Realizou-se no passado domingo, 20 de outubro, a 2ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Na 1ª divisão, o equilíbrio é evidente, com apenas uma equipa mantendo 100% de vitórias: os Leões da Serra, atuais campeões. O início de temporada dos Leões não foi fácil, com um calendário exigente. Após vencer o Carapeços na 1ª jornada, voltaram a triunfar, desta vez em casa, frente ao Leocadenses. Embora a sorte tenha desempenhado algum papel, a eficácia da equipa, orientada por Bruno Vilas Boas, tem sido crucial para este excelente arranque.
Uma surpresa parcial aconteceu em Negreiros, onde a equipa da casa derrotou o Remelhe de Cacioli, que vinha de três vitórias consecutivas. O Remelhe, após vencer a Taça e a Supertaça de Barcelos e iniciar a 1ª jornada com uma vitória sobre o GDR Campo, viu a sua candidatura ao título abalada por um golo solitário de Lipinho.
Apesar de ter perdido grande parte do plantel no início da época, o Perelhal está a fazer um início de campeonato regular. Depois de empatar em casa, conseguiu vencer o GDR Campo e, com 4 pontos, está entre as equipas mais próximas do líder Leões da Serra.
O Palme, que surpreendeu na 1ª jornada ao golear o Pereira por 4-0, não foi além de um empate frente ao Fragoso (1-1). Este resultado deu ao Fragoso o seu primeiro ponto. Já o Lijó foi goleado por 4-0 em Rio Covo Santa Eulália, frente ao Águas Santas, outra equipa que soma 4 pontos e persegue o líder.
O Várzea, após vencer na 1ª jornada, foi derrotado fora de casa pelo Pereira por 2-1. Por fim, o Macieira, após empatar com o Lijó, venceu em casa o Carapeços, juntando-se ao grupo de quatro equipas com 4 pontos.
O Carapeços, por sua vez, somou a sua segunda derrota consecutiva, levantando preocupações na equipa de Manike Palheiras, que, a par do GDR Campo, ainda não pontuou nesta temporada.
Na lista dos melhores marcadores, Rivaldo destacou-se nesta jornada ao ser o único jogador a bisar, juntando-se ao grupo de oito jogadores com 2 golos, que lideram a tabela dos goleadores.
Águas Santas 4-0 Lijó
O Campo Dr. Teotónio da Fonseca (Águas Santas) foi o palco do encontro entre Águas Santas e Lijó, onde a equipa da casa goleou por 4-0, com golos de Vitinha, Lucas Manhiça e Davi. O Águas Santas ocupa o 2º lugar, com 4 pontos, enquanto o Lijó está no 12º lugar, com 1 ponto.
Comentários das equipas.
Nuno Ervalho, Treinador do Lijó . Foi uma vitória justa do Águas Santas.
Águas Santas não enviou comentários sobre o jogo.
Leões da Serra 3-2 Leocadenses
O Leões da Serra recebeu o Leocadenses em Airó no dia 20 de outubro numa partida em que foram marcados 5 golos e que a equipa da casa levou a melhor. Esta foi a terceira vitória consecutiva sobre o Leocadenses, Leões da Serra que não perdem para o campeonato com a equipa de Santa Leocádia desde 2019. No entanto dois empates em 2023 valeram ao Leocadenses a presença na final do campeonato que viria a vencer frente ao Negreiros.
Rivaldo abriu o marcador para os Leões, mas o Leocadenses empatou perto do intervalo por intermédio de Platiny. No entanto, Luís colocou novamente os Leões em vantagem antes do intervalo. Na segunda parte, Rivaldo fez o 3-1 aos 70 minutos, e aos 80 minutos, Sono reduziu para 3-2, mas o resultado não voltou a alterar-se. Com esta vitória, os Leões isolaram-se na liderança com 6 pontos, enquanto o Leocadenses caiu para o 6º lugar, com 3 pontos, os mesmos do 10º classificado.
Vamos ver o que ambas as equipas têm a dizer sobre a partida.
Comentário de Bruno Vilas Boas, Treinador dos Leões da Serra:
Foi uma vitória justa e merecida do Leões da Serra. Foi um grande jogo, muito intenso e bem disputado de parte a parte. Fomos muito competentes, fizemos um jogo muito consistente e, para além dos golos marcados, tivemos várias ocasiões para conseguir marcar. Pelo volume de ocasiões de golo de criadas, merecemos claramente esta vitória. Vitoria esta de muita importância, frente a um adversário de muita qualidade, no nosso regresso a casa e frente aos nossos.
Comentário do Leocadenses:
O Leocadenses não enviou comentários sobre o jogo.
