Tudo se mantém igual no topo quanto aos candidatos ao título. Os Leões da Serra venceram o Fragoso sem dificuldades, por 3-1, e mantêm-se na liderança. Ainda possuem um jogo por concluir, no qual estão a vencer o Pereira por 1-0 aos 65 minutos. Caso confirmem a vitória nesse jogo em atraso, a vantagem sobre o Leocadenses pode aumentar para 5 pontos.
O Leocadenses voltou às vitórias ao derrotar o Várzea por 4-0, assegurando a 2ª posição, a 2 pontos dos Leões. Em 3º lugar permanece o Remelhe, a apenas 1 ponto do Leocadenses, após vencer o Carapeços por 2-0. Já o Palme deslizou ao empatar com o Perelhal, afastando-se do trio da frente e ocupando agora o 4º lugar, a 3 pontos do Remelhe. O Águas Santas, ao vencer o Negreiros por 3-2, igualou os 16 pontos do Palme, ocupando o 5º lugar.
No 6º lugar está o Pereira, que segurou a posição com um empate frente ao Macieira. Abaixo disso, a luta pela permanência está ao rubro, com as equipas do 7º lugar para baixo a apenas 2 pontos da zona de descida. A situação é mais complicada para Fragoso e Lijó, que continuam nas últimas posições após derrotas nesta jornada.
Nesta ronda, não houve hat-tricks, mas alguns jogadores se destacaram com bis. Foram eles: Araújo, do Leocadenses; Adanilson, do Águas Santas; Gonzalez, do Remelhe; e Rivaldo, dos Leões da Serra.
Na lista de melhores marcadores, Sono não marcou e foi ultrapassado por Nuno Sousa, que agora lidera com 8 golos. Rivaldo (Leões da Serra), Gonzalez (Remelhe), e Lopes (Negreiros) alcançaram Manhiça (Águas Santas) e Jota (Palme), todos com 6 golos, partilhando as posições do 4º ao 8º lugar.
GDR Campo 3-0 Lijó
GDR Campo Vence "Jogo de Aflitos" e Complica a Situação do Lijó
O GDR Campo e o Lijó defrontaram-se no passado sábado num jogo entre equipas em dificuldades. A equipa da casa saiu vencedora por 3-0, mas o resultado poderia ter sido menos expressivo, considerando os bons períodos de jogo do Lijó, que pecou apenas na finalização. O GDR Campo, por sua vez, mostrou maior eficácia.
O Lijó teve a sua primeira prova de fogo sob o comando do novo treinador Carlos Gaiteiro, após a demissão de Nuno Ervalho. No entanto, os desafios continuam, e o jogo demonstrou o árduo trabalho que o novo técnico terá para tirar a equipa do fundo da tabela.
O encontro começou com o GDR Campo a assumir as rédeas do jogo, com Cunha em grande destaque. Aos 10 minutos, após um lance de bola parada, Cunha apareceu na pequena área para fuzilar o guarda-redes do Lijó, inaugurando o marcador (1-0). Durante a primeira parte, o GDR Campo foi a melhor equipa, com Cunha sempre perigoso e perto de ampliar a vantagem. Já o Lijó teve a sua melhor oportunidade aos 43 minutos, mas Jorge Gomes desperdiçou de forma incrível.
Na segunda parte, o Lijó entrou melhor e dominou durante largos períodos, criando várias oportunidades para empatar. Contudo, contra a corrente do jogo, o GDR Campo ampliou a vantagem aos 70 minutos por intermédio de Caridade, um golpe duro para as aspirações do Lijó. O terceiro golo surgiu aos 80 minutos, num lance atribulado: a bola bateu no poste, nas costas do guarda-redes e acabou por entrar. Há dúvidas se o golo foi creditado a Michael.
Com esta vitória, o GDR Campo soma 9 pontos, igualando o Macieira, e posiciona-se na linha de água. Por outro lado, o Lijó continua sem vencer após 9 jogos realizados e permanece no fundo da tabela com apenas 3 pontos. Carlos Gaiteiro tem agora o difícil desafio de reverter a situação, sendo necessário vencer pelo menos três jogos consecutivos para sair da zona de perigo.
