O tempo esteve magnifico para a prática de futebol, e com o interregno do campeonato, contribuiu e de que forma, para muitos apaixonados de futebol ao estarem livres devido às suas equipas não jogarem neste fim de semana, não ficaram em casa e optarem por ir ver futebol, e neste caso o Rio Cávado separou os 4 jogos! Dois (GDR Campo 1-4 Perelhal e Carapeços 2-0 Grimancelos) a norte e mais dois a sul (Bastuço S. João 2-3 Carvalhal e Remelhe 1-0 Várzea)

Não houve surpresas, pois todas as equipas da 1ª divisão passaram às meias Finais, mas se as equipas derrotadas vencessem também não escandalizava ninguém, pois eram na nossa opinião toda equipas de primeira, Grimancelos  e Várzea estão já com pé e meio na 1ª divisão e o próprio GDR Campo também apresentou futebol de primeira, estando neste momento apenas 3 pontos do último lugar que dá acesso à 1ª divisão, falta falar no S. João que foi eliminado por uma equipa de primeira.

Das 4 equipas que passaram à final o Carapeços e o Perelhal repetem a proeza da época anterior com presença nas meias finais, equipas que se defrontaram na final. O Remelhe e o Carvalhal, ocupam os lugares do Palme e do Paradela equipas que completaram o quarteto da época passada.  

Com a exceção do jogo em Sº Salvador em que o Perelhal nunca viu em risco a sua passagem às meias finais porque a marcha do marcador foi-lhe sempre favorável. Nos restantes jogos. O Remelhe só carimbou o passaporte aos 85 minutos. O Carapeços marcou o golo da tranquilidade aos 85 minutos. O Carvalhal só no último quarto de hora virou o resultado a seu favor, depois de estar em desvantagem 1-0! Caso para dizer que foram 4 jogos muito bem disputados, todos eles em relva sintética, e já estão garantidos nas meias finais 4 jogos disputados em relva, uma grande evolução para quem só jogava na relva a final.   

GDR Campo 1-4 Perelhal

Com uma grande enchente, muito provavelmente a maior do renovado campo do GDR Campo, disputou-se no passado sábado (jogo antecipado) o 1º jogo destes quartos de final. A equipa da casa tem o seu ponto forte na forma como ataca, e aos 15 minutos colocou a equipa do Perelhal em sentido com a obtenção do golo inaugural apontado por Santas 1-0. A equipa forasteira não ficou afetada, deu imediatamente a resposta e em pouco mais 10 minutos deu a volta ao marcador.  Quintas restabeleceu a igualdade aos 23 1-1, e aos 27 já Adélio colocava a sua equipa na frente 1-2 resultado ao intervalo.

Na 2ª parte gostamos da atitude da equipa da casa que tentou e conseguiu equilibrar a partida, bola cá e bola lá e o golo poderia aparecer para qualquer equipa, surgiu para o Perelhal com Garrido aos 60 minutos aproveitar uma falha defensiva e com um toque subtil a bola devagarinho acabou por entrar na baliza de uma forma pouco ortodoxa estava feito o 1-3.

Apesar desse contratempo o GDR Campo apresentou em campo todas as suas soluções atacantes, teve o seu melhor período, encostou o Perelhal às cordas, jogando um futebol rápido e eficaz pelos seus flanqueadores, quer pela direita, quer pela esquerda do seu ataque. Foi o melhor período da equipa da casa, mas falhou na finalização, os remates surgiram, alguns com muito perigo, mas nenhum obrigou Flávio aplicar-se na sua baliza. Se merecia um golo? Sim pela sua coragem, pela sua audácia merecia e foram pelos menos 15 minutos balanceados no ataque, um futebol prometedor que os pode levar à 1ª divisão. Mas se nós dissemos que o GDR Campo tem o seu ponto forte no ataque, também temos que dizer que defensivamente tem muitas fragilidades, e o 4 golo sofrido é sinónimo disso! Num atraso de bola mal calculado ao redes do GDR Campo, o Daniel Coelho antecipou-se e só teve que atirar para a baliza deserta, estava feito o 4-1 para o Perelhal aos 87 minutos, um resultado algo pesado, mas com todo o mérito e justiça o Perelhal marca presença nas meias finais.    