Macieira 1-0 Carapeços
O Macieira venceu o Carapeços em casa por 1-0, com um golo de Nuno Sousa aos 70 minutos. Com esta vitória, o Macieira junta-se ao grupo das quatro equipas que seguem o líder, Leões da Serra. Já o Carapeços somou a sua segunda derrota consecutiva, ocupando o último lugar, juntamente com o GDR Campo.
Comentários das equipas:
Nenhuma das equipas enviou comentários sobre o jogo.
Pereira 2-1 Várzea
O Pereira venceu o Várzea por 2-1 no seu primeiro jogo em casa, após ter jogado a 1ª jornada em campo emprestado. Pelo Pereira marcaram Appiah aos 60 minutos, Falcão elevou para 2-0 aos 66 , e Bessa reduziu aos 85 minutos para o Várzea
Resumo do jogo enviado por colaborador assíduo:
Muito público para assistir à partida entre as formações do Pereira e da ARC Várzea. Duas equipas que tiveram estreias bem distintas na primeira jornada do campeonato, procuravam somar os três pontos em disputa.
Começou mais ofensiva a equipa do Pereira, que procurava dar uma imagem bastante diferente da última partida, perante os seus adeptos.
Apoiada pela velocidade do sempre irrequieto Appiah, a equipa do Pereira tentava aproximar-se da área da ARC Várzea pelas faixas, mas as finalizações iam sendo ineficazes com os remates a saírem ao lado.
O jogo ia sendo bastante disputado, sobretudo no meio campo, e na sequência de uma bola parada apontada por Fábio Castiço, surge o primeiro lance polémico da partida. Após o cruzamento, um defensor do Pereira na tentativa de despachar a bola para fora da grande área, falhou o pontapé e colocou a bola para trás. Costa e Tozé tentam disputar o lance e Tozé é abalroado por um defensor do Pereira. Grande penalidade prontamente assinalada pelo juíz da partida. No entanto e após consulta com o seu auxiliar, decidiu reverter a situação e assinalar posição irregular ao jogador da ARC Várzea.
O jogo na primeira parte esteve bastante amarrado e com poucas chegadas às balizas, ainda assim, a melhor oportunidade do primeiro tempo surgiu já perto intervalo por intermédio de Hugo Vilaça. Este surge sozinho perante o guarda redes, mas uma boa intervenção do guardião da casa adiou o primeiro golo da partida. Zero a zero ao intervalo, traduzia o equilíbrio no jogo.
Equilíbrio esse que voltou para a segunda parte. O Pereira ia apostando na velocidade de Appiah para criar perigo, sobretudo na ala esquerda, ao passo que a ARC Várzea tentava chegar ao golo num futebol mais apoiado.
Por volta do minuto 60, a ARC Várzea vai mesmo chegar ao golo. Rui Faria, no lado direito do ataque, cruza a bola de trivela para o interior da grande área e assiste Hugo Vilaça que vindo de trás só teve que encostar para baliza, mas o árbitro auxiliar bem enquadrado com o lance assinala fora de jogo a Hugo Vilaça e invalida o lance.
Na jogada seguinte, é a equipa do Pereira que chega mesmo ao golo, com o inevitável Appiah a aproveitar a desconcentração da defesa da ARC Várzea e a fazer o 1-0.
A partir daqui, o jogo passou a ser mais aberto e as oportunidades de golo começaram a surgir de parte a parte.
Voltou a ser mais eficaz a equipa da casa logo a seguir. Appiah, sempre ele, ganhou uma disputa de bola no meio campo e lançou na direita Miguel Pedro, que perante São Bento não perdoou e fez o 2-0.
A equipa da ARC Várzea, não baixou os braços e apostou tudo no ataque reforçando a linha da frente com Jordan, Kiko e Bessa.
Na sequência de um pontapé de canto, Tozé salta mais alto que os defesas do Pereira e envia a bola à trave.
Por esta altura a ARC Várzea carregava e após várias tentativas, vai mesmo chegar ao golo após um novo pontapé de canto. Bessa foi mais eficaz e reduziu o marcador.
Nos instantes finais, a equipa do Pereira já só estava interessada em defender a vantagem, mas teve ainda um excelente oportunidade nos pés de Appiah. São Bento, tentou bater rápido uma reposição de bola e acabou por colocá-la à mercê do adversário, que com a baliza aberta, acabou por mandar ao lado.
O jogo, que embora não tenha sido muito bem jogado, acabou por ser bem disputado.
Sinal mais para Appiah, que acabou sendo a figura da partida.
