar no ângulo direito. Curiosamente, o início de segunda parte é marcado com o recuo da ARC Sequeade, a tentar sair em contra ataque, dando a posse de bola aos jogadores do Águias do Neiva que viriam a conseguir o golo aos 70 na marcação de um canto com Pedro Mota a aparecer na marca de penálti a cabecear para o fundo das redes. Com este resultado o Sequeade volta a carga e tem 3 claras ocasiões de golo mas não consegue finalizar, de registar que entre estas ocasiões do Sequeade o Águias faz um remate perigoso com a bola a passar perto do poste. Aos 90 minutos Dani faz uma bela jogada, recebe da direita passa por 3 adversários e faz um passe açucarado a entrada da área para Mingos, que com uma bela receção orientará tira um adversário do caminho e deita o guarda redes, o remate sai rasteiro e ainda desvia no guarda redes mas acaba no fundo da baliza. No último lance do jogo Pedro Alves num livre bem longe da baliza, vê o Guarda redes do Sequeade adiantado e com um chapéu consegue reduzir para 3 a 2. A ARC Sequeade mantém-se assim invencível e o ND Águias do Neiva não consegue a vitória desde o jogo épico contra o GD Feitos.