Carapeços 2-0 Grimancelos

Mais uma enchente que presenciamos no campo do Carapeços para acolher a equipa do Grimancelos que se estreia no popular, e se apresentou para esta partida com cerca de 100 adeptos que puxaram pela sua equipa.

Não tivemos a possibilidade de assistir à 1ª parte e vamos apenas fazer a nossa análise pelo que vimos na 2ª parte. No entanto teremos que dizer que o Carapeços chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com o golo acontecer já muito perto do intervalo, (40m) Guilherme jovem ex. Júnior   foi o autor do golo da vantagem.

Na etapa complementar vimos um grande espetáculo de futebol, as equipas encaixavam uma na outra, e ambas só viam a baliza na sua frente, foi sempre bola lá bola cá, futebol rasgadinho, que grande espetáculo de futebol praticado dentro das quatro linhas. Com os avançados do Grimancelos a sair sempre na linha dos defesas de Carapeços, passavam 10 minutos (55m) o avançado forasteiro aparece nas costas da defesa Carapecense descaído pela esquerda, e já dentro da área sem marcação, tem tudo para fazer golo do empate , mas o remate com o seu pé esquerdo saiu muito ao lado da baliza.

O Carapeços a partir daí, teve sempre o controlo do jogo no meio campo, e atacava em toda a largura do terreno, mas o Grimancelos de cada vez que ganhava a bola, usava bem o futebol direto e optou quase sempre pelo seu corredor esquerdo, foi um duelo interessante porque um dos falsos laterais,  o direito,  porque o Carapeços joga com três centrais, esteve sempre em foco quer a travar as investidas do ataque do Grimancelos e ele mesmo fazia as incursões do ataque do Carapeços, chama-se Rego e foi na nossa opinião o melhor jogador em campo , colado à linha fez sempre tudo bem. Como dissemos, a escolha do Grimancelos em abusar em atacar por aquele flanco e o Carapeços responder no ataque pelo mesmo corredor, foi lindo de se ver os duelos, jogados sempre com uma cordialidade incrível, e o Arbitro da partida, é conhecido por usar muito rigor no aspeto disciplinar, e amarelou alguns jogadores, mais da equipa forasteira, e por acumulação, o Grimancelos viu-se reduzido a 10 com ainda 20 minutos para jogar. O árbitro cumpriu a lei, o jogador em causa cortou uma bola com a mão, quando o Carapeços, apesar de ainda no meio campo adversário, saia rápido em contra-ataque em superioridade numérica de dois para um.  O Carapeços teve sempre mais bola, ganhou os duelos a meio campo teve mais ataques, teve mais oportunidades, e o golo que justificaria a vitória aconteceu por intermédio de Nakata que tinha entrado em campo 5 minutos antes, e na 1ª vez que toca na bola faz golo. Nakata, não é jogador de grandes correrias, mas é letal na forma como finaliza, estavam decorridos 85 minutos, e a passagem às meias finais ficou sentenciada com o 2-0.

Vimos duas coisas que não temos dúvidas. Por parte do Grimancelos é uma equipa com uma grande experiência joga muito bom futebol, é de caras que vai fazer parte das equipas da 1ª divisão na próxima época, dificilmente perde mais que um jogo até final de época. Fixem bem este nome “Rui Filipe” O Mister tem muito mérito em apresentar este futebol espetáculo.  

Para o mal do Grimancelos o Carapeços terá feito a sua melhor exibição da época. Ao contrário do início de época em que o Carapeços nem defendia bem, não assumia o controle do meio campo, não ligava bem o futebol de ataque, aos poucos o Mister Sérgio Gameiro foi montando o puzzle, entraram alguns reforços, e a equipa surpreendeu-nos na forma eficaz como jogou com o Grimancelos. E a jogar assim, tem possibilidades de chegar à final a exemplo do que sucedeu na época passada. No campeonato apesar de estar longe dos líderes, a jogar assim vai encurtar distâncias. 

