11ª jornada 1ª Divisão

Passadas 11 jornadas do Popular da 1ª divisão, a classificação não sofreu alteração até ao 5º Lugar ao deixar todos os clubes nos mesmos lugares que ocupavam no final da jornada anterior. Só com uma diferença. O Águas Santas que estava colado ao Leocadenses no 3º lugar viu aumentar essa diferença para 3 pontos depois de se deixar empatar nos descontos com o Carapeços depois de estar a vencer por 2-0. O Perelhal também não fez melhor depois de estar a vencer 2-0 em Oliveira deixou-se empatar 2-2 no terreno do Oliveira sobre o minuto 90.

O Remelhe seguiu as mesmas pisadas só que os golos aconteceram no decorrer da 1ª Parte.       Coutinho colocou em vantagem o Remelhe aos 40 minutos e aos 45 e antes do apito para o intervalo já Jonas restabelecia a igualdade que perdurou até final! O Perelhal em 4º a 9 pontos do líder e o Remelhe a 12 pontos estão proibidos de perder mais pontos se quiserem continuar a ter aspirações ao título.  

O fundo da tabela apesar de manter os mesmos últimos 4 classificados em relação à jornada anterior, esteve animado com a vitória do Bastuço S. João ao vencer fora um adversário direto o Sº Martinho, e somou mais pontos (4) nas duas últimas duas jornadas que nas 9 anteriores (3) ! E saltou do último para o 11º lugar, mas continua na zona de despromoção. Palme e Pereira também perderam nesta jornada, e completam o quarteto que estão na zona de perigo da descida de divisão.  

Marcaram-se 19 golos nesta 11 ª Jornada. E não há destaque para nenhum jogador, porque ninguém foi além de um golo nesta jornada.

Na lista dos melhores marcadores Zé Carlos do Leocadenses há 4 jogos que não marca ,2 deles teve que cumprir castigo, e viu Hélder do Águas Santas a fazer-lhe companhia na liderança com 9 golos. Reko do Leocadenses e Coelho do Perelhal também se aproximaram ao somarem ambos 7 golos no 3º e 4º Lugares.

Palme 0-1 Leões da Serra

Os Leões da Serra deslocaram-se ao Campo 13 de Maio em Fragoso para aí vencer pela 6º vez consecutiva, desta vez o Palme que joga em casa emprestada devido à requalificação do seu recinto desportivo. Sem grandes incidências desta partida sabemos que o jogo foi equilibrado pelas duas equipas com o golo da vitória a ser foi apontado por Rogério aos 45 minutos através de um livre de excelente execução. Na 2ª Parte o Palme carregou e teve algumas boas oportunidades de para restabelecer o empate, mas o guardião dos leões manteve a baliza inviolável. Com esta vitória os Leões mantiveram de fora isolada a liderança com a mesma vantagem de 3 pontos para o Leocadenses que também venceu nesta jornada e segue em 2º lugar. Já o Palme somou a 3ª derrota consecutiva e continua na zona de despromoção na companhia de Sº Martinho e Bastuço Sº João, com todos com 7 pontos.

Leocadenses 4-1 Pereira

O Leocadenses voltou à normalidade à chapa 4, e quem marca 4 golos num jogo arrisca-se a vencer. No único jogo em que não marcou 3 ou mais golos perdeu, foi o que aconteceu perante os Leões na jornada anterior. Neste jogo facilmente chegou à vantagem de 2-0 com Reko e Fabinho assinar os golos aos 20 e 30 minutos. Mas o Pereira respondeu ao reduzir por intermédio de Nuno Campinho aos 40 minutos 2-1.

Mesmo sem ter jogado um futebol de encher o olho na 2ª parte, o jogo caminhava para o seu termo quando surgiram mais 2 golos de rajada para o Leocadenses. Aos 80 minutos Moura fez o 3-1 e aos 85 foi de autogolo que o Leocadenses fixou o resultado final em 4-1. Marcar golos é tarefa fácil para o Leocadenses e já chegou aos 40 com apenas 11 jornadas decorridas. As aspirações em renovar o título estão intactas, seguindo de perto os Leões no 2º lugar com menos 3 pontos. Na próxima jornada se vencer em Perelhal pode colocar um candidato em maus lençóis, se perder ou empatar arrisca-se a ver fugir os Leões da Serra que também não tem tarefa fácil ao receber o Águas Santas que ainda não perdeu esta época para o campeonato. Aliás em Airó defrontam-se os únicos invitos da 1ª divisão. Em relação ao Pereira o novo técnico Eduardo Brasileiro ainda não teve tempo para colocar esta equipa a jogar à sua imagem pelo que nos próximos jogos poderá vir a fazer a diferença. Pereira que ocupa o último lugar com 6 pontos, fruto de uma vitória e 3 empates.         

Oliveira 2-2 Perelhal

O Perelhal foi a Oliveira jogar no único pelado da 1ª divisão, mas apesar de não ser o mais confortável para se jogar futebol o nulo persistiu até ao intervalo.

