13ª jornada 1ª Divisão

A grande supressa desta 13ª jornada e última da 1ª volta, foi sem dúvidas a derrota do Águas Santas, não tanto pela derrota em si caseira, mas mais pelo adversário que a infringiu. Tratou-se do Pereira equipa que seguia no último lugar da tabela, e pelos números alcançados 1-4!  Apesar disso a classificação ficou quase inalterada na totalidade com a exceção do Sº Martinho, que ao vencer em casa o Negreiros, subiu 4 lugares na tabela e saiu da zona de despromoção, passando a ocupar de forma isolada o 10º lugar na tabela com 11 pontos. O líder Leões teve que esperar pela 2ª parte para levar de vencido o Carvalhal no terreno destes por um concludente 3-0. O Leocadenses apesar do resultado 3-0, teve algumas dificuldades em levar de vencido o Bastuço Sº João. Destaque ainda para a derrota do Oliveira em casa com o Remelhe por 5-1, e o empurrou para o último lugar da tabela. O Águas Santas que tinha sido a equipa que mais beneficiou na semana passada, desta vez viu toda a concorrência pontuar e atrasou-se na perseguição do título.    

Marcaram-se 27 golos, numa das jornadas mais produtivas, ficando a um golo da média de 4 golos por jogo. O destaque vai direitinho para Kiko jogador do Remelhe que fez um poker, ao apontar 4 golos com que a sua equipa venceu o Oliveira por 5-1. Bisaram ainda nesta jornada Claúdio do Pereira, e ainda Rivaldo dos Leões da Serra e ambos tiraram dividendos na tabela da lista dos melhores marcadores.   

Na lista dos melhores marcadores, Zé Carlos do Leocadenses finalmente voltou aos golos, depois de um longo jejum, e com um golo marcado foi o suficiente para descolar do Hélder do Águas Santas, passando a ficar isolado com 10 golos com mais 1 que do Hélder que soma 9 no 2º lugar. O Rivaldo com 2 golos apanhou o Coelho do Perelhal passando ambos a somar 8 golos no 3º e 4º Lugares. O Kiko do Remelhe com o Poker alcançado entrou no Top 10 com 6 golos.

Ainda de salientar que o melhor ataque é de longe o Leocadenses com 44 golos enquanto que a melhor defesa é a do Leões da Serra com 9 golos sofridos.

 Carvalhal 0-3 Leões da Serra

Os Leões da Serra a voltaram às vitórias, depois de terem sido surpreendidos na jornada anterior em casa com a derrota por 1-0 com o Águas Santas, desta vez foram a Carvalhal vencer por 3-0, mas tiveram que esperar pela 2ª parte para ai começar a construir a vitória, com Rivaldo de volta aos golos, depois de um período em jeju, este inaugurou o marcador à passagem dos 50 minutos e 5 minutos depois o mesmo Rivaldo bisava e aumentava a vantagem para 0-2. Foi uma entrada forte na etapa complementar, deixando a equipa da casa quase Ko. O 0-3 chegou por volta dos 75 minutos, desta vez por intermédio de Manu.  Antes disso na 1ª parte Carvalhal esteve superior a criar mais perigo com a bola a pisar a linha de baliza por 2 ocasiões, e Manu por parte dos Leões ainda criou perigo, depois de receber uma bola em profundidade e atirar ligeiramente por cima da trave. Se a entrada dos leões na 2ª parte foi forte, a zona defensiva do Carvalhal também não ficou bem na fotografia, ao dar tantas facilidades naqueles 5 minutos que acabariam por ser fatais para os pupilos de Piloto. Depois desses dois golos de rajada os Leões da Serra tiveram sempre o controle do jogo.

O Carvalhal está a passar por uma série negativa de resultados ao sofrer 3 derrotas consecutivas, duas delas em casa, e está no 8º lugar com 13 pontos, mais 1 que Negreiros e só mais 3 que a linha de Água. Os Leões da Serra mantiveram a vantagem de 2 pontos na liderança para o Leocadenses.       

 Leocadenses 3-0 Bastuço Sº João

O Leocadenses voltou às vitórias depois do empate na jornada anterior em Perelhal. A chapa 3 é a que mais gostam (7ª da temporada) e desta vez foi o Bastuço Sº. João a vítima.

Apesar da vitória parecer gorda, o marcador só funcionou mesmo no cair do pano da 1ª parte e foi Hulk a conseguir a vantagem. Com a magra vantagem o marcador só voltou a funcionar já muito perto do final da partida com Zé Carlos a voltar aos golos aos 75 e Queirós aos 83 a fazer aliviar a pressão que o Bastuço os obrigou a sofrer com a quela magra vantagem.

Sem incidências da partida o Leocadenses segue firme na perseguição ao Líder Leões da Serra, mantendo apenas dois pontos de desvantagem. Já o Bastuço Sº João depois de ficar fora da linha de água durante uma semana, voltou a cai nessa zona de despromoção ao ser ultrapassado perlo S º Martinho.  

Águas Santas 1- 4 Pereira

Ninguém estava à espera que Águas Santas tivesse tamanho deslize, embora reconhecemos que este Pereira está ainda há pouco tempo assimilar as ideias de jogo do novo Mister Eduardo Brasileiro, e já tinha dado mostras de fazer algo diferente além de ter sido surpreendido pelo Palme em casa na jornada anterior. A derrocada começou entre os 15 e os 20 minutos quando Claúdio e Flecha colocaram a equipa do Pereira a vencer por 0-2. No entanto Jeff Silva ainda acalentou esperanças ao reduzir em cima do intervalo para 1-2.

