Os Leões da Serra, Remelhe e Leocadenses começaram a temporada como os principais candidatos ao título, com planteis valiosos tanto em qualidade quanto em quantidade. No entanto, apesar de a qualidade estar espalhada por várias equipas, os Leões da Serra destacam-se após três jornadas, liderando com 9 pontos. A vitória fora de casa contra o Carapeços (única vitória fora entre os candidatos) e o triunfo caseiro por 2-0 sobre o Palme deram-lhes a vantagem.

Remelhe e Leocadenses também venceram na última jornada, contra Pereira (3-1) e Macieira (1-0), respetivamente, mas continuam atrás do líder. Perelhal, que empatou 0-0 com Lijó, mantém-se invicto e ocupa o 4º lugar, a apenas 1 ponto dos 2º e 3º classificados.

A competição está extremamente equilibrada, com todas as equipas a marcarem e sofrerem golos. Do 5º lugar ao último, a diferença é de apenas 2 pontos, refletindo a competitividade desta edição. Destaque também para as primeiras vitórias de Carapeços (2-1 sobre Águas Santas) e GDR Campo (1-0 sobre Negreiros), ambas conquistadas nos momentos finais dos jogos.

Na lista dos melhores marcadores, Mimas, do Remelhe, é o líder com 3 golos, graças ao golo marcado contra o Pereira. Todos os seus perseguidores "marcaram passo" e seguem atrás dele, formando um grupo de pelo menos 9 atletas, todos com 2 golos. Vale destacar que Minhoca, do Fragoso, Hélder Ribeiro, do Águas Santas, e Luís, dos Leões da Serra, entraram esta semana nesse grupo.

Leões da Serra 2-0 Palme

O Palme deslocou-se ao terreno dos Leões da Serra no passado sábado, em jogo antecipado da 3ª jornada, e saiu derrotado por 2-0, com os golos a surgirem na 2ª parte, por intermédio de Luís e Pinto. Os Leões da Serra já eram líderes e mantiveram-se com os mesmos 3 pontos de vantagem sobre o Leocadenses e o Remelhe. Os Leões  estão invictos, mas não está sozinho, já que o Perelhal também ainda não perdeu. Esses dois clubes são os únicos que se mantêm sem derrotas após apenas 3 jornadas.

Qual será a leitura do jogo de ambas as equipas?

Comentário de Leões da Serra:
Foi vitória muito importante e difícil, contra um adversário com muita qualidade, bem organizado e com uma atitude competitiva muito forte. Entramos fortes, a dominar e a jogar no meio-campo ofensivo e com várias aproximações à baliza contrária. O Palme jogou sempre atrás da linha da bola, com uma linha defensiva de 5 homens, criando-nos muitas dificuldades no nosso processo ofensivo. Primeira parte com muita bola e em que criamos 2/3 situações claras de golo, mas não conseguimos marcar. Ao intervalo, sentimos que tínhamos ainda de ser mais audazes, e fizemos 2 substituições para abrir ainda mais a nossa frente de ataque e voltamos a entrar fortes a jogar completamente no meio-campo do Palme e numa insistência após um remate forte conseguimos chegar ao golo pelo Luís. A partir daí a equipa serenou um pouco e quando pensávamos em reequilibrar novamente a equipa, num erro individual demos uma oportunidade clara ao adversário de empatar, e penso que esse terá sido um momento importante do jogo. Aproveitamos esse momento de felicidade para voltar a imprimir ritmo no jogo e chegamos ao segundo golo numa bola parada num golo marcado pelo Pinto. Com o resultado favorável, fizemos alterações com vista a reequilibrar a nossa equipa e a controlar mais um jogo. O certo é que o Palme nunca desistiu de tentar chegar ao golo e o jogo foi sempre disputado até ao final. Não foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte, mas a Vitória é justa e muito importante.

Comentário de Palme:
Palme não enviou um comentário para este jogo.

Carapeços 2-1 Aguas Santas

O Carapeços, com zero pontos, recebeu o Águas Santas, invicto e com 4 pontos. Numa 1ª parte equilibrada, o Carapeços procurou o golo e conseguiu-o aos 27 minutos, com um chapéu perfeito do lateral-direito Rego. Na 2ª parte, o Águas Santas foi superior, mas só chegou ao empate aos 80 minutos, após uma falta marcada rapidamente, que apanhou os jogadores do Carapeços desprevenidos. Hélder Ribeiro, frente a frente com o guarda-redes Cláudio, empatou o jogo facilmente.

