Esta 12ª jornada da 1ª divisão não sofreu alteração do 1º ao 10º lugar, mas clubes ficaram mais próximos! No topo com a derrota do líder Leões da Serra, apesar do empate entre ambos deixou Leocadenses e Perelhal mais perto do Líder (2 pontos). Mas quem ganhou mais nesta jornada foi o Águas Santas que já era 3º classificado, mas encurtou de 6 para 3 pontos em relação ao líder Leões e encurtou de 3 para 1 em relação ao Leocadenses que segue em 2º Lugar. O Perelhal 4º Classificado ganhou 1 ponto em relação ao líder, manteve a diferença para o Leocadenses, mas ficou a 5 do 3º Águas Santas.      

O fundo da tabela o Bastuço São João ao vencer o Oliveira trocou com este a posição na tabela classificativa e passou a estar fora da linha de água, enquanto que o Oliveira afundou para zona de descida. O Pereira é último e São Martinho que teve o pássaro na mão ao estar a vencer por  3-0 em Remelhe aos 86 minutos deixou-se empatar 3-3! O Palme que venceu o Pereira fica abaixo da linha de água, mas com os mesmos 10 pontos do Bastuço são João.

 

Marcaram-se 19 golos, os mesmos da 11 ª Jornada, sendo que 11 deles não deixa de ser curioso, foram marcados depois dos 75 minutos! E desses 11, 4 foram apontados nos descontos e valeram pontos!

O único jogador a bisar nesta jornada foi Lopes do Sº Martinho.

Na lista dos melhores marcadores o Top 10 ficou inalterado porque apenas Coelho do Perelhal marcou, e com esse golo isolou-se no 3º lugar com 8 pontos, Zé Carlos do Leocadenses e Hélder do Águas Santas não marcaram, mas continuam na liderança ambos com 9 golos.

De ressalvar   que nesta jornada todos os atletas intervenientes das partidas da 1ª e 2ª divisão envergaram uma braçadeira assinalar o dia da luta contra o cancro. 

Leões da Serra 0-1 Águas Santas

Não temos as incidências desta partida, mas sabemos que ambas as equipas tem tido um percurso semelhante, ambas se apresentam para este jogo sem derrotas e muito iguais nos golos marcados e sofridos. O Águas Santas vinha de um empate caseiro com o Carapeços a dois golos consentido nos descontos da jornada anterior. Os Leões vinham de uma vitória tangencial sobre o Palme no campo 13 de maio em Fragoso.

Apenas nos limitamos a dizer que o golo da vitória do Águas foi apontado por Jeff Silva aos 85 minutos. Num jogo que teve 11 minutos de desconto dados pelo arbitro da partida!

 Este resultado veio equilibrar forças na luta pelo título. O Leocadenses empatou em Perelhal e ainda ganhou um ponto em relação ao Líder Leões, o Águas Santas foi quem mais ganhou, encurtou de 6 para 3 pontos em relação aos Leões, tem menos 1 ponto que o Leocadenses que segue em 2º Lugar.     

Perelhal 1-1 Leocadenses

Este era um jogo importante para ambas as equipas. O Perelhal estava proibido de perder se ainda queria ter aspirações ao título, porque dos três mais candidatos é o que estava mais distante em relação ao líder.

O Leocadenses apresentou um reforço de peso para este jogo, tratou-se do defesa central com formação no Guimarães que ainda chegou a ser titular nos juniores, foi contratado ao S. Veríssimo e veio equilibrar um setor defensivo do Leocadenses que não era o mais sólido. Este resultado em golos 1-1 também notamos que saiu do perfil da equipa do Leocadenses, porque é a primeira vez que o Leocadenses marca menos que dois golos, depois de 4. 3. 8, reduziu nos Leões para 2 e agora 1! A zero nunca ficou!  Não temos incidências desta partida, apenas sabemos que o Leocadenses abriu o marcador aos 10 minutos por intermédio de André, e o Perelhal chegou ao tento da igualdade aos 25 minutos por intermédio de Daniel Coelho.