Na próxima jornada, a ARV Várzea recebe o Fragoso, equanto a equipa do Pereira se desloca a Remelhe.
Comentário do Pereira:
O Pereira não enviou comentários sobre o jogo.
Fragoso 1-1 Palme
O Fragoso e o Palme empataram 1-1 no Campo 13 de Maio. O Fragoso conquistou o seu primeiro ponto, enquanto o Palme segue no grupo das quatro equipas com 4 pontos.
Comentário de Victor Magalhães, treinador do Fragoso:
Um jogo onde o Fragoso esteve melhor na primeira parte, com varias ocasiões de golo , marcando primeiro , Palme chega ao empate num erro nosso , cometemos penalti numa má abordagem ao lance , na segunda parte um jogo mais físico com varias ocasiões de golo para ambas as equipas , o empate acaba por ser justo mas pelo que o fragoso fez na primeira parte merecia mais , uma palavra de agradecimento aos nossos adeptos pelo apoio e que não desistam de nos apoiar pois são uma grande ajuda para nós.
Comentário de André Silva, treinador do Palme:
Entrada forte no jogo, a jogar nos últimos quarenta metros, a criar situações de finalização, no entanto foi o Fragoso que acabou por chegar ao golo, através de uma transição rápida e beneficiando de uma série de ressaltos. Acusamos o golo sofrido, tivemos um período de que erramos demasiados passes, fomos crescendo novamente no jogo e acabamos por chegar ao golo do empate, repondo alguma justiça no resultado. Segunda parte confusa, nem sempre bem jogada, muitos duelos físicos, ainda assim acabamos por criar uma serie de oportunidades de golo, não conseguimos marcar e fomos penalizados por essa falta eficácia. Um ponto somado no derby, contra um adversário difícil e que trabalhou muito para chegar ao fim do jogo com pontos. Não ficamos satisfeitos nem com o desempenho nem com o resultado.
GDR Campo 0-2 Perelhal
O Perelhal venceu o GDR Campo por 2-0 no Campo do GDR Campo, beneficiando de um autogolo e de um golo de Alex aos 70 minutos. O Perelhal teve um bom início de temporada, enquanto o GDR Campo ainda não somou qualquer ponto.
Comentário de Diogo Rodrigues , treinador do Perelhal:
Entramos muito bem no jogo, desde o primeiro minuto. Tivemos bola, assumimos as operações, criamos oportunidades claras e foi com naturalidade que chegamos ao primeiro golo. Na parte final da primeira parte, o Campo começou a ganhar algum ascendente e a criar mais pressão na nossa área. Com um resultado curto ao intervalo, sabíamos perfeitamente que o Campo iria entrar forte e determinado a chegar ao empate, já que tinha dado esses sinais nos últimos minutos da primeira parte. Era, por isso, fundamental chegar ao segundo golo. Na segunda parte, perdemos um pouco da posse de bola, mas mantivemo-nos sempre organizados e compactos, acabando por conseguir o segundo golo. Esta é uma vitória muito importante para o grupo. Temos trabalhado muito e bem ao longo das semanas, e esta vitória vem apenas consolidar o que temos feito até agora. Dedicamos esta vitória inteiramente aos nossos adeptos. Precisamos deles todas as semanas.
Comentário do GDR Campo:
O GDR Campo não enviou comentários sobre o jogo.
Negreiros 1-0 Remelhe
O Negreiros venceu o Remelhe por 1-0, com um golo de Lipinho na segunda parte. Esta foi a primeira vitória do Negreiros, enquanto o Remelhe sofreu uma derrota após as conquistas recentes da Taça e Supertaça.
Comentário de Victor Ferreira, treinador do Negreiros:
Foi um jogo muito bem disputado, com duas equipas a tentarem imprimir as suas ideias de jogo. Na primeira parte tivemos mais o controlo do jogo sendo que não foi uma primeira parte onde houve muitas situações de perigo para ambas as balizas. Uma primeira parte muito bem disputada a níveis táticos, onde nesse período de tempo fomos superiores a equipa do Remelhe. Na segunda parte o Remelhe entrou mais forte e teve o controlo do jogo nos primeiros 15/20 minutos, onde depois conseguimos equilibrar o jogo novamente. Sendo que estava a ser um jogo muito disputado sabíamos que seriam os pequenos detalhes que iam fazer a diferença, e felizmente fomos mais eficazes nesse aspeto e o único golo da partida acabou por surgir para o nosso lado. Vitória justa e merecida no meu entender, e que vem premiar a entrega, a raça e todo o trabalho dos meus jogadores.
Comentário do Remelhe:
O Remelhe não enviou comentários sobre o jogo.