O Águas Santas não se contentou com o empate e foi ao ataque, mas acabou surpreendido por um lançamento de bola do guarda-redes do Carapeços. Riquelme dominou e fez a assistência para Nakata, que marcou o 2-1 no último lance do jogo. O Carapeços somou os seus primeiros pontos e, o Águas Santas  com 4, segue atrás do Perelhal, que tem 5 pontos.

Vamos agora ouvir as declarações dos treinadores.

Comentário de Carapeços:
Carapeços não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Aguas Santas:
Aguas Santas não enviou um comentário para este jogo.

GDR Campo 1-0 Negreiros

"O GDR Campo, que tinha zero pontos, recebeu o Negreiros e venceu por 1-0, com o golo marcado por Julian aos 88 minutos. O GDR Campo conquistou os seus primeiros pontos, enquanto o Negreiros sofreu a sua segunda derrota fora de casa, permanecendo com 3 pontos na tabela classificativa."

Vamos ler as opiniões dos intervenientes.

Comentário de GDR Campo:
A equipa do GDR Campo entrou muito ansiosa no jogo, os resultados dos 2 jogos anteriores aumentaram o nervosismo da equipa e a intranquilidade foi bem patente nos primeiros 20 minutos do jogo. O Negreiros entrou melhor na partida e no seguimento de uma bola parada podia ter inaugurado o marcador. Aos poucos a equipa de Salvador foi equilibrando a partida e o resultado ao intervalo acaba por ser justo. Na segunda parte o GDR Campo entrou melhor na partida e o jogo foi muito disputado a meio campo sem grandes oportunidades de golo. Nos últimos minutos o golo acabou por dar a vitória na partida ao GDR Campo. Jogo muito equilibrado onde na nossa opinião o resultado mais justo seria o empate mas o golo nos momentos finais premiaram o GDR Campo. Vitória importante para a equipa num início de época muito difícil!

Comentário de Negreiros:
Foi um jogo que pecamos muito no capítulo da finalização e isso custou nos muito caro. Criamos oportunidades mais que suficientes para fazermos 3 ou 4 golos, e o adversário numa das poucas vezes que chegou a nossa baliza, através de um canto, fez o golo que lhes valeu os 3 pontos mesmo no final do jogo. Para resumo deste jogo o velho ditado do futebol assenta muito bem, quem não marca sofre e hoje infelizmente provamos desse veneno. Agora é continuar a trabalhar naquilo em que falhamos e levantar a cabeça, porque isto ainda agora começou.

Remelhe 3-1 Pereira 

O Remelhe recebeu o Pereira após uma derrota em Negreiros. O Remelhe saiu vencedor por 3-2, mas o Pereira resistiu até aos 75 minutos, momento em que sofreu o empate, marcado por intermédio de Zé Pedro. O golo do Pereira havia sido marcado por Cláudio, de cabeça, aos 12 minutos da 1ª parte. Aos 80 minutos, Mimas virou o jogo ao fazer 2-1, e Edu, de pênalti, ampliou para 3-1. O Remelhe volta à perseguição ao líder. O Pereira permanece com 3 pontos.

Qual será a leitura do jogo de ambas as equipas?

Comentário de Remelhe:
Remelhe não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Pereira:
No jogo entre Remelhe e Pereira, a primeira parte foi dominada pelo Pereira, que saiu para o intervalo a vencer com um golo de Cláudio Silva. A arbitragem influenciou o desenrolar do jogo, mostrando cartões amarelos a dois jogadores do Pereira e expulsando um adjunto, além de advertir o guarda-redes e o treinador de guarda-redes. Na segunda parte, várias lesões levaram a três substituições por parte do Pereira. A arbitragem continuou a ser um fator decisivo, com um fora de jogo contestado. O Remelhe começou a ganhar terreno e marcou o golo do empate. Com o momento a seu favor, fez o 2-1 e, aproveitando o desequilíbrio do Pereira, fechou o jogo com um penalti que resultou no 3-1. Destacaram-se também as excelentes defesas dos guarda-redes, considerados os melhores do Futebol Popular.

Perelhal 0-0 Lijó

O Perelhal recebeu o Lijó após uma vitória suada em São Salvador do Campo. O Lijó vinha de uma goleada sofrida em Rio Covo, Santa Eulália. O Lijó não marcou, mas também não sofreu, garantindo o seu segundo ponto. Com este empate, o Perelhal perdeu a oportunidade de se aproximar do líder e, apesar de se manter invicto, caiu para o 4º lugar isolado, com 5 pontos.

O que têm para dizer as duas equipas sobre o jogo?