Este empate serviu muito mais aos pupilos de Joel Arantes face à derrota dos Leões nesta mesma jornada, no entanto viu aproximar-se mais o Águas Santas vencedor em Airó, estes mesmos ficam a morder os calcanhares ao Leocadenses com menos um ponto no 3º lugar. O Perelhal com este empate comprometeu mais a luta do título, porque fica mesmo assim a 8 do líder e a 5 pontos do Águas que segue no 3º lugar.   

Remelhe 3-3 Sº Martinho

Incrédulos devem estar a pensar todos os intervenientes do jogo por parte da equipa do Juventude de S. Martinho, como conseguiram deixar escapar 2 pontos, quando estavam a vencer por 3-0 aos 87 minutos, o momento em que o Remelhe acordou para a recuperação relâmpago ao reduzir para 1-3, por intermédio de Cenoura. Impados ficaram com o 2-3 aos 94 minutos por intermédio de Coutinho, e como um azar nunca vez só ainda levaram de autogolo o 3-3 aos 96 minutos.  Os golos do S. Martinho foram apontados por   Lopes aos 10 e 45 minutos, e Daniel Leite aos 60 minutos.

Com este empate o Remelhe desperdiçou a oportunidade de se chegar aos clubes do pódio, ficando isolado no 5º lugar com 20 pontos. O S. Martinho por momentos esteve com a cabeça fora da linha de água na classificação, mas ao ceder o empate fica isolado no 13º e lugar de despromoção com 8 pontos.   

Negreiros 0-0 Macieira

O Negreiros e Macieira confrontaram-se num derby nas planícies de um rico setor agrícola do concelho barcelense, e as relações estão mais calmas que na época anterior, e deu numa divisão de pontos.

Não temos as incidências desta partida que não saiu do nulo. O Macieira está num lugar tranquilo no 6º Lugar com 17 pontos, e não nos parece que tenha grandes possibilidade de lutar pelo título dado que já estão a 14 pontos do líder. O Negreiros anda a lutar para um lugar mais tranquilo na tabela, conseguiu um precioso ponto, e está no 9º lugar com 12 pontos, apenas mais 2 dos que estão na zona de descida.  

Carapeços 3-2 Carvalhal

Ainda longe de entrarem na luta do título, defrontaram-se Carapeços x Carvalhal, e apesar de ambas as equipas estarem no meio da tabela, não deixaram de demostrar que tem armas para lutar de igual para igual com os três clubes que seguem no pódio. Venceu o Carapeços, mas podia ter vencido o Carvalhal, porque o futebol foi criativo em oportunidades. O guarda redes do Carapeços foi um dos melhores em campo ao fazer três defesas de golo. Enquanto que por parte do Carapeços foram os ferros da baliza de Cardoso a negar o golo por duas ocasiões. Além dos 5 golos no último quarto de hora da partida, foi sem dúvidas um jogo cheio de explosões e emoções fortes.

O Carapeços com apenas 3 jogadores com mais de 30 anos no onze inicial, equilibrou sempre a partida, mas foi com a entrada da veterania Nakata e Samuel nos últimos minutos que os golos aconteceram para a equipa da casa. Não temos incidências da 1ª parte, mas há apenas dois lances que merecem registo. Jardel do Carvalhal isolado proporcionou a defesa do Redes Eduardo e pelo Carapeços foi enviada uma bola à barra da baliza de Cardoso.

No início da etapa complementar assistimos a uma partida onde a bola andou bastante tempo pelo ar, sem que ambas as equipas assentassem o seu jogo, mas vimos o Carapeços a ter ligeiramente mais posse de bola e acercar-se da baliza de Cardoso, mas sem criar perigo eminente. O Carvalhal apostava mais na profundidade, e valeu atenção do redes a sair entre os postes, e da defesa Carapecenses a evitar o perigo em 2ª instância sendo necessário a dobra de um segundo defensor. A meio da 2ª parte entre ao 60 e 70 o Carapeços tem uma boa ocasião ao enviar uma bola ao poste direito da baliza de Cardoso, e logo de seguida, é Bilinho do Carvalhal a isolar-se nas costas da defesa e ao tentar fazer o chapéu ao Redes Eduardo este negou-lhe os intentos.