Se a 1ª parte não tinha corrido bem aos pupilos de Carlos Gaiteiro então com o 1-3 a chegar aos 50 minutos por intermédio de Nuno Campinho ficou ainda pior para a equipa da casa, e talvez por desmotivação acabaram por sofrer o 1-4 à passagem dos 80 minutos por intermédio de Claúdio a bisar na partida.  

O Águas Santas que estava pertinho do líder à entrada para esta jornada, deixou-o escapar e ficou no 3º lugar com os seus 28 pontos a 4 do Leocadenses que segue em 2º. E a 6 do Líder Leões da Serra. Como se não bastasse ainda tem agora o Perelhal à perna com menos 2 pontos no 4º Lugar.      

Palme 1-2 Perelhal

O Perelhal depois do empate em casa com o Leocadenses também voltou às vitórias, e desta vez no campo 13 de maio em Fragoso perante o Palme. Depois de uma primeira parte sem golos, o Perelhal conseguiu inaugurar o marcador logo no início da 2ª parte sendo Daniel o autor do golo da vantagem 0-1. À passagem dos 75 minutos Quintas elevou para 0-2. O Palme ainda reduziu muito perto do cair do pano do final da partida por intermédio de Fábio Gaio para o 1-2 final.

Sem incidências desta partida regemo-nos pelos números, e com esta vitória o Perelhal ganhou pontos em relação ao 3º Águas Santas que perdeu, passando a somar 26 pontos menos 2 que o Águas e os mesmos pontos de desvantagem em relação ao líder 8 e a 6 do 2º Leocadenses.

Já o Palme depois de uma vitória na jornada anterior, com esta derrota ficou abaixo da linha de Água zona de descida com 10 pontos.  

Oliveira 1-5 Remelhe

O Remelhe depois de vir de um empate em casa comprometedor da jornada anterior com o S. Martinho 3-3, voltou às vitórias e de que maneira, ao ir golear o Oliveira no seu terreno por 5-1.

Foi um dia não para a equipa do Oliveira que se viu logo a perder aos 50 segundos com o golo inaugural de Kiko 0-1. Aos 10 minutos foi Flecha a aumentar para 0-2. Aos 20 minutos Já Kiko bisava e colocava o ressuado em 0-3, mas o jogo não foi para o intervalo sem que Kiko fizesse o Hat-Trick ao elevar para 0-4 a 5 minutos do regresso das equipas ao balneário.

A 2ª parte começou praticamente com o 0-5 e Poker de Kiko ao acontecer aos 55 minutos! Com a derrota praticamente traçada, o Oliveira ainda reduziu aos 70 minutos por intermédio de Jorge 1-5, que acabaria por ser o resultado final.  

O Remelhe com esta vitória cimentou ainda mais o seu 5º lugar ao passar a somar 23 pontos, mas longe ainda de ser favorito a vencer o campeonato, pois tem ainda 11 pontos de desvantagem em relação ao líder.  

O Oliveira está a passar uma crise de resultados, não vence desde a 2ª jornada e caiu para o último lugar em igualdade pontual do Pereira com 9 pontos.

 Macieira 2-2 Carapeços

Em S. Pedro de Rates campo emprestado do Macieira defrontaram-se duas equipas que lutam por um lugar tranquilo na tabela, e depois do empate ambas as equipas se podem dar como satisfeitas. Com um Macieira a fazer um campeonato mais regular, e o Carapeços a fazer uma forte recuperação depois de fazer um arranque de campeonato muito aquém das espectativas, esperava-se um bom jogo e apesar de não assistirmos parece-nos ter sido isso o que aconteceu. Mas foi o Carapeços a estar sempre na frente do marcador e o Macieira sempre atrás do prejuízo.

O Carapeços chegou à vantagem por volta dos 17 minutos sendo o Jovem de 19 anos Diogo Silva assistido com um passe magistral do médio Araújo, este descaído para a lateral conseguiu passar por dois os três adversários e depois de concluída a jogada individual atirou a contar para 0-1. Aos 34 minutos foi a vez de Vicente a romper a defesa do Carapeços e rematar forte, o Redes do Carapeços Edu ainda desvia com as mãos para a barra, mas esta acabou por entrar dada a violência do remate, estava restabelecida a igualdade 1-1.

Na etapa complementar foi outro jovem Pedro a voltar a colocar o Carapeços em vantagem    aos 55 minutos, depois de uma jogada em que Samuel está em boa posição na área, mas vê sem marcação Pedro que sozinho não teve dificuldades para colocar de novo o Carapeços na frente. 1-2. O jogo caminhava para o seu final quando o veterano Nuno Sousa na sequência de um canto sem marcação surge ao 2º poste para à vontade restabelecer a igualdade 2-2 ao minuto 90. Sem mais incidências desta partida, ambos os clubes se mantiveram nos mesmos lugares. O Macieira continua 6º casificado com 18 pontos e o Carapeços segue no 7º com menos 1 ponto 17.   

  Sº Martinho 2-1 Negreiros

O S. Martinho e o Pereira fora as equipas que mais ganharam com as suas vitorias nesta 13ª jornada.

O S. Martinho venceu o Negreiros por 2-1. resultado feito na 1ª parte. Aos 20 minutos Nelson Cruz inaugurou o marcador ao fazer o 1-0. O Negreiros empatou a partida por intermédio de Lopes aos 40 minutos. Ainda antes do descanso aos 45 minutos, João forte apontaria o 2-1 que acabaria por ser o resultado final ainda com toda a 2ª parte para jogar.

Com esta vitória o S. Martinho saiu da zona de descida estando agora no 10º lugar com 11 pontos, ficando apenas a 1 ponto do Negreiros que segue no 9º lugar.