Comentário de Perelhal:
Entramos mal no jogo, lentos nos processos e com pouca agressividade, dando confiança ao adversário para subir no terreno e colocar pressão na nossa área. Houveram oportunidades para os 2 lados e penso que o resultado ao intervalo é justo. Na segunda parte tentamos ser mais agressivos, entramos mais fortes e começamos a criar várias situações no último terço. Infelizmente faltou definição no último passe e deitamos por terra várias oportunidades. O jogo partiu bastante, mal jogado, o Lijó acabou por criar situações muito perigosas e a certo momento o resultado podia cair para qualquer um dos lados. Acho que o empate se ajusta ao que aconteceu no jogo. Temos qualidade para muito mais e trabalhamos semanalmente para ganhar, a equipa tem consciência disso. Passamos por um grande processo de transformação no plantel e nada se consegue de um dia para o outro, mas este grupo trabalha muito e o ambiente que se vive internamente só nos pode dar confiança para o futuro.

Comentário de Lijó:
Queríamos limpar a mal imagem do último jogo , Foi um jogo muito bem conseguido pela minha equipa , só faltou mesmo golo onde tivemos 2/3 oportunidades claras de golo ,faltou uma pontinha sorte . Um ponto fora é sempre importante, mas penso que merecíamos levar os 3 pontos . Dar os parabéns às 3 equipas que é sempre importante realçar pela forma como se respeitaram .

Leocadenses 1-0 Macieira

"O Leocadenses, com o melhor ataque, vinha de uma derrota em Airó e recebia o Macieira, que havia vencido o Carapeços por uma margem mínima. O Leocadenses queria voltar às vitórias, mas só conseguiu marcar na segunda parte, com um golo solitário de Diogo, aos 60 minutos. O Macieira manteve o jogo equilibrado e, na primeira parte, foi até a primeira equipa a criar perigo. Com esta vitória, o Leocadenses retoma a perseguição ao líder, somando agora 6 pontos. Já o Macieira está tranquilo na classificação, com 4 pontos."  O que têm a dizer os clubes sobre o jogo?

Comentário de Leocadenses:
Leocadenses não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Macieira:
Macieira não enviou um comentário para este jogo.

Várzea 2-2 Fragoso

O Várzea, com 3 pontos, recebia o Fragoso no Campo dos Leões da Serra. O Várzea vinha de uma derrota em Pereira, enquanto o Fragoso tinha empatado em casa contra o Palme. Logo aos 5 minutos, o Várzea se colocou em vantagem com um gol de Luís Santos, mas aos 15 minutos Minhoca empatou a partida, fazendo 1-1. O jogo corria bem para os "lobos", que conseguiram virar o placar aos 35 minutos com um gol de Pedras, e a partida seguiu para o intervalo com o Fragoso em vantagem.

O jogo caminhava para o seu final quando Tozé restabeleceu a igualdade, terminando em 2-2. Vale ainda destacar que, aos 89 minutos, o jogo foi interrompido para que o goleiro do Fragoso fosse atendido pelo INEM e, posteriormente, transportado de ambulância para o hospital.

O que têm a dizer os clubes sobre o jogo?

Comentário de Várzea:
Várzea não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Fragoso:
Foi um jogo em que o Fragoso entrou a perder logo no início, mas reagiu bem ao golo sofrido, assumindo o controlo do jogo. A equipa foi sempre superior, com mais posse de bola e mais ocasiões de golo, conseguindo virar o resultado e terminar a primeira parte a vencer por 1-2.

Na segunda parte, o jogo teve uma dinâmica diferente, com menos qualidade, pois acabámos por entrar no estilo de jogo do adversário, focado em futebol direto. Apesar disso, mantivemos o controlo da partida e tivemos várias oportunidades claras para aumentar a vantagem. No entanto, sentimos a falta de coerência nas decisões do árbitro, com lances idênticos a serem avaliados de formas diferentes. O adversário aproveitou uma bola parada para empatar, beneficiando de uma jogada que começou com um claro fora-de-jogo, o que originou o lance da bola parada.

Lamentável foi também a atitude do treinador do Várzea, que faltou ao respeito ao não permitir que os seus jogadores devolvessem a bola quando os nossos atletas pediam assistência devido a lesões.

Gostaríamos de expressar a nossa preocupação com o nosso guarda-redes, Joel, que teve de ser hospitalizado. Esperamos que não seja nada de grave e desejamos-lhe uma rápida recuperação. Um grande agradecimento aos nossos adeptos pelo apoio incondicional.