Na procura da vitória o Mister Sérgio Gameiro lança Nakata (esteve nos 3 golos) e pouco depois Samuel. Nakata é letal, e mais uma vez aparece em boa posição na área, e sem ser preciso saltar no seguimento de um cruzamento da direita de Jorge Gomes encosta de cabeça para o 1-0 aos 77 minutos. Aos 79 minutos o 2-0 com Nakata na esquerda a cruzar para a entrada de Jorge Gomes encostar para o 2-0. Pensou-se que o jogo estava decidido, mas a partir daqui o Carvalhal apertou na frente com cantos sucessivos e livres á entrada da área. Aos 82 minutos Eduardo evita com os pés com uma defesa soberba a remate de Liedson que seria   o 2-1, mas aos 85 no seguimento de um canto Bruno Fernandes não perdoa junto ao poste direito da baliza do redes do Carapeços. Os livres sucediam-se e num deles, há entrada da área e descaído para a esquerda, Liedson tirou bem as medidas e a bola passou a barreira e entrou no ninho da coruja sem hipótese de defesa do Redes de Carapeços que esteve a um bom nível, 2-2 já aos 93 minutos! O Carapeços cerrou os dentes e foi à procura da vitória, e quem havia de ser? Nakata mais uma vez aproveita na área descaído para a esquerda um ressalto de uma defesa incompleta de Cardoso, tira um adversário do caminho e junto à linha de fundo a 2 metros do poste endossa a bola ao Samuel para encostar para o 3-2 final aos 94 minutos (último minuto dos descontos dados pelo árbitro). Foi um balde de água fria para a equipa de Piloto, e uma grande explosão de alegria para os adeptos o Carapeços.

Ambas as equipas mereciam vencer, o Carapeços acabou por ser feliz, mas fez bastante por isso.

Pontos fortes. Pelo Carapeços a boa organização de jogo a meio campo (com Ítalo último reforço a pegar de estaca) a tentar sair em futebol apoiado. Pelo Carvalhal bom planeamento do jogo em profundidade e bem ensaiadas as bolas paradas, a criarem sempre muito perigo.           

Pereira 0-2 Palme

Não tem sido fácil para Eduardo Brasileiro por esta equipa a ganhar. Depois de perder com o Leocadenses na jornada anterior por 4-2 um resultado enganador pelo o futebol praticado pelo Pereira. Desta vez sem incidências da partida voltou a perder, agora em casa com a equipa do Palme. Já vimos esta equipa do Palme a jogar e sinceramente ao futebol praticado merecia estar numa posição da tabela mais confortável. Foi com um golo em cada parte que o Palme carimbou a sua 3ª vitória no campeonato. Jota colocou em vantagem a equipa forasteira ao minuto 40. E foi já na reta final da 2ª parte que Fábio Gaio de volta aos golos, após longa paragem devido a lesão carimbou em definitivo a vilória aos 90 minutos. Apesar da vitória, o Palme divide o 10º e 11º lugar com o Bastuço são João, ambos somam 10 pontos. O Pereira está no último lugar com 6 pontos.

     

Bastuço Sº João 2-1 Oliveira 

O Bastuço Sº João tem vindo a dar mostras de uma considerável recuperação, com esta vitória não saiu da zona de perigo, mas já respira melhor no 10º lugar com 10 pontos, os mesmos do Palme que está na zona de descida.

Não foi nada fácil sair deste jogo com os 3 pontos, dado que Lopinhos colocou a equipa do Oliveira em vantagem aos 25 minutos 0-1. Aos 45 minutos Fábio restabeleceu a igualdade 1-2 . resultado ao intervalo.

O jogo caminhava para perto do seu final quando aos 85 minutos Miguel deu por completo a cambalhota no marcador ao apontar o 2-1 com que terminaria a partida.

O Oliveira com esta derrota está na zona de perigo ao somar 9 pontos no 12º Lugar, mas nada está consumado, basta uma vitória para poder ter a possibilidade de colocar a cabeça fora de água.