Sabemos que da parte do Grimancelos contestaram a prestação do árbitro, segundo eles por dualidade de critérios. Podem ter razão que o jogo não justificava tantos amarelos, mas sejamos sinceros, não foi por isso que o Carapeços não deixou de ser um justo vencedor. Da forma que o Carapeços jogou fez o suficiente para merecer passar às meias finais.     

Remelhe 1-0 Várzea 

Maior enchente da temporada com uma assistência de fazer inveja a muitas equipas do distrital. Os adeptos do Várzea e do Remelhe pintaram as bancadas com as suas cores e criaram um grande ambiente em torno do jogo. É assim que o futebol é bonito.

Quanto ao jogo, teve duas partes distintas. O Várzea teve mais posse de bola durante a primeira parte e não permitiu nenhuma oportunidade à formação de Remelhe. Alguns lances mais duros e poucas oportunidades junto das áreas. 0-0 ajustava-se ao intervalo.

Para a segunda metade a turma do Remelhe entrou mais ofensiva e criou logo duas oportunidades, mas São Bento defendeu as duas para canto.

Respondeu o Várzea, com Rui Faria a lançar Vítor Silva na direita, mas este não conseguiu efetuar a emenda para a baliza. O jogo foi todo de muita luta, sobretudo no meio campo, onde a equipa da casa abusou do jogo mais duro, e onde alguns cartões foram ficando no bolso do árbitro.

As equipas foram alterando as suas armas, e o Remelhe meteu mais velocidade nas alas. Por volta do minuto 85, numas das incursões pela direita, há cruzamento para o interior da área e no meio da confusão, e após duas defesas de São Bento, Vilas aproveita um segundo ressalto e fez o golo da equipa da casa.

O Várzea ainda tentou o golo nos minutos finais, mas nos descontos pouco se jogou devido a imensas paragens e perdas de tempo por parte da equipa do Remelhe.

Resultado final de 1-0 para os da casa, que acabaram por ter mais oportunidades de golo durante a partida, sobretudo na segunda metade, mas onde as diferenças de escalão não se fizeram sentir no que respeita a jogo jogado. Grande atitude da equipa do Várzea que lutou até ao fim pelo resultado.

Bastuço S. João 2-3 Carvalhal

O Carvalhal foi vencer a Bastuço Sº João, mas teve que vestir o fato de macaco na 2ª parte para não ver a passagem às meias finais por um canudo.

Nos primeiros minutos de jogo o Bastuço Sº João com um pouco mais de posse de bola, mas sem criar perigo. O Carvalhal mais cauteloso.

À passagem dos 15 minutos o Bastuço no seguimento de um pontapé de canto faz o golo inaugural através de Nuno Guimarães (autogolo Zé grande na interpretação do Carvalhal), 1-0.  A partir desse momento o Carvalhal passou a dominar por completo o jogo, com o Bastuço a baixar muitos as linhas, com Bilinho a falhar o golo pelo menos por duas vezes e Jardel igualmente, com estas oportunidades estava numa fase de jogo que parecia o golo ia aparecer, mas o Bastuço num contra ataque podia ter feito o 2-0,  Cardoso muito atento foi lesto a  sair dos poste e atrasar o momento do remate .

Na segunda parte Carvalhal entrou novamente a procurar o golo do empate que tardava em aparecer.

Só dava Carvalhal e com 3 substituições de uma assentada o Joãozinho (acabado de entrar) fez 1-1 aos 75 minutos, numa recarga a uma defesa incompleta.  3 minutos (78) volvidos surge o 2º golo e que dava vantagem ao Carvalhal, desta vez por intermédio de Trolha (acabado de entrar) depois de um bom cruzamento de Simeão.

O Bastuço tentou ainda foi à procura do empate, mas sem criar grande perigo.

 O Carvalhal chegou ao 1-3   por intermédio de Liedson ao fazer um chapéu de levantar o um estádio, estavam decorridos 90 minutos.  

O Bastuço Sº. João ainda chegou ao 2-3 nos descontos com mais um auto golo desta vez por Simeão . Na versão do Bastuço Sº João foi Júnior seu jogador a marcar.