Negreiros 2-3 Aguas Santas
Águas Santas Vence Negreiros com Golo ao Cair do Pano
O Negreiros recebeu o Águas Santas e acabou derrotado por 3-2, num jogo emocionante. A equipa da casa entrou bem e inaugurou o marcador cedo, com Lipinho a fazer o 1-0 aos 5 minutos. Contudo, o Águas Santas, conhecido pela sua feroz capacidade ofensiva, respondeu rapidamente e deu a volta ao resultado em apenas 5 minutos. Adalilson marcou dois golos, aos 20 e 25 minutos, colocando o Águas Santas na frente por 1-2, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, o Negreiros reagiu e chegou à igualdade aos 60 minutos, com Lopes a apontar o 2-2. Quando tudo indicava que o jogo terminaria empatado, Jardel marcou o golo decisivo aos 90 minutos, selando a terceira vitória consecutiva para o Águas Santas.
Com este triunfo, o Águas Santas soma 16 pontos e sobe ao 5º lugar da tabela. Já o Negreiros, com esta derrota, permanece no 9º lugar, com 10 pontos.
Pereira 1-1 Macieira
Empate Entre Pereira e Macieira Não Alivia a Pressão na Tabela
O Pereira recebeu o Macieira e as equipas não foram além de um empate a uma bola (1-1). O jogo parecia destinado a terminar sem golos, mas no último quarto de hora surgiram as emoções.
O Macieira adiantou-se no marcador aos 75 minutos, graças ao surpreendente Nuno Sousa, que consolidou a liderança na tabela dos melhores marcadores (0-1). No entanto, a resposta do Pereira não tardou, com Caraíbas a restabelecer a igualdade aos 80 minutos (1-1).
Com este resultado, o Macieira esteve muito perto de sair da zona de perigo, mas mantém-se com 9 pontos, os mesmos do GDR Campo, que está abaixo da linha de água. O Pereira, por sua vez, ocupa uma posição mais tranquila, no 6º lugar, com 13 pontos.
Várzea 0-4 Leocadenses
Leocadenses Dominam Várzea e Reencontram a Eficácia Ofensiva
O Campo dos Leões da Serra foi o palco do encontro entre Várzea e Leocadenses, com a equipa visitante a sair vitoriosa por uma margem expressiva. Este desempenho ofensivo foi uma novidade, já que o Leocadenses não marcava mais de um golo por jogo há pelo menos três jornadas, sendo que dois desses golos surgiram de grandes penalidades.
O mérito é sempre de quem vence, e, apesar de o Várzea se queixar das ausências dos dois centrais titulares devido a lesão, o Leocadenses também enfrentou dificuldades, não podendo contar com dois avançados igualmente lesionados.
O desfecho do jogo começou a ser desenhado em apenas dois minutos. Araújo abriu o marcador aos 24 minutos, seguido de Zé Carlos, que ampliou para 2-0 aos 26 minutos. Postiga, o motor da equipa e eleito o melhor em campo, fez o 3-0 aos 30 minutos. Aos 40 minutos, Araújo bisou, levando o placar para 4-0 antes do intervalo.
Na segunda parte, o Leocadenses aparentemente tirou o pé do acelerador, gerindo o resultado até ao apito final. Com esta vitória, o Leocadenses mantém a perseguição aos Leões da Serra, com uma diferença de 2 pontos. No entanto, essa vantagem pode aumentar para 5 caso os Leões vençam o jogo interrompido aos 65 minutos.
O Várzea, que começou bem o campeonato, atravessa uma fase complicada, tendo vencido apenas uma partida nos últimos oito jogos. A equipa encontra-se no 12º lugar, com apenas 8 pontos, e em dificuldades para inverter esta tendência.
Fragoso 1-3 Leões da Serra
Leões da Serra Conquistam Vitória Tranquila em Fragoso
Não foi difícil para os Leões da Serra deslocarem-se ao Campo 13 de Maio, em Fragoso, e saírem de lá com os 3 pontos. Rivaldo, jogador nuclear da equipa, quase ingressou no futebol federado há duas semanas atrás, mas os diretores dos Leões conseguiram convencê-lo a ficar. Em boa hora o fizeram, pois é dele que saem os golos que frequentemente desbloqueiam os jogos.
A vitória dos Leões começou a desenhar-se cedo, com um autogolo aos 15 minutos, colocando o marcador em 0-1. Pouco depois, Rivaldo brilhou com dois golos, aos 20 e 25 minutos, ampliando para 0-3. Antes disso, o Fragoso teve uma oportunidade de ouro para empatar 1-1 , mas o guardião dos Leões defendeu uma grande penalidade, mantendo a vantagem da sua equipa.