Não satisfeito com o empate Quim Zé parece ter passado bem a mensagem aos seus pupilos ao intervalo, já que bastaram 10 minutos após o recomeço para se colocar em vantagem por intermédio de Coelho aos 55 minutos 0-1. E logo de seguida tudo parecia bem encaminhado ao elevar para 0-2 aos 60 minutos por intermédio de Salgueiro. Empolgados pela melhor claque do Popular de Barcelos o Oliveira respondeu com o golo de Lucas ao reduzir para 1-2 aos 75 minutos. O incentivo da claque era ainda mais ruidoso nos minutos finais da partida, e Toya ofereceu aquela claque fantástica o 2-2 aos 90 minutos. Um empate com sabor a vitória com que terminaria a partida. O Perelhal viu fugir-lhe a vitória nos instantes finais e viram também o Leocadenses e Leões da Serra fugir no topo da classificação. O Perelhal é 4º com 22 pontos menos 9 que o líder, e na próxima jornada tem um jogo que não pode perder em casa com o Leocadenses se quiser manter as suas aspirações ao titulo. Já o Oliveira não vence desde a 2ª jornada e só somou 3 pontos nas últimas 9 jornadas! Mas mesmo assim com este precioso ponto deu-lhe para respirar fora da linha de água no 10º lugar com 9 pontos.   

Águas Santas 2-2 Carapeços

O Águas Santas era favorito para este jogo, não tanto pelo estatuto das equipas, mas mais pelo que ambas as equipas tem estado a fazer nesta temporada. O Águas Santas com Carlos Gaiteiro ao leme tem feito uma excelente época, enquanto que o Carapeços está a fazer o pior arranque de temporada dos últimos 20 anos. O Carapeços foi obrigado, ou sentiu-se na obrigação de   fazer uma grande restruturação no plantel, para fazer o aproveitamento das suas camadas jovens e a média de idades nos onze iniciais, não chega aos 23 anos. Aos poucos Sérgio Gameiro tem vindo a incutir experiência e sentido de concentração dos seus atletas, e a equipa tem vindo a subir de rendimento nas últimas jornadas.

Não estivemos presentes no jogo, mas o jogo ao ir para o intervalo 0-0 provavelmente terá havido equilíbrio, com uma circulação de bola por parte da equipa da casa mais promissor . Os golos aconteceram todos na última meia hora, e vierem de rajada! Marito colocou o Águas Santas em vantagem 1-0 aos 60 minutos, e Hélder dilatou para 2-0 aos 65 minutos. O Águas pensava ter os 3 pontos garantidos até ao levantamento da placa dos descontos e nesse período tudo se desabou com Carapeços a conseguir marcar dois golos em 2 minutos! O 2-1 aconteceu por intermédio de Nené, jovem central de 21 anos que veio do Águias do Neiva e o jovem médio ex júnior de 19 anos David fez gelar as Águas ao fazer o 2-2 final.  

Não podemos opinar se foi justo ou não este resultado, sabemos que o Águas foi mais eficaz com mais aproveitamento nas oportunidades de golo. O Águas continua no grupo dos candidatos ao título, mas este empate veio atrasa-los, estão no 3º lugar com menos 3 pontos que o Leocadenses que segue em 2ª lugar e menos 6 que o líder Leões da Serra, e na próxima jornada desloca-se ao terreno dos Leões, só uma vitória os poderá manter na rota do título.   

Negreiros 1-1 Remelhe

Mais um jogo em que se defrontavam duas equipas que tem vindo a subir de rendimento com o decorrer das jornadas. No entanto o Remelhe já vinha de um empate no Bastuço Sº João e queria voltar às vitórias. O Negreiros também vinha de uma derrota em Carvalhal e queria voltar vitórias, mas ambas tiveram que se contentar com a divisão de pontos e ambos se atrasaram na tabela classificativa. Não sabemos se a partida foi equilibrada, mas nos golos houve proximidade! Coutinho colocou em vantagem o Remelhe aos 40 minutos 0-1, e Jonas restabelecia o empate 1-1 aos 44 minutos. Ainda se jogou toda a 2ª parte, mas o resultado não sofreu alteração. O Remelhe fez igual resultado que Perelhal e Águas Santas, não perdeu terreno para estes dois, mas viu fugir o 1º e 2 classificados Leões e Leocadenses, e a diferença é de 12 pontos para o Líder. Na próxima jornada se vencer o seu adversário S. Martinho pode tirar proveito dos jogos Perelhal x Leocadenses e do Leões da Serra x Águas Santas para se reaproximar. O Águas Santas    desloca-se a airó na próxima jornada e defrontam-se os únicos clubes invictos da 1ª divisão. Para o Águas uma derrota significa uma grande pedra no caminho do título.       

Carvalhal 0-2 Macieira

O Macieira parece via a ganhar o estatuto de ficar nos primeiros seis lugares da tabela. Foi arrancar uma excelente vitória no terreno do Carvalhal, adversário direto com os mesmos pontos à partida para esta jornada. Ricardo Ferreira apontou o 0-1 aos 40 minutos, resultado com que se atingiu o intervalo. Esta margem mínima persistiu até ao minuto 90 momento do 0-2 para o Macieira apontado por Raúl.

Sem incidências desta partida, vimos o Macieira descolar do Carvalhal e passar a ocupar o 6º lugar. O Carvalhal desceu ao 8º lugar, mas com os mesmos 13 pontos do Carapeços que passou a ocupar o 7º lugar.    

Sº Martinho 0-1 Bastuço Sº João

Este era um jogo com ambas as equipas a tentar fugir aos lugares de despromoção. O Bastuço Sº João venceu pela 2º vez esta época, e com o empate da jornada anterior somou mais pontos (4) nestes dois últimos jogos que nos 10 jogos até agora disputados (3).

Sem incidências desta partida sabemos que o golo que valeu a vitória foi apontado aos 80 minutos por intermédio de Bruno Ferreira. O S. Martinho perdeu pela 2ª vez consecutiva e mantem-se na zona de descida com 7 pontos na companhia do Pereira com 6 pontos, e ainda do Bastuço, e Palme todos em igualdade pontual.