Na segunda parte, Federico deu alguma esperança ao Fragoso ao reduzir para 1-3 aos 60 minutos. No entanto, o resultado não mais se alterou até ao apito final.
Os Leões da Serra estão bem lançados para o bicampeonato, liderando com 2 pontos de vantagem sobre os Leocadenses. Esta margem pode aumentar para 5 pontos caso vençam o Pereira no jogo interrompido aos 65 minutos. Por outro lado, o Fragoso encontra-se no penúltimo lugar, com apenas 5 pontos, enfrentando grandes dificuldades na tabela classificativa.
Perelhal 2-2 Palme
Perelhal e Palme Empatam em Jogo de Reviravoltas e Frustração
O Perelhal recebeu o Palme e tudo indica que foi um bom espetáculo, ainda mais sabendo que ambas as equipas praticam bom futebol. O jogo foi marcado por reviravoltas no marcador, mas o empate final não agradou a nenhuma das formações.
O Palme, afastado do palco da Bela Vista devido a obras, vinha de uma série de bons resultados e entrou bem na partida. Jota colocou os visitantes em vantagem aos 19 minutos (0-1). Apenas perto do intervalo, o Perelhal conseguiu igualar, com Hugo a estabelecer o 1-1.
Na segunda parte, o Perelhal deu mesmo a volta ao marcador, com Pirra a fazer o 2-1 aos 60 minutos. No entanto, o Palme respondeu aos 78 minutos, com Edinha a marcar e restabelecer o empate em 2-2, resultado que se manteve até ao apito final.
Este empate acabou por travar as duas equipas. O Palme, apesar de manter o 4º lugar, viu aumentar a distância para os clubes do pódio. Já o Perelhal soma 11 pontos e ocupa o 7º lugar, mas encontra-se numa posição delicada, com apenas 2 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção.
Comentário de André Silva treinador de Palme:
Muita vontade de vencer, mas nem sempre bem jogado, fomos precipitados, faltou critério na forma como atacamos a baliza adversária, deveríamos gerir melhor os tempos de jogo, acelerar quando existia espaço, circular em largura quando a equipa adversária estava organizada e com bloco mais baixo. Nos minutos iniciais estivemos desconcentrados, permitindo ao Perelhal algumas aproximações a nossa baliza, fomos crescendo, chegamos ao golo aos 16 minutos, tivemos nos minutos seguintes um período de alguma estabilidade, nos últimos dez minutos da primeira, faltou capacidade para circular bola, fomos recuando e acabamos por sofrer o golo do empate ao minuto 45. No segundo tempo, sofremos o golo cedo, reagimos, chegamos ao golo do empate no minuto 78, após esse bom período da nossa equipa, o jogo ficou confuso, muitos passes errados, com as duas equipas a tentarem chegar a zonas de finalização sem grande critério. Resultado justo.
Remelhe 2-0 Carapeços
Remelhe Vence Carapeços e Mantém-se na Luta pelo Título
O Remelhe, bastante reforçado, recebeu um Carapeços jovem e sem ambições ao título nesta época. Apesar disso, o Carapeços vinha motivado por uma vitória positiva contra o Várzea. Já o Remelhe, se quer manter as suas ambições ao título, não tem margem para errar, pois a diferença pontual para os Leões da Serra é de 3 pontos, podendo aumentar para 6 caso o líder vença o jogo em atraso contra o Pereira.
Na próxima jornada, o Remelhe defronta o Leocadenses, um confronto em que alguém — ou ambos — terá de perder pontos. Se algum clube se afastar por 8 ou 9 pontos, a situação começa a complicar-se, especialmente considerando o investimento significativo feito por estas três equipas, que não é nada modesto.
Falando do jogo, o Remelhe cedo se colocou em vantagem. Gonzalez abriu o marcador aos 10 minutos, e com esta magra vantagem se chegou ao intervalo. Na segunda parte, foi novamente Gonzalez, aos 65 minutos, a aumentar para 2-0, garantindo os 3 pontos para a sua equipa.
Com esta vitória, o Remelhe soma 19 pontos e ocupa o 3º lugar na tabela. Já o Carapeços desceu ao 8º lugar, longe das posições cimeiras.